ESTER – Uma história de beleza e coragem [04]


[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Estamos começando mais uma aventura! Vamos mergulhar e conhecer a emocionante história da Rainha Ester. Uma história que reúne o improvável, beleza, coragem e obediência.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! A história de Ester é um lindo drama, poderia ser o roteiro de um premiado filme ou novela. Mas é, principalmente, uma história de como Deus cuida do seu povo, como Deus nos chama e nos capacita para seu plano.

Entenda como uma história de mais de 2.500 anos pode nos ensinar como Deus tem o controle da história e o poder para nos livrar das circunstâncias mais terríveis.

O PODCAST SBN é um projeto voluntário do Ministério Só Boas Novas. E você pode nos ajudar assinando, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

Acesse nosso portal soboasnovas.com.br e no youtube.com/soboasnovas e, também, nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Acesse e clique agora!

[VINHETA 2]

“ESTER – Uma história de beleza e coragem”

[VINHETA ESPECIAL]

– Diga ao Rei que eu me recuso a me exibir perante ele e seus nobres. (Fem I)

– O que eu devo fazer com a rainha Vasti? (Masc I)

– Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei? (Masc I)

– A rainha Vasti deve ser expulsa da presença do Rei e vamos procurar em todo o império a moça mais bonita para ser a nova rainha. (Masc II)

– E assim uma moça judia e órfã, chamada Ester, junto com muitas moças do Império Persa foram convocadas para o maior concurso de beleza de todos os tempos.

Apresentaremos hoje: “O DECRETO DA MORTE”

[MÚSICA]

[VINHETA 3]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Se você gosta de Cinema, talvez tenha ouvido falar ou tenha assistido o Filme 300, mas o mais curioso é que o contexto deste filme aconteceu no tempo do Rei Assuero e da Rainha Ester.

Esta ficção, lançada em 2007, foi baseada em uma possível batalha épica entre os Persas e os Gregos, a chamada batalha Termópilas. Os 300 soldados de Esparta liderados pelo enérgico e astuto rei Leônidas, foram para uma batalha numericamente desproporcional e usaram muita estratégia para resistir ao avanço expansionista dos Persas, com seu exército de milhares de soldados.

Esta narrativa, cheia de licenças poéticas, mostrou um grande ato de coragem de Leônidas e os 300 de Esparta. Se você ainda não assistiu, fica aqui nossa forte recomendação… mas chegou a hora de voltarmos a nossa história.

O maior concurso de beleza de todos os tempos, reuniu as moças mais lindas do mundo Persa, preparadas durante 1 ano com óleos, perfumes e cosméticos, e estava no meio delas estava Ester, uma moça órfã e judia, filha de Abiail, da tribo de Benjamim, criada por seu primo Mardoqueu.

Era o mês de dezembro do sétimo ano do reinado de Xerxes e elas se apresentaram ao Rei, cheias de expectativas.

E quando Ester entrou nos aposentos reais a sua beleza encantou o Rei imediatamente, e ele não se conteve.

– “Como você é linda!”

O Rei do Universo moveu o inacreditável E o improvável aconteceu…

O poderoso Rei Xerxes I se agradou tanto de Ester que se levantou, pegou a coroa real e colocou na cabeça dela.

E assim uma moça órfã e judia, se tornou a nova Rainha do Império Persa, com direito a festa, presentes e tudo mais. Ela se tornou a “RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”.

Seu primo Mardoqueu se tornou um dos oficiais do palácio e, enquanto cuidava de Ester a distância, ele evitou uma conspiração de dois eunucos que queriam assassinar o Rei Assuero.

E a nossa história ia muito bem até que, algum tempo depois, o rei Xerxes promoveu o príncipe Hamã, que era um agatita filho de Hamedata, e lhe deu total autoridade sobre todos os nobres do império persa.

Hamã se tornou o segundo homem do império. E ele era uma pessoa arrogante e exigia que todos se curvassem diante dele para demonstrar respeito.

No entanto, Mardoqueu não se curvava diante dele e mesmo com a pressão dos oficiais do palácio real, ele não lhe dava ouvidos.

Então, os oficiais foram até o príncipe Hamã e contaram tudo sobre a conduta de Mardoqueu, e que ele dissera que ele fazia isto porque era judeu.

Ao ouvir isto, Hamã se sentiu desrespeitado e ficou furioso.

[MÚSICA]

O Príncipe Hamã era um Agatita, de origem Amalequita, um povo que era inimigo mortal dos judeus.

Era o mês de abril, no décimo segundo ano do reinado de Xerxes, quando o príncipe soube do desrespeito e da nacionalidade de Mardoqueu e decidiu que não bastava matar somente a ele, mas começou a arquitetar um plano para destruir todos os judeus do império persa.

Ele lançou purim (que significava sortear) para definir o melhor dia e mês para executar o seu plano nefasto, e a data sorteada foi 7 de março, quase um ano depois.

Então, Hamã foi ao palácio e contou para o rei Xerxes que havia um certo povo espalhado por todas as províncias de seu império, que tinha suas próprias leis e desobedecia às leis do rei. E, por isso, deveriam ser eliminados.

Ele sugeriu ao rei, publicar um decreto para que eles fossem destruídos e, ainda, ofereceu 350 toneladas de prata que serão depositadas nos tesouros do rei, para custear as despesas.

O rei ao ouvir isto, concordou com o plano e confirmou sua decisão, selando com seu anel o acordo com Hamã. E disse, também:

– “Vá em frente, fique com o dinheiro e faça o que quiser com este povo”.

Assim, no dia 17 de abril, os secretários do rei foram convocados e redigiram o decreto conforme as instruções de Hamã.

O decreto em nome do rei Xerxes e selado com seu anel foi, imediatamente, enviado aos mais altos oficiais do rei, aos governadores das respectivas províncias e aos nobres de cada província, em sua própria escrita e língua.

No texto do decreto estavam explícitas as ordens para que todos os judeus — jovens e idosos, mulheres e crianças — fossem destruídos, mortos e aniquilados num único dia e a data marcada seria em 7 de março do ano seguinte, e os bens dos judeus seriam entregues a quem os matasse.

Enquanto o decreto era rapidamente enviado por mensageiros e, também, proclamado na fortaleza de Susã, o rei Xerxes e Hamã se sentaram para beber, enquanto a confusão se espalhava pela cidade de Susã. (Ester 3:1-15)

Quando Mardoqueu foi informado do que havia acontecido, rasgou suas roupas, vestiu-se de pano de saco, cobriu-se de cinzas e saiu pela cidade, chorando alto e amargamente.

A medida que a notícia do decreto chegava às províncias, se formava um grande pranto entre os judeus. Impotentes eles só podiam jejuar, chorar e lamentar, e muitos se deitaram em pano de saco e em cinzas. (Ester 4:1-3)

Estava estabelecido o decreto de genocídio do povo de Deus.

[MÚSICA]

[VINHETA 4]

“Esta é a história da Rainha Ester, uma história de beleza e coragem”

No próximo episódio veremos o desespero de Mardoqueu diante da iminência da morte de todos os judeus na Pérsia. E veremos, também, uma missão impossível para a Rainha Ester…

Não perca o próximo episódio da Série: ESTER, UMA HISTÓRIA DE BELEZA E CORAGEM.

Meu pai nós te louvamos pelo seu cuidado com seu povo e pelo seu controle na história deste mundo.

Nós te louvamos pelo seu Santo Espírito que cuida de nós mesmos sem merecermos.

E oramos, em nome de Jesus, para que seu Santo Espírito nos ilumine e nos influencie para escolher o que é certo, andar nos seus caminhos, e declaramos uma benção para todos aqueles que nos acompanham e nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5]

“Ester, foi para isto que você escolhida para ser a Rainha da Pérsia.”

Conheça mais sobre o Ministério Só Boas Novas, e sobre as séries do PODCAST SBN em nosso portal soboasnovas.com.br
E se você se sentiu abençoado com este conteúdo acesse o portal e clique no botão DOAR.
Quando você assina, curte, comenta e compartilha nossos conteúdos… A gente se emociona!

[VINHETA 6]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Nos encontraremos no episódio do PODCAST SBN! Até lá!

[VINHETA – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-e04-o-decreto-da-morte

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *