Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

PARA TODAS AS PESSOAS, DE TODOS OS LUGARES

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Você está no PODCAST SBN, sejam bem-vindos e bem-vindas à mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Venha viajar conosco pelo primeiro século da nossa era. E se emocionar com a revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Foram 100 anos de história com lutas, suor e sangue para que o Evangelho chegasse até os nossos dias… O que movia os discípulos? E como nem as portas do inferno deteve a Igreja que Jesus inaugurou?

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “Para todas as pessoas, de todos os lugares”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

A expansão da Igreja de Jesus para outras cidades, além de Jerusalém, criou novos desafios para o maior empreendimento de todos os tempos.

Estamos por volta do ano 34 da nossa era. Jesus trouxe o improvável para lutar em suas fileiras. Jesus converteu Saulo de perseguidor para perseguido. Jesus trouxe Saulo para uma obra de sofrimento também.

Saulo começou sua jornada enfrentando a desconfiança dos seguidores de Jesus sobre sua conversão e tentativas de assassinato.

Porém, ele não perdeu tempo em se engajar e pregava o tempo todo que Jesus é o Cristo, o messias prometido.

“Felizes são vocês quando, por minha causa, sofrerem zombaria e perseguição, e quando mentirem e disserem todo tipo de maldade contra vocês. Alegrem-se e exultem, porque uma grande recompensa os espera no céu.” (Mateus 5:11,12)

Saulo foi até Jerusalém para se encontrar com os discípulos, mas eles estavam com medo dele e não acreditavam em sua conversão. No entanto, Barnabé o apoiou e o apresentou para os apóstolos. E, ainda, contou para eles como Jesus convertera Saulo no caminho para Damasco e como ele estava pregando com ousadia em nome de Jesus.

Assim, Saulo permaneceu com os apóstolos em Jerusalém e pregava corajosamente em nome do Senhor, inclusive para os judeus de fala grega. Porém, isto trouxe problemas com alguns grupos que planejaram matá-lo e, por isso, os discípulos o levaram para Cesareia e depois para Tarso.

Estamos por volta do ano 36dC, era um período de paz da Igreja de Jesus, que crescia em número, em toda a Judeia, Galileia e Samaria, fortalecida no temor do Senhor e pelo Espírito Santo.

O apóstolo Pedro começou a viajar por toda parte, pregando que o Reino de Deus chegou. E ao chegar na cidade de Lida, ele encontrou um paralítico chamado Eneias, que há oito anos permanecia na cama e olhando para ele disse:

– “Eneias, Jesus Cristo cura você! Levante-se e arrume sua maca!”

E, no mesmo instante, o paralítico ficou curado e se levantou. E todos os moradores de Lida e de Sarona quando viram isto, se converteram ao Senhor.

Em outra cidade próxima, chamada Jope, havia uma discípula chamada Tabita (que em grego significa Dorcas). Ela era conhecida por fazer o bem às pessoas e ajudar os pobres, porém ela ficou muito doente e morreu.

Quando seu corpo estava sendo preparado para o sepultamento, alguns discípulos correram para chamar Pedro que estava em Lida. E ele foi rapidamente com eles.

Ao chegar lá, ele viu que muitas viúvas choravam, por que Tabita as ajudava, e pediu que todos saíssem do quarto. E depois de se ajoelhar e orar, disse:

– “Tabita, levante-se!”

Ela abriu os olhos, olhou para ele e se sentou. Pedro a ajudou a se levantar e a levou a todos que, impressionados, correram para abraça-la.

Esta notícia se espalhou rapidamente pela cidade e muitos creram no Senhor. (Atos 9:26-43)

[MÚSICA]

Pedro ficou mais algum tempo em Jope, hospedado na casa de Simão, um homem que trabalhava com couro.

Pedro precisava vencer alguns desafios pessoais para o desenvolvimento do Plano de Deus.

O Senhor nos leva à processos para que cresçamos. Os processos são, na verdade, provocações de Deus para que você veja o que Ele quer de você.

E isto ocorre por meio da fé. A Fé é como óculos que nos mostrará o invisível. Enquanto o inimigo te dará coisas para você se apegar e não avançar, Deus irá arrancar de você tudo o que te impede de avançar.

Entenda! Deus está te tirando as coisas que não farão mais parte do processo que Ele tem para você. Deus quer te dar coisas novas e o que Ele te der ninguém poderá tirar.

E foi isto que aconteceu com o apóstolo Pedro e o Centurião Cornélio. Eles foram duas pessoas que Deus provocou para se moverem dentro do Plano dEle. E podemos aprender muito com isto, conforme foi narrado em Atos no capítulo 10.

A aceitação da conversão de Paulo, um ex-perseguidor de cristãos, e a ideia de que o evangelho era para todas as pessoas, de todos os lugares, inclusive para os gentios, eram um desafio para os discípulos, especialmente para Pedro. E é neste cenário que ocorre o encontro de Pedro e Cornélio.

CESÁREIA era uma Cidade grega tomada por Herodes que a batizou de CESARÉIA, em honra à Augusto Cesar. Lá havia um Quartel General e Cornélio era um Centurião que liderava uma legião de muitos homens.

Além de Centurião Romano, ele era alguém muito especial. Ele e toda a sua família eram piedosos, ajudavam as pessoas e temiam a Deus. Cornélio era um homem grato e a sua gratidão o levou ao próximo passo.

O Senhor viu isto e, um certo dia, por volta das três horas da tarde, lhe deu uma visão. Um anjo se aproximou dele e disse:

– “Cornélio!”

– “Que é, Senhor?”

– “Suas orações e seus atos de bondade chamaram a atenção de Deus. Agora, mande alguns homens a Jope para buscar Simão, que muitos conhecem como Pedro. Ele está hospedado na casa de Simão, o curtidor de couro, que fica perto do mar”.

E Cornélio, imediatamente, chamou dois dos seus servos e um soldado e os enviou a Jope.

Preste atenção! Ao mesmo tempo que Deus está movendo Cornélio de um lado, Ele vai mover Pedro de outro lado.

No dia seguinte, quase ao meio dia, enquanto os enviados de Cornélio viajavam para buscar Pedro, ele já estava com fome e subiu ao terraço para orar, enquanto esperava a refeição que estava sendo preparada.

Durante a oração ele caiu em êxtase, teve uma visão e viu o céu aberto. Ele viu algo parecido com um grande lençol, amarrado por cordas nas quatro pontas, que descia à Terra. E nele estava toda espécie de animais, quadrúpedes, répteis e aves. Então, ele ouviu uma voz:

– “Levante-se, Pedro! Mate e coma.”

– “De modo nenhum, Senhor! Eu jamais comi algo impuro ou imundo!”

– “Não chame impuro, aquilo que Deus purificou.”

Veja! Pedro, resistia a se mover para o novo processo. O Senhor foi paciente com ele e repetiu isto por 3 vezes e depois o lençol foi recolhido ao céu.

Pedro era o cara das 3 vezes, lembra?

– 3 vezes ele foi repreendido pelo Mestre (igreja, santa ceia, prisão), ele negou Jesus por 3 vezes e 3 vezes foi Jesus teve de perguntar para ele: “Tu me amas?”. E Jesus pediu para Pedro apascentar suas ovelhas, todas as suas ovelhas.

Pedro ainda estava refletindo no significado da visão, quando os homens enviados por Cornélio chegaram à sua porta. E o Espírito disse para ele:

– “Simão, três homens estão na sua porta te procurando. Desça e vá com eles. Não lhes faça perguntas, fui Eu quem os enviei”.

Pedro obedeceu e disse aos homens:

– “Eu sou quem vocês estão procurando.”

– “Nós viemos da parte do centurião Cornélio. Ele é um homem justo e temente a Deus, respeitado por todo o povo judeu. E um santo anjo pediu para leva-lo até ele e ouvir o que você tem para dizer.”

Pedro os hospedou e no dia seguinte partiu com eles, levando alguns irmãos de Jope. Após um dia de viagem, eles chegaram à Cesareia e encontraram Cornélio, que os esperava, com seus parentes e amigos.

Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio se dirigiu a ele e se prostrou aos seus pés, adorando-o. Mas, Pedro o fez se levantar:

– “Não faça isto! Levante-se, eu sou homem igual a você.”

Este é o ponto alto desta história. Pedro e Cornélio estão dando os passos dentro de um processo que envolvia mudanças.

Pedro entrou, encontrou ali muitas pessoas e começaram a conversar:

– “Vocês sabem muito bem que estou fazendo algo totalmente fora dos padrões, por que os judeus não visitam e nem se associam com pessoas de outros povos. Mas, Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum. Que ninguém é melhor do que ninguém. Foi por isso, que eu vim sem fazer qualquer objeção. Posso perguntar por que vocês foram me buscar?”

Pedro está diante de uma provocação, diante de coisas que precisavam ser arrancadas de sua visão passada. Seus preconceitos o impediam de andar no novo processo que Deus estava estabelecendo para ele.

Cornélio explicou que o chamou, conforme a orientação do Senhor:

– “Que bom que você veio! Agora estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir tudo que o Senhor te mandou para nos dizer.”

Pedro e Cornélio foram provocados por Deus para um novo processo e agora começa a transformação.

Então Pedro começou a falar das boas novas:

– “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo. Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.”

Pedro narrou para eles toda a vida, morte e ressurreição de Jesus.

– “E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus de Nazaré fez.”

Deus nos coloca em processos para nos influenciar, nos aperfeiçoar e nos abençoar.

Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. E os judeus convertidos que vieram com ele não podiam acreditar no que viam, não podiam crer que o dom do Espírito Santo estava sendo derramado até sobre os gentios. Eles estavam falando em línguas e exaltando a Deus.

E Pedro ao ver aquilo, perguntou?

– “Pode alguém negar o batismo com água a essa gente? Eles receberam o Espírito Santo como nós!”

Então, ele ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.

E, depois, eles pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias.

Quem é Pedro?! Quem é Cornélio?!

Pedro precisava vencer seus preconceitos para levar o Evangelho até os confins da terra. E Cornélio precisava crescer dentro do processo que ele já estava inserido, para continuar levando o Evangelho para seus amigos e parentes.

Pedro e Cornélio são pessoas como eu e você que precisavam ser aperfeiçoadas através das provocações de Deus, através de processos para enxergar as coisas invisíveis de Deus.

Existe mais uma coisa a aprender com esta história. Ela apresenta 2 casas:

– A casa de Simão, o curtidor de couro, que hospedou o apóstolo Pedro.

– E a casa de Cornélio que se abria para receber e ensinar pessoas, seus amigos e parentes, sedentos da Palavra.

Como é a sua casa?! Você recebe pessoas e as discipula?! Uma casa sacerdotal está sempre aberta para receber pessoas e testemunhar da Palavra.

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– XXX…

– Vimos nas suas ações ao curar Enéias e ressuscitar Tabita, o quanto Pedro tinha aprendido com o Mestre.

– XXX…

– Os olhos do Senhor estão sempre atentos àqueles que tem bondade e gratidão em seu coração…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos o crescimento, os testemunhos e novas perseguições da Igreja de Jesus.

E veremos, também, a morte de Tiago e a prisão de Pedro.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i06-para-todas-as-pessoas-de-todos-os-lugares

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *