Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

EU ESTOU COM VOCÊ!

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Vamos para mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venham viajar e se emocionar comigo pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história, com lutas, suor e sangue. Eles fizeram de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “Eu estou com você!”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

O Apóstolo Paulo escreveu cerca de 14 cartas endereçadas aos membros e as comunidades cristãs que ele teve contato e ajudou a fundar. Ele escreveu aos Romanos, aos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, aos Tessalonicenses, à Timóteo, à Tito, à Filemom.

Embora a autoria da carta aos Hebreus lhe seja atribuída, isto não é aceito pela maioria dos pesquisadores.

As cartas foram escritas, possivelmente, entre o ano 50 e 65 d.C., durante as suas viagens e principalmente durante suas prisões.

As epístolas paulinas possuem objetivos eclesiásticos, pastorais e até pessoal, como é caso da carta à Filemom. E, provavelmente, a primeira carta a ser escrita seja aos Gálatas, por volta do ano 50 da nossa era.

Acredita-se, também, que Paulo tenha escrito outras cartas, cujos manuscritos tenham se perdido.

Estamos por volta do ano 60 de nossa era, depois de Paulo chegar à Jerusalém e sofrer com a violência dos líderes religiosos, que tentaram matá-lo, ele foi preso pelo Comandante da Guarda.

Porém, quando Paulo disse que possuía a cidadania romana e merecia um julgamento justo, o Oficial o devolveu aos principais sacerdotes e ao Conselho para ver o que pretendiam fazer com ele e com as acusações.

Quando Paulo foi levado e entregue ao conselho dos líderes do povo, olhou atentamente para eles e começou a se defender:

– “Irmãos, tenho vivido diante de Deus com a consciência limpa.”

No mesmo instante começa a se instalar um alvoroço e o sacerdote pediu para o esbofetearem. E Paulo ficou furioso e disse:

– “Deus o ferirá, seu grande hipócrita! Que espécie de juiz é o senhor, desrespeitando a lei e mandando me agredir dessa forma?”

– “Como você ousa insultar o sumo sacerdote de Deus?”

– “Irmãos, eu sou fariseu, assim como eram meus antepassados! E estou sendo julgado por causa de minha esperança na ressurreição dos mortos!”

As suas palavras tinham destino certo, por que ali se encontravam fariseus e saduceus. E os saduceus não acreditavam em ressurreição, nem anjos ou espíritos. Com isso a discussão entre eles ficou enérgica, e os fariseus gritavam:

– “Não vemos nada de errado com este homem! Talvez um espírito ou um anjo tenha falado com ele!”

Quando a violência começou a tomar conta da reunião, o comandante temendo que Paulo fosse despedaçado ali mesmo, ordenou que os soldados o levassem de volta à fortaleza.

Diante das dificuldades, Paulo colocou sua confiança em Deus e o Senhor o abraçou e cuidou dele. E naquela noite, o Senhor apareceu para ele e disse:

– “Tenha ânimo, Paulo! Eu estou cuidando de você! Assim como você testemunhou a meu respeito aqui em Jerusalém, agora chegou a hora de testemunhar, também, em Roma”.

Os judeus não se deram por vencidos e juntaram mais de quarenta homens, na manhã seguinte, para matar Paulo. E eles foram aos principais sacerdotes e aos líderes do povo e disseram:

 – “Juramos solenemente, sob pena de castigo divino, que não comeremos nem beberemos antes de matar Paulo.”

– “E vocês podem nos ajudar. Peçam ao conselho dos líderes do povo para que o comandante traga Paulo de volta ao conselho, fingindo que precisamos examinar o caso com mais detalhes. E nós o mataremos no caminho, antes que ele chegue aqui”.

Mas, o Senhor estava no controle de tudo, e um sobrinho de Paulo, soube do plano deles e correu até a fortaleza para lhe contar.

Quando Paulo recebeu esta informação, mandou chamar um dos oficiais romanos e pediu que levasse o rapaz ao Comandante da guarda:

– “Este rapaz tem algo importante para lhe contar.”

– “O que é que você tem a me dizer?”

– “Alguns judeus estão tramando contra Paulo. Eles vão pedir para que o senhor leve ele para uma reunião do conselho amanhã, fingindo que desejam obter mais informações. Mas, na verdade, eles prepararam uma emboscada com mais de quarenta homens para matar Paulo. Eles estão de prontidão no caminho.”

– “Ok. Mas, não diga nada sobre isto a ninguém.”

Então, o comandante chamou rapidamente dois de seus oficiais, e ordenou:

– “Preparem duzentos soldados para partir a Cesareia hoje à noite. Levem também duzentos lanceiros e setenta soldados a cavalo. E providenciem um cavalo para Paulo e levem ele em segurança até o governador Félix.”

Diante da conspiração dos 40 homens, o Senhor proveu um batalhão de 470 soldados para protegê-lo e levá-lo em segurança ao Governador, com uma carta escrita pelo Comandante que explicava o que estava ocorrendo e a necessidade de segurança para um cidadão romano, diante da conspiração do conselho supremo dos judeus para matá-lo.

E informou aos acusadores para apresentarem suas denúncias diretamente ao Governador.

Naquela noite, os soldados levaram Paulo até Antipátride. E quando chegaram a Cesareia, apresentaram Paulo e a carta ao governador Félix.

Depois que leu a carta, o Governador perguntou para Paulo:

– “De que província você é?”

– “Eu sou da Cilícia.”

– “Eu quero ouvir pessoalmente este caso, quando seus acusadores chegarem.”

E ordenou que Paulo fosse mantido na prisão do palácio que Herodes havia construído até o julgamento. (Atos 23:1-35)

[MÚSICA]

Passados cinco dias, o sumo sacerdote Ananias, junto com alguns dos líderes do povo e um advogado chamado Tértulo, foram até o Governador Felix.

E no tribunal o advogado apresentou as acusações contra Paulo, dizendo: – “Excelentíssimo Félix, o senhor tem proporcionado a nós, judeus, um longo período de paz e, com perspicácia, tem realizado reformas que muito nos beneficiam. E não desejo tomar muito seu tempo, apenas uma breve atenção para este caso.”

E prosseguiu:

– “Constatamos que este homem é um perturbador, que vive causando tumultos entre os judeus de todo o mundo. Ele é o principal líder da seita conhecida como os Nazarenos.

Quando o prendemos, para julgá-lo de acordo com nossa lei, Lísias, o comandante do regimento, usou de força e o tirou de nossas mãos, e informou para apresentar as nossas acusações perante o senhor. E elas podem ser confirmadas quando o senhor interrogar Paulo pessoalmente.”

Em seguida, o Governador acenou para que Paulo se defendesse. E ele, corajosamente, disse:

– “Sei que o senhor tem julgado questões dos judeus há muitos anos e, estou feliz em apresentar minha defesa na sua presença.

O senhor poderá verificar com facilidade que cheguei a Jerusalém a cerca de doze dias apenas para adorar no templo na Páscoa.

Meus acusadores, nem ninguém, me encontraram discutindo no templo, nem causando tumulto em nenhuma sinagoga, nem nas ruas da cidade. Por isso, eles não podem provar as acusações que fazem contra mim.”

E, Paulo continuou:

– “Mas, devo confessar que sou seguidor do Caminho, que eles chamam de seita. Adoro o Deus de nossos antepassados e creio na lei judaica e nos escritos dos profetas.”

Paulo explicou que tinha a consciência limpa diante de Deus e dos homens, por que possuia a mesma esperança em Deus e acreditava na ressurreição como eles.

E voltou à Jerusalém, depois de vários anos, para trazer ofertas para ajudar os necessitados.

– “Meus acusadores me viram no templo após a cerimônia de purificação e não havia ali nenhuma multidão ao meu redor e nenhum tumulto.

Pergunte a estes homens quais os crimes que me consideram culpado.

A única coisa que eles têm contra mim é afirmar que eu creio na ressurreição dos mortos!”

Naquele momento, o Governador Félix, que tinha bastante conhecimento sobre o Caminho, interrompeu a audiência e disse:

– “Vou esperar até que o comandante Lísias chegue, para que eu possa decidir o caso de vocês”.

E ordenou que um oficial mantivesse Paulo sob custódia, mas lhe deu liberdade para visitar seus amigos e providenciar o que ele precisasse.

Alguns dias depois, Félix junto com sua esposa, Drusila, que era judia, mandaram chamar Paulo, para que ele falasse a respeito da fé em Cristo Jesus.

Mas, quando Paulo passou a falar da justiça divina, do domínio próprio e do dia do juízo que estava por vir, o Governador teve medo e disse:

– “Pode ir, por enquanto. Quando for mais conveniente, nos te chamaremos de novo”.

O Governador, também, esperava que Paulo lhe oferecesse algum suborno, e muitas vezes o chamou para conversar com ele.

Assim se passaram dois anos, e Félix foi sucedido por Pórcio Festo. Mas, o Governador desejava obter a simpatia dos judeus e manteve Paulo na prisão. (Atos 24:1-27)

A defesa de Paulo era baseada na verdade e na fé. E isto era seu escudo.

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Que Deus está no controle de tudo e não adiantam armações…

– Os inimigos juntaram 40 homens, mas formou um batalhão de 470 soldados…

– Paulo tinha a inspiração do Espírito Santo que lhe dava as palavras de sabedorias em todos os momentos…

– Vale a pena se defender com a verdade e não se corromper aos favores deste mundo…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos Paulo apelando para se defender perante César.

E veremos, também, as recomendações que Paulo escreveu aos Gálatas.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i13-eu-estou-com-voce

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *