ESTER – Uma história de beleza e coragem [11]


[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Fim da aventura! Este é o último episódio da emocionante história da Rainha Ester. Foi muito bom compartilhar esta jornada com vocês e com a Val!

Olá Jonas! Olá conectados e conectadas! Foi uma benção para mim…

O episódio de hoje, conforme prometemos será um episódio especial!

Sim. Será o Bônus da série… Descobriremos alguns tesouros escondidos da história da mulher mais bonita do mundo…

O PODCAST SBN é um projeto voluntário do Ministério Só Boas Novas. E você pode nos ajudar assinando, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

Acesse nosso portal soboasnovas.com.br e no youtube.com/soboasnovas e, também, nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Acesse e clique agora!

[VINHETA 2]

“ESTER – Uma história de beleza e coragem”

[VINHETA ESPECIAL]

– Diga ao Rei que eu me recuso a me exibir perante ele e seus nobres. (Fem I)

– O que eu devo fazer com a rainha Vasti? (Masc I)

– Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei? (Masc I)

– A rainha Vasti deve ser expulsa da presença do Rei e vamos procurar em todo o império a moça mais bonita para ser a nova rainha. (Masc II)

– E assim uma moça judia e órfã, chamada Ester, junto com muitas moças do Império Persa foram convocadas para o maior concurso de beleza de todos os tempos.

Apresentaremos hoje: “A BELEZA DA HISTÓRIA DE ESTER”

[MÚSICA]

[VINHETA 3]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

A civilização Persa tinha como atividade principal o militarismo, com seu forte exército, e cresceu primeiro com o domínio dos Medos, depois dos Babilônicos e de vários povos vizinhos do planalto onde hoje é o Irã.

Os persas construíram um vasto império, entre os anos 550 e 331 aC., dividido em 127 províncias, que ia da Índia até a Etiópia. A sua estratégia era manter e assimilar as culturas dos povos dominados e, através da construção de uma estrada real que atravessava as províncias, facilitar a movimentação do Exército, do correio real e do comércio. O comércio foi, também, fortalecido com a cunhagem de uma moeda real e confiável. Os persas eram os donos do mundo da época.

O Império persa começou com o Rei Ciro, o Grande, que foi sucedido pelo seu filho Cambises, depois por Dario que reinou por muitos anos e foi sucedido pelo Rei Xerxes I, também, conhecido pelo nome persa Assuero

É neste cenário que viviam, exilados, uma grande parte dos Judeus, cerca de 3 milhões de pessoas. Neste período, uma pequena parte do povo Judeu foi liberada pelo Rei Ciro, para que retornassem à Jerusalém, liderados por Esdras e Neemias, para a reconstrução do Templo.

E é justamente neste cenário, no terceiro ano do reinado de Xerxes, por volta do ano 480 aC, em uma província chamada Susã, que acontece a

história da Rainha Ester – A história da mulher mais bonita do mundo! Uma história que já contamos, com muitos detalhes, nos dez episódios da Série.

E, Deus não apenas colocou Ester no posto mais alto que uma mulher poderia ter no Império Persa, mas a colocou para liderar e libertar o seu povo de um plano nefasto do Príncipe Hamã, para extermínio do povo Judeu. A vitória de Ester para a libertação do seu povo, recebeu o nome de Festa de Purim e se tornou uma tradição entre os Judeus até hoje.

E neste episódio final, vamos atentar à dois detalhes do livro de Ester.

O primeiro é sobre os documentos e registros presentes na narrativa. O Império Persa se notabilizou pela criação do Correio Real, um sistema postal avançado para a época, que facilitava a comunicação rápida entre as províncias. Outro aspecto, foi a importância dada a organização do conhecimento e administração política através de registros escritos, algo pouco comum para uma época baseada na oralidade.

A história está permeada de documentos, convites, cartas e decretos que rapidamente eram enviados aos seus destinatários e registrados em livros. E, por causa da diversidade cultural do império, eram redigidos na escrita e na língua de cada província.

Alguns convites aparecem na história, em geral para os banquetes do Rei. O primeiro deles foi para o banquete real que durou 180 dias e foi enviado para todos os oficiais militares, príncipes e nobres das províncias.

Os acontecimentos importantes, também, eram registrados, como foi o caso da denúncia de Mardoqueu, ao descobrir que alguns eunucos tramavam assassinar o Rei Xerxes. Este registro foi lido e trazido à lembrança na noite da insônia do Rei e trouxe grande honra para Mardoqueu e o seu livramento da forca.

Os decretos reais são reincidentes na narrativa da história da Rainha Ester, são selados com o Anel real e tem caráter irrevogável.

O primeiro foi para expulsar a Rainha Vasti pela desobediência ao pedido do Rei para se apresentar com a Coroa Real diante dos convidados no Banquete. E foi acompanhado de cartas proclamando que cada homem devia ser o chefe e a última palavra em sua casa. Muito machista, não?!

E o mais importante decreto desta história, foi para escolher a moça mais bonita do Império e para substituir a Rainha Vasti. Através deste decreto, Ester, uma moça simples, judia e órfã, se tornou a Rainha da Pérsia.

E o mais terrível de todos, foi o decreto do Príncipe Hamã, eleito o homem mais importante do Império pelo Rei, para extermínio de todo o Povo Judeu, porque Mardoqueu não se curvava diante dele.

Mas, quando Hamã foi desmascarado por Ester, diante do Rei, ela ganhou um novo decreto Real para que seu povo pudesse se defender e tomar os bens de todos os que tentassem destruí-los.

Os dois decretos entraram em vigor no mesmo dia e gerou um confronto com muitas mortes. E o conflito foi tão tenso que necessitou que Ester pedisse ao Rei um novo decreto para manter os filhos de Hamã na forca, por mais um dia, para que os judeus pudessem se livrar de seus inimigos.

A vitória do povo Judeu trouxe novos registros, cartas e um decreto, para a instituição e celebração da Festa de Purim, a festa da libertação dos judeus diante das intenções do Príncipe Hamã para destruí-los.

E a história termina com os registros das grandes realizações do Rei Xerxes e as ações de Mardoqueu para cuidar do bem-estar dos judeus, no tão mencionado Livro da História do Reinado de Xerxes…

[MÚSICA]

Outro tesouro do Livro de Ester é a beleza. Um tesouro presente nas pessoas, nos adornos, anéis, coroas e vestimentas. São detalhes maravilhosos e dignos da história de uma Rainha.

Para começar, a Rainha foi convidada para exibir sua beleza usando a coroa real diante dos convidados. Convite que ela recusou veementemente e isto custou sua expulsão do Palácio.

Os detalhes da ornamentação do banquete real são impressionantes.

– “… cortinas brancas de algodão e com tapeçarias azuis, presas com cordas de linho branco e fitas vermelhas a argolas de prata fixadas a colunas de mármore.”

– “… sofás com armação de ouro e de prata sobre um piso de mosaico de pórfiro, mármore, madrepérola e outras pedras preciosas.”

O anel real conferia autoridade e autenticidade aos documentos e para os cargos do Império. Mardoqueu teve a honra de receber a posse do anel real e se tornar o braço direito do Rei, depois da queda do Príncipe Hamã. E o cetro de ouro do Rei era usado para dar permissão para se aproximar dele.

Mas, as vestimentas são o grande destaque da história. Durante o concurso para a escolha da moça mais bonita e a nova Rainha da Pérsia, elas puderam ir aos aposentos reais e escolher as roupas e as joias que quisessem.

E diante do Rei Xerxes, a beleza de Ester foi irresistível:

– “O rei gostou mais de Ester que de qualquer outra moça. Agradou-se tanto dela que pôs a coroa real sobre sua cabeça e a declarou a Rainha da Pérsia.”

A Rainha Ester para buscar a misericórdia do Rei para libertar seu povo, diante do terrível Decreto do Príncipe Hamã para extermínio dos Judeus, vestiu seus trajes reais. E podemos imaginar, mais uma vez, a beleza que encantou o Rei desde a primeira vez.

Mardoqueu, diante da eminência de sua morte e de seu povo, rasgou suas roupas, se vestiu de pano de saco, se cobriu de cinzas e saiu pela cidade, chorando alto e amargamente. Mas, ele foi recompensado duas vezes pelo Rei Xerxes.

Primeiro, o Rei se lembrou do livramento do plano dos eunucos para assassiná-lo e o honrou. Mardoqueu recebeu um manto, foi colocado sobre um cavalo real e foi conduzido pela praça da cidade, enquanto um oficial proclamava em alta voz: ‘Assim o rei faz a quem ele deseja honrar!’.

E no final, quando o Rei, descobriu toda a trama do Príncipe Hamã e lhe deu o cargo mais alto do reino, ele saiu da presença do rei vestido com trajes reais em azul e branco, uma grande coroa de ouro e um manto de linho fino e tecido vermelho, e o povo de Susã ao vê-lo comemorou alegremente.

A festa da vitória dos judeus, que se chamou Festa de Purim, também, recebeu instruções e requintes de beleza para ser celebrada em dois dias de festas e alegria, presenteando uns aos outros com alimentos e distribuindo presentes aos pobres.

Aprendamos de Ester que a beleza e elegância podem ser, sim, um instrumento nas mãos de Deus.

O seu exemplo é atual e importante para que todas as mulheres enxerguem o seu verdadeiro valor e o seu papel na sociedade, aonde quer que esteja.

[MÚSICA]

[VINHETA 4]

“Esta é a história da Rainha Ester, uma história de beleza e coragem”

E assim terminamos a história da Rainha Ester – A mulher mais bonita do mundo.

O último episódio da Série: ESTER, UMA HISTÓRIA DE BELEZA E CORAGEM.

Meu pai nós te louvamos pelo que aprendemos com a História da Rainha Ester.

Nós te louvamos pela sua Palavra e por cuidar do seu povo em todos os momentos.

E oramos, em nome de Jesus, para que seu Santo Espírito nos ilumine e nos influencie para escolher o que é certo, andar nos seus caminhos, e declaramos uma benção para todos aqueles que nos acompanham e nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5]

“Ester, foi para isto que você escolhida para ser a Rainha da Pérsia.”

Conheça mais sobre o Ministério Só Boas Novas, e sobre as séries do PODCAST SBN em nosso portal soboasnovas.com.br

E se você se sentiu abençoado com este conteúdo acesse o portal e clique no botão DOAR.

Quando você assina, curte, comenta e compartilha nossos conteúdos… A gente se emociona!

[VINHETA 6]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Nos encontraremos na próxima Série do PODCAST SBN! Até lá!

[VINHETA – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-e11-a-beleza-da-historia-de-ester

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *