Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

O BOM VINHO

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! [5]

[VINHETA ABERTURA]

Olá! Que bom que você está aqui conosco! Bem-vindo ao novo episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! E a minha companheira de PodCast é a Val… Olá Val! Tudo bem com você?!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “A mente”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é O BOM VINHO!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

No princípio era aquele que é a Palavra, e ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio.

Por seu intermédio tudo o que existe foi criado. Não existe nada que tenha sido feito sem ele.

Nele estava a vida, e esta vida era a luz de toda a humanidade.

A vida dele é a luz que brilha no meio da escuridão, e nunca pode ser apagada pela escuridão. Narração do Evangelho de João, capítulo 1.

O evangelho de João foi escrito no ano 90 de nossa era, nesta época a filosofia grega havia criado a ideia do Logos. Logos é uma palavra grega que significa Palavra ou Verbo. Os filósofos criaram esta ideia para dar uma razão e significado para a existência de todas as coisas, inclusive a existência humana. O Logos era uma explicação filosófica para o sentido da vida.

E João, em seu Evangelho, demonstrou que o Logos não era uma ideia ou razão. O Logos, na verdade, era uma pessoa. João mostrou que a Palavra ou o Verbo era Jesus. Aquele que criou todas as coisas, que era Deus e que veio nascer e viver entre nós.

Jesus começou seu ministério chamando discípulos. Eles não foram chamados nos grandes centros ou entre as pessoas cultas e importantes da época. Eles eram pessoas simples, que viviam nas proximidades do lago da Galileia. E quando eles viram Jesus, não resistiram seu convite.

Foi um convite simples: Venham e vejam! Eles foram imediatamente e diziam: “Achamos o Messias”.

Jesus voltou para a Galileia no poder do Espírito, ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. E a sua fama se espalhava por toda a região. (Lucas 4:14)

Depois, Ele foi até a cidade de Nazaré, onde havia sido criado. E num sábado, como era seu costume, Ele foi à sinagoga e se levantou para ler. Então lhe entregaram o livro do profeta Isaías. E Ele abriu o livro e leu:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres.

Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

Jesus se sentou e vendo que todos olharam para Ele, disse: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”.

As suas palavras provocaram grande espanto e admiração entre os presentes. E eles se perguntavam: “Este não é o filho do carpinteiro José?”

Jesus entendendo a rejeição deles disse: “Digo a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. Foi assim com os profetas Elias e Eliseu”.

Aqueles que estavam na sinagoga ficaram furiosos ao ouvirem isso. E se levantaram e o expulsaram da cidade. Tentaram até atirá-lo num precipício, mas Jesus passou por entre eles e foi embora. Conforme narrou Lucas, no capítulo 4.

Naqueles dias, ocorria a preparação de um casamento em Caná da Galileia, era um casal muito próximo de Jesus e de sua família. E eles foram convidados. Conforme narrado no Evangelho de João no capítulo 2.

O casamento naquela época era uma festa muito importante da tradição judaica, durava 7 dias e os pais do noivo cuidavam para que tudo fosse perfeitamente organizado, pois a reputação da família estava em jogo naquele momento. Por certo, Maria, mãe de Jesus, deve ter se envolvido nos preparativos, também. Era uma festa que provavelmente ela não teve por causa das circunstâncias de seu casamento.

Jesus e seus discípulos chegaram para a festa. E a festa estava indo muito bem, até que o vinho acabou e este problema traria uma mancha irreparável para aquela família. A tensão se instalou nos bastidores daquela festa.

E quando Maria soube disto correu até Jesus e lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. E ele lhe respondeu: “Mulher, isso não me diz respeito. Minha hora ainda não chegou” (João 2:4).  

A dureza aparente, de sua resposta, se derreteu diante dos olhos de sua mãe. Ela sabia do poder e da missão de Jesus, quando olhou para Ele, e ao sair disse aos empregados: “Façam tudo que ele mandar” (João 2:5).

Jesus ordenou para que eles enchessem algumas talhas de pedra com água. Eram talhas de cerca de 80 litros cada e eram usadas para a purificação (eram usadas para lavar as mãos antes das cerimônias judaicas). E quando ficaram cheias, Ele disse aos empregados: “Agora encham uma taça e levem ao mestre de cerimônias, para que ele prove”. (João 2:8)

Este acontecimento está repleto de significados, que resumem a missão de Jesus:

As bodas do casamento – simboliza o encontro de Jesus com sua Igreja. E em Apocalipse 19:9, está escrito: “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro”.

A água – simboliza o nosso estado natural e que precisa de transformação, simboliza, também, o batismo nas águas.

O vinho – simboliza o sangue do Cordeiro, o sacrifício de Jesus, para a purificação dos nossos pecados.

Quando o mestre de cerimônias provou o vinho, parou a festa, chamou o noivo e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido. Mas, você guardou o melhor até agora”.

Quando Jesus transformou água em vinho, Ele mostrou que pode transformar todos os nossos conceitos e preconceitos para uma nova vida.

O bom vinho – simboliza o poder que Jesus tem, para transformar homens e mulheres, o poder que Ele tem para nos refazer de forma completa.

Por isso, podemos imaginar que aqueles convidados experimentaram o melhor vinho de todos os tempos.

E o bom vinho será guardado até o final da festa, para aqueles que permanecerem fiéis até o fim, para participar da grande ceia do Senhor.

Este acontecimento em Caná da Galileia foi o primeiro milagre que Jesus fez. Com isto Ele manifestou sua glória, e seus discípulos creram nEle.

Este vinho representa para nós o melhor do mundo. É o vinho novo, das boas novas, da alegria.

“Depois do casamento, foi a Cafarnaum, onde passou alguns dias com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos”. (João 2:11,12)

Estando em Cafarnaum, cidade da Galileia, no sábado foi a sinagoga e passou o dia ensinando o povo. E ali também, as pessoas ficavam maravilhadas com seus ensinos, porque conseguiam entender o que Ele falava.

Enquanto estava na sinagoga, um homem extremamente perturbado, possesso de um espírito imundo, começou a gritar: “O que você veio fazer aqui conosco, Jesus de Nazaré? Eu sei o que você veio fazer aqui. Você é o Santo de Deus e veio aqui nos destruir!”

E Jesus o repreendeu, e ordenou: “Cale-se e saia dele!” Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos e saiu dele sem o ferir.

Todos que viram aquilo, cochichavam entre si: “O que está acontecendo aqui? Que palavra é esta? Ele faz os espíritos imundos se calarem e ainda os expulsa!” (Marcos 1:21-28)

Esta notícia correu rapidamente e a sua fama se espalhava por toda a região circunvizinha.

O que você vê em Jesus?

As pessoas ao vê-Lo ensinar ficavam admiradas.

Na sinagoga, as pessoas só viram nele o filho do carpinteiro José.

Os moradores de Nazaré não viram o Espírito do Senhor sobre Ele e o expulsaram de lá.

Quando o Vinho acabou, Maria correu até Ele. Ela via nele o poder que era capaz de transformar água em vinho.

O mestre de cerimônias e os convidados da festa viram e experimentaram o melhor vinho de todos os tempos.

O Espírito imundo que atormentava um homem na sinagoga de Cafarnaum, viu que Ele era o Santo de Deus. Atendeu sua ordem e saiu daquele homem.

Muitas pessoas não o viram.

Muitas pessoas ficavam admiradas ao vê-lo ensinar, por que entendiam tudo o que Ele dizia.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O que você vê em Jesus?

No próximo episódio veremos multidões seguindo o Mestre e o maior sermão de todos os tempos.

Veremos Jesus andando com seus discípulos e curando os enfermos.

E, veremos, também, a reação das pessoas e das autoridades.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo… Amém!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se vcoê se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *