ESTER – Uma história de beleza e coragem [05]


[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Estamos começando mais uma aventura! Vamos mergulhar e conhecer a emocionante história da Rainha Ester. Uma história que reúne o improvável, beleza, coragem e obediência.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! A história de Ester é um lindo drama, poderia ser o roteiro de um premiado filme ou novela. Mas é, principalmente, uma história de como Deus cuida do seu povo, como Deus nos chama e nos capacita para seu plano.

Entenda como uma história de mais de 2.500 anos pode nos ensinar como Deus tem o controle da história e o poder para nos livrar das circunstâncias mais terríveis.

O PODCAST SBN é um projeto voluntário do Ministério Só Boas Novas. E você pode nos ajudar assinando, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

Acesse nosso portal soboasnovas.com.br e no youtube.com/soboasnovas e, também, nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Acesse e clique agora!

[VINHETA 2]

“ESTER – Uma história de beleza e coragem”

[VINHETA ESPECIAL]

– Diga ao Rei que eu me recuso a me exibir perante ele e seus nobres. (Fem I)

– O que eu devo fazer com a rainha Vasti? (Masc I)

– Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei? (Masc I)

– A rainha Vasti deve ser expulsa da presença do Rei e vamos procurar em todo o império a moça mais bonita para ser a nova rainha. (Masc II)

– E assim uma moça judia e órfã, chamada Ester, junto com muitas moças do Império Persa foram convocadas para o maior concurso de beleza de todos os tempos.

Apresentaremos hoje: “SE EU TIVER DE MORRER, MORREREI”.

[MÚSICA]

[VINHETA 3]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

No décimo segundo ano do reinado de Xerxes, o Príncipe Hamã foi promovido ao mais alto posto do Império Persa. Ele era uma pessoa arrogante e exigia que todos se curvassem à ele em sinal de respeito. Mas, Mardoqueu se recusava se curvar perante ele, por ser um Judeu. E os Judeus só se curvavam perante Deus.

Quando Hamã soube disto e que Mardoqueu era judeu, ficou furioso.

O Príncipe Hamã era um Agatita, de origem Amalequita, um povo que era inimigo mortal dos judeus.

Por isso, ele convenceu o Rei Xerxes a emitir um decreto real para destruir todos os Judeus na Pérsia.

E assim o decreto foi emitido em nome do rei Xerxes e selado com seu anel e enviado, imediatamente, para todas as províncias, em sua própria escrita e língua, com ordens explícitas para que todos os judeus — jovens e idosos, mulheres e crianças — fossem destruídos, mortos e aniquilados num único dia e a data marcada seria em 7 de março do ano seguinte, e os bens dos judeus seriam entregues para quem os matasse.

O que você faria se soubesse que em 11 meses você seria assassinado?!

Era uma cena de desespero e indignação. Parecia uma situação de genocídio sem solução.

Confusão e prantos tomaram conta de Mardoqueu e todos os judeus.

Impotentes só restava jejuar, chorar e lamentar, e muitos se deitaram em pano de saco e em cinzas.

E se descobrissem que a Rainha Ester era judia?!

[MÚSICA]

Quando Mardoqueu se aproximou da porta do palácio, vestido com roupas de saco e coberto de cinzas, ninguém permitiu a sua entrada.

Então, as criadas e os eunucos foram até a Rainha Ester e lhes contaram sobre Mardoqueu e ela ficou muito angustiada e lhe enviou roupas para vestir, mas ele não aceitou.

Ela ficou confusa e mandou Hataque para descobrir o que estava perturbando Mardoqueu e porque ele estava de luto.

Mardoqueu lhe mostrou o decreto real e contou toda a trama de Hamã para acabar com os Judeus, inclusive informou a quantidade de prata que ele prometeu pagar ao tesouro real pelo extermínio dos judeus.

Ele pediu para Hataque contar tudo a Ester e, também, que a orientasse a falar com o rei para implorar por misericórdia e interceder em favor de seu povo.

Quando Ester soube de tudo, mandou Hataque dizer a Mardoqueu:

– “Todos os oficiais do rei, e até mesmo o povo das províncias, sabem que qualquer pessoa que se apresenta diante do rei no pátio interno sem ter sido convidada está condenada a morrer. A única exceção é se o rei lhe estender seu cetro de ouro. Além do mais, já se passaram mais 30 de dias que o rei não me chama à sua presença”.

Mardoqueu ao ouvir com pesar o recado de Ester, e mandou lhe dizer:

– “Não pense que por estar no palácio você escapará quando todos os outros judeus forem mortos, quando souberem que você é uma judia.

Se você ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Olhe Ester, será que não foi justamente para uma ocasião como esta que você foi escolhida como a Rainha da Pérsia?”.

A Rainha Ester ao ouvir a mensagem de Mardoqueu, se sentiu desafiada e mandou lhe dizer:

– “Vá, reúna todos os judeus de Susã e jejuem por mim. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Minhas criadas e eu faremos o mesmo. Se fizerem isso, vou me arriscar, irei à presença do rei, mesmo sendo proibido. Se eu tiver de morrer, morrerei”.

Mardoqueu correu e fez tudo conforme Ester havia pedido. (Ester 4:1-17)

No terceiro dia do jejum, A Rainha Ester vestiu seus trajes reais e entrou no pátio interno do palácio. O Rei estava sentado no trono do salão real, voltado para a entrada.

Quando percebeu que Ester estava no pátio interno, ele olhou para ela e lhe estendeu o cetro de ouro. Ester se aproximou e tocou a ponta do cetro.

– “O que você deseja Rainha Ester?” (Ester 5:1,2)

[MÚSICA]

[VINHETA 4]

“Esta é a história da Rainha Ester, uma história de beleza e coragem”

No próximo episódio veremos a Rainha Ester correndo o risco de vida diante do Rei Xerxes. E veremos, também, sua estratégia para salvar seu povo…

Não perca o próximo episódio da Série: ESTER, UMA HISTÓRIA DE BELEZA E CORAGEM.

Meu pai nós te louvamos pelo seu cuidado com seu povo e pelo seu controle na história deste mundo.

Nós te louvamos pelo seu Santo Espírito que cuida de nós mesmos sem merecermos.

E oramos, em nome de Jesus, para que seu Santo Espírito nos ilumine e nos influencie para escolher o que é certo, andar nos seus caminhos, e declaramos uma benção para todos aqueles que nos acompanham e nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5]

“Ester, foi para isto que você escolhida para ser a Rainha da Pérsia.”

Conheça mais sobre o Ministério Só Boas Novas, e sobre as séries do PODCAST SBN em nosso portal soboasnovas.com.br


E se você se sentiu abençoado com este conteúdo acesse o portal e clique no botão DOAR.


Quando você assina, curte, comenta e compartilha nossos conteúdos… A gente se emociona!

[VINHETA 6]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Nos encontraremos no episódio do PODCAST SBN! Até lá!

[VINHETA – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-e05-se-eu-tiver-de-morrer-morrerei

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *