ESTER – Uma história de beleza e coragem [03]


[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Estamos começando mais uma aventura! Vamos mergulhar e conhecer a emocionante história da Rainha Ester. Uma história que reúne o improvável, beleza, coragem e obediência.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! A história de Ester é um lindo drama, poderia ser o roteiro de um premiado filme ou novela. Mas é, principalmente, uma história de como Deus cuida do seu povo, como Deus nos chama e nos capacita para seu plano.

Entenda como uma história de mais de 2.500 anos pode nos ensinar como Deus tem o controle da história e o poder para nos livrar das circunstâncias mais terríveis.

O PODCAST SBN é um projeto voluntário do Ministério Só Boas Novas. E você pode nos ajudar assinando, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

Acesse nosso portal soboasnovas.com.br e no youtube.com/soboasnovas e, também, nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Acesse e clique agora!

[VINHETA 2]

“ESTER – Uma história de beleza e coragem”

[VINHETA ESPECIAL]

– Diga ao Rei que eu me recuso a me exibir perante ele e seus nobres. (Fem I)

– O que eu devo fazer com a rainha Vasti? (Masc I)

– Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei? (Masc I)

– A rainha Vasti deve ser expulsa da presença do Rei e vamos procurar em todo o império a moça mais bonita para ser a nova rainha. (Masc II)

– E assim uma moça judia e órfã, chamada Ester, junto com muitas moças do Império Persa foram convocadas para o maior concurso de beleza de todos os tempos.

Apresentaremos hoje: “A rainha mais bonita do mundo”

[MÚSICA]

[VINHETA 3]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

A história de Ester ocorreu numa época em que muitos judeus estavam na Pérsia, entre os anos 460 e 430 aC. Ester não escreveu o livro que leva o seu nome, mas toda a sua história se encontra nesse livro.

A autoria do livro de Ester é desconhecida. É provável que seu primo Mardoqueu tenha sido o escritor. Ou quem sabe, um judeu que possuía um grande conhecimento dos costumes persas, da geografia do império e da corte e que, provavelmente, tenha vivido na província de Susã e acesso aos escritos, decretos e crônicas do governo persa.

A outra possibilidade, devido a algumas semelhanças no estilo hebraico, é que Esdras e Neemias sejam os possíveis autores.

Voltando à nossa história…

Chegou o grande dia! Havia muita expectativa no ar! As moças mais lindas do mundo Persa foram preparadas durante 1 ano com óleos, perfumes e cosméticos. Elas escolheram as melhores roupas e joias do Harém do Palácio real. Elas estavam prontas para se apresentar ao Rei.

Quem seria a escolhida?!

E no meio delas estava Ester, uma moça órfã e judia, filha de Abiail, da tribo de Benjamim. Com a morte de seus pais, ela foi criada por seu primo Mardoqueu. E todos os eunucos que cuidavam dela a admirava.

A expectativa era grande! Chegou a hora da apresentação!

Elas receberam todas as instruções do Eunuco Hegai, de como se portar diante do Rei.

O rei Assuero estava nos aposentos reais, pronto para receber cada uma delas.

O eunuco Saasgaz conduziu cada uma das moças. E o Rei pode apreciar atentamente cada uma delas.

[MÚSICA]

Era o mês de dezembro do sétimo ano do reinado de Xerxes, quando ele recebeu a moça Ester para ser apreciada.

E quando ela entrou nos aposentos reais a sua beleza encantou o Rei imediatamente. Ele gostou de Ester mais do que qualquer outra moça.

– “Como você é linda!”

O Rei do Universo estava movendo o inacreditável E o improvável estava acontecendo…

O poderoso Rei Xerxes I se agradou tanto que se levantou, pegou a coroa real e colocou na cabeça de Ester.

Naquele momento, a vaga de Rainha foi preenchida. O rei declarou que Ester era a nova Rainha do Império Persa.

Se isto fosse nos dias atuais, creio que haveria um espetáculo de fogos de artifícios cobrindo os céus. Além disso, haveria uma cobertura completa das mídias de todo o mundo. Algo como as festividades da Família Real do Reino Unido.

Mas, se tinha uma coisa que o Rei Xerxes entendia e gostava era de festa. Ele ofereceu uma grande festa para comemorar a ocasião, convidou todos os seus nobres e oficiais para um suntuoso banquete em homenagem a Ester. E mais, declarou aquele dia feriado em todas as províncias e distribuiu presentes generosos para todos.

Mardoqueu tinha se tornado um dos oficiais do palácio e continuava a cuidar de Ester a distância e a manter em segredo sua nacionalidade e a origem de sua família. E Ester seguia as instruções que recebeu de seu primo Mardoqueu.

Certo dia, quando Mardoqueu estava de serviço junto à porta do palácio real, dois eunucos do rei, chamados Bigtana e Teres, e que eram guardas da porta dos aposentos do rei, estavam revoltados com Xerxes e tramaram o assassinato dele. E Mardoqueu descobriu a conspiração e contou o plano deles para a rainha Ester e pediu para ela transmitiu a informação ao Rei.

Quando Rei soube por Ester, a informação de Mardoqueu, mandou investigar o caso e confirmou que o relato de Mardoqueu era verdadeiro e mandou que os dois homens fossem enforcados. E isto foi registrado no Livro da História do Reinado do Rei Xerxes. (Ester 2:18-23)

E até aqui, tudo parecia uma história de “foram felizes para sempre”.

[MÚSICA]

[VINHETA 4]

“Esta é a história da Rainha Ester, uma história de beleza e coragem”

No próximo episódio veremos a trama de Hamã, o grande oficial do Rei Xerxes, contra Mardoqueu. E veremos, também, o decreto real para matar todos os judeus da Pérsia…

Não perca o próximo episódio da Série: ESTER, UMA HISTÓRIA DE BELEZA E CORAGEM.

Meu pai nós te louvamos pelo seu cuidado com seu povo e pelo seu controle na história deste mundo.

Nós te louvamos pelo seu Santo Espírito que cuida de nós mesmos sem merecermos.

E oramos, em nome de Jesus, para que seu Santo Espírito nos ilumine e nos influencie para escolher o que é certo, andar nos seus caminhos, e declaramos uma benção para todos aqueles que nos acompanham e nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5]

“Ester, foi para isto que você escolhida para ser a Rainha da Pérsia.”

Conheça mais sobre o Ministério Só Boas Novas, e sobre as séries do PODCAST SBN em nosso portal soboasnovas.com.br

E se você se sentiu abençoado com este conteúdo acesse o portal e clique no botão DOAR.

Quando você assina, curte, comenta e compartilha nossos conteúdos… A gente se emociona!

[VINHETA 6]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Nos encontraremos no episódio do PODCAST SBN! Até lá!

[VINHETA – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-e03-a-rainha-mais-bonita-do-mundo

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *