Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

QUEM NÃO AMA, NÃO CONHECE A DEUS

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! E este é mais um episódio da série: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venha viajar conosco pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo.

Os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história e estavam dispostos a fazer de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

E eu quero desafiar você a nos conhecer! Através do site podcast.soboasnovas.com.br, ou do youtube.com/soboasnovas, e dos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Nós queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “QUEM NÃO AMA, NÃO CONHECE A DEUS”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

João, junto com seu irmão Tiago, eram pescadores no Mar da Galileia e seguidores de João Batista. Eles eram filhos de Zebedeu e sua mãe se chamava Salomé.

Certo dia, junto ao Mar da Galileia, Jesus os chamou para serem seus discípulos e lhes deu o nome de “Boanerges”, que significa “Filhos do trovão”, por causa do temperamento forte que eles tinham.

João se tornou o mais jovem seguidor de Jesus e foi um dos discípulos mais próximo e amado do Mestre. E foi escolhido para ser um dos doze apóstolos. O seu irmão Tiago foi o primeiro a ser martirizado e ele foi o último dos apóstolos a morrer.

A sua proximidade com Jesus era tão grande que, além dele estar presente nos seus grandes momentos, inclusive no calvário. E viu o Mestre, olhar para sua mãe, Maria e dizer:

– “Mulher, este agora é o seu filho.”

E virar se para ele dizer:

– “João, está é sua mãe.”

E, a partir daquele momento, ele passou a cuidar dela.

Depois da morte de Jesus, provavelmente, João atuou junto com os apóstolos em Jerusalém e, depois de sua destruição, por volta do ano 69 dC, ele se mudou para Éfeso, na Ásia Menor, se tornou pastor de sua Igreja e deu suporte para as igrejas daquela região.

Ele escreveu cinco livros dos Novo Testamento. Um evangelho, 3 cartas e o livro do Apocalipse.

O Evangelho de João possui uma estrutura literária muito diferente dos outros 3 evangelhos sinóticos, de Mateus, Marcos e Lucas, que possuem muitos elementos em comum. Ele foi escrito no final do primeiro século quando o apóstolo João estava em Éfeso. O texto possui um estilo poético próprio, com ênfase na pessoa de Jesus e começa com uma narrativa da criação:

– “No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele existia no princípio com Deus. Por meio dele Deus criou todas as coisas, e sem ele nada foi criado.” (João 1:1-3)

É um livro profundo e espiritual, onde o apóstolo apresenta Jesus em encontros transformadores, como foi com Nicodemos:

– “Nicodemos, acredite nisto: ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer de novo, se não nascer da água e do Espírito.”

E com a mulher samaritana:

– “Mulher, quem beber da água que eu der jamais terá sede.”

(João 3 e 4)

Seu evangelho apresenta Jesus como Deus e sua conexão com o Pai:

– “O Pai e eu somos um. Por que o Pai está em mim e Eu estou no Pai.” (João 10).

E por que Ele veio até nós:

– “Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

– “Por que o ladrão vem para roubar, matar e destruir. Mas, Eu vim para que vocês tenham vida, uma vida plena e completa.” (João 10:10)

O apóstolo mostra as instruções do Mestre para permanecer com Ele:

– “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele produzirá muitos frutos, mas sem mim vocês não podem produzir nada.”

E a grande esperança que Ele nos oferece:

– “Fiquem comigo para que vocês tenham paz, por que neste mundo vocês terão muitas aflições. Mas se animem, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Em suas três epístolas o grande foco do apóstolo João é apresentar o amor de Deus e aconselhar suas comunidades diante de seus conflitos.

A primeira carta é um sermão poético com ênfase no amor, na vida e na verdade, a partir de contrastes:

– “Escrevemos estas coisas para que vocês participem plenamente de nossa alegria. A mensagem que ouvimos dele e que agora lhes transmitimos: Deus é luz, e nele não há escuridão alguma.” (1 João 1:4,5)

– “E se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)

Ele nos ensina sobre a convivência entre os irmãos:

– “Amados, continuemos a amar uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (1 João 4:7,8)

Na segunda carta, ele exorta sobre como evitar o erro e os enganadores:

– “Saibam que o amor consiste em fazer o que Deus nos ordenou, e ele ordenou que amemos uns aos outros.

Tenham cuidado por que existem muitos enganadores no mundo. Eles negam que Jesus Cristo veio em corpo humano. Saibam que quem age assim não é de Deus, é o enganador, o anticristo.” (2 João 1:6,7)

E na terceira carta, ele faz recomendações à verdade e a hospitalidade:

– “Não existe maior alegria para mim, do que saber que meus filhos têm seguido a verdade.” (3 João 1:4)

– “Por que quem faz o bem, prova que é filho de Deus, mas quem faz o mal prova que não conhece a Deus.” (3 João 1:11)

As epístolas de João estão fortemente conectadas com seu Evangelho.

[MÚSICA]

Depois dos martírios, o João foi último sobrevivente dos apóstolos. Ele sofreu muitas perseguições, principalmente, a partir do ano 81 dC, durante o reinado o Imperador Domiciano.

A tradição conta que João foi lançado em um caldeirão cheio de óleo fervente e saiu ileso. Por isso, o Imperador, para se livrar dele, o exilou na Ilha de Patmos, no Mar Ageu.

Em Patmos, ele teve uma visão e escreveu o livro de Apocalipse:

– “Esta é a revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar a seus servos os acontecimentos que ocorrerão em breve.” (Apocalipse 1:1)

Apocalipse é um livro profético, com símbolos e significados que descrevem como serão os últimos dias aqui na terra e a esperança do Reino dos céus:

– “Feliz é aquele que lê as palavras desta profecia, e felizes são aqueles que ouvem sua mensagem e obedecem ao que ela diz, por que o tempo está próximo.” (Apocalipse 1:3)

Ele apresenta Jesus, como aquele que vem até nós:

– “Eu sou o Alfa e o Ômega. “Eu sou aquele que é, que era e que ainda virá, o Todo-poderoso.” (Apocalipse 1:8)

– “E Eu estou à porta e bato. E se você ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e, juntos, faremos uma refeição, como amigos.” (Apocalipse 3:20)

É um livro escatológico, que mostra o futuro e o que está por traz das cortinas. Nele aparece muitos elementos relacionados com o 7, o número da perfeição, como as 7 igrejas, as 7 estrelas, os 7 candelabros, as 7 trombetas, os 7 selos. Ele fala dos desafios, das dificuldades e dos sofrimentos do fim dos tempos e como o inimigo fará de tudo para nos levar à perdição. Mas, também, apresenta Jesus nosso resgatador:

– “Ele é o Cordeiro Digno que vem para vencer com poder e grande glória. Aquele que é fiel, o justo juiz, o Reis dos reis, o Senhor dos senhores.”

Apocalipse é o livro da promessa e da esperança para o povo de Deus:

– “Eu vi um novo céu e uma nova terra. Eu vi a cidade santa, a nova Jerusalém.

Eu ouvi uma forte voz que dizia: Vejam, o tabernáculo de Deus! Deus habitará conosco e seremos seu povo. E Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Por que todas essas coisas passaram para sempre.

Por que o Senhor disse:

– “Vejam, estou fazendo novas todas as coisas. Quem tiver sede, venha. Quem quiser, beba de graça da água da vida.”

– Acreditem! Eu virei! Sim, eu virei em breve!” (Apocalipse 21 e 22)

Possivelmente, o apóstolo João tenha sido libertado, por ordem do Imperador Nerva, por volta do ano 96 e retornou para Éfeso, onde ele morreu com idade avançada, no final do primeiro Século.

Ele foi o filho de Zebedeu e Salomé, o pescador, o filho do trovão, o discípulo amado.

Ele esteve na transfiguração, cuidou da preparação da Ceia da Páscoa, esteve aos pés da cruz, viu a tumba vazia e creu na ressurreição do Mestre.

E quando Jesus apareceu na praia, ele do barco avistou o Mestre e disse para Pedro: É o Senhor

Ele cuidou de Maria, mãe de Jesus, foi companheiro de Pedro, evangelista, escritor, revelador e pastor.

No final, aquele discípulo que era chamado de filho do trovão passou a ser chamado de “o apóstolo do amor”, depois que entendeu como funcionava de fato o evangelho.

Ninguém escreveu mais sobre o amor de Deus, do que João.

 [MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– É incrível como Jesus chamou pessoas tão diferentes para seu movimento… Paulo, Barnabé, Pedro, João…

– E o mais incrível é como eles foram transformados, no poder do Espírito Santo…

– É inacreditável como João, que era uma pessoa tão difícil, egoísta, foi transformada numa pessoa que nos ensinou coisas tão profundas sobre o amor de Deus e como amar as pessoas…

– E o Senhor revelou para ele os detalhes dos últimos dias, da sua vinda e a esperança da nova terra, onde reinará o amor…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos a maravilhosa carta aos Hebreus.

E veremos, também, a profundidade do sermão que ela apresenta.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

Gostou deste episódio? Que tal nos ajudar na divulgação do PODCAST SBN. Acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, o youtube.com/soboasnovas e os tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

E assine, curta, comente e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA 4 – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i21-quem-nao-ama-nao-conhece-a-deus

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *