Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

O AMOR DURARÁ PARA SEMPRE

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! E este é mais um episódio da série: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos. Venha viajar conosco pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo.

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Eu quero você descubra comigo como os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história e por que eles estavam dispostos a fazer de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “O AMOR DURARÁ PARA SEMPRE”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.

Eu poderia ter o dom de anunciar as mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que poderia até mover as montanhas, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada.

Eu poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não adiantaria de nada.

Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.

Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.

Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.

Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

Existem muitas mensagens espirituais, porém um dia elas serão esquecidas. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas um dia vai passar. E até o conhecimento, também, acabará. Mas, o amor durará para sempre. (1 Coríntios 13:1-8)

O apóstolo Paulo escreveu 2 cartas para as comunidades cristãs em Corinto, entre os anos 54 e 56 de nossa era, provavelmente durante sua terceira viagem missionária. Nestas cartas encontram-se um dos mais importantes textos do apóstolo sobre doutrina e aconselhamento, e são extremamente atuais para nossa vida cristã.

Paulo fundou a Igreja em Corinto em sua segunda viagem missionária, quando encontrou o casal Átila e Priscila. Eles eram uma comunidade próspera, mas, algum tempo depois, sofriam com divisões internas, provocadas por grupos tolerantes à imoralidade sexual, ao orgulho e com visões equivocadas acerca dos dons do Espírito Santo. E estas diferenças estavam distanciando os cristãos dos ensinamentos do Senhor.

A cidade de Corinto era localizada no istmo entre a Grécia continental e o Peloponeso, na Acaia, e possuía conexões comerciais muitos importantes entre a Itália, o Mediterrâneo e a Ásia. Era uma cidade muito rica, abrigava um templo para Vênus, a deusa do amor. E ali aconteciam jogos esportivos que atraiam muitos competidores e havia, também, muita prostituição.

Nesta primeira carta ao Coríntios, o apóstolo trata da importância de viver em santificação, e escreveu sobre lealdade, imoralidade, liberdade, adoração e ressurreição.

Paulo ensinou que a união e pureza moral são vitais para o crescimento e isto só pode ser conseguido com um espírito humilde.

– “Irmãos, suplico-lhes em nome do nosso Senhor Jesus Cristo para que vivam em harmonia uns com os outros e ponham fim às divisões entre vocês. Estejam em acordo no que dizem e unidos em pensamento e propósito. (1 Coríntios 1:10)

Não importa quem planta ou quem rega, mas sim Deus, que faz crescer.

Nós somos colaboradores de Deus, e vocês são a lavoura de Deus e o edifício de Deus.” (1 Coríntios 3:7-9)

O apóstolo, também, ensinou como lidar com os problemas deste mundo materialista e imoral, mergulhado em religiões falsas.

– “Portanto, quando vocês comerem ou beberem, ou fazerem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

Não esqueçam de agir com misericórdia. Não ofendam nem os judeus, nem os gentios, nem a igreja de Deus.

Vejam que eu procuro agradar a todos em tudo o que eu faço. Eu não faço apenas o que é melhor para mim, eu faço o que é melhor para os outros, a fim de que muitos sejam salvos.” (1 Coríntios 10:31-33)

Paulo comparou a vida cristã como uma corrida, e a busca de um prêmio.

– “Assim como um atleta precisa ser disciplinado para ganhar o prêmio, uma medalha de ouro, nós devemos correr para ganhar o prêmio eterno.

Eu estou correndo e lutando com todas as minhas forças nesta corrida e sigo pregando e ajudando os outros para alcançarmos juntos a linha de chegada.” (1 Coríntios 9:25-27)

Na segunda carta, Paulo mostrou a sua alma, seus sofrimentos e angústias pelo reino de Cristo e alertou a comunidade em relação a chegada de falsos apóstolos que colocavam em questão o caráter dele e distorciam a doutrina de Cristo.

– “Cuidado, muitos tem pose de agentes de Cristo. E isto não é de se admirar porque o próprio satanás é capaz de se disfarçar de anjo de luz” (2 Co 11:14)

O apóstolo abriu seu próprio coração com relação às provações de se ser um apóstolo e nos deu dicas profundas para a vida cristã.

– “Quem está em Cristo, se torna uma nova criatura, a velha vida acabou, e começou uma vida nova. (2 Co 5:17)

– “Foi o Senhor que me disse: A minha graça é tudo de que você precisa por que o meu poder é forte quando você está fraco. É por isso, que eu me orgulho de minhas fraquezas, por que é assim que o poder de Deus opera em mim. E eu aceito com prazer fraquezas e insultos, privações, perseguições e aflições que sofro por Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte.” (2 Coríntios 12:9,10)

Paulo, por fim, foi preciso sobre o conhecimento de Cristo e sobre o tempo certo para nossa salvação:

– “Graças a Deus, por que, unidos em Cristo, somos conduzidos para a vitória e, assim, ele nos usa para levar as Boas Novas para todas as pessoas, como um doce perfume. (2 Coríntios 2:14)

– Por isso eu tenho certeza de uma coisa, agora é o “tempo certo”. Hoje é o dia da salvação!” (2 Coríntios 6:2)

A primeira carta aos Coríntios compreende 16 capítulos e a segunda possue 13 capítulos.

Possivelmente, o apóstolo tenha escritos outras epistolas aos Coríntios, especialmente uma denominada “carta triste ou rígida”, que infelizmente se perderam.

[MÚSICA]

Depois da audiência com o Governador Festo e o Rei Agripa, o apóstolo Paulo, conforme seu desejo, foi levado de navio junto com outros prisioneiros para ser julgado perante César.

Eles partiram do porto de Adramítio, no litoral noroeste da província da Ásia, por volta do ano 62 dC, sob a guarda de um oficial romano chamado Júlio, capitão do Regimento Imperial e da companhia de Aristarco, um macedônio de Tessalônica.

Esta seria uma dolorosa viagem para eles e estavam previstas diversas paradas em portos ao longo da costa.

No dia seguinte, eles ancoraram em Sidom e o oficial Júlio permitiu que Paulo desembarcasse para visitar amigos e recebesse ajuda deles.

Em seguida, eles partiram costeando a ilha de Chipre para se protegerem dos ventos contrários. Depois foram por mar aberto, até chegar ao litoral da Cilícia e da Panfília.

Quando aportaram em Mirra, na província de Lícia, o oficial conseguiu um navio egípcio de Alexandria, que estava de partida para a Itália, para os levar.

Foi uma navegação lenta por vários dias, com muita dificuldade, para se aproximar de Cnido. Os ventos estavam muito fortes, e foi difícil para seguirem para Creta, mesmo se protegendo pelo litoral da ilha.

Após costearem a ilha com grande esforço, eles chegaram a Bons Portos, perto da cidade de Laseia.

Eles haviam perdido muito tempo nesta primeira parte da viagem e as condições climáticas se tornaram perigosas para a navegação, por que se aproximava o fim do outono.

E Paulo foi até os oficiais do navio e argumentou:

– “Senhores, se prosseguirmos agora teremos problemas. A única coisa que vejo adiante é um grande desastre, com prejuízos para o navio e para a carga, e perigo para nossas vidas”.

No entanto, o oficial encarregado dos prisioneiros não deu ouvidos a Paulo e seguiu as instruções do capitão e do proprietário do navio. Por que a maioria da tripulação desejava ir à Fenice, que ficava um pouco mais adiante na costa de Creta e em Bons Portos, onde eles estavam, era uma enseada aberta e desconfortável para passar o inverno.

Quando partiram um vento leve estava soprando do Sul e os marinheiros ficaram animados e foram costeando a ilha de Creta.

Mas, de repente, o tempo mudou, um vento Nordeste com a força de um furacão soprou sobre a ilha e nos empurrou para o mar aberto.

A situação ficou crítica, os marinheiros não conseguiram manobrar o navio para ficar de frente para o vento, e ele ficou sem controle e foi arrastado pela tempestade.

Depois de algum tempo navegando pelo lado menos exposto da pequena ilha de Cauda, os marinheiros conseguiram içar o barco salva-vidas que viajava rebocado e amarraram cordas em volta do casco do navio para reforçá-lo.

Havia o grande risco de serem arrastados para os bancos de areia de Sirte, diante do litoral africano, por isso eles baixaram a âncora flutuante para tentar desacelerar o navio e deixaram que o navio fosse levado pelo vento.

No dia seguinte, os ventos com força de vendaval continuavam a castigar o navio, e a tripulação começou a lançar a carga ao mar. E no terceiro dia, removeram até mesmo parte do equipamento do navio e jogaram fora.

A tempestade ficou mais intensa e não dava trégua, O vento e as ondas batiam no barco sem piedade. Eles ficaram à deriva, sem ver o sol e as estrelas e sem comida por vários dias, até perderam todas as esperanças.

Então, Paulo percebendo a tragédia que estava à sua volta, reuniu a tripulação e disse:

– “Os senhores deveriam ter me ouvido em Creta e nos ter deixado em Bons Portos. Teríamos evitado toda esta provação e estes prejuízos.”

(Atos 27:1-21)

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– As cartas aos Coríntios é uma declaração do amor de Deus ao homem. Imagine quantos males podem ser evitados com sua prática.

– Com certeza! Você viu como Paulo abria mão de tudo o que parecia sensato e lógico. Ele inverte a lógica das visões sociais de sua época… Ao invés de usar qualquer forma de poder, ele permite que Deus haja através de suas fraquezas.

– Outra coisa, é que mesmo estando no centro da vontade pode enfrentar sofrimentos…

– Mesmo com sofrimentos a melhor alternativa é estar com o Senhor, por que tudo coopera para o bem daqueles que lhe amam…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos os sofrimentos de Paulo em sua viagem à Roma durante um Naufrágio perto da Ilha de Malta.

E veremos, também, a grandeza de Paulo em sua carta ao amigo Filemon, intercedendo por seu escravo convertido.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i16-o-amor-durara-para-sempre

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *