Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

A EXPRESSÃO EXATA DE DEUS

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! E este é mais um episódio da série: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venha viajar conosco pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo.

Os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história e estavam dispostos a fazer de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

E eu quero desafiar você a nos conhecer! Através do site podcast.soboasnovas.com.br, ou do youtube.com/soboasnovas, e dos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Nós queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “A expressão exata de Deus”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

O primeiro século da Igreja de Jesus, foi um período de muitas perseguições e martírios de seus seguidores. Mas foi, também, um período de muito crescimento e conquistas do movimento de Jesus.

Os discípulos de Jesus foram empoderados pelo Espírito Santo, em Pentecostes, e partiram para levar as boas novas, a todas as pessoas de todos os lugares.

Inicialmente, o movimento crescia fortemente centralizado em Jerusalém, porém, os seguidores de Jesus se viram forçados à um processo de diáspora, por causa da violenta perseguição que começou a partir do apedrejamento de Estevão, por volta do ano 31 dC.

A dispersão deles trouxe novas fronteiras para a Igreja de Jesus, por que em cada cidades, em que eles passavam, surgiam novas oportunidades para anunciar as boas novas.

A fundação da Igreja de Antioquia foi um grande marco na expansão do evangelho além de Jerusalém e, junto com a conversão de Paulo, a geografia do movimento se moveu rapidamente para “os confins da terra”.

As Cidades importantes do Império Romano eram atingidas e muitas comunidades cristãs foram implantadas. Foi além de Jerusalém, que o movimento ganhou notoriedade e o nome de cristãos. E, também, teve de lidar com muitos conflitos, com o Judaismo e com as religiosidades pagãs existentes.

Os discípulos de Jesus eram ousados e corajosos e, apesar da forte perseguição, fundaram muitas comunidades nas cidades do Mediterrâneo e formaram novos discípulos e líderes. A Igreja de Jesus se espalhou pela Síria, Chipre, Antioquia, Cesaréia, Ásia Menor, Atenas, Corinto, Grécia e Itália, chegando até o Egito, Norte da África e Península Ibérica.

O primeiro século do movimento terminou buscando uniformidade em suas crenças e doutrinas. Por isso, muitos registros foram produzidos pelos discípulos para conter os ataques de ideologias pagãs que tentavam distorcer o Evangelho de Jesus dentro das novas comunidades.

Um dos registros mais importantes do Novo Testamento é a Carta aos Hebreus. Este texto tem sua autoria contestada por muitos historiadores. Provavelmente, ela poderia ter sido escrita por Paulo, Barnabé, Apolo, Priscila e outros. Porém, o que importa é a grandiosidade de seu conteúdo.

Em seus primeiros quatro versos, ela traz a mais bela frase do Novo testamento:
– “Por muito tempo Deus falou várias vezes e de diversas maneiras a nossos antepassados por meio dos profetas.

E agora, nestes últimos dias, ele nos falou por meio do Filho, o qual ele designou como herdeiro de todas as coisas e por meio de quem criou o universo.

O Filho irradia a glória de Deus, expressa de forma exata o que Deus é e, com sua palavra poderosa, sustenta todas as coisas.

Depois de nos purificar de nossos pecados, sentou-se no lugar de honra à direita do Deus majestoso no céu, o que revela que o Filho é muito superior aos anjos, e o nome que ele herdou, superior ao nome deles.” (Hebreus 1:1-4)

Na realidade ela não é uma carta, trata-se um sermão que foi escrito, um pouco antes do ano 70 dC, para ser pregado pelos discípulos. É uma obra primorosa que revela uma construção por alguém que possuía muita habilidade.

O texto apresenta muitas citações do Antigo Testamento e ideias ligadas às tradições e costumes judaicos, o que nos leva a acreditar que o autor a destinou aos judeus convertidos, que viviam em meio as dificuldades e perseguições da época.

O texto pode ser dividido em seis partes:

– A introdução, que está nos primeiros quatro versos;

– a superioridade do Filho de Deus até sobre os anjos;

– a apresentação de Jesus, como o “Sumo Sacerdote fiel e misericordioso”;

– o que é e como é o Sacerdócio dele;

– como a fé perseverante é fundamental para nossa salvação;

– e a conclusão no capítulo 13.

[MÚSICA]

O livro de Hebreus é o único texto do Novo Testamento que chama Cristo de sumo sacerdote e a partir daí os cristãos passaram a usar os termos sacerdotes, altar e sacrifício, que eram comuns entre os judeus e pagãos.

A jornada pelo Livro de Hebreus é uma viagem maravilhosa, nela vemos Jesus como o sumo sacerdote da nova aliança, que por sua morte alcançou o perdão dos pecados uma vez por todas.

E que o plano para nossa salvação passa pela conversão, pela fé perseverante, pelo aprendizado da palavra de Deus e pela vivência da caridade fraterna.

O sacerdócio de Jesus é o cumprimento do Templo e dos sacrifícios estabelecidos na Lei. A antiga aliança e todos os elementos do Templo, dos sacerdotes e dos sacrifícios apontavam e se cumpriram em Jesus.

O melhor deste livro é descobrir que Jesus é o sumo sacerdote da nova aliança. Ele não usou a espada, mas mostrou o coração misericordioso e confiável de Deus. Ele entende nossas fraquezas, por que viveu entre nós:

– “por isso podemos nos aproximar com toda confiança do seu trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso”. (Hebreus 4:15-16)

Enquanto os antigos sacerdotes tinham que oferecer sacrifícios, diariamente, pelos seus próprios pecados e depois pelos pecados do povo, Ele não pecou e ofereceu a si mesmo como sacrifício”. (Hebreus 7:27)

Assim, entendemos que a oferta de nossa vida, é um continuo culto de louvor.

O livro mostra, também, que Jesus é superior aos anjos, Moisés, Josué, Arão e ao sacerdócio do antigo testamento:

– “Por que os anjos são apenas servos, espíritos enviados para cuidar daqueles que herdarão a salvação.” (Hebreus 1:14)

– “O Senhor o coroou de glória e honra e lhe deu autoridade sobre todas as coisas.” (Hebreus 2:8)

Jesus é o Sumo Sacerdote de todos nós e o mediador da nova aliança, que ministra no tabernáculo perfeito, no céu, e que não foi feito por mãos humanas:

– “E esta é a nova aliança que farei com o povo de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

… Todos me conhecerão, desde o mais humilde até o mais importante. E eu perdoarei sua maldade e nunca mais me lembrarei de seus pecados.” (Hebreus 8:1,2, 8:10-12, 9:11)

Por isso, Ele voltará, não para tratar de nossos pecados, mas para nos dar a herança eterna, para trazer salvação a todos que o aguardam com grande expectativa. (Hebreus 9:28)

O livro traz uma grande explanação sobre a fé, a partir do testemunho dos grandes heróis das escrituras, como Abel, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Raabe, Davi e outros:

– “A fé mostra a realidade daquilo que esperamos, ela nos dá convicção de coisas que não vemos.

Pela fé, pessoas em tempos passados obtiveram aprovação.

Pela fé, entendemos que todo o universo foi formado pela palavra de Deus, assim, o que se vê originou-se daquilo que não se vê.

Por que, sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hebreus 11:1-6)

Pela fé, muitos conquistaram reinos, governaram com justiça, receberam promessas, fecharam a boca de leões, apagaram chamas de fogo, foram poderosos em batalha.

Mas, outros foram torturados, foram alvo de zombaria, foram açoitados, acorrentados em prisões e morreram apedrejados, serrados ao meio e por espadas.

Este mundo não era digno deles. Eles vagaram por desertos e montes, escondendo-se em cavernas e buracos na terra.

Eles depositaram sua esperança na ressurreição para uma vida melhor. E, por isso, eles foram aprovados por causa de sua fé.” (Hebreus 11:33-39)

O grande conselho para nós no livro aos Hebreus é:

– “Esforcem-se para viver em paz com todos, procurem ter uma vida santa, e cuidem uns dos outros para que nenhum de vocês deixe de experimentar a graça de Deus.” (Hebreus 12:14,15)

– “Não se esqueçam de demonstrar hospitalidade, porque muitas vezes, sem saber, vocês hospedaram anjos.” (Hebreus 13:2)

– “E sejamos gratos, pelo reino inabalável que recebemos e agradecidos a Deus, adorando com reverência e santo temor.” (Hebreus 12:28)

Saibam, que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ele é o grande Pastor das ovelhas que confirmou uma aliança eterna com seu sangue (Hebreus 13:8, 20)”.


E assim, como “Abraão esperava confiantemente pela cidade de alicerces eternos, planejada e construída por Deus” (Hebreus 11:10), devemos esperar por que “em breve virá aquele que está para vir e não se atrasará” (Hebreus 10:37)

A promessa da nova aliança, inclui, também, o descanso de todos os nossos trabalhos. Assim, como Deus descansou dos trabalhos dele no sétimo dia, no fim da jornada nós descansaremos com Ele. (Hb 4:8-11)

Por isso o Espírito Santo nos diz hoje, para todos nós:

– “Se hoje você ouvir a voz de Deus, não endureça o seu coração.” (Hebreus 3:7,8)

 [MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Ninguém conseguiu deter o empreendimento de Jesus no primeiro século, nem os religiosos radicais, nem o Império Romano…

– A despeito de perseguições e mortes, eles seguiram espalhando comunidades por todas as cidades do Mundo conhecido daquela época…

– Jesus veio para dividir a história e estabelecer a nova aliança. O sacrifício de sua morte estabeleceu um novo tempo, o tempo da reconciliação…

– O livro de Hebreus conecta toda a teologia das escrituras. Nele vemos que a velha aliança apontava para o Messias. E quando Ele veio, começou a nova Aliança.

– E descobrimos que ele era superior a todos, o Messias era Deus…

– E passamos a viver a esperança da salvação, na sua segunda vida.

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos o final da jornada da Igreja de Jesus no primeiro século.

E veremos, também, as expectativas dos novos passos dos seguidores de Jesus para o crescimento do maior empreendimento de todos os tempos.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

Gostou deste episódio? Que tal nos ajudar na divulgação do PODCAST SBN. Acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, o youtube.com/soboasnovas e os tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

E assine, curta, comente e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA 4 – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i22-a-expressao-exata-de-deus

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *