ESTER – Uma história de beleza e coragem [01]


[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Estamos começando mais uma aventura! Vamos mergulhar e conhecer a emocionante história da Rainha Ester. Uma história que reúne o improvável, beleza, coragem e obediência.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! A história de Ester é um lindo drama, poderia ser o roteiro de um premiado filme ou novela. Mas é, principalmente, uma história de como Deus cuida do seu povo, como Deus nos chama e nos capacita para seu plano.

Entenda como uma história de mais de 2.500 anos pode nos ensinar como Deus tem o controle da história e o poder para nos livrar das circunstâncias mais terríveis.

O PODCAST SBN é um projeto voluntário do Ministério Só Boas Novas. E você pode nos ajudar assinando, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

Acesse nosso portal soboasnovas.com.br e no youtube.com/soboasnovas e, também, nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Acesse e clique agora!

[VINHETA 2]

“ESTER – Uma história de beleza e coragem”

[VINHETA ESPECIAL]

– Diga ao Rei que eu me recuso a me exibir perante ele e seus nobres.

– O que eu devo fazer com a rainha Vasti?

– Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei?

– A rainha Vasti deve ser expulsa da presença do Rei e vamos procurar em todo o império a moça mais bonita para ser a nova rainha.

– E assim uma moça judia e órfã, chamada Ester, junto com muitas moças do Império Persa foram convocadas para o maior concurso de beleza de todos os tempos.

Apresentaremos hoje: “O banquete do Rei Assuero”

[MÚSICA]

[VINHETA 3]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Estamos por volta do ano 480 antes de Cristo e o povo Judeu se encontrava no exílio, sob o domínio Persa.

O povo de Deus sofreu com a dominação do Império Assírio no Mediterrâneo e, por fim, não resistiu a força dos babilônicos que tomou e destruiu Jerusalém no ano 597 aC.

Boa parte do povo foi levado escravo para Babilônia. Mas, uma parte menor ficou em na destruída Jerusalém e misturados com os outros povos vizinhos formaram um povo denominado Samaritanos.

O Império Babilônico foi dominado pelo crescente Império Persa por volta do ano 550 aC. Os persas liderados pelo Imperador Ciro, que já haviam dominado os Medos, se tornaram os donos do mundo da época.

Esdras e Neemias conseguiram autorização e ajuda de Ciro para retornar para Jerusalém e reconstruir o templo, por volta do ano 538 aC. 34A obra de reconstrução do templo terminou em 515 aC.

Nem todos os Judeus retornaram a Jerusalém junto Esdras e Neemias, acredita-se eram cerca de 50 mil pessoas. O resto continuou na Babilônia e espalhados pelas províncias do Império Persa.

O grande Rei Ciro foi sucedido pelo seu filho Cambises e depois por Dario que reinou por muitos anos e foi sucedido pelo Rei Xerxes I e, também, conhecido pelo nome persa Assuero. O império persa dominou da Índia até a Etiópia e passou por muitas guerras, especialmente contra os gregos, como a famosa batalha de Salamina no ano 480 aC.

É justamente neste cenário, no terceiro ano do reinado de Xerxes por volta do ano 480 aC, em uma das 127 províncias da Pérsia, chamada Susã, que começa a nossa história.

A história da Rainha Ester – uma história de beleza e coragem!

[MÚSICA]

A Província de Susã era uma antiga cidade do Oriente Próximo, que foi dominada pelos babilônicos e depois pelos persas. A província se tornou uma das 3 capitais do Império Persa e possuía um Palácio Real de Inverno.

E a nossa história começa quando o Rei Assuero, que era uma pessoa orgulhosa e impulsiva, resolve oferecer um banquete a todos os seus príncipes, nobres e oficiais militares das províncias da Pérsia e da Média.

Estas festas, normalmente, precediam batalhas e serviam para demonstrar a grande riqueza e o luxo do império, por isso eram cheias de pompa e ostentação e duravam muitos dias.

A festa promovida por Assuero durou 180 dias e no fim da celebração, o rei ofereceu um banquete para todo o povo de Susã, desde os mais importantes até os mais humildes. Foi uma festa belíssima e aconteceu no pátio do jardim do palácio real, durante sete dias.

O pátio foi enfeitado com cortinas brancas de algodão e com tapeçarias azuis, presas com cordas de linho branco e fitas vermelhas e argolas de prata fixadas nas colunas de mármore.

Havia sofás com armação de ouro e de prata sobre o piso de mosaico de pórfiro, mármore, madrepérola e pedras preciosas.

As bebidas foram servidas em lindas taças de ouro. E o vinho real foi servido pelos mordomos do palácio em grande quantidade, para mostrar a generosidade do rei. E todos podiam beber à vontade.

Paralelamente, a rainha Vasti ofereceu um banquete para as mulheres no palácio real.

Tudo ia muito bem até que, no sétimo dia da festa, o rei Xerxes que já estava muito alegre por causa do vinho, ordenou aos eunucos que o serviam — Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas — para que trouxessem a rainha Vasti, usando a coroa real.

Ele queria se exibir para os nobres e convidados a beleza de sua mulher. Porque a Rainha Vasti era uma mulher muito bonita.

No entanto, quando a rainha recebeu a ordem do rei à rainha, não deu a mínima e se recusou a ir.

Ao saber da recusa o rei ficou furioso e indignado. E imediatamente consultou seus sábios e nobres da Pérsia e da Média, que entendiam das leis e dos costumes dos persas – Carsena, Setar, Admata, Társis, Meres, Marsena e Memucã. E lhes perguntou:

– “O que eu devo fazer com a rainha Vasti?”

– “Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei?” (Ester 1:1-15)

Foi uma situação muito tensa… E todos os seus assessores, autoridades e convidados se entreolharam espantados.

 [MÚSICA]

[VINHETA 4]

“Esta é a história da Rainha Ester, uma história de beleza e coragem”

No próximo episódio veremos o castigo da Rainha Vasti. E veremos, também o processo para nomear a nova Rainha Persa e a oportunidade de uma moça judia e órfã, chamada Ester…

Não perca o próximo episódio da Série: ESTER, UMA HISTÓRIA DE BELEZA E CORAGEM.

Meu pai nós te louvamos pelo seu cuidado com seu povo e pelo seu controle na história deste mundo.

Nós te louvamos pelo seu Santo Espírito que cuida de nós mesmos sem merecermos.

E oramos, em nome de Jesus, para que seu Santo Espírito nos ilumine e nos influencie para escolher o que é certo, andar nos seus caminhos, e declaramos uma benção para todos aqueles que nos acompanham e nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5]

“Ester, foi para isto que você escolhida para ser a Rainha da Pérsia.”

Conheça mais sobre o Ministério Só Boas Novas, e sobre as séries do PODCAST SBN em nosso portal soboasnovas.com.br

E se você se sentiu abençoado com este conteúdo acesse o portal e clique no botão DOAR.

Quando você assina, curte, comenta e compartilha nossos conteúdos… A gente se emociona!

[VINHETA 6]

“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”

Nos encontraremos no episódio do PODCAST SBN! Até lá!

[VINHETA – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-e01-o-banquete-do-rei-assuero

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *