Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

O DEUS DESCONHECIDO

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Vamos para mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venham viajar e se emocionar comigo pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história, com lutas, suor e sangue. Eles fizeram de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “O DEUS DESCONHECIDO”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

A principal base histórica para o primeiro século do cristianismo é, sem dúvida, o Livro de Atos dos Apóstolos que foi escrito por Lucas e que, também, escreveu um dos Evangelhos.

Lucas, além de médico, era um pesquisador da história de Jesus e decidiu, depois de escrever o Evangelho, continuar escrevendo sobre a ação dos seus discípulos para levar as boas novas.

Provavelmente, Lucas foi mais que um historiador e se envolveu de fato no projeto de Jesus.

Curiosamente, na narrativa do capítulo 16 de Atos, nos versos 11 a 16, Lucas abandona a narração na terceira pessoa e passa a narrar na primeira pessoa do plural, indicando que ele, também, estava ali com os discípulos.

No episódio anterior Paulo e Silas estavam em Tiatira, região da Macedônia, quando foram açoitados e presos, por terem expulsado um espírito mau de uma escrava, que possuída fazia adivinhações para seus senhores.

Eles foram colocados na cadeia, com os pés presos num tronco e um carcereiro os vigiava o tempo todo. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus e os presos ouviam. De repente, um forte terremoto estremeceu a cadeia, todas as portas se abriram e as correntes de todos os presos se soltaram.

O carcereiro acordou e viu as portas escancaradas, pensou que os presos haviam escapado e puxou a espada para se matar. Mas, Paulo gritou:

– “Não se mate! Estamos todos aqui!”

O carcereiro ficou admirado ao ver aquilo. Prostrou-se trêmulo, diante deles e disse:

– “Senhores, o que eu devo fazer para ser salvo?”

– “Creia no Senhor Jesus, e você e sua família serão salvos.”

Apesar de ser tarde da noite, o carcereiro cuidou deles e lavou suas feridas. E, Paulo e Silas batizaram todos eles.

Em seguida, ele os levou para sua casa e lhes serviu uma refeição. E toda a sua família creu em Deus e a alegria era grande naquela casa.

Pela manhã, os magistrados mandaram os guardas até o carcereiro:

– “Solte estes homens!”

No entanto, Paulo não aceitou aquilo. E mandou dizer aos magistrados:

– “Vocês nos açoitaram publicamente sem julgamento e nos colocaram na prisão, apesar de sermos cidadãos romanos. Agora querem nos soltar às escondidas? De maneira nenhuma! Queremos que vocês venham e nos libertem à vista de todos.”

Os magistrados quando souberam que eles eram cidadãos romanos, correram até eles, pediram desculpas e suplicaram que deixassem a cidade.

Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas, voltaram à casa de Lídia para se encontrar com os irmãos e os encorajar mais uma vez. E, logo depois, partiram. (Atos 16:1-40)

Na segunda parte da segunda viagem missionária de Paulo junto com Silas, por volta do ano 51dC, eles passaram pelas cidades de Anfípolis e Apolônia e chegaram a Tessalônica.

Eles seguiam pregando nas Sinagogas sobre o Messias que veio, viveu entre nós, sofreu e ressuscitou dos mortos, conforme foi profetizado.

– “Esse Jesus que estou falando é o Messias, o Cristo.”

As suas palavras encontraram corações receptivos de muitos gregos e de várias mulheres de alta posição que creram e se uniram a eles. Mas, também, se depararam com a inveja dos líderes judeus, que foram atrás deles para prendê-los e até os novos seguidores tiveram suas casas invadidas e foram presos.

Por isso, Paulo e Silas fugiram para a cidade de Bereia. E continuaram ensinando a verdade e muitos judeus e gregos de alta posição, tanto homens como mulheres daquela cidade, tiveram grande interesse, examinaram tudo com atenção e creram nas boas novas.

No entanto, não demorou muito para que os judeus de Tessalônica fossem até onde eles estavam pregando a palavra de Deus, para criar alvoroço e os impedir de falar.

Com a ajuda dos irmãos, Paulo fugiu para o litoral em direção à Atenas, enquanto Silas e Timóteo permaneceram na cidade.

A cidade de Atenas era uma das principais cidades da Grécia antiga e muito rica culturalmente. Ali era o centro da Filosofia grega e, também, um local de muitas crenças e ídolos.

Enquanto esperava por Silas e Timóteo, Paulo foi à sinagoga e na praça pública para falar e debater diariamente com judeus e gentios.

Os grandes filósofos ocupavam a Praça principal para seus discursos e Paulo pregava ali também.

E alguns filósofos epicureus e estoicos, ao ouvirem Paulo falando sobre deuses, resolveram levá-lo ao conselho da cidade para falar de seus ensinos, no Areópago.

O Areópago era o principal palco de Atenas e Paulo percebeu a oportunidade e começou a lhes falar:

– “Homens de Atenas, eu percebi que vocês são muito religiosos. Enquanto andava pela cidade, eu reparei que existem muitos altares e ídolos. Eu vi que um deles tinha a inscrição: ‘Ao Deus Desconhecido’. E é justamente este Deus, o Deus que vocês adoram sem conhecer, que eu quero apresentar para vocês.”

Paulo passou a ensinar que o “deus desconhecido”, era o Deus que criou todas as coisas, era o Deus que cuida de nós. E por causa dele nós vivemos, nos movemos e existimos. E que Ele não é um ídolo de ouro, prata ou pedra, projetado por artesãos, mas um Deus que veio viver entre nós, que morreu e ressuscitou, para que tenhamos a vida eterna.

– “E agora o ‘Deus desconhecido’ está sendo conhecido por todos vocês.”

A palavra ressureição era estranha à cultura grega. Por isso, quando Paulo falou de ressurreição dos mortos, alguns riram com desprezo e disseram:

– “Chega! Vamos falar sobre isso em outra ocasião”.

Paulo se retirou do conselho e apesar da rejeição, alguns creram em seus ensinos e se juntaram a ele. Inclusive Dionísio, que era membro do conselho e uma mulher chamada Dâmaris. (Atos 17:1-34)

As boas novas do Deus desconhecido precisavam chegar a todas as pessoas de todos os lugares. E Paulo sabia disto. Sempre haverão aqueles que aceitarão e crerão e, também, os que rejeitarão e até perseguirão.

[MÚSICA]

Nesta etapa da viagem, Paulo chegou a Corinto e conheceu um casal de judeus: Aquila e Priscila. Eles eram refugiados da perseguição do Imperador Claudio na Itália.

Paulo ficou com eles, morando e trabalhando juntos na fabricação de tendas. E, aos sábados, pregava na sinagoga para judeus e gregos.

Pouco tempo depois, Silas e Timóteo, se juntou a eles.

Começou a crescer muita oposição aos seus ensinos. Mas, Paulo diante dos insultos, sacodiu o pó da roupa e disse:

– “Vocês são responsáveis por sua própria destruição! Eu sou inocente. De agora em diante eu pregarei para os gentios.”

Apesar da rejeição, muitos em Corinto que ouviram as boas novas, creram e foram batizados. Inclusive, Crispo que era líder da sinagoga, e toda a sua família.

Certa noite, o Senhor falou a Paulo numa visão:

– “Paulo, não tenha medo, fique firme! Continue a falar e não se cale. Eu

estou com você, ninguém o atacará nem fará mal a você, porque Eu tenho muita gente nesta cidade que me pertence”.

Então, Paulo permaneceu ali um ano e meio, ensinando a palavra de Deus.

Os líderes continuaram perseguindo Paulo e, certa vez, o prenderam e o levaram ao Governador Gálio para o julgar. Mas, o governador não quis perder tempo com isto:

– “Isto é apenas uma questão religiosa de sua lei, resolvam isso vocês mesmos. Eu me recuso a julgar essas coisas”.

E os expulsou do tribunal.

Apesar disto, a multidão agarrou Sóstenes, o novo líder da sinagoga, que apoiava Paulo e o espancou ali mesmo, na frente do tribunal. Mas, o governador não se importou com isso.

Depois de algum tempo, Paulo saiu de Corinto e foi a Cencreia, levando consigo Priscila e Áquila. Chegando lá raspou a cabeça, conforme o costume judaico, para marcar o fim de seu voto.

E eles o acompanharam de navio para a Síria. Quando chegaram em Éfeso, Paulo foi à sinagoga para debater com os judeus. E eles pediram que ficasse mais tempo, mas ele recusou e se despediu deles:

– “Voltarei depois, se Deus quiser”.

Ele foi para Cesareia, e depois subiu até Jerusalém e visitou a igreja. Em seguida, retornou para Antioquia, completando sua jornada.

Depois de passar algum tempo ali, foi até a Galácia e Frígia para visitar e fortalecer os discípulos.

Um ponto forte da Igreja de Jesus era o poder da pregação de seus escolhidos e havia sempre espaço para um novo discípulo. Foi assim que chegou a Éfeso, vindo de Alexandria, um judeu chamado Apolo. Ele era um orador eloquente e conhecedor das Escrituras.

Ele ensinava a respeito de Jesus com profunda exatidão e entusiasmo, embora só conhecesse o batismo de João. Mas, quando Priscila e Áquila o ouviram na Sinagoga, se aproximaram dele, lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus e lhe deram todo suporte.

E assim, Apolo passou a percorrer a Acaia, incentivado e recomendado pelos irmãos de Éfeso.

O seu engajamento foi de grande ajuda nos ensinos por que trouxe novo vigor nos debates públicos. Ele usava fortes argumentos para demonstrar que Jesus é o Cristo, e despertava a fé tanto para judeus como para não judeus. (Atos 18:1-28)

Em sua segunda viagem missionária, Paulo passou em mais de 10 cidades, percorrendo cerca 3.500 Km, durante aproximadamente 3 anos.

A Igreja de Jesus crescia com a propagação do Evangelho, movida por discípulos criativos e entregues ao Poder do Espírito do Senhor.

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– As perseguições e até prisões eram incapazes de segurar o projeto de Jesus…

– E sempre haverão aqueles que aceitarão e aqueles que rejeitarão as boas novas…

– Observei que muitas mulheres creram e foram importantes para a Igreja de Jesus…

– Pessoas importantes, líderes, o Evangelho atinge e transforma todos os tipos de pessoas…

– Fiquei feliz com a chegada de Apolo, mais um soldado para as fileiras do Senhor. Creio que ele será muito importante para o crescimento da Igreja de Jesus…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos Paulo iniciando sua terceira viagem missionária.

E veremos, também, Paulo enfrentando os desafios de Éfeso e ressuscitando um jovem em Trôade.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i10-o-deus-desconhecido

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *