Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

O IMPROVÁVEL

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Você está no PODCAST SBN, sejam bem-vindos e bem-vindas à mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Venha viajar conosco pelo primeiro século da nossa era. E se emocionar com a revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Foram 100 anos de história com lutas, suor e sangue para que o Evangelho chegasse até os nossos dias… O que movia os discípulos? Por que eles foram perseguidos? E como nem as portas do inferno deteve a Igreja que Jesus inaugurou?

Venha nos conhecer no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google. E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “O IMPROVÁVEL”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

O apedrejamento de Estevão marcou o fim da primeira fase da Igreja de Jesus. Uma fase cheia do poder do Espírito Santo, expressa por sinais, milagres e muita ousadia na apresentação da Palavra de Deus por seus discípulos em Jerusalém. Foram dias de muitas conversões, os novos seguidores passaram de cinco mil. E o senso de comunidade era muito forte entre eles.

No entanto, este crescimento extraordinário provocou inveja nos líderes do povo que não pouparam esforços para bloqueá-los. Começaram com prisões, interrogatórios, açoites até a morte de Estevão. E seguiram com uma forte perseguição que varreu a Igreja de Jesus em Jerusalém.

Era o começo (início) de uma nova etapa do maior empreendimento de todos os tempos.

– “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra.” (Atos 1:8)

Os discípulos foram dispersos pelas regiões da Judeia e de Samaria, mas isto não os impedia de anunciar as boas-novas a respeito de Jesus por onde eles passavam.

Filipe, um dos diáconos escolhidos pelos apóstolos, foi para a cidade de Samaria e lá começou a pregar para o povo sobre o Cristo. Ele atraiu multidões para ouvir sua mensagem, as pessoas ficaram encantadas com suas palavras, e ele realizou muitos sinais ali.

O Espírito do Senhor o dirigia em todas as suas ações. Ele expulsou muitos espíritos impuros que, aos gritos, deixavam suas vítimas, além de curar muitos paralíticos e aleijados. E houve grande alegria naquela cidade.

Estes acontecimentos atraíam muitas pessoas para o Evangelho, pessoas com más e boas intenções, como foram os casos de um feiticeiro chamado Simão e de um eunuco etíope.

Simão era um homem poderoso e admirado em Samaria, por suas práticas de feitiçaria há muitos anos, e ele ficou atraído pela pregação de Filipe e, junto com muitas pessoas daquele lugar, creu e foi batizado. Ele passou a seguir Felipe e ficava admirado com os sinais e milagres que ele realizava, mas ele não tinha o coração reto.

Os apóstolos ficaram sabendo do trabalho de Filipe em Samaria, e enviaram Pedro e João para ajuda-lo. Quando eles chegaram lá, reuniram os convertidos, oraram e impuseram as mãos sobre eles e eles receberam o Espírito Santo.

E Simão ao observar tudo isto, chegou até eles e ofereceu dinheiro para ter o poder que eles tinham:

– “Quanto vocês querem para me vender este poder que vocês têm, para que eu possa impor as mãos sobre as pessoas e elas recebam o Espírito Santo!”

– “Que seu dinheiro seja destruído com você. Como você pode imaginar que o dom de Deus poderia ser comprado! Olha, você não tem parte nem direito neste ministério, por que seu coração não é justo diante de Deus.”

E Pedro continuou dizendo:

– “Arrependa-se de sua maldade e ore ao Senhor. Talvez, Ele perdoe esses seus maus pensamentos, por que você está cheio de amarga inveja e é prisioneiro do pecado.”

Ao voltarem para Jerusalém, Pedro e João, pararam em muitas vilas samaritanas para anunciar as boas-novas de Jesus.

Filipe era sensível ao Espírito do Senhor e o anjo do Senhor disse para ele: – “Vá para o sul, para a estrada no deserto que liga Jerusalém a Gaza”.

Ele foi e encontrou no caminho um eunuco etíope, que era um alto oficial responsável pelos tesouros de Candace, a rainha da Etiópia. E ele estava voltando da adoração em Jerusalém.

O que era um eunuco?

O eunuco etíope era uma pessoa excluída duas vezes dentro da tradição judaica. Primeiro, ele era castrado, por causa de sua condição de servo de seu país, e por isso estava impossibilitado de receber a circuncisão e, depois, ele veio de uma região distante e excluída. Portanto, era impossível que ele fosse aceito pelos judeus.

Ele estava sentado em sua carruagem, enquanto lia em voz alta o livro do profeta Isaías. E o Espírito pediu para que Filipe se aproximasse dele.

Filipe, então se aproximou e perguntou para ele:

– “O senhor compreende o que lê?”

– “Como posso entender? Eu não tenho ninguém para me explicar?”

E o eunuco etíope convidou Filipe para subir na carruagem e sentar-se ao seu lado. Ele estava lendo a profecia de Isaías que dizia:

– “Ele foi levado como ovelha para o matadouro; como cordeiro mudo diante dos tosquiadores, não abriu a boca. Foi humilhado e a justiça lhe foi negada”.

Então Filipe, vendo suas dificuldades em compreender a Palavra, começou a lhe explicar as Escrituras e lhe anunciou as boas-novas a respeito de Jesus.

Um pouco depois, eles chegaram a um lugar onde havia água, o eunuco perguntou para ele:

– “Veja, aqui tem água! O que me impede de ser batizado?”

– “Nada o impede, se você crê de todo o coração.”

– “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.”

E assim Filipe o batizou. E quando saíram da água, o Espírito do Senhor, de repente, tomou Filipe e o levou. O eunuco não conseguiu mais vê-lo, mas seguiu viagem cheio de alegria.

E Filipe reapareceu mais ao norte, na cidade de Azoto, anunciou as boas-novas ali e seguiu pregando a Mensagem em todas as cidades ao longo do caminho, até chegar a Cesareia.

Simão era um homem rico e poderoso e queria comprar poder para si mesmo e para tirar vantagens dele. O eunuco etíope era um homem excluído e sofria preconceitos. Ele tinha sede da Palavra e Filipe, conduzido pelo Espírito, lhe deu as boas novas de Jesus e o batizou.

E o eunuco seguiu feliz da vida. (Conforme está escrito em Atos cap. 8)

[MÚSICA]

Não era mais a Igreja de Jerusalém, agora começava a Igreja de Jesus, até os confins da terra… Jerusalém deixou de ser o único lugar de salvação… As boas novas do Evangelho agora chegariam aos lugares mais distantes. E eles estavam precisando de um reforço especial para alavancar esta nova fase do projeto. E Jesus foi busca-lo no local e da forma mais improvável.

Talvez, você conheça pessoas que você diga: Esse não! Todos menos esse… Saulo era esse tipo de pessoa. Ele se movia pela ânsia de matar os discípulos do Senhor. Ele respirava perseguição. Por isso, ele foi até o sumo sacerdote e pediu cartas para perseguir os seguidores de Jesus nas sinagogas em Damasco, também, e levá-los para a prisão em Jerusalém.

Saulo imaginava que estava a serviço do Senhor, mas estava equivocado.

E quando estava a caminho de Damasco, de repente uma luz do céu brilhou ao seu redor. Tão forte que ele caiu no chão… e uma voz disse para ele:

– “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”

– “Quem és tu, Senhor?”

– “Sou Jesus, a quem você persegue! Agora levante-se e entre na cidade, ali você receberá instruções sobre o que fazer.”

Os homens que estavam com ele ficaram calados e espantados. Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém.

Quando Saulo se levantou e tentou abrir os olhos, percebeu que estava cego. E seus companheiros o conduziram pela mão até Damasco. E lá ele permaneceu, cego, por três dias, e durante este tempo ele não comeu nem bebeu nada.

Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias, até este momento um desconhecido, e o Senhor o chamou numa visão:

– “Ananias! Vá à rua Direita, à casa de Judas. Ao chegar lá, pergunte por um homem de Tarso, chamado Saulo. Ele estava orando e Eu falei com ele numa visão. Eu disse para ele, que você irá lá e lhe imporá as mãos para que ele volte a enxergar.”

– “Senhor, esse não! Todos sabem das coisas horríveis que esse homem vem fazendo contra o teu povo em Jerusalém. E ele conseguiu até autorização dos principais sacerdotes para prender todos que invocam o teu nome!”

– “Vá Ananias, não se preocupe. Saulo é o instrumento que Eu escolhi para levar a minha mensagem aos gentios, aos reis e até para o povo de Israel. E o sofrimento acompanhará esta tarefa.”

Ananias foi ao encontro de Saulo e impôs as mãos sobre ele:

– “Irmão Saulo, o Senhor Jesus que apareceu para você, me enviou aqui para que você volte a enxergar e fique cheio do Espírito Santo”.

No mesmo instante, algo semelhante a escamas caiu dos olhos de Saulo, e a sua visão foi restaurada. Então, ele se levantou e Ananias o batizou.

E assim, Saulo se transformou de perseguidor em perseguido.

Depois de comer e recuperar as forças, Saulo permaneceu alguns dias em Damasco, com os discípulos. E logo, começou a pregar, nas sinagogas, que Jesus era o Filho de Deus.

E todos que o ouviam ficavam espantados:

– “Não é esse o homem que odiava os seguidores de Jesus em Jerusalém?

– “Será que ele não veio aqui para prender os discípulos e os levar para os principais sacerdotes?”

Apesar da desconfiança, a pregação de Saulo tornou-se cada vez mais poderosa. E ele deixava os judeus de Damasco perplexos e admirados ao provar que Jesus é o Cristo. (Conforme narrado em Atos 9:1-22)

A Igreja de Jesus crescia em meio à desafios, tribulações e perseguições.

E os discípulos seguiam pregando e realizando sinais.

Naqueles dias existia o ditado de que “todos os caminhos levam a Roma”, e ele poderia ser mudado para: “todos os caminhos levam à Jesus”.

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Eu gostei muito deste episódio… Eu observei que encontramos todo tipo de pessoas diante dos sinais e milagres, inclusive aquelas que só queriam tirar proveito para si e aquelas sinceras que o Senhor fará coisas mirabolantes para salvá-las…

– Você viu que quando tudo parecia estar no fim, até diante dos desafios terríveis da perseguição a Igreja de Jesus crescia… Por que Jesus é quem edifica a Igreja…

– Eu fiquei curiosa sobre Saulo, sobre seu conhecimento e sobre os próximos passos dele dentro do maior empreendimento de todos os tempos…

– Calma Val, os próximos episódios irão revelar muitas coisas sobre este soldado, sobre a pessoa mais improvável que o Senhor poderia chamar para seu projeto…

E o que é a Igreja para você?! Queremos saber sua opinião… Deixe seus comentários em nossas redes

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos Saulo escapando daqueles que queriam mata-lo e seus desafios diante das desconfianças a cerca de sua conversão.

E veremos, também, Pedro enfrentando seus preconceitos para que as boas novas do Evangelho chegassem à todas pessoas e à todos os lugares.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!
[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/episodio-i-05-mixagem

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *