PODCAST Especial de Natal 2021 produzido pelo Ministério Só Boas Novas

O MENINO DE NAZARÉ

[VINHETA ABERTURA]

Olá! Que bom estar com você neste episódio especial de Natal do PodCast SBN! E a minha companheira de PodCast é a Val… Olá Val! Tudo bem com você?!

Olá Jonas, o Natal é uma data muito especial para mim, por que é uma época de presentes e o maior presente é Jesus…

Sabe Val, a história do Natal, do nascimento de Jesus, é uma história de esperança.

Eu sei… O nascimento de Jesus marcou a história. Este acontecimento dividiu a história deste mundo entre antes e depois do Cristo vivo…

E O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! Um Profeta, um Mestre, um Juiz,
O Messias, O Filho de Deus, o Salvador

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar os episódios do PODCAST SBN, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudio: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

[VINHETA] – O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta é a história do nascimento de Jesus – O menino de Nazaré

– Uma história de Natal, como você nunca viu antes!

[MÚSICA]

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Malaquias em suas últimas palavras proféticas disse:

– “Podem ter certeza disto, diz o Senhor dos Exércitos: O dia do julgamento se aproxima e arde como uma fornalha. Naquele dia, os arrogantes e os perversos serão queimados como palha. Eles serão consumidos, desde as raízes até os ramos. Será um dia de escuridão.”

O Capítulo 4 do livro do Profeta Malaquias é um marco muito importante na história do Povo de Deus. Ele marca o início de um período de mais de 400 anos do silêncio de Deus, um período sem a palavra profética.

Estamos por volta do ano 450 aC, é o período conhecido como período intertestamental — o intervalo entre o Velho e o Novo Testamento. Sem um profeta, o povo de Deus começou a se dividir em partidos e grupos, cada um exigindo o direito de interpretar as escrituras e de liderar o povo à sua maneira.

No entanto, o profeta termina o capítulo com uma promessa:

– “Fiquem atentos! Eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor. Ele fará que o coração dos pais volte para seus filhos e o coração dos filhos volte para seus pais, para que eu não venha e castigue a terra com maldição.” (Malaquias 4:6)

Neste período de 400 anos, o Povo de Deus sofreu com a supremacia Persa, seguida pelas dominações de Alexandre – o Grande, dos Sírios, dos Ptolomeus e culminou com o Domínio Romano.

Foi uma longa, uma longa noite de confusão, que só terminou quando Deus enviou um novo profeta, para iniciar uma nova dispensação.

Dispensação significa um período de separação e provação. Um novo período no plano de Deus para salvar a humanidade.

O novo profeta seria João Batista, a encarnação prometida do Profeta Elias. E ele viria para anunciar que chegou a hora do cumprimento da promessa declarada pelos profetas Miquéias, Jeremias, Zacarias e Isaías.

Era a profecia mais esperada de todos os tempos – a vinda do Messias.

Aquele que nasceria da linhagem de Davi, para apascentar seu rebanho, que seria sábio e exerceria o direito e a justiça sobre a terra, e o Espírito de Deus estaria sobre Ele.

– “Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel, que significa Deus conosco.” Conforme profetizou Isaías no capítulo 7 de seu livro.

Eram tempos difíceis e sem esperança para o povo de Deus, que sofria com o julgo Romano, sob o reinado do impiedoso Rei Herodes. E, para piorar, o povo se via cego em meio a lideranças religiosas radicais, que funcionavam como se fossem seitas: os Fariseus, os Saduceus, os Escribas, os Essênios e os Herodianos.

Enquanto isto, numa pequena vila chamada Nazaré, uma jovem camponesa, chamada Maria, recebe a visita do anjo Gabriel, que lhe diz:

– “Não tenha medo! Você foi abençoada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz a um filho… Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus dará a ele o trono de seu pai Davi. Ele reinará sobre Israel para sempre e o seu reinado não terá fim…”

Ela ficou muito preocupada:

– “Como será isto, se eu nunca tive relações com homem algum?”

E o anjo respondeu:

– “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra. E o menino que você dará a luz, será chamado Santo, o Filho de Deus”.

Conforme narrou Lucas no capítulo 1.

Os líderes religiosos e doutores da lei conheciam muito bem as profecias e tinham acesso aos rolos e manuscritos da lei, mas não foram capazes de ver o que estava acontecendo…

No entanto, o Evangelho está escrito além dos manuscritos, ele está escrito nas coisas que Deus criou… E, foi assim que os magos e sábios do Oriente, foram inspirados, viram a estrela e a seguiram.

Durante a sua gravidez, Maria foi visitar sua prima Isabel que era estéril. Mas, o anjo ouviu a oração de seu marido Zacarias, que era sacerdote, e ela ficou grávida também. Quando Maria e Isabel se encontraram, elas sentiram, no estremecer de seus ventres, que estavam portando a benção e a esperança para a salvação da humanidade.

– “Você é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto que está em seu ventre!”

– “Louvado seja o Senhor nosso Deus! Ele olhou para nossa humilhação e veio nos trazer salvação.”

O cruel Rei Herodes soube, através dos sábios e magos do Oriente, que estava para nascer o Rei dos Judeus e mandou matar os meninos de 2 anos para baixo de Belém e dos arredores. Mas, o anjo do Senhor avisou José e Maria e eles fugiram.

[MÚSICA]

– “E quando chegou o tempo do menino nascer, José e Maria não encontraram nenhuma hospedaria disponível, e então se alojaram em um estábulo. E, ali, Maria deu à luz ao seu filho primogênito, o enfaixou e o deitou numa manjedoura.”

Não muito longe dali, o anjo apareceu também, para alguns pastores e lhes disse:

– “Eu tenho uma boa-nova de grande alegria para vocês: hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador. Ele é o Messias, o Senhor. Vocês encontrarão a criança envolta em faixas e deitada em uma manjedoura.”

De repente, apareceu, junto com o anjo, uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo:

– “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”

E eles saíram correndo e quando encontraram o menino, ficaram admirados.

E um dos pastores, ao ver a criança, perguntou:

– “Qual será o nome do menino?”

E Maria respondeu:

– “O nome dele será Jesus.”

E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus. E saíram anunciando para todos o que tinham ouvido e visto.

Os magos do Oriente que seguiram a estrela e, também, encontraram o menino, se prostraram e o adoraram. E lhe deram de presente: ouro, incenso e mirra.

Perto de Jerusalém, Isabel também deu à luz à um menino e foi lhe dado o nome de João.

Conforme, narrado em Lucas, no capítulo 2

Segundo os escritos históricos, o rei Herodes, conhecido como “Herodes, o Grande”, morreu em abril do ano 4 aC. E assim José, Maria e o Menino Jesus voltaram para a cidade de Nazaré, conforme narrado por Mateus, no capítulo 2:

– “Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse: Levante-se, tome o menino e sua mãe, e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino”.


Enquanto, o povo sofria, sem esperanças, os 2 meninos, Jesus e João, nasceram, conforme a profecia, para dar início à um novo período do plano de Deus para salvar a humanidade.

Os pastores e os magos do Oriente viram o Messias que veio para nascer entre nós, mas a maioria não viu, nem mesmo os líderes religiosos.

Enquanto, João crescia sob os cuidados de Isabel e de Zacarias, o menino Jesus crescia em uma vila pobre e desmerecida, aprendendo carpintaria com seu pai, José, e sob os olhares expectantes de sua Mãe.

E ao redor do Menino de Nazaré as pessoas e o mundo continuavam sem perceber a presença grandiosa do Arquiteto do Universo que veio nascer e viver entre nós.

[MÚSICA]

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

E você?! O que você vê em Jesus?

Maria e Isabel viram nascer de seus ventres, a esperança e a salvação da humanidade.

Herodes viu nele uma ameaça para seu reinado e tentou matá-lo.

Os pastores deram glórias a Deus e saíram anunciando o que viram.

E muitas pessoas ao ouvirem, ficaram admiradas e cheias de esperança.

Os magos do Oriente seguiram a estrela para vê-lo e o adoraram.

Os doutores da lei e religiosos conheciam as profecias e os escritos, mas não o viram.

Muitas pessoas não o viram.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que Cristo Jesus veio nascer e viver entre nós. E te louvamos pela graça da salvação, através de sua vida, morte e ressurreição.

Nós te louvamos por que Ele vive! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo.

E todos nós dizemos.

Amém!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, e nos tocadores de áudio: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Então é só acessar, assinar nossos canais, comentar e compartilhar!

Esperamos você no próximo PODCAST!

Feliz Natal!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-natal-o-menino-de-nazare

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *