Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

ELE VEIO CURAR

[VINHETA ABERTURA]

Olá! Estou muito feliz em encontrar você para mais episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! Eu não estou sozinho aqui, eu estou com a minha companheira de PodCast – a Val… Olá Val! Tudo bem com você?!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “VAZIO INTERIOR”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é ELE VEIO CURAR – Parte 1!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para levar boas novas aos pobres. Ele me enviou para levar conforto aos que têm o coração ferido, para anunciar a liberdade aos cativos, abrir os olhos aos cegos e abrir as prisões aos presos…

A todos os que vivem tristes em Israel darei alegria em lugar de cinzas, darei gozo em vez de lamentações e louvor em vez de angústia.

Assim profetizou Isaías sobre o Messias no capítulo 61 (Isaías 61:1-3)

Quando Jesus terminou o Sermão da Montanha, relatado por Mateus nos capítulos 5, 6 e 7, as multidões estavam boquiabertas com a sua maneira de ensinar. Porque Ele não era como os mestres da Lei, Ele ensinava com autoridade, com clareza e todos entendiam. (Mateus 7:28,29)

Jesus atraía uma grande multidão por causa de seus ensinos e de seus milagres. A sua fama crescia e vinham pessoas de todas as cidades, que tentavam de todo o jeito tocar nEle, porque sabiam de seu poder para curar. (Lucas 6:17-19)

Todas as ações do Mestre estavam conectadas com sua missão e eram oportunidades para ensinar. Veremos agora algumas das curas de Jesus e o precioso aprendizado contido nelas.

Logo após o Sermão da Montanha, quando Jesus descia a encosta, um leproso, que assistiu ao sermão dEle de longe, correu, se aproximou dele e disse: “Mestre, se o senhor quiser pode me purificar”.

Na época de Jesus a lepra era uma doença incurável e contagiosa e a pessoa tinha que viver isolada, longe da sociedade. Os leprosos viviam aglomerados nas montanhas e cavernas, ignorados pela sociedade, ninguém podia tocar neles e quando se encontravam com alguém tinham que gritar: Imundo! Imundo! (Lv 13:45).

Era uma situação que além de dolorosa, era associada ao pecado. Eles eram vistos, como amaldiçoados, que estavam pagando por seus próprios pecados. Imagine a humilhação e a saudade da família e dos amigos.

O Mestre se move até ele e, contradizendo todas as normas e recomendações, o toca e diz: “Eu quero sim. Eu quero que você fique limpo”. E todos os sinais da lepra desapareceram na hora e Jesus lhe pediu para que fosse até o Sacerdote e mostrasse que estava limpo.

Esta cura mostra as faces de nossos preconceitos e da nossa necessidade de aceitação e perdão. Jesus o aceitou, o curou e o tornou limpo. Conforme, Mateus narrou no capítulo 8.

Assim que Jesus chegou a Cafarnaum, um Capitão Romano veio ao seu encontro. Ele estava muito aflito e disse: “Senhor meu criado está doente, ele está acamado e com dores terríveis”. E Jesus se prontificou para ir até ele. Mas, ele respondeu: “Senhor, não quero que tenha todo este trabalho”. Ele era um comandante e sabia dar ordens para seus soldados, por isso ele argumenta com Jesus: “Eu sei que basta uma ordem sua e meu criado ficará bom”.

Jesus ficou admirado com sua atitude e disse a todos: “Olhem, não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé como a deste homem”. E disse ao Capitão Romano: “Pode voltar para casa, como você creu acontecerá”. E o criado foi curado na mesma hora. (Mateus 8:10)

Esta cura foi um milagre à distância. Ela nos ensina sobre a nossa visão de fé e o tamanho do poder do Mestre.

Certo dia, Jesus estava ensinando em uma casa e o lugar ficou tão cheio que não havia lugar nem do lado de fora da porta. E ali estavam Fariseus e Mestres da Lei assistindo. De repente, quatro amigos carregando um paralítico, subiram no teto da casa, abriram o telhado e desceram ele numa maca, bem onde estava Jesus.

Aquilo era muito inusitado! Jesus vendo a fé deles e a necessidade do paralítico, disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.

Os Fariseus e os Mestres da Lei, de plantão, ficaram indignados: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”

Jesus, conhecia seus corações e disse: “O que é mais fácil dizer: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se e ande?

Saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” e disse ao paralítico: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. (Lucas 5:21-24)

Esta cura nos traz a reflexão sobre as nossas cargas: O peso das nossas culpas e remorsos, o peso dos nossos limites físicos, emocionais e espirituais e o peso para ajudar alguém,.

Quem eram os Fariseus e os Mestres da Lei?

Os Fariseus eram um grupo de judeus que surgiu no século II aC. Eles seguiam rigorosamente a Lei de Moisés, as tradições e os costumes dos antepassados. Eles eram considerados fanáticos, hipócritas e formalistas.

Os Mestres da Lei, também chamados de Escribas ou Doutores, eram homens especializados no estudo e na explicação da Lei ou da Torá. Eram estudiosos da Palavra de Deus e mestres nas coisas relacionadas com a religião. Mas, falhavam, muitas vezes, em suas interpretações da Lei.

Em outro sábado, Jesus entrou numa sinagoga e começou a ensinar. E ali estava um homem que tinha a mão direita atrofiada. Os Fariseus e os Mestres da Lei estavam ali, também, e procuravam motivos para acusar Jesus sobre ações não permitidas no sábado.

Jesus percebendo seus pensamentos, disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”.

E em seguida perguntou para todos: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou destruí-la?”

Depois de olhar para eles, virou para o homem e disse: “Estenda sua mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada imediatamente.

Isto deixou os Fariseus e os Mestres da Lei indignados e furiosos. E eles começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus. (Lucas 6:6-11)

Esta cura nos mostra que existem doenças mesmo dentro da igreja, doenças que estão nas nossas mãos, que limitam nossas ações e doenças que estão no nosso coração, que revelam o que sentimos.

Existe uma grande massa atrás de Jesus. São pessoas que reconhecem Jesus e vão atrás dele, se movendo não só pelo desejo de se encontrar com ele, de estar com ele, mas também o desejo de obter a cura das suas doenças.

Jesus enxerga suas necessidades de libertação física, emocional e espiritual. Ele enxerga que a doença generalizada das pessoas é o fruto das barreiras da exclusão e do pecado. E o seu remédio é o acolhimento e o perdão.

Jesus não veio para curar a todos, ele veio trazer a maior cura, o maior milagre de todos os tempos: curar todos os pecados – a grande doença da humanidade e inaugurar o Reino do Céus na Terra, que aponta para a promessa de um Reino Eterno onde “não haverá morte, nem dor e nem doença, por que todas as primeiras coisas são passadas”. (Apoc. 21:4)

Através das curas, Ele manifestou sua compaixão e o poder de Sua Palavra: que limpa, alimenta, fortalece e transforma.

A Sua cura requer fé e por causa da falta dela, muitos milagres não aconteceram.

Os seus milagres não foram suficientes para convencer todas as pessoas. Alguns dos seus inimigos até afirmaram que Ele os realizava pelo poder do diabo. Todavia, muitos creram e, por isso hoje, nós também podemos crer e sermos curados.

Quando o Sol se pôs, todos os que tinham alguém doente ou com algum problema vieram procurá-lo. E toda a cidade se reuniu à porta da casa para observar. Então, Jesus impôs a mão sobre elas, expulsou os demônios e curou a todos.

Os demônios saíam gritando: “Filho de Deus, você é o Filho de Deus”. Mas, Jesus os impedia de divulgar que Ele era o Messias.

“E todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus, e, cheios de temor, diziam: Hoje vimos coisas extraordinárias!” (Mateus 8:14-17, Lucas 4:38-41 e 5:26)

E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças”.

O que você vê em Jesus?

Muitas pessoas vieram de todas as cidades para ver, ouvir e serem curadas pelo Mestre.

O leproso viu nEle a única esperança para ser curado. Jesus o tocou e ele ficou limpo na hora.

4 amigos foram capazes de levar um paralítico pelo telhado para fazê-lo chegar até Jesus. E viram a resposta para sua fé, viram seu amigo paralítico receber perdão e cura.

Os Fariseus e os Mestres da Lei, conhecedores da Lei, só viram nEle motivos para o acusar.

O homem com a mão atrofiada, viu sua mão ser transformada e curada.

Os demônios gritaram: “Filho de Deus, você é o Filho de Deus”

Muitas pessoas não o viram.

Muitos poderiam ser curados se tivessem fé para ver o Filho de Deus que veio nascer e viver entre nós, que veio realizar o maior milagre de todos os tempos: O perdão para nossos pecados.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O que você vê em Jesus?

No próximo episódio veremos Jesus andando e desenvolvendo sua missão com seus discípulos.

Veremos a prisão e morte de João Batista.

E, veremos, também, Jesus manifestando seu poder diante de uma tempestade.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo… Amém!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se você se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *