Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

ABENÇOADOS E FELIZES

[VINHETA ABERTURA]

Olá! Que bom que você está aqui conosco! Bem-vindo ao novo episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! E a minha companheira de PodCast é a Val… Olá Val! Tudo bem com você?!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “AS SANDÁLIAS”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é ABENÇOADOS E FELIZES!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

“Era muito cedo e ainda estava escuro, quando Jesus se levantou e foi orar em um lugar isolado.

Simão e seus companheiros foram procurá-lo e, ao encontrá-lo, disseram: – Todos estão te procurando!

E Ele respondeu: Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim.

Assim, Ele foi por toda a Galileia, visitando as sinagogas, pregando e expulsando os demônios”. (Marcos 1:35-39)

O que eram as sinagogas?

Na época de Jesus existiam 2 locais de reuniões religiosas: O Templo e as Sinagogas.

O Templo era um local único, ficava em Jerusalém e era cuidado pelos Levitas. Era o local onde o povo ia adorar a Deus e onde o sacerdote fazia os sacrifícios para expiação dos pecados.

As Sinagogas existiam em muitos lugares e era um prédio onde os judeus se encontravam para orar, ler e interpretar as escrituras. Elas, provavelmente, começaram a existir quando o Templo foi destruído pelos Babilônios.

Quem seguia Jesus?

Jesus passou a ser seguido por 3 grupos de pessoas:

– Os discípulos que chegaram a ser mais de 70 pessoas, conforme Lucas capítulo 10,

– Os 12 apóstolos escolhido por Jesus, conforme Lucas capítulo 6 e

– As multidões, conforme Mateus capítulo 4.

As multidões apareceram incendiadas por sua fama e passaram a seguir o Mestre. Muitos eram sedentos por seus sinais e pela manifestação de seu poder, mas muitos buscavam esperança, alívio para suas dores e cura para suas enfermidades. Muitos estavam interessados apenas em milagres, mas outros viam nele a última oportunidade, a salvação.

Jesus conhecia seus corações e os via com compaixão. Ele os via como ovelhas sem pastor. Jesus sabia da sua fome e tinha poder para alimentá-los.

Certo dia, Ele subiu a um monte, se sentou e começou a ensiná-los. Este monte, provavelmente, era uma elevação de uns 300 metros localizado ao lado da antiga estrada que unia Damasco a Galileia, entre as cidades de Tabgha e Cafarnaum.

O Sermão da Montanha, ocorreu por volta do ano 31 da nossa era. Ele reune um tratado com o melhor dos ensinos de Jesus e foi narrado nos Evangelhos de Mateus nos capítulos 5, 6 e 7 e, de forma reduzida, em Lucas no capítulo 6.

Naqueles dias, não havia esperanças para os pobres, econômica ou espiritualmente, para serem aceitos e amados pela sociedade. Por um lado, o Império os oprimia com pesados tributos e, por outro, alta casta de sacerdotes, que era conivente com o poder romano, arrancava até o último centavo deles, para sustentar o Templo.

Por isso, Jesus começa o sermão com uma receita da felicidade. Ele olha para os vulneráveis, pobres, perseguidos e excluídos e os chama de bem-aventurados, abençoados e felizes e lhes oferta, pela graça, a promessa de uma herança: O reino do Céus, um lugar de justiça, de consolação e da presença de Deus.

Por isso Ele disse: “Abençoados são vocês, que sentem fome de Deus. Ele é comida e bebida – é alimento incomparável.

Abençoados são vocês, que se preocupam com o bem-estar dos outros. Na hora em precisarem de ajuda, também receberão cuidado”. (Mateus 5:6,7)

Em seguida, Jesus os chama para uma missão e os compara com o sal e com a luz. Os elementos capazes de dar sabor a vida e provocar uma transformação através do envolvimento e do testemunho.

Então, Ele disse: “Que a generosidade de vocês seja a marca da vida de vocês. Mostrando-se acessíveis aos outros, vocês motivarão as pessoas a se aproximar de Deus, o generoso Pai do Céu”. (Mateus 5:16)

Ele ensinou que a lei e a religiosidade devem ser fundamentadas no amor e que praticar obras para serem vistos pelos outros não trará recompensas do Céu.

“Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. (Mateus 5:44,45)

E Jesus deu a receita para nossas preocupações e ansiedades. Sobre como lidar com dinheiro, desejos, comida, bebida e aparência. Ele nos ensinou a deixar de olhar para as coisas de baixo, deste mundo, pois são passageiras, e olhar para as coisas do alto, as eternas, os tesouros do Céu.

“Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: Onde é que vamos arranjar comida? ou Onde é que vamos arranjar bebida? ou Onde é que vamos arranjar roupas?

Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.

Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”. (Mateus 6:31-34)

Ao concluir o sermão, Jesus entrega uma maravilhosa regra de conduta para nossa vida, para evitar julgamentos precipitados, para sermos resilientes, para sermos bondosos, para praticarmos a justiça e para nos protegermos do que é falso.

“Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês…

Toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins…

Não adianta ouvir esses meus ensinamentos e não viver de acordo com eles. É como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia e quando veio a chuva, as enchentes e o vento, e ela caiu e ficou totalmente destruída”. (Mateus 7:12-27)

O Sermão da Montanha é um relâmpago. É a revelação direta de Deus, vinda da boca do próprio Verbo encarnado. Um ensino radical até para nossos dias. Um convite para uma vida no reino de Deus, que começa agora e aponta para a eternidade. Isto é de graça.

Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei, Ele ensinava com autoridade, com clareza e todos entendiam. (Mateus 7:28,29)

O Sermão da Montanha é uma receita para ler e reler diariamente. Ele está presente na filosofia, cultura e ensino da história dos últimos 2 milênios. O Sermão da Montanha é uma crítica social, transformadora e atual. Ele mostra como escolher o que é mais importante para nossa vida: Viver o Reino a partir de hoje.

É uma receita para uma vida de libertação, de autenticidade e de repúdio à hipocrisia. Não tem como não se render as verdades intrínsecas nele, as verdades capazes de nos chocar dois mil anos depois.

“Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram”. (Mt 8:1)

O que você vê em Jesus?

Dezenas de discípulos viram em Jesus um Mestre e o seguiram.

Os apóstolos, escolhidos por Jesus, viram nEle a oportunidade para transformar o mundo.

Nas multidões que seguiam Jesus, muitos viram nEle a oportunidade para seus interesses, mas outros viram nEle a esperança para alívio de suas dores, para cura de suas enfermidades e para a salvação.

Os vulneráveis, os pobres, os perseguidos e os excluídos foram chamados por Ele de bem-aventurados, abençoados e felizes e viram Sua oferta de justiça e consolação, através da oferta da graça: O reino do Céus.

Os preocupados e ansiosos viram sua receita para uma vida feliz, escolhendo o mais importante.

Muitas pessoas não o viram.

Dois mil anos depois, continuamos vendo no Sermão da Montanha,  uma receita radical para uma vida de libertação, de autenticidade e de repúdio à hipocrisia.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O que você vê em Jesus?

No próximo episódio veremos muitas das curas de Jesus.

Veremos Jesus ensinando através de seus milagres.

E, veremos, também, a incompreensão dos líderes religiosos.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo… Amém!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se você se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *