Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

FORAM CHAMADOS CRISTÃOS

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, sejam bem-vindos e bem-vindas à mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! Venham viajar conosco pelo primeiro século da nossa era. E se emocionar com a revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Uma viagem por 100 anos de história, com lutas, suor e sangue para que o Evangelho chegasse até os nossos dias… O que movia os discípulos? E para onde eles estavam indo?

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “Foram chamados Cristãos”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Estamos por volta do ano 41 de nossa era. Com o crescimento dos seguidores de Jesus além das fronteiras de Jerusalém, as comunidades se diversificavam e poderiam ser compreendidas em 3 grupos:

– Os Judeus-Cristãos de língua hebraica e aramaica de onde nasceu a Igreja de Jesus. A maioria eram agricultores.

– Os Helenos-Cristãos de língua grega, liderados pelo grupo dos 7 diáconos. Eles se sentiam livres das tradições judaicas.

– E os Gentios-Cristãos que foram atingidos principalmente pelo trabalho de Paulo. Eles sofriam muito com os preconceitos do judaísmo.

Embora as diferenças culturais destes grupos constituíssem o principal desafio dos apóstolos, dentro deles começaram a surgir discípulos não judeus dispostos a levar o Evangelho para muitos lugares.

Podemos lembrar daquela vez que Jesus estava em Jerusalém, durante a festa da Páscoa, e alguns gregos que vieram para a festa procuraram o apóstolo Filipe:

– “Por favor, gostaríamos de ver Jesus. Poderia nos ajudar?”

Filipe falou com André e os dois foram até Jesus. O Mestre os ouviu e respondeu:

– “Chegou a hora de o Filho do Homem ser glorificado.

Ouçam com atenção: se o grão de trigo não for plantado na terra e não morrer, será apenas um grão. Mas, se for enterrado, irá brotar e produzirá muitos e muitos novos grãos.

Quem se apega a sua vida, ficará só. Mas, quem a perde por amor, viverá por toda a eternidade.

Se alguém quer ser meu discípulo, siga-me, por que os meus servos devem estar onde eu estou. E o Pai honrará aquele que me servir.” (João 12:20-26)

A notícia sobre o contato e o batismo de gentios por Pedro, incomodou a muitos dos seguidores de Jesus quando ele voltou à Jerusalém. Eles foram até ele para censurá-lo, mas Pedro explicou pacientemente tudo o que tinha acontecido na casa de Cornélio.

– “O Espírito do Senhor me mandou para proclamar as boas novas para eles. E enquanto eu pregava, o Espírito desceu sobre eles e eu não pude lhes negar o batismo.”

E Pedro continuou:

– “Eu me lhe lembrei daquilo que Jesus disse: João batizou com água, mas nós seríamos batizados com o Espírito Santo. E o Senhor estava dando ali a mesma dádiva que deu a nós.”

E todos aqueles que levantaram objeções, ao ouvirem o testemunho de Pedro, começaram a louvar a Deus,  e disseram:

– “Vemos que Deus deu aos gentios o mesmo privilégio de se arrepender e receber a vida eterna!”

Os discípulos que foram dispersos depois da morte de Estevão, levaram a Palavra até a Fenícia, Chipre e Antioquia da Síria.

Muitos deles só pregavam para os Judeus, mas alguns deles começaram a anunciar as boas novas também para os gentios. E a mão do Senhor estava com eles e muitos gentios creram e se converteram.

Quando a Igreja de Jerusalém ficou sabendo disto, enviou Barnabé a Antioquia. Barnabé era um homem bom, acolhedor, cheio do Espírito Santo e de fé e quando ele chegou lá e viu toda aquela manifestação da graça de Deus entre os gentios, começou a motivá-los na Palavra e logo uma grande multidão se converteu ao Senhor.

Barnabé conhecia e acolheu Saulo depois da sua conversão. E ele percebeu que Saulo era pessoa certa para pregar para os Gentios e, também, esta era uma grande oportunidade para trazê-lo para dentro do projeto de Jesus. Por isso foi procura-lo, e o levou para Antioquia.

E eles ficaram pregando e ensinando ali por um ano inteiro.

Antioquia se tornou a mais emblemática das Igrejas daquela época. A comunidade mais missionária e acolhedora e foi justamente esta igreja de gentios que deu a grande marca dos seguidores de Jesus:

– Foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez.

Durante aquele período de grande efervescência da Palavra, alguns profetas viajaram de Jerusalém a Antioquia. E um deles, chamado Ágabo, em uma das reuniões, se levantou tomado pelo Espírito, e predisse que uma grande fome viria sobre todo o mundo romano. E isto se cumpriu durante o reinado de Cláudio e muitos sofreram com a escassez.

Os discípulos de Antioquia decidiram, então, ajudar os irmãos na Judeia, cada um de acordo com suas possibilidades, e enviaram muitas doações por meio de Barnabé e Saulo. (Atos 11:1-30)

[MÚSICA]

Por volta do ano 43 dC, surgiu uma nova e violenta onda de perseguição aos seguidores de Jesus. Agora liderada pelo rei Herodes Agripa que mandou matar a espada o apóstolo Tiago.

Tiago era irmão de João, foi um dos pescadores chamado por Jesus no Mar da Galileia. E esteve presente em muitos acontecimentos importantes do Mestre, junto com Pedro e João. Esta foi a primeira morte de um apóstolo e a única que foi registrada na Bíblia.

O rei Herodes se motivou nas suas ações de violências ao perceber que os Judeus se agradavam desta perseguição. Por isso, aproveitou a celebração da Festa dos pães sem fermento e mandou prender Pedro e colocou uma guarda com 4 escoltas, com 4 soldados em cada uma, para vigiar a cadeia. Por que não queria correr riscos e pretendia entregar Pedro aos Judeus para um julgamento público depois da páscoa.

A comunidade dos seguidores de Jesus, quando soube de sua prisão, passou a orar fervorosamente. Não há poder capaz de conter a Igreja de Jesus.

Na noite que antecedia o julgamento de Pedro algo impressionante aconteceu.

Ele estava dormindo na cadeia, amarrado com duas correntes e vigiados pelos soldados. De repente, um anjo apareceu e uma luz muito forte inundou a cela. Ele acordou Pedro e disse:

– “Vista-se Pedro, calce os sapatos, pegue o casaco e siga-me.”

Pedro obedeceu, mas achou que estava sonhando.

As correntes se soltaram, as portas e portões foram se abrindo e eles passaram pelos guardas sem ser percebidos. Parecia um grande show de mágica, ou uma cena de Missão Impossível!

Quando eles já estavam na rua, o anjo desapareceu e Pedro percebeu que aquilo não era um sonho. Era o Senhor que o estava livrando das mãos do rei Herodes.

Ele correu até a casa de Maria, mãe de João Marcos. Ao bater na porta, uma serva chamada Rode foi atender e, ao reconhecer a voz de Pedro, ficou tão empolgada que o deixou do lado de fora e retornou correndo e disse a todos:

– “Pedro está lá fora, ele está na porta.”

Eles não conseguiam acreditar naquela notícia, pensaram que era um anjo. E Pedro continuou batendo na porta. Eles correram até lá e quando viram que era ele mesmo, ficaram espantados.

Ele pediu para eles se acalmarem. Contou que um anjo o havia libertado e pediu para avisarem aos demais sobre o que havia acontecido. E em seguida se retirou dali.

Quando amanheceu houve grande polvorosa na prisão ao perceberem que Pedro não estava lá. Herodes ficou tão irado ao saber disto, que mandou executar todos o guardas.

Logo depois, o rei Herodes, cansado da Judéia e dos Judeus, resolveu ir para Cesareia.

O rei Herodes odiava o povo das cidades de Tiro e Sidom. Mas, eles se uniram e conseguiram uma audiência para tentarem se reconciliar com o rei, por que dependiam de suas terras para obter alimento.

No encontro, Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono cheio de pompa e fez um discurso para eles e o povo o ovacionava e gritava com falsidade:

– “É a voz de um deus! Não é um homem! É a voz de Deus!”

O rei Herodes enche-se arrogância! E isto foi a gota d’água! No mesmo instante, um anjo do Senhor feriu Herodes com uma enfermidade, por que não ofereceu a glória a Deus. Ele foi comido por vermes e morreu.

Enquanto isso, a palavra de Deus continuava a se espalhar sem parar, e eram muitos os novos convertidos.

Barnabé e Saulo foram entregar as doações na igreja em Jerusalém, e depois retornaram à Antioquia levando João Marcos com eles. (Atos 12:1-25)

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Saulo depois da conversão, foi deixado de escanteio… Mas, Barnabé foi quem o acolheu e o trouxe para dentro do projeto…

– Barnabé era um discípulo e tanto, cheio do Espírito como Estevão. Ele viu o potencial de Saulo…

– Antioquia foi uma igreja do barulho, eu gostaria muito de participar de uma igreja assim… Ela até deu nome aos seguidores de Jesus…

– Ela os chamou de Cristãos… Talvez, isto tenha sido um apelido pejorativo a princípio… Mas, o nome pegou…

– O rei Herodes achou que podia destruir o empreendimento de Jesus… Mas, acabou pagando o preço…

– Ninguém afronta Deus e sai impune…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos Saulo e Barnabé sendo enviados para sua primeira viagem missionária.

E veremos, também, o Evangelho chegando a muitas cidades e Saulo sofrendo rejeições sendo apedrejado.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i07-foram-chamados-cristaos

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *