Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

O CONCÍLIO DA GRAÇA

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Vamos para mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venham viajar e se emocionar comigo pelo primeiro século da nossa era, pela revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Os discípulos desafiaram os primeiros 100 anos da nossa história, com lutas, suor e sangue. Eles fizeram de tudo para levar as Boas novas para todas as pessoas!

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “O CONCÍLIO DA GRAÇA”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

A Igreja de Jesus crescia em número e em geografia. As boas novas saíram de Jerusalém e estavam chegando a novos lugares. Agora os desafios não se resumiam em perseguições, os discípulos estavam atingindo novas culturas e existiam questões internas que precisavam ser resolvidas.

As visões judaicas e os preconceitos dos apóstolos eram o grande desafio a ser vencido, para que as Boas Novas atingissem todas as pessoas.

Paulo e os discípulos da segunda geração, serão os responsáveis para levar o movimento de Jesus para fora da palestina até as comunidades judaicas da diáspora, nas cidades grandes e pequenas do Império Romano.

Isto deu uma extensão universal para o movimento de Jesus e provocou um processo gradativo de distanciamento entre cristãos e judeus. A experiência das comunidades cristãs alcança o comportamento solidário, abraçando as novas culturas.

Jesus disse, certa vez: “As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os justos, mas eu vim para chamar os pecadores, para que eles se arrependam”. (Lucas 5:31,32)

Por volta do ano 50 da nossa era, a Igreja de Jesus enfrentou os maiores desafios do seu crescimento e aconteceu dentro de casa. Divergências teológicas, contendas, desentendimentos e separações estavam presentes nos seu dia-a-dia. Mas, Deus usou até isto para abrir novos caminhos…

Paulo e Barnabé estavam em Antioquia e foram surpreendidos por alguns discípulos que vieram da Judeia e começaram a ensinar e exigir dos irmãos recém convertidos:

– “Se vocês não se circuncidarem, conforme a Lei de Moisés, vocês não poderão ser salvos”.

Diante disto, Paulo e Barnabé, ficaram indignados e protestaram.

Por causa disto, eles foram à Jerusalém para tratar este problema com os apóstolos e líderes. Estava para acontecer o famoso Concílio de Jerusalém.

Val, você sabe o que é circuncisão?

Sim, eu sei… Quando uma mulher desse a luz à um menino, segundo a Lei de Moisés, ela deveria circuncidá-lo, que era remoção do excesso de pele de seu prepúcio. Isto representava a sua inclusão na comunidade Judaica e tinha razões higiênicas também. (Levítico capítulo 13)

A caminho de Jerusalém, Paulo e Barnabé, juntos com alguns irmãos de Antioquia, pararam na Fenícia e em Samaria para visitar os irmãos e se alegraram ao ver que muitos gentios estavam sendo convertidos.

Eles chegaram a Jerusalém e foram bem recebidos pela igreja e pelos apóstolos e líderes, e relataram as maravilhas que Deus havia feito por meio deles. Apesar disto, alguns dos irmãos, ligados à seita dos fariseus, se levantaram e disseram duramente:

– “Vocês têm que circuncidar os pagãos convertidos. É preciso fazer os gentios guardar a lei de Moisés”.

Era um momento tenso. Estava estabelecida uma divergência teológica e os apóstolos e líderes tiveram que se reunir para tratar esta questão.

Foi uma longa discussão e no final Pedro se levantou e se dirigiu a eles:

– “Irmãos, vocês sabem que, há muito tempo, Deus nos escolheu para falar aos gentios a fim de que eles pudessem ouvir as boas-novas e crer. Deus conhece o que está no nosso coração humano e confirmou que aceita os gentios. Deus deu a eles o Espírito Santo, como o deu a nós”.

Pedro explicou que não há distinção alguma entre eles e os gentios, por que Deus purificou o coração deles por meio da fé.

– “Por que vocês estão provocando a Deus, sobrecarregando e oprimindo os discípulos gentios com regras que nem nossos antepassados conseguiram suportar? Nós cremos que todos, nós e eles, somos salvos da mesma forma, pela graça do Senhor Jesus”.

Aconteceu um grande silêncio na reunião, ninguém dava um pio. E, então, Paulo e Barnabé começaram a relatar os sinais e maravilhas que Deus havia realizado por meio deles entre os gentios.

As histórias de Paulo e Barnabé encantaram a todos. E o apóstolo Tiago se levantou e disse:

– “Irmãos, ouçam-me!”

Tiago mostrou que era plano de Deus, através dos profetas, desde a antiguidade, restaurar o seu povo, incluindo os gentios, para que todos fossem chamados para serem Seu povo.

– “Irmãos, eu considero que não devemos criar dificuldades para os gentios que se convertem a Deus. Vamos escrever uma carta a eles apenas para que se abstenham de alimentos oferecidos a ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue, conforme foi ensinado nas leis de Moisés”.

Após escreverem a carta, eles escolheram Judas, também chamado Barsabás, e Silas para levá-la para os irmãos de Antioquia da Síria, junto com Paulo e Barnabé.

A carta era o consenso e desejo de todos para não impor aos gentios cargas e impedimentos. E, quando os mensageiros apresentaram a carta, o povo ficou aliviado e a mensagem trouxe grande alegria em toda a igreja de Antioquia.

Os discípulos Judas e Silas, eram profetas e bons pregadores. As pregações deles eram cheias de esperança e encorajaram e fortaleceram os irmãos e, por isso Judas e Silas permaneceram com eles ali algum tempo.

Judas voltou para Jerusalém, mas Silas resolveu ficar em Antioquia e junto com Paulo e Barnabé e os discípulos dali, seguiram ensinando e pregando a palavra do Senhor.

Passado algum tempo, Paulo convidou Barnabé, para visitar as cidades e os irmãos onde eles pregaram a palavra do Senhor.

Mas, uma grande divergência ocorreu entre eles, por que Barnabé queria levar João Marcos e Paulo foi duramente contra, por que ele os havia abandonado na viagem anterior, quando estavam na Panfília.

Barnabé era uma pessoa de bom coração, muito generoso e queria ajudar no desenvolvimento do jovem João Marcos. E João Marcos foi aquele que, mais tarde, escreveu o Evangelho que levou seu nome.

O desentendimento de Paulo e Barnabé foi tão grave que os dois se separaram. As contendas fazem parte do processo, mas Deus é capaz de transformar até brigas em bênçãos.

Com a separação, Barnabé navegou para Chipre com João Marcos. Enquanto, Paulo escolheu Silas e viajaram por toda a Síria e Cilícia. O melhor de tudo é que eles se entregaram ao cuidado gracioso do Senhor e fortaleceram as igrejas de lá. (Atos 15:1-41)

[MÚSICA]

Estamos na segunda viagem missionária de Paulo. Ele foi primeiro a Derbe e depois para Listra, e lá conheceu um jovem discípulo chamado Timóteo. A mãe dele era uma judia convertida e seu pai era grego. E os casamentos mistos não eram bem vistos pelos Judeus. No entanto, os irmãos de Listra e Icônio gostavam muito de Timóteo e o tinham em alta consideração, por isso, Paulo pediu para que ele o acompanhasse em sua viagem.

Para não ofender os judeus da região e facilitar sua aceitação, Paulo providenciou para que Timóteo fosse circuncidado, por que todos sabiam que o pai dele era grego. Desta vez Paulo usou o bom senso! Timóteo se tornou um grande discípulo e companheiro de Paulo.

Eles viajaram de cidade em cidade pela região da Frígia e da Galácia, instruindo os irmãos a seguirem as novas orientações. Mas, teve uma hora que o Espírito Santo os orientou para não pregar a palavra na província da Ásia e, também, para não ir para o norte, em direção à Bitínia. Por isso, eles seguiram viagem pela Mísia até o porto de Trôade. E, assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número a cada dia.

Numa noite, Paulo teve uma visão num sonho, onde um homem em pé suplicava:

– “Venha para a Macedônia e ajude-nos!”

Assim, eles não perderam tempo e foram para a Macedônia, navegaram para a ilha de Samotrácia, chegaram em Neápolis e, depois, na importante cidade de Filipos, uma colônia romana. E ali permaneceram vários dias, anunciando as boas-novas.

Num sábado, eles saíram da cidade e foram orar à margem do rio. E ali encontraram algumas mulheres reunidas e conversaram com elas. Uma delas se chamava Lídia, era uma mulher temente a Deus, da cidade de Tiatira e comerciava tecidos caros de púrpura. Ela ouviu a Palavra com muita atenção e o Senhor abriu seu coração. Ela creu e foi batizada, junto com sua família.

Num gesto de hospitalidade, ela insistiu que eles ficassem:

– “Se concordam que creio de fato no Senhor, por favor, se hospedem em minha casa”.

E eles não puderam recusar seu pedido.

Outro dia, quando eles iam à um lugar para orar, encontraram uma escrava possuída por um espírito do mau, o espírito a usava para predizer o futuro. E seus senhores, espertamente, ganhavam muito dinheiro, usando suas adivinhações.

Ela seguia Paulo e Silas e gritava:

– “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vieram anunciar como vocês podem ser salvos!”

Isso aconteceu por vários dias, até que Paulo indignado, se virou e disse:

– “Eu ordeno em nome de Jesus Cristo que saia dela”.

E, no mesmo instante, aquele espírito mau a deixou.

Os senhores donos da escrava ao virem que sua fonte de lucro secara, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram à presença das autoridades, na praça do mercado, gritando:

– “Estes judeus estão tumultuando a cidade!”

– “Eles estão subvertendo os costumes e a Lei romana”.

Uma multidão terrível se formou em torno deles e revoltada pedia sangue. E os magistrados ordenaram que eles fossem despidos, os açoitaram severamente com varas e os lançaram na prisão. (Atos 16:1-40)

Ao libertarem a jovem escrava de seu demônio e da exploração de seus senhores, Paulo e Silas acabaram espancados com violência até seus espancadores se cansarem. E, em seguida, foram jogados na prisão, com os pés presos num troco, e um carcereiro recebeu ordens para vigiá-los:

– “Vigie-os com toda a atenção para que não escapem de maneira nenhuma”.

Que situação terrível! Isto seria o fim da segunda viagem de Paulo e o fim de sua missão?!

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Todas as famílias passam por conflitos, divergências e até separações e na Igreja de Jesus não foi diferente… Paulo era muito durão…

– Ele era firme, mas teve momentos de bom senso e por certo cresceu com tudo isto. Foram processos complicados, mas o Senhor usou até isto para o crescimento do projeto…

– Eu gostei de como Barnabé cuidou de João Marcos e como Paulo cuidou de Timóteo e como eles os trouxeram para próximo deles…

– E ainda teve o caso de Lídia. Discipular é como uma adoção, tem que estar próximo…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos Paulo e Silas cantando e orando na prisão.

E veremos, também, Paulo em um grande momento na cidade de Atenas e o aparecimento de um grande orador chamado Apolo.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA 4 – FECHAMENTO]


– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i09-o-concilio-da-graca

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *