ESTER – Uma história de beleza e coragem [10]


[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Chegamos a fim da história de nossa aventura! Este é o último episódio da emocionante história da Rainha Ester. Olá Val! Você gostou desta aventura?!

Olá Jonas! Olá conectados e conectadas! Eu adorei conhecer a fundo a beleza e a coragem da Rainha Ester…  Que pena que acabou…

A história acaba aqui, mas teremos uma surpresa para vocês… Faremos um episódio especial!

Sim. Será o Bônus da série… E iremos trazer alguns detalhes escondidos da história de Ester…

Então, fiquem conectados… porque, na próxima semana, descobriremos alguns tesouros ainda não revelados da história da mulher mais bonita do mundo.

O PODCAST SBN é um projeto voluntário do Ministério Só Boas Novas. E você pode nos ajudar assinando, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

Acesse nosso portal soboasnovas.com.br e no youtube.com/soboasnovas e, também, nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.
Acesse e clique agora!

[VINHETA 2]

“ESTER – Uma história de beleza e coragem”

[VINHETA ESPECIAL]

– Diga ao Rei que eu me recuso a me exibir perante ele e seus nobres. (Fem I)

– O que eu devo fazer com a rainha Vasti? (Masc I)

– Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei? (Masc I)

– A rainha Vasti deve ser expulsa da presença do Rei e vamos procurar em todo o império a moça mais bonita para ser a nova rainha. (Masc II)

– E assim uma moça judia e órfã, chamada Ester, junto com muitas moças do Império Persa foram convocadas para o maior concurso de beleza de todos os tempos.

Apresentaremos hoje: “A FESTA DE PURIM”

[MÚSICA]

[VINHETA 3]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

O Livro de Ester é o livro que narra uma das mais belas histórias da Bíblia e foi protagonizado por uma mulher. E nenhuma mulher foi mais mencionada nas Escrituras do que Ester. É uma história de uma grande ação de Deus para cuidar e livrar o seu Povo, através de uma moça simples, órfã e judia.

A história ocorreu, por volta do ano 450 aC., no Império Persa, que dominava 127 províncias, desde a Índia até a Etiópia. Naquela época o império possuía aproximadamente 100 milhões de habitantes. Destes, pelo menos 3 milhões eram judeus.

No entanto, no livro de Ester não é mencionado explicitamente o nome de Deus. A presença invisível de Deus na história da Rainha Ester é visível em Sua providência sobrenatural. Mardoqueu e Ester foram os instrumentos que permitiram a ação de Deus:

– “Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?” (Ester 4:14)

– “Vá, reúna todos os judeus de Susã e jejuem por mim. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Minhas criadas e eu faremos o mesmo. Depois, irei à presença do rei, mesmo que seja contra a lei. Se eu tiver de morrer, morrerei”. (Ester 4:16)

A parte final da história de Ester envolve vários passos de uma grande vitória. Fiquem atentos!

No dia 7 de março, os dois Decretos do Rei entraram em vigor. O Decreto do Príncipe Hamã para extermínio do povo Judeu e o novo Decreto do rei que concedia autoridade aos judeus de todas as cidades para se reunirem e defenderem sua própria vida, inclusive podendo destruir todos que tentassem atacá-los e até tomar os bens de seus inimigos.

Foi um momento muito tenso, mas a situação se inverteu.

Os judeus dominaram todos aqueles que queriam exterminá-los. Em todas as províncias do rei Xerxes, ninguém conseguiu resistir aos judeus e todos tinham muito medo deles.

E todos os nobres, os altos oficiais, os governadores e os oficiais do rei ajudaram os judeus e, passaram a temer e a respeitar Mardoqueu.

O povo judeu foi honrado em todas as partes do Império. E em cada província e cidade que o Decreto do Rei chegava, os judeus se alegravam muito e saiam às ruas para festejar com grandes banquetes, festas e feriados.

No entanto, houveram resistências e confrontos e centenas de inimigos foram mortos pelos Judeus. Havia gente morta por todo lado. Só na fortaleza de Susã o número de pessoas mortas chegou a quinhentos, incluindo os dez filhos de Hamã: Parsandata, Dalfom, Aspata, Porata, Adalia, Aridata, Parmasta, Arisai, Aridai e Vaizata.

O Rei Xerxes ao ser informado do número de mortos, mandou chamar a Rainha Ester:

– “Ester, muitas pessoas foram mortas aqui em Susã e nas províncias. E agora, o que mais você deseja? Pode dizer. Saiba que seu pedido será atendido”.

-“Se for do agrado do Rei, dê aos judeus de Susã permissão para prorrogar o decreto real por mais um dia. E permita que os corpos dos filhos de Hamã fiquem pendurados e expostos nas forcas para que todos vejam…”.

O rei concordou e publicou o decreto em Susã, e os corpos dos dez filhos de Hamã ficaram pendurados na forca. E, por mais um dia, os Judeus se defenderam e se livraram de todos aqueles que os odiavam. No entanto, não tomaram nenhum de seus bens. (Ester 9:1-16)

[MÚSICA]

No dia seguinte, todos os judeus, de todas as províncias descansaram e comemoraram sua vitória com um dia de festa e alegria.

E aquele dia se tornou uma festa anual. Uma data em que os Judeus se alegram, festejam e presenteiam uns aos outros com alimentos. E, Mardoqueu registrou tudo isto e enviou cartas aos judeus em todas as províncias do rei Xerxes, instruindo para esta celebração anual.

Esta comemoração passou a se chamar “Festa de Purim”, que significa “lançar sortes”, e se tornou uma tradição entre os judeus e transmitida para seus descendentes, para se lembrarem do livramento diante do Decreto do perverso Hamã para destruir o povo de Deus.

A Rainha Ester mandou redigir um Decreto com as orientações para a celebração, que foi escrito e registrado nos livros. E a “Festa de Purim” jamais deixou de ser celebrada pelos judeus. (Ester 9:1-32)

A nossa história termina relatando que o rei Xerxes fez grandes realizações em todo o seu império, impondo tributos a todos, inclusive nas regiões mais distantes.

O judeu Mardoqueu ocupou o cargo mais alto do reino, abaixo apenas do próprio rei Xerxes. Ele continuou trabalhando para o bem de seu povo e para buscar o bem-estar de todos os seus descendentes, por isso os judeus, o tinham em alta consideração.

Todas as realizações do rei Xerxes e da grandeza de Mardoqueu foram registrados no Livro da História dos Reis da Média e da Pérsia. (Ester 10:1-3)

[MÚSICA]

[VINHETA 4]

“Esta é a história da Rainha Ester, uma história de beleza e coragem”

No último episódio veremos os detalhes escondidos desta história. E veremos, também, o que podemos aprender com o livro da Rainha Ester.

Não perca o próximo episódio da Série: ESTER, UMA HISTÓRIA DE BELEZA E CORAGEM.

Meu pai nós te louvamos pelo seu cuidado com seu povo e pelo seu controle na história deste mundo.

Nós te louvamos pelo seu Santo Espírito que cuida de nós mesmos sem merecermos.

E oramos, em nome de Jesus, para que seu Santo Espírito nos ilumine e nos influencie para escolher o que é certo, andar nos seus caminhos, e declaramos uma benção para todos aqueles que nos acompanham e nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5]

“Ester, foi para isto que você escolhida para ser a Rainha da Pérsia.”

Conheça mais sobre o Ministério Só Boas Novas, e sobre as séries do PODCAST SBN em nosso portal soboasnovas.com.br

E se você se sentiu abençoado com este conteúdo acesse o portal e clique no botão DOAR.

Quando você assina, curte, comenta e compartilha nossos conteúdos… A gente se emociona!

[VINHETA 6]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Nos encontraremos no próximo episódio do PODCAST SBN! Até lá!

[VINHETA – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-e10-a-festa-de-purim

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *