ESTER – Uma história de beleza e coragem [06]


[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Estamos começando mais uma aventura! Vamos mergulhar e conhecer a emocionante história da Rainha Ester. Uma história que reúne o improvável, beleza, coragem e obediência.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! A história de Ester é um lindo drama, poderia ser o roteiro de um premiado filme ou novela. Mas é, principalmente, uma história de como Deus cuida do seu povo, como Deus nos chama e nos capacita para seu plano.

Entenda como uma história de mais de 2.500 anos pode nos ensinar como Deus tem o controle da história e o poder para nos livrar das circunstâncias mais terríveis.

O PODCAST SBN é um projeto voluntário do Ministério Só Boas Novas. E você pode nos ajudar assinando, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

Acesse nosso portal soboasnovas.com.br e no youtube.com/soboasnovas e, também, nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Acesse e clique agora!

[VINHETA 2]

“ESTER – Uma história de beleza e coragem”

[VINHETA ESPECIAL]

– Diga ao Rei que eu me recuso a me exibir perante ele e seus nobres. (Fem I)

– O que eu devo fazer com a rainha Vasti? (Masc I)

– Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei? (Masc I)

– A rainha Vasti deve ser expulsa da presença do Rei e vamos procurar em todo o império a moça mais bonita para ser a nova rainha. (Masc II)

– E assim uma moça judia e órfã, chamada Ester, junto com muitas moças do Império Persa foram convocadas para o maior concurso de beleza de todos os tempos.

Apresentaremos hoje: “O QUE VOCÊ DESEJA ESTER?”

[MÚSICA]

[VINHETA 3]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

O Senhor transformou uma desconhecida moça judia e órfã, na Rainha do Império Persa. Ela foi a vencedora do maior concurso de beleza de todos os tempos e se tornou “RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”.

Mas, isto era apenas a primeira parte do plano de Deus para sua vida.

A segunda parte começou quando o Príncipe Hamã foi escolhido, pelo Rei Xerxes, para o mais alto posto do Império Persa. Ele era um homem arrogante e exigia que todos se curvassem perante ele, em sinal de respeito.

Quando Hamã soube que Mardoqueu, primo da Rainha Ester, se recusava a se curvar diante dele, por ser um Judeu, ficou furioso. E, imediatamente, começou a elaborar um plano para exterminar Mardoqueu e todos os judeus da Pérsia.

Naquela época, as 127 províncias do Império possuíam aproximadamente cem milhões de habitantes e, destes, pelo menos 3 milhões eram judeus.

O Príncipe Hamã era um Agatita, de origem Amalequita, um povo que era inimigo mortal dos judeus. Por isso, ele convenceu o Rei Xerxes a emitir um decreto real para destruir todos os Judeus da Pérsia.

No entanto, o Rei Xerxes não sabia que a Rainha Ester era judia e que este decreto exterminaria seu povo…

Após o envio do decreto para todas as províncias, em sua própria escrita e língua, com ordens explícitas para que todos os judeus — jovens e idosos, mulheres e crianças — fossem destruídos, mortos e aniquilados num único dia e os bens dos judeus seriam entregues para quem os matasse.

Confusão e prantos tomaram conta de Mardoqueu e de todos os judeus.

Impotentes, só restava jejuar, chorar e lamentar, e muitos se deitaram em pano de saco e em cinzas. Parecia uma situação de genocídio sem solução, com data marcada para o dia 7 de março do ano seguinte.

Mardoqueu apelou e desafiou a Rainha Ester para implorar por misericórdia ao Rei. Esta era a única possibilidade de salvação do povo Judeu:

– “Ester, não pense que por estar no palácio você escapará quando todos os outros judeus forem mortos, quando souberem que você é uma judia.

Se você ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Olhe Ester, será que não foi justamente para uma ocasião como esta que você foi escolhida como a Rainha da Pérsia?”

Apesar do risco de vida, a Rainha Ester ao ouvir a mensagem de Mardoqueu, se sentiu desafiada e mandou lhe dizer:

– “Vá, reúna todos os judeus de Susã e jejuem por mim. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Minhas criadas e eu faremos o mesmo. Se fizerem isso, vou me arriscar, irei à presença do rei, mesmo sendo proibido. Se eu tiver de morrer, morrerei”.

Assim, Mardoqueu correu e fez tudo conforme Ester havia pedido. (Ester 4:1-17)

Ester tinha um plano em mente e começou a colocá-lo em prática.

No terceiro dia do jejum, ela vestiu seus trajes reais e entrou no pátio interno do palácio. O Rei estava sentado no trono do salão real, voltado para a entrada.

Quando ele percebeu que Ester estava no pátio interno, olhou para ela e lhe estendeu o cetro de ouro. Ester se aproximou e tocou a ponta do cetro.

– “O que você deseja Rainha Ester? Qual é o seu pedido? Eu te atenderei, mesmo que seja metade do reino!”

– “Se for do seu agrado, venha hoje com Hamã participar de um banquete que preparei”.

O rei se voltou para seus servos e disse:

– “Chamem Hamã, imediatamente, para irmos ao banquete de Ester”.

[MÚSICA]

Durante o banquete, enquanto todos comiam e bebiam vinho, o rei virou-se para Ester e perguntou:

– “Agora diga-me o que você deseja Ester. Qual é o seu pedido? Eu atenderei, mesmo que você me peça a metade do reino!”

– “Se o Rei se agrada de mim e estiver disposto a atender meu pedido e meu desejo, quero que venha amanhã com Hamã a outro banquete que vou preparar e lhe explicarei do que se trata”.

O príncipe Hamã saiu muito animado do banquete e, até, conteve sua fúria ao ver Mardoqueu, sentado à porta do palácio.

Ele chegou em casa e reuniu seus amigos e sua família, para se vangloriar e se gabar por sua grande riqueza e pelas honras recebidas do Rei:

– “Nada disso, porém, me satisfará enquanto eu vir o judeu Mardoqueu sentado à porta do palácio”.

Então, sua esposa, Zeres, e todos os amigos dele sugeriram:

– “Mande fazer uma forca de mais de vinte metros e, pela manhã, peça ao rei que Mardoqueu seja enforcado nela. Depois disso, vá festejar com o Rei no banquete”.

Hamã adorou a ideia e mandou fazer a forca. (Ester 5:1-14)

Enquanto se desenvolviam o plano de Ester para salvar o povo Judeu e o plano de Hamã para enforcar Mardoqueu, Deus se moveu através do Rei Xerxes.

Naquela noite, o Rei não conseguia dormir e pediu que trouxessem o livro da história de seu reinado e o lessem para ele.

Durante a leitura se deparou com o registro em que Mardoqueu descobriu a conspiração dos eunucos, Bigtana e Teres, para assassinar o Rei e perguntou:

– “Que recompensa ou reconhecimento Mardoqueu recebeu por isso?”

– “Nenhuma. Nada foi feito por ele”.

– “Tem alguém no pátio?”

O Príncipe Hamã havia acabado de chegar para conversar com o Rei sobre seu plano para o enforcamento de Mardoqueu, na forca que ele havia preparado.

– “Tem sim. Hamã está esperando no pátio”.

– “Digam a ele que venha para dentro”.

Quando Hamã entrou, o rei lhe perguntou:

– “O que você acha que eu devo fazer para honrar um homem que muito me agrada?”

Ao ouvir a pergunta do rei, o príncipe pensou consigo mesmo:

– “A quem o rei desejaria homenagear senão a mim?”. (Ester 6:1-6)

[MÚSICA]

[VINHETA 4]

“Esta é a história da Rainha Ester, uma história de beleza e coragem”

No próximo episódio veremos o plano do Rei Xerxes para honrar Mardoqueu, e veremos, também, a Rainha Ester preparando o segundo banquete para o Rei Xerxes e Hamã, para executar a parte decisiva do seu plano.

Não perca o próximo episódio da Série: ESTER, UMA HISTÓRIA DE BELEZA E CORAGEM.

Meu pai nós te louvamos pelo seu cuidado com seu povo e pelo seu controle na história deste mundo.

Nós te louvamos pelo seu Santo Espírito que cuida de nós mesmos sem merecermos.

E oramos, em nome de Jesus, para que seu Santo Espírito nos ilumine e nos influencie para escolher o que é certo, andar nos seus caminhos, e declaramos uma benção para todos aqueles que nos acompanham e nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5]

“Ester, foi para isto que você escolhida para ser a Rainha da Pérsia.”

Conheça mais sobre o Ministério Só Boas Novas, e sobre as séries do PODCAST SBN em nosso portal soboasnovas.com.br


E se você se sentiu abençoado com este conteúdo acesse o portal e clique no botão DOAR.


Quando você assina, curte, comenta e compartilha nossos conteúdos… A gente se emociona!

[VINHETA 6]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Nos encontraremos no próximo episódio do PODCAST SBN! Até lá!

[VINHETA – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-e06-o-que-voce-deseja-ester

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *