Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

A SEITA DO CAMINHO

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Vamos para mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venham viajar e se emocionar comigo pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história, com lutas, suor e sangue. Eles fizeram de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “A SEITA DO CAMINHO”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Os seguidores de Jesus se chamavam “Os do caminho” e muitos os viam como uma seita. Quando o movimento cresceu e se tornou popular entre os gentios passaram a ser chamados de Cristãos.

A ideia do Caminho estava relacionada com a visão que o Mestre da Galileia lhes dera sobre Seu Reino. Eles foram ensinados caminhando com Ele e aprenderam que seguir Jesus significava caminhar pelo mundo e não ter onde recolher a cabeça.

Jesus declarou para eles: “Eu sou o caminho, que é a verdade e a vida”, e os enviou para ensinar o caminho do Reino e da Salvação.

É como a escritora Cora Coralina escreveu: “O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim teremos o que colher”.

Eles eram os discípulos do Caminho, o Caminho que é Jesus.

Neste episódio vamos viajar com o apóstolo Paulo em sua terceira viagem missionária, que foi narrada por Lucas, em Atos nos capítulos 19 e 20.

Enquanto Apolo pregava na região de Corinto, Paulo viajou pelas regiões do interior até chegar a cidade de Éfeso, que ficava no litoral, e ali encontrou doze discípulos:

– “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?”

– “Não. Nunca ouvimos que existe o Espírito Santo.”

– “Como vocês foram batizados?”

– “Com o batismo de João.”

– “Entendi. É que João batizava com o batismo de arrependimento, preparando o povo para que cresse naquele que viria depois, que era Jesus.”

Assim, Paulo os batizou em nome do Senhor Jesus, impôs as mãos e o Espírito Santo veio sobre eles, e falaram em línguas e profetizaram.

Durante três meses Paulo pregou corajosamente na sinagoga sobre o reino de Deus, mas alguns rejeitaram a mensagem e começaram a falar mal sobre os seguidores do Caminho. Por isso, ele deixou a sinagoga e passou a ensinar diariamente na escola de Tirano.

Vieram gente de toda a província da Ásia, tanto judeus como gregos, para ouvir a palavra do Senhor. E Paulo ensinou ali por dois anos.

E Deus concedeu a Paulo o poder de realizar milagres extraordinários. Inclusive, os lenços ou aventais usados por ele, quando colocados sobre os enfermos, curavam suas doenças e tiravam espíritos malignos.

Havia muita religiosidade pagã e feitiçarias presentes nas culturas daquela época. E muitos homens mal-intencionados faziam de tudo para se aproveitar das pessoas.

Certa vez, os sete filhos de Ceva, que era um dos principais sacerdotes, tentaram expulsar espíritos malignos, dizendo:

– “Ordeno que saia em nome de Jesus, a quem Paulo anuncia!”

– “Eu conheço Jesus e conheço Paulo, mas quem são vocês?”

E, violentamente, o homem possuído atacou os impostores, arrancou suas roupas e os feriu.

As notícias das maravilhas de Deus se espalharam na Cidade de Éfeso, tanto entre judeus como entre gregos, e muitos creram e confessaram suas obras pecaminosas. Muitos deixaram a feitiçaria, queimaram seus livros de encantamentos e a mensagem do Senhor teve efeito poderoso naquele lugar.

Depois disso, Paulo se sentiu impelido pelo Espírito a passar pela Macedônia e pela Acaia, antes de ir a Jerusalém. Então, ele enviou de imediato, Timóteo e Erasto, à Macedônia.

Neste período, aconteceu um enorme tumulto em Éfeso contra os discípulos do Caminho.

A cidade de Éfeso era famosa por causa da grande deusa Artemis e de seu famoso templo. Toda a província da Ásia a adorava e havia muitas festas dedicadas a ela. E, por isso, Éfeso era um dos lugares do culto Imperial.

Muitas pessoas viviam do grande comércio em torno desta crença, fabricando modelos da deusa. E quando eles souberam que Paulo convencera muita gente que deuses feitos por mãos humanas não são deuses de verdade, ficaram furiosos e organizaram uma grande revolta contra Paulo e seus discípulos.

Arrastaram os discípulos macedônios Gaio e Aristarco para o anfiteatro, enquanto uma multidão gritava sem parar:

– “Grande é Ártemis dos efésios!”

Paulo quis ir até lá, mas os discípulos o impediram por causa do risco. Alexandre um judeu, tentou contê-los e explicar a situação, mas o povo gritava o tempo todo:

– “Grande é Ártemis dos efésios!”

Só depois que apareceu um escrivão da cidade, a multidão se calou:

– “Cidadãos de Éfeso, todos sabem que nossa cidade é a guardiã do templo da grande Ártemis, cuja imagem caiu do céu para nós. Por favor, acalmem-se e não façam nada precipitadamente.

Estes homens não roubaram nada do templo nem disseram nada contra nossa deusa. Se vocês têm alguma queixa contra eles, façam acusações formais, para que sejam resolvidas em assembleia, conforme a lei.

E não corram o risco de serem acusados de provocar desordem.”

Depois disto o povo se acalmou e ele os despediu, e a multidão se dispersou. (Atos 19:1-41)

[MÚSICA]

A segunda etapa da viagem é o retorno de Paulo para Jerusalém. Ele se despediu dos discípulos e partiu para a Macedônia. E em todas as cidades que passava, Ele encorajava os discípulos.

Paulo ficou na Grécia, durante três meses. E, depois, navegou para a Síria com alguns discípulos: Sópatro, filho de Pirro, de Bereia; Aristarco e Secundo, de Tessalônica; Gaio, de Derbe; Timóteo; e Tíquico e Trófimo, da província da Ásia.

Mas, ele teve que desviar pela Macedônia para evitar alguns judeus que planejavam matá-lo.

Em Trôade, Paulo partiu pão com os irmãos e ficou com eles por uma semana.

Antes de partir, ele fez um de seus maiores discursos. Eles estavam reunidos no andar superior de uma casa, iluminados por lamparinas, e Paulo pregou por horas.

Perto da meia-noite, um jovem chamado Êutico, que estava sentado no parapeito da janela adormeceu profundamente, caiu de uma altura de três andares e morreu.

Paulo desceu correndo até ele, se inclinou e o abraçou:

– “Não se desesperem. O rapaz está vivo!”

Então, todos subiram novamente, partiram o pão e comeram juntos. E Paulo ainda continuou falar até o amanhecer e depois partiu.

Paulo foi por terra até Assôs e navegou até Mitilene. Passando pelas

ilhas de Quios e de Samos até chegar a Mileto.

Paulo não quis aportar em Éfeso, por que tinha pressa de chegar a Jerusalém, para a Festa de Pentecostes. Por isso, pediu para que os presbíteros da igreja de Éfeso, viessem encontrá-lo.

Quando chegaram, ele os reuniu para um último sermão. Foram palavras muito tristes:

– “Vocês sabem que, desde o dia em que pisei aqui na província da Ásia, eu fiz o trabalho do Senhor humildemente e com muitas lágrimas. Suportei as provações decorrentes das intrigas dos judeus e jamais deixei de dizer a vocês o que vocês precisavam ouvir, seja publicamente, seja em seus lares.”

Paulo falou que o arrependimento e a fé são a única mensagem que importa para judeus e para gregos. E falou de sua ida à Jerusalém e de suas incertezas, por que certamente estariam pela sua frente prisão e sofrimento.

– “Minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.”

E alertou:

– “Eu sei que não os verei mais. Nenhum de vocês, a quem anunciei o reino, me verá outra vez. Portanto, cuidem de si mesmos e do rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorear.

Fiquem atentos, por que surgirão em seu meio falsos mestres, lobos ferozes para atacar o rebanho. Dispostos a distorcer a verdade para conquistar os seguidores.”

Paulo falou dos três anos que estivera com eles, dos conselhos para 

edificá-los e como trabalhou para prover suas necessidades e ajudar os necessitados. E lembrou as palavras do Senhor Jesus:

– “Há maior bênção em dar do que em receber.”

Ao concluir Paulo se ajoelhou e orou com eles.

Na despedida o choro tomou conta de todos e foi cheia de abraços e beijos. Eles estavam muito tristes por ele ter dito que nunca mais os veriam.

E eles não largaram de Paulo até que ele subiu no navio. (Atos 20:1-38)

Paulo se deixava ser guiado pelo Espírito do Senhor com humildade, entrega e dedicação. O sofrimento e as tribulações não eram capazes de desanimá-lo, mesmo que isso lhe custasse a vida. O que importava para ele era pregar as boas novas do Reino de Deus e ensinar e encorajar seus discípulos.

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– O mundo da época era cercado por religiosidades pagãs, deuses e feitiçarias…

– Havia muitos aproveitadores que exploravam a fé das pessoas e isto era um grande desafio para a propagação do Evangelho…

– Tem duas coisas de Paulo que eu gosto muito: Deixar sua vida ser guiada pelo Espírito e estar sempre encorajando os discípulos…

– Paulo não temia os riscos. Ele era focado no Ministério. A sua vida era dedicada a pregar e ensinar as boas novas.

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos Paulo visitando Tiro e Cesareia, a caminho de Jerusalém.

E veremos, também, Paulo em Jerusalém sendo espancado e preso.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i11-a-seita-do-caminho

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *