ESTER – Uma história de beleza e coragem [02]


[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Estamos começando mais uma aventura! Vamos mergulhar e conhecer a emocionante história da Rainha Ester. Uma história que reúne o improvável, beleza, coragem e obediência.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! A história de Ester é um lindo drama, poderia ser o roteiro de um premiado filme ou novela. Mas é, principalmente, uma história de como Deus cuida do seu povo, como Deus nos chama e nos capacita para seu plano.

Entenda como uma história de mais de 2.500 anos pode nos ensinar como Deus tem o controle da história e o poder para nos livrar das circunstâncias mais terríveis.

O PODCAST SBN é um projeto voluntário do Ministério Só Boas Novas. E você pode nos ajudar assinando, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

Acesse nosso portal soboasnovas.com.br e no youtube.com/soboasnovas e, também, nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Acesse e clique agora!

[VINHETA 2]

“ESTER – Uma história de beleza e coragem”

[VINHETA ESPECIAL]

– Diga ao Rei que eu me recuso a me exibir perante ele e seus nobres. (Fem I)

– O que eu devo fazer com a rainha Vasti? (Masc I)

– Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei? (Masc I)

– A rainha Vasti deve ser expulsa da presença do Rei e vamos procurar em todo o império a moça mais bonita para ser a nova rainha. (Masc II)

– E assim uma moça judia e órfã, chamada Ester, junto com muitas moças do Império Persa foram convocadas para o maior concurso de beleza de todos os tempos.

Apresentaremos hoje: “O maior concurso de beleza de todos os tempos”

[MÚSICA]

[VINHETA 3]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

O Império Persa compreendia 127 províncias, governado pelo Rei Assuero, também, chamado de Xerxes, em grego.

Ele ofereceu uma suntuosa festa de 6 meses para todos os seus príncipes, nobres e oficiais militares das províncias da Pérsia e da Média, em seu Palácio Real de inverno e, ainda estendeu o banquete por 7 dias para todo o povo de Susã, desde os mais importantes até os mais humildes. E tudo foi feito com muita ostentação, luxo e regado a vinho em abundância.

No final das festividades o Rei Xerxes, quis exibir a beleza e formosura de sua rainha e mandou seus auxiliares buscá-la para se apresentar aos convidados usando a coroa real.

A Rainha Vasti estava dando um banquete para as mulheres do Palácio e ao ouvir o pedido do Rei, ela se recusou a ir:

– “Ah não! Eu não vou. Eu não vou ser uma boneca de exibição, prefiro ficar me divertindo com as minhas amigas! Digam-lhes que agradeço o convite, mas não posso aceitar”.

A recusa da Rainha provocou ira e indignação no Rei. Ele se sentiu desrespeitado e humilhado e foi consultar seus ministros:

– “Que atitude vocês acham que devo tomar com a rebelde Vasti?”

– “Você deve despojá-la da coroa e coroar outra esposa. A atitude dela é imperdoável!”

– “Já pensou neste mau exemplo? As outras mulheres do império começarão a desobedecer os seus maridos e isto não pode acontecer.”

– “Será uma vergonha para nós, porque cada homem deve ser o senhor na sua casa.”

– “Sugerimos que o Rei publique um decreto irrevogável para que a rainha Vasti seja expulsa para sempre do Palácio e seja escolhida outra rainha mais digna do que ela.” (Ester 1:1-22)

Foi difícil para o Rei Assuero tomar esta decisão, por que ele amava muito a rainha Vasti. Mas aceitou a proposta deles, emitiu o decreto e enviou para todas as províncias do império, em sua própria escrita e língua.

O Rei passou bastante tempo apaixonado e chorando a ausência da Rainha. Então, seus conselheiros vendo sua tristeza, insistiram com ele:

– “Permita que nós procuremos em todo o império as moças belas e virgens para o rei.”

– “Que tal se buscarmos em todas as províncias as mais lindas moças do império e trazermos para o harém na fortaleza de Susã e os eunucos providenciarão para que elas recebam os melhores tratamentos de beleza. E, por fim, o rei escolherá a moça que mais lhe agradar e ela será a substituta da rainha Vasti?”

A ideia agradou o rei e ele colocou o plano em prática imediatamente. (Ester 2:2-4)

E assim, começou o primeiro e o melhor concurso de Miss Universo de todos os tempos.

[MÚSICA]

A notícia do Concurso para a nova rainha persa se espalhou e, com base no decreto do rei, muitas outras moças foram trazidas ao palácio real, na fortaleza de Susã, e foram colocadas sob os cuidados de Hegai, o eunuco que cuidava do harém.

O Império Persa dominava 127 províncias, desde a Índia até a Etiópia, com aproximadamente 100 milhões de habitantes. E entre eles haviam cerca de 3 milhões de judeus.

E, naqueles dias, havia na fortaleza de Susã um judeu chamado Mardoqueu, filho de Jair da tribo de Benjamim. Ele e sua família faziam parte daqueles que foram deportados de Jerusalém para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor.

Mardoqueu tinha uma prima jovem, que era muito bonita e atraente, chamada Hadassa, também conhecida como Ester, em grego.

Os pais de Ester morreram e ele a criou como sua própria filha.

Hegai, o eunuco do Palácio, ficou muito impressionado com a beleza de Ester e ela foi uma das escolhidas para participar do concurso.

Todas as moças escolhidas eram muito bonitas e foram levadas para o melhor lugar do harém no palácio real. Elas receberam comida especial e tratamentos de beleza.

Mardoqueu, era muito preocupado com o bem estar de Ester. E, por isso, ele a instruiu para não revelar a ninguém sobre sua origem judia.

E caminhava todos os dias, perto do pátio do harém, para saber se ela estava bem.

Para se prepararem para o concurso e serem apresentadas ao Rei, cada moça recebeu o maior tratamento de beleza da época. Era um tratamento de Top Model. Elas receberam primeiro um tratamento de seis meses com óleo de mirra e, depois, mais seis meses com perfumes e cosméticos.

E elas puderam ir aos aposentos reais para escolherem as roupas e as joias que quisessem. (Ester 2:1-13)

Chegou o grande momento do concurso. Estavam ali as mais belas moças de todo o Império Persa. Elas passaram um ano se tratando com os melhores óleos, perfumes e cosméticos e sendo cuidadas pelos eunucos reais.

A expectativa era grande! Chegou o dia de cada uma delas se apresentarem perante o Rei Assuero! Quem afinal seria a escolhida?!

 [MÚSICA]

[VINHETA 4]

“Esta é a história da Rainha Ester, uma história de beleza e coragem”

No próximo episódio veremos o grande dia da moça judia e órfã, chamada Ester. E veremos, também, seu Primo Mardoqueu livrando o Rei Assuero de uma conspiração para matá-lo…

Não perca o próximo episódio da Série: ESTER, UMA HISTÓRIA DE BELEZA E CORAGEM.

Meu pai nós te louvamos pelo seu cuidado com seu povo e pelo seu controle na história deste mundo.

Nós te louvamos pelo seu Santo Espírito que cuida de nós mesmos sem merecermos.

E oramos, em nome de Jesus, para que seu Santo Espírito nos ilumine e nos influencie para escolher o que é certo, andar nos seus caminhos, e declaramos uma benção para todos aqueles que nos acompanham e nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5]

“Ester, foi para isto que você escolhida para ser a Rainha da Pérsia.”

Conheça mais sobre o Ministério Só Boas Novas, e sobre as séries do PODCAST SBN em nosso portal soboasnovas.com.br

E se você se sentiu abençoado com este conteúdo acesse o portal e clique no botão DOAR.

Quando você assina, curte, comenta e compartilha nossos conteúdos… A gente se emociona!

[VINHETA 6]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Nos encontraremos no episódio do PODCAST SBN! Até lá!

[VINHETA – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-e02-o-maior-concurso-de-beleza-de-todos-os-tempos

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *