Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

CHEIOS DO ESPÍRITO

[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Se você tem sede venha. Venha e receba de graça a água da vida. Você está no PODCAST SBN, sejam bem-vindos e bem-vindas à mais um episódio da serie: A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Esta é uma viagem pelo primeiro século da nossa era. Você irá se emocionar com a revolução que colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Foram 100 anos de história com lutas, suor e sangue para que o Evangelho chegasse até os nossos dias…

O que movia os discípulos? Por que eles foram perseguidos? E como nem as portas do inferno deteve a Igreja que Jesus inaugurou? Para onde eles estavam indo?

Conheça o PODCAST SBN no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Queremos que você conheça nossas séries, assine, compartilhe e comente! E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “Cheios do Espírito”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Jesus chamou muitas pessoas para o seguir. Era um processo que começava com um convite muito simples: “Venha e veja!”, mas era uma jornada de crescimento e comprometimento. Depois de algum tempo Ele disse: “Venha e permaneça!” “Eu sou a videira e vocês são os ramos e para que vocês produzam frutos, vocês precisam permanecer ligados a mim”. E por fim ele ensinou que era um convite de alto custo: “Venha e morra!”.

– “Se você quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Por que se você tentar se apegar à sua vida, você a perderá. Mas, se você abrir mão de sua vida por minha causa e por causa das boas-novas, você estará salvo.”

Em outras palavras:

– “Esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Por que se você se esquecer de si mesmo por minha causa e por causa do evangelho, você terá uma vida verdadeira.” (Baseado em Marcos 8:34-35, Mateus 16:24-25)

A missão dos discípulos em Jerusalém estava no auge. Eles atraíam muitas pessoas para o evangelho e realizavam muitos sinais e milagres no poder do Espírito Santo. O grupo dos seguidores de Jesus se agigantava. A missão estava “de vento em popa”. Mas, os processos de crescimento envolvem desafios.

Eles enfrentaram problemas de preconceitos e logísticas nos atos de cuidar um dos outros. Os judeus de fala grega se queixaram que suas viúvas estavam sendo discriminadas e negligenciadas na distribuição diária de alimento.

Diante disto, os apóstolos convocaram uma reunião para escolher e delegar pessoas para cuidar destes problemas, para que as ações de pregar e ensinar a Palavra de Deus não fossem afetadas.

Eles decidiram, então, escolher 7 homens que deveriam ser respeitados, cheios do Espírito e sabedoria. E isto agradou a todos. Assim, foram escolhidos Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia. Eram os primeiros diáconos da Igreja de Jesus. E os apóstolos oraram e impuseram as mãos sobre eles.

Esta ação trouxe novos impulsos para a mensagem de Deus. O número de discípulos se multiplicava em Jerusalém, e muitos sacerdotes também se converteram. A expansão do Reino de Deus crescia extraordinariamente.

Estevão, um dos escolhidos, era um homem muito especial, cheio de graça e poder, realizava milagres e sinais entre o povo. E ele se destacava ao pregar, ninguém era capaz de resistir suas palavras, por que Espírito de Deus lhe dava sabedoria.

Mas, isto incomodava muitos religiosos que para bloqueá-lo, subornaram e convenceram alguns homens a mentir a seu respeito:

– “Ouvimos Estevão blasfemar contra Moisés, e até contra Deus.”

Com isso, eles conseguiram agitar o povo, os líderes religiosos e os mestres da lei, e Estevão foi preso e levado ao conselho dos líderes do povo. E as falsas testemunhas declararam:

– “Nós ouvimos ele dizer que esse Jesus de Nazaré destruirá o templo e mudará até os costumes que Moisés nos deixou.”

Naquele momento, todos os membros do conselho quando olharam para Estevão, ficaram impressionados, por que viram que seu rosto resplandecia e parecia o rosto de um anjo. (Conforme Atos Cap. 6)

Aconteceu com Estevão, como aconteceu com Moisés depois que Deus falou com ele no Monte Sinai e com Jesus em enquanto orava no monte da transfiguração.

Conforme a benção sacerdotal de Moisés, em Números capítulo 6:

“O Senhor os abençoe e os guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês, o Senhor sobre vocês levante o seu rosto e lhes dê a paz.” (Números 6:23-26)

[MÚSICA]

No conselho de líderes, o sumo sacerdote, virou para Estevão e perguntou:

– “Estevão, o que essas pessoas estão dizendo sobre você, é verdade?”

Estevão destemidamente e cheio do Espírito, começou a falar:

– “Irmãos e pais, escutem! O glorioso Deus apareceu ao nosso antepassado Abraão quando este morava na região da Mesopotâmia, e lhe disse: Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. E assim Deus trouxe Abraão para esta terra onde vocês agora estão morando…”

Estevão não era um escriba, um teólogo, mas suas palavras, inspiradas pelo Espírito Santo, eram irresistíveis. Ele proferiu o sermão com o maior número de citações bíblicas já registrado na Bíblia.

Ele fez uma viagem sobre todo o Antigo Testamento, citando todos aqueles que foram chamados por Deus para o servir, Abraão, Jacó, José, Moisés, Josué, Davi, Salomão. Ele explicou como Deus os usou para salvar e libertar o seu Povo e como eles foram rejeitados também, conforme Jesus disse: “As raposas têm tocas onde morar e as aves têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem sequer um lugar para recostar a cabeça”. (Mateus 8:20)

No final do sermão, ele citou que foi Salomão quem construiu o Templo. Mas, o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos humanas, por que o Seu trono é o Céu e a terra é o suporte de seus pés.

– “Povo teimoso! Vocês têm o coração insensível e ouvidos fechados. Vocês ignoram o Espírito Santo, como fazem o que os seus antepassados fizeram também! Diga-me se houve pelo menos um profeta que seus antepassados não perseguiram? Vocês perseguiram até aqueles que predisseram a vinda do Justo! E quando Ele veio, vocês o traíram e o assassinaram! Vocês desprezam e desobedeceram a lei de Deus, embora a tenham recebido das mãos de anjos.”

As palavras de Estevão enfureceram aqueles que o acusava. Eles começaram a gritar ofensas, se encheram de fúria e até rangiam os dentes contra ele.

Mas Estevão estava cheio do Espírito Santo e só tinha olhos para o céu, para Deus, por que estava vendo a Sua Glória.

– “Olhem! Eu vejo os céus abertos e o Filho do Homem está em pé, no lugar de honra. Vejam Jesus está à direita de Deus!”

A multidão tapava os ouvidos e, gritando e vaiando, o arrastaram para fora da cidade e começaram a lançar pedras contra ele.

Os acusadores pediram para um jovem, chamado Saulo, que também perseguia os discípulos e assistia tudo, para cuidar de seus mantos, enquanto eles atiravam mais e mais pedras.

As pedras foi atingindo Estevão, até ele cair. E de joelhos, em seus últimos momentos, ele orou:

– “Senhor Jesus, recebe o meu espírito. Senhor, não os culpes por este pecado!”

E, assim ele caiu e morreu.  Estevão foi um tipo de Jesus. (Atos 7)

A partir daquele acontecimento, comeu uma grande onda de perseguição  e varreu a igreja de Jerusalém. Todos os discípulos foram dispersos para as regiões da Judeia e de Samaria, exceto os apóstolos que, junto alguns homens devotos, sepultaram Estevão e choraram profundamente.

Saulo se tornou o grande perseguidor dos seguidores de Jesus. Ele invadia casas, refúgios e qualquer lugar onde houvessem homens e mulheres missionários da Palavra de Deus. Ele não tinha nenhuma piedade, os arrastava para fora e os lançava na prisão. (Atos 8:1-3)

Seria o fim da Igreja de Jesus? As pedras que mataram Estevão seria o golpe final sobre o maior empreendimento de todos tempos? Parecia um golpe fatal…

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Eu aprendi que podemos atrapalhar os planos com nossos preconceitos e que precisamos de seu Espírito na condução de seu projeto…

– Sim, o chamado de Jesus é para um crescimento a ponto de perdemos nossa vida e para vivermos o seu reino… É uma jornada de entrega e de morte…

– É um processo para sermos cheios do seu Espírito e quando Ele nos enche de poder, não existem fronteiras, nem medos para enfrentar as adversidades…

– E o mal sempre estará à nossa frente para tentar nos destruir e para tentar destruir os planos de Deus…

E o que é a Igreja para você?!

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos a Igreja de Jesus encontrando novos caminhos para levar as boas novas do Evangelho.

E veremos, também, histórias de falsa e de verdadeira fé e o inusitado chamado de um novo soldado.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos… Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i04-cheios-do-espirito

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *