Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

DEUS CUIDARÁ DE NÓS!

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! E este é mais um episódio da série: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos. Venha viajar conosco pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Eu quero você descubra comigo como os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história e por que eles estavam dispostos a fazer de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “DEUS CUIDARÁ DE NÓS!”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Entre as Cartas de Paulo, estão algumas denominadas cartas pessoais ou pastorais que foram dirigidas Filemom, Tito e Timóteo. A carta escrita à Filemom, é a epístola mais curta e talvez a mais pessoal de Paulo e, provavelmente, foi escrita entre o ano 60 e 62 dC, durante sua prisão.

Paulo a escreveu para o amigo Filemon, que era um cristão rico e colaborador da cidade Colossos. Ele abrigava uma comunidade cristã em sua casa e era dono de um escravo chamado Onésimo.

– “Sempre dou graças a meu Deus por você em minhas orações. Tenho ouvido com frequência de sua fé no Senhor Jesus e de seu amor e bondade por todo o povo santo.” (Filemom 1:4-7)

Onésimo tinha fugido de seu dono e, após sua conversão, o apostolo faz uma intercessão junto à Filemon, para que o aceite de volta, não mais como um escravo, mas como irmão amado.

– “Suplico que demonstre bondade a meu filho Onésimo. Tornei-me pai dele na fé quando estava aqui na prisão.” (Filemom 1:10)

Este processo envolvia o perdão e a libertação de um escravo, que por causa de sua fuga estava sujeito à severas punições. Por isso, Paulo se oferece para compensar Filemon por qualquer perda financeira.

A Epístola destaca a relação entre um senhor e um escravo, duas classes sociais presentes e distintas no período no Novo Testamento. Mostra, também o poder e a igualdade do Evangelho para a salvação de todo aquele que crê e é capaz de alcançar senhores e escravos. E enfatiza a ação providencial do Evangelho que transforma aquilo que parecia não ter mais solução, em um meio pela qual o pecador se encontra com Deus.

Paulo intercedeu por alguém inútil, segundo os valores sociais da época, um escravo que fugiu, mas que por sua conversão se tornou útil para o evangelho. É assim que Jesus intercede por um pecador arrependido e paga suas dívidas.

– “Amigo, eu o envio de volta a você, e com ele vai meu próprio coração.” (Filemom 1:10-12)

A Carta a Filemon, possui apenas 25 versos.

[MÚSICA]

Em sua viagem de navio à Roma, Paulo e a tripulação sofreram com ventos contrários e uma intensa tempestade que os obrigaram a lançar ao mar, boa parte das cargas e equipamentos.

O barco ficou sem controle e eles ficaram à deriva, sem ver o sol e as estrelas e sem comida por vários dias, até perderam todas as esperanças.

Então, Paulo percebendo a tragédia que estava à sua volta, reuniu a tripulação e disse:

– “Os senhores deveriam ter me ouvido em Creta e nos ter deixado em Bons Portos. Teríamos evitado toda esta provação e estes prejuízos.”

E, em seguida os animou:

– “Amigos, tenham ânimo! As coisas vão melhorar! Este navio já está condenado, mas eu garanto que nenhum de nós perderá a vida. Por que, ontem à noite, um anjo de Deus, a quem pertenço e sirvo, se pôs ao meu lado e disse: ‘Não tenha medo, Paulo! É preciso que você compareça diante de César. E Deus, em sua bondade, irá proteger a todos que navegam com você’.

Por isso, se animem! Deus cuidará de nós!”

Passados 14 dias, por volta da meia-noite, enquanto eles eram levados de um lado para o outro, sem controle, no mar Adriático, os marinheiros perceberam que estavam perto de terra firme.

E, então, lançaram a sonda e verificaram que o fundo do mar estava a uns 37 metros. E quando a profundidade chegou a 27 metros, temeram serem atirados contra as rochas na praia, por isso, lançaram quatro âncoras para tentar conter o navio, ansiando que o dia amanhecesse logo.

Os marinheiros até tentaram baixar o barco salva-vidas, para abandonar o navio. Mas, Paulo virou para o oficial e soldados e disse:

– “Se os marinheiros não permanecerem a bordo, nós vamos naufragar.”

Então os soldados os impediram, cortando as cordas do barco salva-vidas que ficou à deriva.

Quando amanheceu, Paulo preocupado com todos, por não terem se alimentado há duas semanas, insistiu com eles:

– “Por favor, comam alguma coisa agora, para seu próprio bem. Acreditem! Eu garanto que nem um fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.”

Assim, ele tomou um pão, deu graças a Deus, partiu em pedaços, comeu e distribui para eles. E todos se animaram e comeram também.

Haviam 276 pessoas a bordo. E depois de se alimentar, a tripulação aliviou o peso do navio mais um pouco, atirando ao mar toda a carga de trigo.

No dia seguinte, eles avistaram uma enseada com uma praia e tentaram fazer o navio chegar até lá. Eles cortaram as âncoras, soltaram o leme, levantaram a vela da frente para chegar a praia, mas o navio foi apanhado por correntezas contrárias e acabou encalhando antes do esperado. A parte da frente ficou presa nas pedras, enquanto a parte de trás, atingida pela força das ondas, começou a se partir.

Foi um momento de desespero, por que os soldados queriam matar os prisioneiros para que não nadassem até a praia e depois fugissem. Mas, o oficial Júlio, desejando poupar a vida de Paulo, impediu que eles executassem seu plano.  E ordenou aos que sabiam nadar que saltassem ao mar primeiro e aos outros para se agarrarem a tábuas ou pedaços do navio e fossem em direção a terra. E assim, todos chegaram à praia em segurança. (Atos 27:21-44)

Só depois de estarem a salvo em terra, eles descobriram que estavam na ilha de Malta. E o povo da ilha se aproximou e os tratou com muita bondade.

– “Era um dia frio e chuvoso, eles fizeram bondosamente uma fogueira na praia para nos aquecer.”

Enquanto, Paulo juntava mais gravetos para colocar na fogueira, uma cobra venenosa mordeu sua mão. E os habitantes da ilha quando viram a cobra pendurada em sua mão ficaram atemorizados:

– “Sem dúvida ele é um assassino! Embora tenha escapado do mar, a punição chegou e ele não vai viver.”

Paulo, ficou tranquilo, sacudiu a cobra no fogo e continuou suas atividades.

O povo ficou na expectativa que ele inchasse e caísse morto a qualquer momento. No entanto, depois de algum tempo, eles viram que nada lhe aconteceu. E eles mudaram de ideia e começaram a dizer que ele era um deus.

Perto da praia, havia uma propriedade pertencente a Públio, a principal autoridade da ilha. E, por três dias, ele hospedou Paulo e a tripulação e os tratou com muita bondade.

Paulo soube que o pai de Públio estava muito doente, com febre e disenteria. E foi até ele, orou e impondo as mãos sobre sua cabeça, o curou.

A notícia se espalhou rapidamente e muitos enfermos da ilha vieram até ele e foram curados.

Eles ficaram por três meses na ilha de Malta, até que passou o inverno. E, então, conseguiram um navio alexandrino para seguirem a viagem para Roma.

– “Quando chegou a hora de partirmos, o povo da ilha nos cobriu de presentes e honras e com todos os suprimentos necessários para nossa viagem. E todos nós nos despedimos e embarcamos emocionados.” (Atos 28:1-11)

Deus não só abençoou e protegeu Paulo, mas também as pessoas que estavam a sua volta, os 276 que estavam no Barco e os habitantes da Ilha de Malta.

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Paulo sabia que não havia diferenças entre as pessoas. Ricos e pobres, Senhores e Escravos…

– A sua intercessão pelo escravo Onisésimo, é a demonstração do poder transformador do Evangelho, para todos os tipos de pessoas. Ele convida Filemom para entender a transformação que aconteceu ele e sua família até o seu escravo… que deixou de ser escravo para ser um irmão amado.

– Paulo e mais 276 pessoas estavam soltos no mar, sem controle, à deriva, sofrendo em meio à tempestade e ventos fortes… E Paulo os reuni para dar uma mensagem de esperança do Senhor.

– A mensagem de esperança deu possibilidade para partirem o pão juntos e alimentados seguirem adiante…

– Paulo se apresenta como um líder em todos os momentos e está disposto a servir e ser instrumento de Deus em todos os momentos.

– Ele intervinha por todos… e, através de sua pregação e milagres na ilha de Malta, ele deixou os habitantes da ilha maravilhados, com o caso da picada da cobra e nas curas dos enfermos… Um testemunho e tanto…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos os maravilhosos ensinamentos de Paulo em sua famosa Carta aos Romanos.

E veremos, finalmente, a chegada de Paulo em Roma, após sua terrível viagem de 3 meses.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA 4 – FECHAMENTO] – Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i17-deus-cuidara-de-nos

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *