Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

FAÇAM TUDO COM MANSIDÃO E RESPEITO

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! E este é mais um episódio da série: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos. Venha viajar conosco pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Eu quero você descubra comigo como os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história e por que eles estavam dispostos a fazer de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “FAÇAM TUDO COM MANSIDÃO E RESPEITO.”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Existem alguns “tiagos” mencionados no Novo Testamento, e o mais famoso deles é o filho de Zebedeu, que era pescador junto com seu irmão João, quando eles foram chamados por Jesus para seguí-Lo. Ele foi o primeiro dos apóstolos a ser martirizado, a mando do Rei Herodes, pelo fio de uma espada, conforme foi registrado em Atos no capítulo 12.

Entre os outros “tiagos”, temos Tiago filho de Alfeu, provavelmente, irmão de Levi Mateus. E tem o terceiro Tiago, mencionado como pai de Judas, aquele que não era o Iscariotes.

E, por fim, temos um quarto Tiago e que, possivelmente, foi o autor da Carta de Tiago. Ele era um meio irmão de Jesus, filho de José e Maria e conhecido com o Tiago Menor, conforme o evangelho de Marcos, capítulos 6 e 15. Ele se converteu posteriormente, se tornou um líder da Igreja em Jerusalém e foi mencionado por Paulo em sua Carta aos Gálatas, nos capítulos 1 e 2.

Ao abrir sua carta, ele foi sucinto:

– “Eu, Tiago, escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio esta carta às doze tribos espalhadas pelo mundo.” (Tiago 1:1)

O texto da carta mostra que Tiago possuía um bom domínio da língua grega. É uma carta composta por ensinamentos sábios e práticos e com um paralelismo muito grande com os ensinos de Jesus. Os ensinos são focados em como lidar com os assuntos da vida cristã, com base na sabedoria do alto e não na sabedoria de baixo.

E tinha como destino, principalmente, o público judeu recém convertido ao cristianismo.

Tiago trata das provações e das tentações:

– “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria passarem por qualquer tipo de provação, por que quando a nossa fé é provada, é quando a perseverança terá a oportunidade de crescer.” (Tiago 1:2,3)

Ele ensinou como lidar com os conflitos do coração e como desenvolver uma vida de sabedoria, a partir do que falamos e sentimos:

– “Entendam isto, meus amados irmãos: estejam todos prontos para ouvir, e não se apressem em falar, nem em se irar, por que a ira humana não produz a justiça divina.” (Tiago 1:19,20)

Tiago nos exorta para praticar, praticar e praticar. Para que não sejamos apenas ouvintes, mas praticantes. E a nossa prática deve estar ligada ao compromisso com a glória de Deus e não com a glória dos homens:

– “Vejam, a fé deve vir acompanhada de ações, de boas obras, senão a fé é morta.” (Tiago 2:17)

Ele, também, condenou aqueles que levam uma vida de luxo, satisfazendo seus desejos e engordando a si mesmos às custas dos inocentes:

– “Por isso, ouçam os clamores dos que trabalharam em seus campos, que estão recebendo salários injustos! Sim, os gritos dos que fizeram a colheita em seus campos chegaram aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.” (Tiago 5:4-6)

No final da carta, ele ensina o sacramento da unção aos enfermos:

– “Se alguém estiver doente, chame os presbíteros da igreja para que venham e orem e o unjam com óleo, em nome do Senhor. Essa oração de fé curará o enfermo, e o Senhor o restabelecerá. E, se ele cometeu algum pecado, será perdoado.” (Tiago 5:14,15)

Tiago instruiu, em sua carta, como os cristãos podem alcançar a maturidade, a partir de uma a vida que mostre sua fé em Jesus Cristo. Uma fé a serviço da vida e da justiça social.

Os historiadores Josefo e Eusébio, mencionaram que sua morte ocorreu por martírio, possivelmente, por apedrejamento, por ordem das lideranças religiosas radicais do judaísmo, por volta do ano 62 dC.

A Carta de Tiago possui 5 capítulos.

[MÚSICA]

Simão, o irmão de André, era um pescador do Mar da Galileia quando Jesus o encontrou.

Foi um dia de total insucesso em sua pescaria, quando ele ouviu o Mestre insistir para que voltasse ao Mar e jogasse as redes novamente. Aquela proposta não fazia sentido, mas ele topou fazer e testemunhou o poder de Jesus ao ver suas redes cheias de peixes.

E diante da proposta do Mestre “Eu vou fazer de você um pescador de homens”, ele deixou tudo e O seguiu.

Jesus trocou seu nome para Pedro, (Cefas em aramaico), que significa pedra. E a sua caminhada de discípulo envolveu grandes momentos de altos e baixos, em busca do crescimento. Ele andou sobre as ondas em direção ao Mestre, ele O reconheceu como o “Cristo, o Filho de Deus”, ele esteve presente nos grandes momentos e manifestações do poder do Mestre, mas muitas vezes ele errou tentando acertar, ele afundou, negou e sofreu com suas fraquezas.

Mas, Jesus o amava e, depois da ressurreição, o reencontrou para lhe entregar a missão de liderar o projeto da construção de sua igreja:

– “Pedro, cuide das minhas ovelhas!” (João 21:17-19)

Pedro enfrentou suas convicções internas e teve que vencer seus preconceitos, para levar as boas novas para todas as pessoas de todos os lugares.

Sob o poder do Espírito Santo ele realizou milagres, pregou corajosamente, liderou o movimento de Jesus, fez viagens missionárias por várias cidades, foi perseguido e preso. E, nos últimos períodos de sua vida, escreveu duas epístolas, provavelmente, entre os anos 60 e 65 dC e que estão registradas no Novo Testamento.

As duas cartas foram destinadas aos cristãos espalhados pela Ásia Menor, com o intuito de instruir, animar e fortalecê-los espiritualmente, diante da intensa perseguição presente naqueles dias:

– “Eu, Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta aos escolhidos que vivem como estrangeiros nas províncias de Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.” (1 Pedro 1:1)

Pedro nos ensina o que fazer diante das provações:

– “Amados, se alegrem com isso, mesmo que agora e por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações. Saibam que como o fogo prova e purifica o ouro, assim sua fé está sendo experimentada, e ela é muito mais preciosa que o simples ouro, para que vocês alcancem a sua salvação.” (1 Pedro 1:6-9)

E, também, ressalta o nosso valor:

– “Amados, vocês não foram resgatados com coisas perecíveis, como ouro ou prata, que podem perder o seu valor, mas com o sangue precioso de Cristo, o Cordeiro de Deus, sem defeito e sem pecado.”

– “Vocês são os escolhidos de Deus, escolhidos para a alta vocação do trabalho sacerdotal, para serem um povo santo, propriedade exclusiva de Deus. Para serem instrumentos e falar o que Ele fez em suas vidas e como os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 1:18,19 2:9)

Pedro ensinou, em 3 passos, como devemos apresentar as boas novas:

– “Primeiro, vocês devem santificar a Cristo, como Senhor, no seu coração. Segundo, estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. E terceiro, façam isso com mansidão e respeito.” (1 Pedro 3:15,16)

Ele ensinou 3 regras para a vida em comunidade:

– “É melhor que vocês sofram por praticarem o bem do que praticando o mal.”

– “Sirvam uns aos outros com o dom que vocês receberam.”

– “Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.” (1 Pedro 3:17 e 4:8)

E ensinou, também, como viver nos dias atuais:

– “Vivam livres de preocupações e ansiedades, porque o Senhor cuida de vocês. No entanto, fiquem atentos. O diabo está o tempo todo tentando atacar quando estamos desprevenidos. Resistam firmes na fé, por que o sofrimento não durará para sempre.” (1 Pedro 5:7-9)

Pedro advertiu sobre às palavras de falsos mestres:

– “Eles são fontes sem água, névoas levadas pela tempestade, para os quais está reservada a mais profunda escuridão. Eles prometem a liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção. Saibam que o vencido fica escravo do vencedor.” (2 Pedro 2:1-19)

Ele termina suas epístolas, falando da volta de Jesus:

– “Amados, vocês não devem esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia. Ele não está atrasado como muitos pensam. Pelo contrário, ele é paciente, não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento.

O Dia do Senhor virá como um ladrão e haverá grandes confusões e destruições. Amados, vivam em paz e pureza, esperando pela promessa de Deus, esperem pelos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. (2 Pedro 3:8-13)

As Epístolas de Pedro possuem, ao todo, 8 capítulos.

O apóstolo Pedro liderou, por 10 anos, a Igreja na cidade de Jerusalém, na Judéia, Samaria, no litoral e em Antioquia. No ano de 42 D.C., ele se transferiu para a cidade de Roma, sede do Império, onde seria mais fácil a locomoção para evangelizar.

No tempo de Nero, por volta do ano 65 dC, ele foi perseguido e preso.

A Bíblia não registra como foi a morte de Pedro, mas a história conta que ele foi crucificado nos arredores de Roma (atual Vaticano). E, de acordo com a tradição, ele teria pedido aos algozes que fosse crucificado de cabeça para baixo, dizendo “Não sou digno de morrer como meu mestre Jesus”, e eles atenderam seu pedido.

E, naqueles momentos, o apóstolo se lembrou do que o Mestre lhe disse:

– “Pedro, enquanto você for jovem, poderá agir, se vestir e ir onde quiser. Mas, chegará o tempo, quando você envelhecer, que os outros o vestirá e o levará aonde você não quer ir. É para isto que eu estou te chamando: Siga-me.” (João 21:18,19)

Séculos mais tarde, no lugar de sua morte, em Roma, foi construída a Basílica de São Pedro, no ano 330 dC.

Alguns estudiosos acreditam que Pedro tenha sido a grande fonte e influência por trás do Evangelho de Marcos.

Pedro aprendeu no caminho, com erros e acertos, cresceu na graça e quando ele afundou ele gritou “Senhor salva-me!” e Jesus estava lá para socorrê-lo. Ele entendeu que sem Jesus não havia outro lugar para ir. Por que somente Cristo Jesus é a Rocha viva e inabalável, que nos fortalece.

Após a morte de Pedro, a perseguição aos cristãos se acirrou fortemente. Principalmente, após Roma ter sido incendiada por Nero, que transferiu a culpa para os cristãos. Por isso, muitos foram perseguidos, presos e condenados à morte.

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Tiago nos ensinou como é importante a prática para alicerçar a nossa fé…

– Sim. Praticar boas obras para cuidar dos fracos…

– A vida de Pedro foi uma vida de errar para acertar. Uma vida que se parece com a nossa.

– Isto mesmo, ele confiou na promessa e cresceu na graça. Ele foi um grande líder do movimento de Jesus…

– E quando ele afundou, descobriu que Jesus estava pertinho dele e pronto para ajuda-lo…

– Ele venceu suas fraquezas e preconceitos por que procurava sempre estar perto do Mestre.

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos o final da vida dos apóstolos.

E veremos, também, a última viagem missionária de Paulo e os momentos finais de sua vida.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA 4 – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i19-facam-tudo-com-mansidao-e-respeito

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *