Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

ENVIADOS PELO ESPÍRITO

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, sejam bem-vindos e bem-vindas à mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venham viajar conosco pelo primeiro século da nossa era. E se emocionar com a revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Uma viagem por 100 anos de história, com lutas, suor e sangue para que o Evangelho chegasse até os nossos dias… O que movia os discípulos? E para onde eles estavam indo?

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “ENVIADOS PELO ESPÍRITO”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Com o engajamento de Paulo, começou a terceira fase da Igreja de Jesus, marcada por viagens missionárias e as boas novas alcançaram novas fronteiras. A grande marca da Igreja de Jesus era seus escolhidos. Eles eram preparados e enviados no poder do Espírito do Senhor.

Deus mudou os nomes de muitas das pessoas escolhidas. Ele mudou o nome de Abrão para Abraão, de Jacó para Israel, de Simão para Pedro. Deus mudou, também, o nome de Saulo para Paulo?

Saulo foi uma pessoa escolhida, mas Deus não mudou seu nome. O que aconteceu neste caso é que ele tinha o nome de origem judaica que era Saulo e o codinome Paulo por causa de sua cidadania romana. E para facilitar o trânsito em sua missão e entre os gentios, ele provavelmente optou por usar o nome Paulo.

A biografia de Paulo era extensa e ele mesmo a declarou:

– “Eu sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, circuncidado, fariseu, um verdadeiro hebreu”. (Filipenses 3:5)

Ele era, também, um cidadão romano, por ter nascido em Tarso, cidade da Cilícia, foi criado em Jerusalém e educado por Gamaliel. (Atos 22:3, 28)

– “Eu persegui com violência a igreja de Deus, por muito tempo, e não media esforços para destruí-la. Mas, o Senhor foi me encontrar no caminho de Damasco e me trouxe para Seu exército”. (Gálatas 1:13)

Por volta do ano 45 de nossa era, Paulo iniciou sua primeira viagem missionária, junto com Barnabé e João Marcos.

Dias antes de sua viagem, quando eles estavam reunidos na igreja de Antioquia da Síria, adorando o Senhor e jejuando junto com profetas e mestres e, também, Simeão, Lúcio de Cirene e Manaém, e o Espírito Santo disse para eles:

– “Separem Barnabé e Saulo para realizarem o trabalho para o qual Eu os chamei”.

Então, eles impuseram as mãos sobre eles e os enviaram em sua missão. E eles partiram para uma viagem cheia de desafios, em direção a Chipre.

Depois que eles desceram no porto de Selêucia, na Ilha de Chipre, foram até a cidade de Salamina e nas sinagogas judaicas e pregaram a palavra de Deus, e João Marcos os acompanhava como assistente.

Depois eles viajaram por toda a ilha até chegar a Pafos. Lá eles se encontraram com um feiticeiro judeu, um falso profeta chamado Barjesus, que dava suporte para o governador Sérgio Paulo.

O governador era um homem muito inteligente e convidou Barnabé e Saulo para visitá-lo, por que desejava ouvir a palavra de Deus.

Mas, o feiticeiro se opôs a eles, tentando impedir que o governador viesse a crer. E, Paulo cheio do Espírito Santo, olhou bem nos olhos dele e disse:

– “Você é um falso, um Filho do diabo, cheio de toda espécie de engano e maldade. Você é inimigo de tudo o que é certo!

Mas, agora você desafiou a Deus e o seu jogo acabou. Preste atenção, você vai ficar cego e não verá a luz do sol por um bom tempo”.

Naquele instante, a escuridão cobriu seus olhos e ele começou a tropeçar e a suplicar para que alguém o guiasse.

Quando o governador viu isto, ficou muito impressionado, creu no ensino a respeito do Senhor e se tornou um Cristão.

Na segunda etapa da viagem, Paulo e seus companheiros foram de navio à Panfília e aportaram em Perge. Porém, João Marcos não suportando os desafios da missão, os deixou e voltou para Jerusalém.

Paulo e Barnabé prosseguiram até Antioquia da Pisídia e num sábado, foram à sinagoga. Após a leitura dos livros da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga disseram:

– “Irmãos, se vocês têm uma palavra de encorajamento para o povo, podem falar”.

Então Paulo ficou em pé e começou a pregar:

– “Homens de Israel e gentios tementes a Deus, ouçam-me!”

Paulo pregou sobre como Deus tirou os nossos antepassados da escravidão do Egito, como Ele conduziu seu povo até Canaã, como Deus escolheu Davi e como Ele escolheu João Batista para anunciar a salvação em Cristo Jesus.

– “Irmãos, vocês que são filhos de Abraão e também vocês gentios tementes a Deus, esta mensagem de salvação é para nós.

O povo de Jerusalém e seus líderes não reconheceram que Jesus era o messias de quem os profetas haviam falado. Em vez disso, eles o condenaram e, mesmo não encontrando motivo legal para executá-lo, pediram a Pilatos que o matasse. Ele foi crucificado e o colocado num túmulo, mas Deus o ressuscitou dos mortos.

E os apóstolos são testemunhas disto e nós estamos aqui para trazer esta boa nova para vocês. Deus cumpriu a promessa ao ressuscitar Jesus.”

E continuou:

– “Ouçam, irmãos! Estamos aqui para proclamar que, por meio de Jesus, há perdão para os pecados. Todo aquele que nele crê é declarado justo diante de Deus e isto é algo que a lei de Moisés jamais poderá fazer.”

Quando Paulo e Barnabé estavam saindo da sinagoga, o povo correu até eles e pediu para que falassem mais sobre graça de Deus.

No sábado seguinte, praticamente a cidade inteira foi ouvir a Palavra do Senhor na sinagoga.

No entanto, quando alguns dos judeus viram tanta gente querendo ouvi-los, ficaram com muita inveja, tentaram difamá-los e contestá-los. Mas, Paulo e Barnabé ficaram firmes e disseram corajosamente:

– “Era necessário que a Palavra de Deus fosse primeiro a vocês, judeus. Mas, como vocês a rejeitaram e não se consideraram dignos da vida eterna, agora vamos oferecê-la aos gentios. Por que foi isto que o Senhor nos ordenou.”

Ao ouvirem isto, os gentios se alegraram e agradeceram ao Senhor por essa mensagem, e muitos creram na vida eterna. E a palavra do Senhor se espalhou fortemente por toda aquela região.

Os judeus, porém, instigaram as mulheres religiosas influentes, as autoridades e os ricos da cidade, formaram uma multidão contra Paulo e Barnabé e os expulsaram dali.

Os dois discípulos, não se importaram com eles, sacudiram o pó dos pés como reprovação e foram à cidade de Icônio.

Conforme o Mestre da Galileia, havia ensinado:

– “Se alguma casa ou cidade se recusar a recebê-los ou a ouvir sua mensagem, sacudam a poeira dos pés ao sair. Creiam nisto: no dia do juízo, as cidades perversas de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos rigor do que essa cidade. Prestem atenção: eu envio vocês como ovelhas no meio de lobos. Por isso, sejam espertos como serpentes e simples como pombas.” (Mateus 10:14-16)

Eles seguiram cheios de alegria e do Espírito Santo. (Atos 13:1-52)

[MÚSICA]

Na terceira etapa da Viagem, eles chegaram a cidade de Icônio e fizeram como sempre faziam, foram a sinagoga e pregaram para judeus e gentios e muitos creram nas boas novas.

Ali, também, Paulo e Barnabé enfrentaram objeções por parte de alguns judeus que envenenavam as mentes das pessoas contra eles.

Mesmo assim, eles optaram por ficar e, corajosamente, pregaram sobre a graça do Senhor e realizaram muitos sinais e maravilhas.

O povo ficou dividido entre os judeus e os discípulos.

E, quando um grupo de líderes resolveu ataca-los e apedreja-los, eles fugiram para a região da Licaônica. E seguiram até as cidades de Listra, Derbe e arredores, anunciando as boas novas.

Em Listra, Paulo e Barnabé encontraram um homem que tinha os pés aleijados desde o nascimento. Ele estava sentado, ouvindo a pregação, e Paulo olhou para ele e disse:

– “Levante-se!”

E o homem se levantou rapidamente e começou a andar e pular. A multidão, vendo aquilo, gritou:

– “Os deuses vieram até nós em forma de homens!”

Eles acharam que Barnabé era o deus grego Zeus e Paulo, o deus Hermes.

E o sacerdote do templo de Zeus, organizou uma procissão, com touros e coroas de flores, até as portas da cidade, e junto com a multidão queriam oferecer sacrifícios aos apóstolos.

Quando Barnabé e Paulo perceberam o que estava acontecendo, rasgaram as suas roupas e correram para o meio do povo e gritaram:

– “Amigos, por que vocês estão fazendo isso? Somos homens como vocês! Viemos para anunciar as boas novas, para que vocês abandonem estas coisas sem valor e se voltem para o Deus vivo. O Deus que fez os céus e a terra, o mar e todas as coisas.”

E tiveram muitas dificuldades para impedir o ritual de sacrifícios.

Logo depois, chegaram ali alguns judeus de Antioquia e Icônio e provocaram uma revolta contra eles.

Surraram e apedrejaram Paulo até deixa-lo inconsciente e o arrastaram para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto.

Quando os discípulos chegaram até o lugar que o haviam deixado, ele voltou a si e se levantou.

E no dia seguinte, ele partiu com Barnabé para Derbe.

Eles seguiram anunciando as boas novas em Derbe e fizeram ali muitos discípulos.

Depois, eles começaram o caminho de volta, passando por Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia, para fortalecer os discípulos e para os encorajar a permanecerem na fé e não desistirem diante dos sofrimentos.

Em cada cidade, Paulo e Barnabé também escolheram líderes para cada igreja, os consagraram com orações e jejuns e os entregaram aos cuidados do Senhor.

Ainda no caminho de volta, eles pregaram a Palavra pela Pisídia até a Panfília e depois em Perge e Atália.

E, por fim, voltaram de navio para Antioquia, onde sua viagem tinha começado.

Ao chegarem, reuniram a igreja e relataram tudo que Deus tinha feito por meio deles e como Ele abriu a porta da fé também para os gentios.

E permaneceram ali com os discípulos por muito tempo. (Atos 14:1-28)

A primeira viagem missionária de Paulo, atingiu mais de 8 cidades e durou aproximadamente 3 anos.

As três marcas da Igreja de Jesus continuavam vivas: A Palavra se espalhava, a perseguição persistia e os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito do Senhor.

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Foi uma viagem e tanto… Escolhidos: Poder do Espírito e Sofrimento…

– Paulo Barnabé não apenas converteram pessoas em novas fronteiras, eles abriram igrejas, fizeram discípulo e estabeleceram líderes …

– A pregação de Paulo era diferente da de Pedro…

– Paulo trouxe a visão da Graça de Deus e a libertação da lei e tradições judaicas. A sua pregação incluía todos no plano da salvação.

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos Paulo no importante e emblemático concílio de Jerusalém.

E veremos, também, Paulo iniciando a sua segunda viagem missionária e sua prisão.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i08-enviados-pelo-espirito

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *