Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

A CIDADANIA DO REINO

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Vamos para mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venham viajar e se emocionar comigo pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história, com lutas, suor e sangue. Eles fizeram de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “A Cidadania do Reino”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Embora grande parte dos registros da Igreja de Jesus na Bíblia, no primeiro século, estejam relacionados às ações de Paulo e dos discípulos no mundo gentio, muitas ações e desenvolvimento do projeto de Jesus aconteciam, também, em Jerusalém e seus arredores promovidos pelos apóstolos.

Por volta do ano 58 dC, Paulo decide ir à Jerusalém, apesar da insistência de muitos para que não fosse, por causa dos riscos que ele certamente encontraria lá. Mas, ele estava sendo conduzido pelo Espírito e sabia que o Senhor estaria com ele diante dos sofrimentos e da morte.

Após as despedidas, Paulo junto com alguns discípulos, partiram em direção à ilha de Cós, passando por Rodes e Pátara, até chegar à Síria. E ali se encontrou com alguns discípulos daquela cidade e ficou com eles por sete dias. Eles, orientados pelo Espírito, insistiram com ele:

– “Por favor, não vá a Jerusalém.”

Após aqueles dias, eles se reuniram na praia, oraram e o acompanharam até o navio.

Na etapa seguinte, Paulo e os discípulos que o acompanharam, navegaram até Ptolemaida e ficaram um dia com os irmãos daquela cidade.

Depois partiram até Cesaréia e se hospedaram na casa de Filipe.

Filipe era um dos sete diáconos. Ele era um grande evangelista e tinha quatro filhas virgens, que profetizavam.

E, depois de alguns dias, chegou da Judéia um profeta, que se chamava Ágabo.

O profeta Ágabo foi aquele que esteve com Paulo e Barnabé e que profetizara a fome na Judeia e que aconteceu no ano 44 dC.

O profeta tomou a cinta de Paulo, e num gesto dramático amarrou-se com ela, pés e mãos:

– “Isto é o que o Espírito Santo diz: Os judeus em Jerusalém pegarão o homem a quem esta cinta pertence, e o entregarão nas mãos de gentios maus.”

E, todos insistiram para que não subisse a Jerusalém, mas ele respondeu:

– “Por que tudo isto? Vocês estão tornando as coisas mais difíceis para mim. Vocês não entendem. Não importa se vão me prender e matar, o que importa é o que o Senhor Jesus fará em Jerusalém por meio da minha obediência.”

Então, eles viram que nada podiam fazer para convencê-lo:

– “Está nas mãos de Deus. Seja feita a vontade do Senhor.

Logo depois dos preparativos, Paulo subiu para Jerusalém. E alguns discípulos de Cesaréia foram junto com ele e se hospedaram na casa de Mnasom, um discípulo chíprio.

Paulo foi bem recebido pelos irmãos em Jerusalém e quando chegou na casa de Tiago, todos os anciãos estavam ali para vê-lo.

Ele contou tudo o que, por seu ministério, Deus fizera entre os gentios.

E, todos glorificaram ao Senhor pelo seu testemunho e disseram:

– Aqui também, milhares de judeus zelosos da lei passaram a crer em Jesus!

– Mas, há um problema. Muitos estão dizendo que você ensina os gentios a se apartarem da Lei de Moisés, que não precisam circuncidar os filhos e nem andar segundo as tradições e os costumes da Lei.

Se souberem que você está aqui, virão imediatamente te atacar. E o aconselharam:

– “Temos quatro homens que fizeram voto de purificações rituais, mas eles não tem dinheiro para pagar as despesas do voto. Junte-se com eles e se santifique, prepare as ofertas, raspem a cabeça, para que todos fiquem convencidos que tudo foi um boato e que na verdade você é um zeloso da lei.”

Por que já escrevemos uma carta aos gentios para que observem as leis de se abster da comida sacrificada aos ídolos, do sangue de carne impura, da idolatria e da impureza sexual.

Então Paulo, aceitou o conselho deles, foi ao templo com os quatro homens e ofereceu a oferta, conforme haviam combinado.

Quando passaram os sete dias da purificação, alguns judeus da Ásia reconheceram Paulo no templo e provocaram um alvoroço gritando:

– “Israelitas vejam aqui. Este homem está viajando pelo mundo inteiro ensinando mentiras contra nossa religião, contra nossa lei e nosso povo e contra este lugar. E ele trouxe com ele gregos para profanar este santo lugar.”

E toda a cidade se alvoroçou, e muitas pessoas correram até lá. Pegaram e arrastaram Paulo para fora do templo.

Enquanto eles tentavam matá-lo, o comandante da guarda foi avisado da confusão e correu para lá, com soldados e centuriões. A multidão ao vê-los chegando pararam de espancar Paulo.

Então, o comandante de aproximou dele e depois de prendê-lo e algemar, perguntou para o povo:

– “O que foi que ele fez?”

Mas, a multidão gritava histérica e não dava para entender nada. Por isso, o comandante resolveu conduzi-lo para a fortaleza.

E enquanto os soldados tentavam protege-lo da violência da multidão, pelas escadarias, eles gritavam:

– “Mata ele! Mata ele!” (Atos 21:1-36)

[MÚSICA]

Quando os soldados introduziram Paulo na fortaleza. Ele se dirigiu ao comandante e disse:

– “Será que posso te dizer uma coisa?”

E o comandante ao ouvir isto em grego ficou surpreso, virou e disse:

– “Eu não sabia que você falava grego. Pensei que fosse aquele egípcio que há pouco tempo iniciou uma rebelião e se escondeu no deserto com quatro mil bandidos.”

– “Na verdade eu sou um homem judeu, cidadão de Tarso, uma pequena cidade da Cilícia e gostaria que você me permitisse falar ao povo.”

E, após o comandante ter permitido, Paulo, se pôs em pé nas escadarias, levantou os braços e, quando a multidão fez silêncio, começou a falar na língua aramaica:

– “Meus prezados irmãos e pais, ouçam me com atenção antes de tirar conclusões a meu respeito.”

O seu discurso em aramaico trouxe grande respeito, facilitou o entendimento e o povo ouvia com atenção.

– “Eu sou um bom judeu como vocês, nasci em Tarso da Cilícia, fui educado pelo rabino Gamaliel, instruído na verdade da lei de nossos pais e zelador do nosso Deus até hoje.”

Paulo explicou como perseguia os seguidores do Caminho, prendendo e colocando nas prisões, tanto homens como mulheres, com autorização até do sumo sacerdote. Mas, certo dia, quando ele estava a caminho de Damasco para perseguir os seguidores de Jesus, de repente uma grande luz do céu, o fez cair no chão e uma voz lhe disse:

– “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”

– “Quem és tu Senhor?”

– “Eu sou Jesus Nazareno, a quem você persegue.”

– “Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz. Eu fiquei cego. Mas, o Senhor me disse para eu me levantar e ir até Damasco, e ali Ele diria tudo o que eu devia fazer.”

Paulo explicou como precisou de ajuda para chegar a Damasco e como foi curado por um homem piedoso, observador da lei, chamado Ananias.

– “E, depois que eu recobri a visão, Ananias instruído pelo Espírito me disse: O Deus de nossos pais de antemão escolheu você para fazer parte dos seus planos. E eu vi o Justo inocente de Deus que me olhou e disse:”

– “Você será minha testemunha diante dos homens. Não se detenha, levante-se, vá batizar e libertar, invocando o nome do Senhor.”

Paulo disse como o Espírito o alertou sobre a rejeição dele em Jerusalém, por causa de seu passado de perseguidor e o instruiu para ir além de Jerusalém para pregar aos gentios, para declarar que Jesus é o Filho de Deus. E eles estavam ouvindo com atenção, mas quando Paulo falou sobre Jesus, começaram a perder o controle e gritar:

– “Este homem não merece viver. Acabem com ele!”

O comandante ao perceber que a confusão estava se instalando ali, retirou Paulo e levou para a fortaleza. E enquanto o amarravam com correias para açoitá-lo, Paulo virou-se para o centurião e disse:

– “Não é ilegal torturar um cidadão romano sem um julgamento justo?”

O centurião correu para informar o Comandante:

– “Você sabia que este homem é um cidadão romano?”

O comandante ao ouvir isto foi até Paulo e lhe perguntou:

– “O que ouvi é verdade? Você é um cidadão romano?”

– “Claro que sim.”

– “Você sabia que eu tive que pagar uma grande quantia de dinheiro para obter a minha cidadania? Quanto custou para você?”

– “Nada. Não me custou nada. Eu sou cidadão de nascimento.”

O Comandante teve grande temor diante daquela informação e interrompeu o interrogatório.

O conceito de cidadania apareceu, principalmente na Grécia e Roma, e cresceu ao longo da História. Naquela época, possuir a cidadania romana era algo muito valioso e assegurava os privilégios do Direito Romano, e este foi um dos legados romanos que influenciaram as civilizações até aqui. E Paulo possuía cidadania romana “ius solis”, que era a nacionalidade estabelecida pelo local de nascimento.

Um cidadão romano estava sujeito à lei romana, não às leis das províncias. Uma pessoa que fosse acusada por leis locais, tinha o direito de ser ouvida por um tribunal romano. E se fosse sentenciada à morte, a pessoa podia ainda apelar ao imperador.

No dia seguinte, para se livrar daquela circunstância, o Comandante levou Paulo até os principais sacerdotes e o Conselho para ver o que pretendiam fazer com ele e com as acusações. (Atos 22:1-30)

Paulo estava diante de uma nova etapa de seus desafios em Jerusalém, mas para ele: “… o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Mas, se eu continuar vivo, posso trabalhar e produzir frutos para Cristo.” (Filipenses 1:21,22)

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Paulo era muito inteligente, culto e obstinado. Ele falava na língua que todos entendiam…

– Mas, o principal era que Paulo sabia a língua sagrada, a língua do testemunho…

– Sempre pronto para testemunhar de Jesus e o que Jesus fez em sua vida…

– Paulo reclamou para si não só a Cidadania romana, mas a cidadania do reino de Deus…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos Paulo enfrentando o conselho de líderes do povo e os planos para mata-lo.

E veremos, também, Paulo se defendendo perante o Governador Félix.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i12-a-cidadania-do-reino

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *