Série A IGREJA DE JESUS! ATÉ OS CONFINS DA TERRA…, produzida pelo Ministério Só Boas Novas

PODER E OUSADIA


[VINHETA 1 – ABERTURA]

Olá! Se você tem sede venha. Venha e receba de graça a água da vida. Sejam bem-vindos e bem-vindas ao PODCAST SBN, este é o terceiro episódio da série A IGREJA DE JESUS, a história do maior empreendimento de todos os tempos…

Olá conectados e conectadas! Esta é uma viagem pelo primeiro século da nossa era. Você irá se emocionar com os acontecimentos da maior revolução de todos os tempos…

Você vai entender por que o Cristianismo colocou o mundo de cabeça para baixo, no poder do Espírito Santo…

Foram 100 anos de história com lutas, suor e sangue para que o Evangelho chegasse aos nossos dias…

O que movia os discípulos? Por que eles foram perseguidos? E como nem as portas do inferno deteve a Igreja que Jesus inaugurou? Para onde eles estavam indo?

Conheça o PODCAST SBN no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas, e nas plataformas de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.

Queremos que você conheça nossas séries, assine, compartilhe e comente! E queremos conhecer você também!

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

[VINHETA ESPECIAL]

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]

Quando Pedro perguntou: SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!

O Mestre lhe respondeu: ATÉ OS CONFINS DA TERRA!

A IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!

Apresentaremos, hoje: “Poder e Ousadia”

[MÚSICA]

[VINHETA 2 – A Igreja de Jesus! Até os confins da terra!]

Quando Jesus apresentou o projeto de sua Igreja para seus discípulos, Ele explicou que seu principal objetivo era conectar pessoas ao Reino:

– “Vocês terão acesso livre e total ao Reino de Deus e chaves para abrir qualquer porta. O que vocês ligarem na terra será ligado no céu, e o que vocês desligarem na terra será desligado no céu”. (Mateus 16:19)

E ao entregar a missão para eles, o Mestre prometeu:

– “Estes sinais acompanharão vocês… Em meu nome, vocês receberão poder para fazer milagres, para expulsar demônios e para falar novas línguas. Se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal. E, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados. (Marcos 16:17-18)

Estes ensinamentos faziam muito sentido naqueles primeiros passos da Igreja de Jesus, onde os desafios e obstáculos tantos internos e como externos estavam presentes.

O senso de comunidade era muito forte entre os discípulos e eles cuidavam uns dos outros, compartilhando o que possuíam com aqueles que precisavam de ajuda.

Mas, infelizmente isto não foi bem entendido pelo casal Ananias e Safira. Esta é uma história de arrepiar! Eles venderam uma propriedade e resolveram guardar uma parte do valor e dar outra parte como oferta. E não havia nada de errado nisto.

No entanto, eles mentiram ao dar sua oferta, afirmando que estavam doando todo o valor da propriedade. E Pedro ao perceber isto, confrontou Ananias:

– “Ananias, por que você deixou Satanás encher seu coração? Você mentiu para o Espírito Santo quando guardou parte do dinheiro para si.

A propriedade era sua para vender ou não, como quisesse. E, depois de vendê-la, o dinheiro também era seu, para doar ou não. Como pôde fazer uma coisa dessas? Você não mentiu para nós, mas para Deus!”

Ao ouvir essas palavras, Ananias caiu no chão e morreu. Um grande temor se apoderou de todos diante deste acontecimento. Em seguida, alguns jovens se levantaram, envolveram o corpo num lençol e o levaram para ser sepultado.

Algum tempo depois, Safira a esposa dele chegou e Pedro lhe perguntou:

– “Foi esse o valor que você e seu marido receberam pelo terreno?”

– “Sim, foi esse o valor.”

– “Como vocês puderam conspirar contra o Espírito do Senhor? Veja, aqueles jovens perto da porta. Eles sepultaram seu marido e, também, levarão você.”

No mesmo instante, ela caiu no chão e morreu. E os jovens entraram e levaram seu corpo para fora e a sepultaram ao lado do marido.

Todos sentiram um respeito profundo diante do fato e perceberam que com Deus não se pode brincar.

Não podemos viver de aparências!

[MÚSICA]

Era um grande momento da Igreja de Jesus, os discípulos trabalhavam muito e coisas maravilhosas aconteceram. Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos se reuniam regularmente no templo, na parte conhecida como Pórtico de Salomão.

E quando estavam reunidos, embora fossem admirados, alguns hesitavam em se aproximar deles. Apesar disso, cada vez mais pessoas, multidões de homens e mulheres, criam no Senhor.

As pessoas chegavam a deixar os doentes em macas nas calçadas para que fossem tocados pela sombra de Pedro quando ele passasse.

Muita gente vinha das cidades ao redor de Jerusalém, trazendo doentes e endemoniados, e todos eram curados.

A fama dos apóstolos crescia e causava inveja nos líderes religiosos e eles entraram em ação e os colocaram numa prisão pública.

Mas, algo fantástico aconteceu! Um anjo do Senhor veio durante a noite, abriu as portas da prisão e os soltou:

– “Vão ao templo e transmitam ao povo esta mensagem de vida!”

E eles se lembraram do que o Mestre disse:

– “Eu vou edificar a minha Igreja. Ela será uma igreja tão exuberante e tão cheia de energia que nem as portas do inferno serão capazes de obstruir o seu avanço.”

E assim, os apóstolos entraram no templo e começaram a ensinar.

Mais tarde, os sacerdotes e oficiais se reuniram em conselho no Sinédrio, que ficava ao lado do Templo, e mandaram os guardas buscar os apóstolos na prisão. E eles chegando lá, não encontraram ninguém:

– “Encontramos a prisão bem trancada, com os guardas vigiando do lado de fora, mas, quando abrimos as portas, eles não estavam lá!”

– “E agora, os homens que os senhores puseram na cadeia estão no templo, ensinando o povo!”

Em seguida, o capitão e seus guardas foram até eles e, temendo que o povo os apedrejasse, prenderam os apóstolos sem violência.

O que era o Sinédrio?

O Sinédrio (Sanhedrim), na época de Jesus, era a Corte Suprema da lei dos Judeus. Era composto por sumo-sacerdotes, escribas e pessoas de destaque da sociedade judaica. A sua missão era administrar a justiça, interpretar e aplicar a Torá (Pentateuco ou Lei de Moisés). O Sinédrio representava o povo judeu perante as autoridades romanas.

Quando os guardas trouxeram Pedro e os apóstolos no Sinédrio, o sumo sacerdote os confrontou:

– “Nós não havíamos dado ordens estritas para que não ensinassem no nome desse homem Jesus? E, mesmo assim, vocês estão enchendo Jerusalém com esse seu ensino e, ainda, querem nos responsabilizar pela morte dele?!”

E Pedro respondeu:

– “Devemos obedecer a Deus antes de qualquer autoridade humana.

O Deus de nossos antepassados ressuscitou Jesus dos mortos, depois que os senhores o mataram, pendurando-o numa cruz e, agora, Ele está em Seu trono. E nós somos testemunhas dessas coisas e do Espírito Santo, que Deus dá àqueles que lhe obedecem”

As ousadas palavras de Pedro, os deixam furiosos. E enfurecidos, eles queriam matá-los.

No entanto, um fariseu chamado Gamaliel, especialista na lei e respeitado pelo povo, pediu para os apóstolos serem retirados da sala do conselho. E ele advertiu os líderes e os aconselhou a deixarem aqueles homens em paz e serem soltos:

– “Cuidado com o que vocês fazem com estes homens! Se o que eles planejam e fazem é meramente humano, logo fracassará. Mas, se é de Deus, não há nada que vocês possam fazer para impedir. Vocês podem acabar lutando contra Deus.”

Eles aceitaram o conselho de Gamaliel. Açoitaram os apóstolos, os advertiram para que não falassem mais em nome de Jesus e os soltaram.

Quando os apóstolos saíram da reunião do conselho, estavam alegres porque Deus os havia considerado dignos de sofrer humilhação pelo nome de Jesus.

E todos os dias, no templo e de casa em casa, continuavam a ensinar e anunciar que Jesus é o Cristo. E a Igreja de Jesus prosperava! (Atos 5)

[MÚSICA]

SENHOR, PARA ONDE IREMOS?! – Até os confins da terra!

[VINHETA 3 – A Igreja de Jesus! O maior empreendimento de todos os tempos!]


Val, o que você aprendeu hoje?!

– Eu sofri muito com o caso de Ananias e Safira, fiquei chocada, é difícil compreender. Mas, era um momento em que a verdade era necessária, pura e veemente, não havia espaços para mentiras e hipocrisias…

– Isso mesmo… Era o desenvolvimento da Igreja, do projeto de Jesus, que mesmo Ele edificou. E aqueles que estavam participando dele precisavam se comprometer… Este acontecimento trouxe receios entre as pessoas em Jerusalém… Alguns ficaram com medo de se aproximar…

– A importância dos discípulos no processo de conectar pessoas ao evangelho. O poder e ousadia que eles tinham é algo inimaginável, e que de fato ocorreu…

– Imagine, eles foram libertos da Prisão por um Anjo do Senhor e as portas continuaram trancadas… Creio que eles estavam o tempo se lembrando das palavras e ensinos do Mestre…

– Olho para tudo o que o povo buscava, independente das classes sociais… como nos tempos de Jesus… Eles só queriam a cura para seus males…

E o que é a Igreja para você?!

 [VINHETA 6 – ESTA É A HISTÓRIA DA IGREJA DE JESUS – O maior empreendimento de todos os tempos!]

No próximo episódio, veremos a Igreja de Jesus crescendo e se organizando.

E veremos, também, a perseguição chegando ao seu limite máximo.

No próximo episódio venha ver:

A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra!

Meu pai, nós somos gratos e te louvamos por sua graça e misericórdia, por nos criar e pela salvação em Cristo Jesus. Nós te louvamos por nos incluir em seus planos e por aqueles que, antes de nós, lutaram e deram seu suor e sangue para que as boas novas do Evangelho chegassem até aqui.

E oramos, em nome de Jesus, para que o Senhor abençoe a tua Igreja, nos ensine a te servir e abençoe a todos aqueles que nos ouvem.

E todos nós dizemos…

Amém!


[VINHETA 5 – SENHOR, PARA ONDE IREMOS?!]

Quer apoiar o Ministério Só Boas Novas?! Acesse www.soboasnovas.com.br e clique no botão DOAR.

E, se você se sentiu abençoado com este episódio, você pode nos ajudar divulgando e compartilhando este e outros materiais do PODCAST SBN. Acesse no site podcast.soboasnovas.com.br, no youtube.com/soboasnovas e nas plataformas de áudios: SoundClound, Spotyfi, Apple e Google.
Então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

[VINHETA 2 – A IGREJA DE JESUS – Até os confins da terra…]

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA 4 – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto

https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-i03-poder-e-ousadia

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *