Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

INFINITAMENTE MAIS

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Vamos para mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venham viajar e se emocionar comigo pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história, com lutas, suor e sangue. Eles fizeram de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “Salvos pela Graça / Infinitamente mais”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Durante sua prisão em Roma, por volta do ano 61 dC, Paulo escreveu uma carta ao Efésios. Esta carta é considerada uma carta magna da eclesiologia e trata da comunhão dos cristãos com Jesus e com seu próximo, ou seja, como ser a Igreja de Cristo.

A cidade de Éfeso foi uma das cidades mais importantes de seu tempo com uma economia muito próspera. Ela já era famosa mesmo antes de se tornar uma província romana.

Havia muita religiosidade entre seus habitantes, com destaque para a adoração a deusa Artemis, conhecida, também, como Diana pela mitologia romana. O templo erguido em sua homenagem foi considerado uma das sete maravilhas do mundo.

As religiosidades pagãs existentes em Éfeso foram o grande desafio para o desenvolvimento do cristianismo, mas não impediram o estabelecimento de comunidades cristãs fervorosas e fortes, por conta dos trabalhos de Paulo, Barnabé, Áquila e Priscila, Timóteo e, mais tarde, de João.

Paulo estabeleceu um vínculo muito próximo aos efésios e na sua terceira viagem missionária, ficou com eles por 3 anos.

A carta tem uma construção textual bem no estilo do apóstolo e aborda temas muito importantes como o propósito de Deus, Jesus como o centro do cristianismo, a Igreja viva e atuante, a família de Deus e o comportamento do cristão. Ela possui muita semelhança temática com sua Carta aos Colossenses, que teria sido escrita no mesmo período. Possivelmente, esta carta sofreria muita rejeição se não trouxesse a assinatura incontestável do apóstolo Paulo.

– “Eu, como apóstolo de Cristo, escrevo esta carta para vocês, povo santo em Éfeso, seguidores fiéis de Cristo Jesus, para que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.” (Efésios 1:1,2)

O apóstolo escreve para encorajar, confortar e admoestar os cristãos efésios, como parte da Igreja em Cristo. A sua mensagem possui um conteúdo muito prático acerca da vida cristã e ressalta que somente a unidade em Cristo, pode dar vitória nas batalhas e receber toda sorte de bênçãos espirituais.

Paulo começa descrevendo os cristãos como santos e como filhos adotados por meio de Jesus Cristo, o Espírito Santo como a garantia de nossa herança. E que precisamos crescer no conhecimento da grandeza de Deus.

– “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês, é uma dádiva de Deus. E não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar.” (Efésios 2:8,9)

Ele descreve a Igreja como um corpo, do qual fazemos parte, e Jesus é o cabeça e tem autoridade sobre ela. E o seu propósito é crescer como um edifício, abrigando judeus e gentios.

– “Vocês não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus. Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus. Unidos, somos um templo santo para o Senhor.” (Efésios 2:19-21)

Paulo declara que os planos de Deus são um grande mistério, no entanto, é um grande privilégio conhecer e anunciar as boas novas e, mesmo diante de provações, é uma honra seguir sem desanimar, com ousadia e confiança.

– “Toda a glória seja a Deus que poderosamente atua em nós. Ele é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.” (Efésios 3:20)

O apóstolo ensina uma série de recomendações práticas para se despojar do velho homem, se revestir do novo homem e ser um imitador de Deus. Ele nos exorta a sermos a luz do Senhor diante das trevas, não se embriagando com vinho, mas transbordando no Espírito. E, aconselha obediência e amor nas relações entre maridos e esposas, entre pais e filhos e entre senhores e servos.

– “Sejam sempre humildes e amáveis, tolerem pacientemente uns aos outros em amor… Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Em vez disso, tenham compaixão uns dos outros e perdoem como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:2,32)

No final da carta, Paulo traz uma receita contra as tentações e estratégias do diabo, contra os poderes malignos que não podemos ver. Através de elementos metafóricos de uma batalha, ele nos posiciona como soldados, que devem usar a armadura de Deus, o cinto da verdade, a couraça da justiça, os calçados, o escudo da fé, o capacete e a espada do Espírito que é sua Palavra, para se manterem firmes na fé.

– “A oração é essencial nesta luta. Orem o tempo todo com fé. Permaneçam atentos e se encorajem mutuamente, para que ninguém venha a cair ou vacilar.” (Efésios 6:18)

O apóstolo João, também, menciona a Igreja de Éfeso, em Apocalipse, capítulo 2:

– “Eu vi o seu trabalho árduo e sua persistência em meu nome. Eu vi, também, que você não tolera os perversos, os falsos apóstolos e os mentirosos. Mas, eu tenho algo contra você: você se desviou do amor que tinha no princípio. Veja onde você caiu, arrependa-se e volte a praticar as obras que no início você praticava…” (Apocalipse 2:2-5)

O objetivo de Paulo com os cristãos de Éfeso, era promover a unidade em Cristo entre eles e leva-los ao amadurecimento no Espírito Santo.

– “Irmãos, orem para que eu saiba o que dizer e tenha coragem de falar no tempo certo. Eu estou preso em correntes, mas continuo a anunciar as boas novas como embaixador de Deus.

Adeus amigos. A paz, o amor e  a fé que vêm de Deus, e a graça do nosso Senhor Jesus Cristo estejam sempre com vocês.” (Efésios 1-6)

[MÚSICA]

Em meados do ano 62 de nossa era, o apóstolo Paulo estava preso em Cesareia e, após todas tentativas frustradas dos líderes para levá-lo para ser julgado por eles em Jerusalém, apelou para o Governador Festo para ser julgado por César.

O governador o considerava inocente, mas queria ficar bem com o Judeus. Mas, enquanto fazia os preparativos para levar Paulo à Cesar, recebeu a visita do Rei Agripa que solicitou ouvir o caso.

Festo preparou uma audiência e chamou Paulo para se defender perante o Rei, sua esposa Berenice e algumas pessoas importantes da cidade:

– “Você pode falar em sua defesa.”

– “Rei Agripa, me considero feliz, hoje, pela oportunidade de lhe apresentar minha defesa contra todas as acusações feitas pelos líderes judeus, por que sei que o senhor conhece bem todos os seus costumes e controvérsias. Por isso, peço que me ouça com paciência.”

Paulo começou sua defesa falando de sua educação judaica, desde a infância, e de sua vida como fariseu, a seita mais rígida da religião judaica.

– “Rei Agripa, eu estou sendo julgado por causa de minha esperança no cumprimento da promessa feita por Deus a nossos antepassados. A ressurreição dos mortos.”

O apóstolo explicou que, no passado, se opôs ao nome de Jesus, o nazareno. E com autorização dos principais sacerdotes, perseguiu com violência, prendeu e votou pela condenação à morte dos seguidores de Jesus, em Jerusalém e até em cidades estrangeiras.

– “Certo dia, eu estava a caminho de Damasco, numa dessas missões autorizada pelos sacerdotes. Por volta do meio-dia, uma luz intensa vinda do céu, brilhou sobre mim e meus companheiros e todos nós caímos no chão.”

Paulo contou para o Rei, como o Senhor Jesus apareceu, falou com ele e o enviou para levar a mensagem das boas novas aos gentios. Para pregar sobre o perdão e a salvação a todas as pessoas.

– “Foi assim, rei Agripa, que obedeci à visão celestial. E anunciei a mensagem primeiro em Damasco, depois em Jerusalém e em toda a Judeia, para que judeus e gentios se arrependam e se voltem para Deus.”

Ele relatou como alguns judeus o prenderam no templo por anunciar essa mensagem e tentaram matá-lo. E como Deus o protegeu até aquele momento, para testemunhar a todos, dos mais simples até os mais importantes, sobre a morte e ressureição de Jesus.

E, de repente, o Governador Festo não se conteve e gritou:

– “Paulo, você está louco! Foi o excesso de estudo que fez você perder o juízo!”

– “Com todo o respeito, excelentíssimo Festo, eu não estou louco. Tenho plena consciência do que estou dizendo e o rei Agripa sabe dessas coisas. Expresso-me com ousadia por que o que estou apresentando é verdadeiro.”

E olhando para o Rei Agripa perguntou:

– “Rei Agripa, o senhor acredita nos profetas? Eu sei que sim.”

– “Você acredita que pode me convencer a me tornar cristão em tão pouco tempo?”

– “Em pouco ou em muito tempo, eu oro a Deus para que tanto o senhor como todos que estão aqui se tornem como eu, exceto por estas correntes”.

Naquele momento, o rei, o governador, Berenice e todos os outros se levantaram e se retiraram. E enquanto saíam, Festo disse para Agripa:

– “Esse homem não fez nada que mereça morte ou prisão.”

– “Ele poderia ser posto em liberdade se não tivesse apelado a César.” (Atos 26:1-32)

O apóstolo Paulo estava apresentando sua defesa e diante de oportunidades para testemunhar das Boas Novas.

Para o Governador Festo, parecia loucura e para o Rei Agripa era muita ousadia. Mas, Paulo sabia que:

– “Deus escolhe as coisas que o mundo considera loucura para envergonhar os sábios, assim como escolhe as coisas fracas para envergonhar os poderosos.

Deus escolhe coisas desprezadas pelo mundo, tidas como insignificantes, e as usa para reduzir a nada aquilo que o mundo considera importante. Para  que ninguém jamais se orgulhe na presença de Deus.” (1 Coríntios 1:27-29)

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– As comunidades estavam em crescimento e precisavam de apoio diante de seus desafios…

– Os efésios eram uma grande comunidade e estava situada em uma cidade estratégica para que o Projeto de Jesus fosse visto…

– Ficou imaginando aquela da audiência diante do Governador Festo e do Rei Agripa, o tribunal, e Paulo se defendendo com ousadia…

– Paulo transformou a audiência num púlpito e a sua defesa em uma pregação sobre as boas novas…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos os maravilhosos aconselhamentos de Paulo às comunidades cristão de Corinto.

E veremos, também, Paulo em sua difícil viagem à Roma, enfrentando tempestade e naufrágio.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i15-infinitamente-mais

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *