Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

APÓS A TEMPESTADE

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! E este é mais um episódio da série: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos. Venha viajar conosco pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Eu quero você descubra comigo como os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história e por que eles estavam dispostos a fazer de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “APÓS A TEMPESTADE”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

A maravilhosa Carta de Paulo aos Romanos é uma jornada de compreensão genuína do propósito de Deus. E, conforme João Calvino disse, ela abre uma amplíssima porta de acesso aos mais profundos tesouros da Escritura.

Esta epístola foi escrita, provavelmente, nos anos 57 e 58 dC, durante a sua permanência, por três meses, na cidade de Corinto. E o seu texto impactou e influenciou a teologia sobre a visão da Justificação pela fé.

A Carta traz a apresentação do Evangelho segundo Paulo e seus principais pensamentos doutrinários para as comunidades cristãs de Roma, a mais importante e desafiadora cidade da época, por sua riqueza e pluralidades sociais e religiosas.

– “Eu, Paulo, escravo de Cristo Jesus, chamado e enviado para ser apóstolo, escrevo esta carta para todos os cristãos e amigos de Roma, para anunciar as boas-novas de Deus, que ele prometeu e foi escrita por seus profetas. As boas-novas que revelam o seu Filho Jesus, que, como homem, nasceu da linhagem do rei Davi e viveu entre nós.” (Rm 1:1-3)

A Carta os Romanos é um livro de ensinamento profundo e rico e pode ser dividido em duas partes. Na primeira, ele trata sobre a necessidade da justificação pela fé, o modo como ela se dá e os seus frutos. E na segunda parte, ele discorre sobre os deveres dos fiéis, e do convívio entre fracos e fortes.

Paulo mostrou nela o problema de todos nós:

– “Prestem atenção! Não há ninguém que seja justo, nem um sequer” (Rm 3:10), “…por que todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23). Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e assim a morte se estendeu a todos nós… Todos nós pecamos… E o salário do pecado é a morte.”

Mas, também, mostrou uma mensagem de esperança:

– O evangelho é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1:16). Todos nós, pecadores, somos “justificados gratuitamente, por sua graça” (Rm 3:24), por que “Deus provou o seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5:8). E isto é um “… dom gratuito de Deus… A vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23).

O apóstolo nos ensinou e nos animou para nossas batalhas diárias contra a tentação e outras provações:

– Nós “… fomos declarados justos por causa do sangue de Jesus e, certamente, seremos salvos da ira de Deus”, por que quando ainda éramos inimigos de Deus, Ele nos reconciliou pela morte de seu Filho, para sermos salvos por sua vida. E assim, nós podemos nos alegrar em Deus, pela reconciliação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Afinal, esta é a graça de Deus e a dádiva de sua justiça.” (Romanos 5:9-11, 5:17)

E declarou:

– “Irmãos lembre-se, onde aumentar o pecado, aumentará muito mais ainda a graça.” (Romanos 5:20)

Paulo afirma que todas as três pessoas divinas lutam para o nosso bem:

– “…o mesmo Espírito intercede por nós” (8:26-27). “… Cristo Jesus…também intercede por nós” (8:34). “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (8:31). Então a vitória é certa, por que “Em todas estas coisas, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (8:37).

Paulo apresentou o melhor dos seus ensinamentos para a vida cristã:

– “Irmãos, eu suplico que vocês entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo o que ele fez por vocês. Sejam um sacrifício vivo e santo, e agradável a Deus. Se vocês querem adorá-lo, não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, de dentro para fora, e assim experimentarão a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.” (Romanos 12:1,2)

E recomendou como tratar os fracos:

– “Nós que somos fortes devemos ter consideração pelos fracos, e não agradar a nós mesmos. Devemos agradar ao próximo visando o que é certo, e ter a edificação deles como alvo. (Romanos 15:1,2)

Paulo manifestou na carta, também, o anseio de visitar a comunidade cristã em Roma. E depois de visita-los, o apóstolo planejava uma quarta viagem missionária para chegar até Espanha, no extremo do império romano, que era o “confins da terra” daquele período. (Romanos 1.11-12, 15:28-19)

E, no final, Paulo comunica sua confiança total na sabedoria de Deus:

– “Como são grandes as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! É impossível entendermos suas decisões e seus caminhos!

Irmãos, que o Senhor que nos dá sua paz esteja com todos vocês.

Amém.” (Romanos 11:33, 15:33)

A Carta de Paulo aos Romanos possui 16 capítulos.

[MÚSICA]

Após três meses na ilha de Malta, esperando o inverno passar. Eles conseguiram um navio para seguirem a viagem.

Era um navio alexandrino, que tinha na parte da frente a figura dos deuses gêmeos, Castor e Pólux. E, após as despedidas emocionadas, Paulo e os 276 partiram para Roma.

No percurso até Roma, eles passaram por Siracusa, onde ficaram três dias, depois navegaram até Régio e Potéoli, onde encontraram alguns irmãos e passaram uma semana com eles

Quando os irmãos de Roma souberam que Paulo estava chegando, vieram ao seu encontro no Fórum da Via Ápia. E outros se juntaram a eles, em Três Vendas. E Paulo, ao vê-los, ficou muito feliz, se animou e agradeceu a Deus.

Em Roma, Ele recebeu permissão para ter sua própria moradia, sob a guarda de um soldado. Uma espécie de prisão domiciliar.

Três dias depois, Paulo convocou os líderes judeus locais e disse:

– “Irmãos, eu não fiz nada contra nosso povo, nem contra os costumes de nossos antepassados, apesar disto, fui preso em Jerusalém e entregue ao governo romano que me interrogou e não encontrou motivo para me condenar à morte. Eles até queriam me soltar. Mas, os líderes judeus protestaram contra a decisão e tive que apelar a César.

Por isso pedi a vocês que viessem aqui hoje para nos conhecer e, também, explicar que estou preso com estas correntes porque creio na esperança de Israel”.

– “Nós não recebemos nenhuma carta da Judeia, e ninguém que veio de lá para nos informar qualquer coisa contra você. Mas, queremos ouvir o que você pensa, por que ficamos sabendo desse movimento e que ele é contestado em toda parte”.

Foi marcada uma reunião para que eles ouvissem o que Paulo tinha a dizer e muita gente compareceu à sua casa.

Ele ficou o dia inteiro, explicando e testemunhando para eles, sobre o reino de Deus e sobre Jesus com base na lei de Moisés e nos livros dos profetas.

No final, alguns se convenceram sobre as coisas que ele disse, mas outros, infelizmente, se recusaram a crer.

E, Paulo os despediu dizendo:

– “O Espírito Santo estava certo quando disse por meio do profeta Isaías:

‘Vá e diga a este povo: Quando ouvirem o que digo, não entenderão. Quando virem o que faço, não compreenderão.

Por que o coração deles está endurecido, os olhos e os ouvidos estão fechados. Eles não veem, não ouvem e seu coração não entende, por isso não conseguem se voltar para mim, nem permitir que eu os cure’.”

As palavras diretas de Paulo provocaram um grande desacordo entre eles e ele completou:

– “Por isso, irmãos quero que vocês saibam que esta salvação vinda de Deus também foi oferecida aos gentios, e eles a aceitarão.”

E, em seguida, eles partiram discutindo e a contenda era grande.

Durante os dois anos seguintes, Paulo morou em Roma, às suas próprias custas. E ele recebia a todos que o visitavam, e proclamava, corajosamente, o reino de Deus e ensinava respeito do Senhor Jesus Cristo. A porta de sua casa estava sempre aberta e ele estava sempre disposto a pregar. (Atos 28:1-31)

Após a tempestade veio o cuidado, em Malta, em Roma, mas outras tempestades e desafios ainda viriam, e o cuidado de Deus estava sempre presente na vida de Paulo

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– A carta ao Romanos enriquece a compreensão dos Evangelhos…

– Certamente, a compreensão da Lei e da Graça de Deus é muito clara através do que Paulo escreveu…

– Somos todos pecadores e através de Jesus podemos obter a salvação…

– Finalmente, Paulo chegou a Roma…

– E teve que dar muitas explicações aos Judeus…

– E, infelizmente, nem todos aceitaram.

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos os ensinos das Epístolas de Pedro e Tiago.

E veremos, também, os desafios finais nos ministérios dos apóstolos.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA 4 – FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i18-apos-a-tempestade

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *