Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

DEIXAMOS TUDO PARA TE SEGUIR

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! E este é o último episódio da série: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Foi muito bom viajar com você pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo.

Os discípulos desafiaram com todas as suas forças os primeiros 100 anos da nossa história… E eles inspiraram e influenciaram as gerações seguintes para levar as Boas novas para todas as pessoas, de todos os lugares.

E eu quero desafiar você a nos conhecer! Através do site podcast.soboasnovas.com.br, ou do youtube.com/soboasnovas, e dos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Nós queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “Deixamos tudo para Te seguir”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Jesus veio com a missão de nos trazer a salvação, através de sua vida e sacrifício. Ele veio nos apresentar o seu Reino da Justiça.

Jesus chamou discípulos, que eram pessoas muitos simples, como eu e você, para serem transformados. Ele andou com eles, os ensinou e os preparou para o maior empreendimento de todos os tempos.

Jesus declarou para eles em uma conversa:

– “Sobre a pedra, que nós representamos, Eu vou edificar a minha Igreja. Ela será uma igreja tão exuberante e tão cheia de energia que nem as portas do inferno serão capazes de obstruir o seu avanço”. (Mateus 16:13-20)

Aquela cena era o lançamento de um maravilhoso empreendimento, era o lançamento de uma revolução que incendiou o primeiro século de nossa era. Este empreendimento trouxe esperança e salvação para todos nós.

Os passos seguintes foram intensos, os discípulos aprenderam que precisavam se conectar à videira verdadeira, que era Jesus, para serem capazes de frutificar seu Evangelho, através de suas vidas.

– “Amem uns aos outros, assim com eu vos amei”

O movimento de Jesus era uma subversão à ordem estabelecida. Envolvia a quebra de paradigmas sociais, políticos e religiosos e gerava desconfortos com as lideranças produzindo conflitos e perseguições:

– “Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam espertos como serpentes e simples como pombas…

Não imaginem que vim trazer paz à terra! Não vim trazer paz, mas a espada… Seus inimigos estarão até em sua própria casa.” (Mateus 10:16-36)

Antes de ascender aos céus Jesus prometeu um Consolador, o Espírito Santo, que os acompanharia e ensinaria nos passos seguintes do desenvolvimento deste empreendimento:

– “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra”. (Atos 1:8)

E no dia de Pentecostes, quando eles estavam reunidos em oração, veio do céu um som parecido como um poderoso vendaval, encheu toda a casa e o Espírito Santo desceu sobre eles como uma chama.

Empoderados pelo Espírito Santo, eles saíram para levar as Boas Novas até os confins da terra.

Os ensinos de Jesus e a vida em comunidade e desprendida de materialismo marcaram os primeiros passos dos Discípulos. E assim, eles experimentaram um período de muito crescimento e conquistas para o movimento de Jesus.

A atuação do poder de Deus era notória entre eles. Além dos milagres havia um ambiente de amor e devoção que fazia daquela igreja uma porção do céu na Terra. E, conforme o Mestre prometeu:

– “Vocês terão acesso livre e total ao Reino de Deus e chaves para abrir qualquer porta. O que vocês ligarem na terra será ligado no céu, e o que vocês desligarem na terra será desligado no céu”. (Mateus 16:19)

Os discípulos eram ousados e corajosos. E todos os dias, no templo e de casa em casa, eles ensinavam e anunciavam que Jesus é o Cristo. E a Igreja de Jesus prosperava!

Junto com crescimento do movimento vieram os conflitos e perseguições, que culminaram com o martírio de Estevão, por volta do ano 31 dC.

Ele foi apedrejado e, em seus últimos momentos, ele orou:

– “Senhor Jesus, recebe o meu espírito. Senhor, não os culpes por este pecado!”

E, assim Estevão caiu e morreu.

Isto marcou o fim da primeira fase da Igreja de Jesus. Uma fase cheia do poder do Espírito Santo, expressa por sinais, milagres e muita ousadia na apresentação da Palavra de Deus, por seus discípulos em Jerusalém. Houveram muitas conversões e o senso de comunidade era muito forte entre eles.

No entanto, este crescimento extraordinário provocou inveja nos líderes do povo que não pouparam esforços para bloqueá-los. Começaram com prisões, interrogatórios, açoites, seguidos por uma forte perseguição que varreu a Igreja de Jesus em Jerusalém.

[MÚSICA]

Os discípulos foram dispersos pelas regiões da Judeia e de Samaria, mas isto não os impedia de anunciar as boas-novas a respeito de Jesus por onde eles passavam.

Não era mais a Igreja de Jerusalém, agora começava a Igreja de Jesus, até os confins da terra…

– “O que impede estas pessoas de serem batizadas… elas receberam o Espírito como nós recebemos…” (At 10:47)

Jerusalém deixou de ser o único lugar de salvação… As boas novas do Evangelho agora chegariam aos lugares mais distantes. E eles estavam precisando de um reforço especial para alavancar esta nova fase do projeto.

Por volta do ano 34, o Senhor foi buscar o soldado mais improvável, Saulo um perseguidor. Aquele que se movia pela ânsia de matar os discípulos de Jesus.

Saulo imaginava que estava a serviço do Senhor, mas estava equivocado. E o Senhor foi encontrá-lo numa rota de perseguição a caminho de Damasco. Sob uma forte luz do céu, ele caiu no chão… e uma voz disse para ele:

– “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”

– “Quem és tu, Senhor?”

– “Sou Jesus, a quem você persegue!”

Saulo passou a usar seu nome romano Paulo e se tornou um grande líder do movimento de Jesus, que colocou o mundo conhecido da época de cabeça para baixo sob o poder do Espírito Santo.

Paulo, junto com os discípulos, levaram as Boas Novas a todas cidades importantes do Mediterrâneo.

– “Todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. Não existe diferença entre judeus e gentios, entre escravos e livres, entre homens e mulheres, todos vocês são um em Cristo Jesus.” (Gl 3:26-28)

O anúncio das Boas Novas, cada vez mais, atraía pessoas, multidões de homens e mulheres, que criam no Senhor e eram batizados. Por causa dos sinais e milagres, muita gente vinha das cidades ao redor de Jerusalém, trazendo doentes e endemoniados, e todos eram curados.

Os seguidores de Jesus se chamavam “Os do Caminho” e muitos os viam como uma seita. Quando o movimento cresceu e se tornou popular entre os gentios passaram a ser chamados de Cristãos. E muitas comunidades e novas lideranças foram formadas.

O Apóstolo Paulo era preocupado com as comunidades cristãs que ele teve contato e ajudou a fundar. E ele escreveu cerca de 14 cartas para algumas delas, com o objetivo de fortalecer a sua fé e promover ensinamentos para seu crescimento.

No entanto, junto com o crescimento dos seguidores, cresciam, também, as perseguições, que vinham das lideranças religiosas radicais do judaísmo, das religiosidades pagãs e do Império Romano.

Nos registros de “Annales de Tácito” está escrito:

– “… em suas mortes, eles foram feitos objetos de esporte, pois foram amarrados nos esconderijos de bestas selvagens e feitos em pedaços por cães, ou cravados em cruzes, ou incendiados, e, ao fim do dia, eram queimados para servirem de luz noturna.”

Assim muitos dos discípulos foram perseguidos e martirizados.

Eles foram crucificados com Cristo, aprenderam a serem fortes a partir de suas fraquezas. E não se cansaram em fazer o bem para que o evangelho chegasse até nós.

– “Nos prosseguimos pregando Cristo e este crucificado…”

Os discípulos esperavam pela volta de Jesus em seus dias, mas logo entenderam que:

– “O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados.” (2 Pedro 3:9)

Eles buscavam o prêmio da vitória, a coroa da justiça que o Senhor, o justo Juiz, lhes dará no dia de sua volta. E este prêmio não será só para eles, mas para todos que, aguardam a sua vinda.” (2 Timóteo 4:7,8)

O primeiro século foi o período da chamada Igreja Apostólica, formada principalmente, pelos discípulos da primeira geração. Ela foi responsável pela formação dos discípulos da segunda geração, que continuou a levar as boas novas nos séculos seguintes.

– “Assim como o Pai me enviou, Eu vos envio”

– “Nós somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que ele de antemão planejou para nós.” (Efésios 2:10)

 [MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu nesta série?!

– Eu aprendi que a Igreja de Jesus é de fato o maior empreendimento de todos os tempos…

– Um empreendimento que chegou aos nossos dias, que não tem fronteiras e que irá até os confins da terra…

– A Igreja de Jesus é o grande projeto do Senhor… Ela foi criada para nos conduzir para o Seu Reino… O Reino da Justiça…

– Eu e você somos chamados para seguir o Mestre e levar as Boas Novas para todas as pessoas de todos os lugares…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

Em breve, lançaremos uma nova série do PODCAST SBN.

E queremos reencontrar você, para compartilharmos o Evangelho e a fé em Deus.

Encerramos aqui a série:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

Chegamos ao final de mais de uma série do PODCAST SBN e queremos agradecer a todos que nos acompanharam, ouviram e apoiaram o PODCAST SBN. Para conhecer nossas séries, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, o youtube.com/soboasnovas e os tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Quando você assina, curte, comenta e compartilhe nossos conteúdos… A gente se emociona!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Nos encontraremos na próxima série do PODCAST SBN! Até lá!

[VINHETA 4 – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i23-deixamos-tudo-para-te-seguir

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *