Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

VENHAM E VEJAM!


[VINHETA ABERTURA]

Olá! Que bom que você está aqui conosco! Bem-vindo ao novo episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! E a minha companheira de PodCast é a Val… Olá Val! Tudo bem com você?!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “Exterminador do Futuro”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é VENHAM E VEJAM!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

No ano 29 da nossa era, no 15º ano do reinado do Imperador Tibério César, João Batista pregava no deserto da Judeia preparando o caminho para o Messias e a sua pregação chamava muita atenção e muitas pessoas vieram e foram batizadas por ele.

Então, Jesus veio da Galileia para ser batizado por ele, no Rio Jordão. E após o seu batismo, enquanto Jesus saía da água, o céu se abriu, e o Espírito de Deus desceu como uma pomba e pousou sobre ele.

E uma voz do céu disse: “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria”. (Mateus 3:1-17)

Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, e ali ficou por quarenta dias e quarenta noites sem comer e teve fome. O diabo aproveitou este período e usou toda a sua astúcia para tentá-lo por 3 vezes, mas fracassou.

E assim Jesus, com 30 anos e cheio do poder do Espírito, começou seu ministério. (Lucas 4:1-14)

Por causa de suas duras críticas à Herodes Antipas, governador da Galileia, por seu casamento ilícito com Herodias, esposa de seu cunhado, João Batista foi preso. (Lucas 3:19-20)

Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galileia e 2 discípulos de João, André e Simão o seguiram.

Então, Jesus deixando Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali, cumprindo o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios; o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”. (Mateus 4:12-16)

Jesus começou seu ministério chamando discípulos, conforme os relatos de Mateus capítulo 4, João capítulo 1 e Lucas capítulos 5 e 6.

Os primeiros foram os irmãos: Simão, filho de Jonas, que passou a ser chamado de Pedro, e André, que eram discípulos de João Batista e, também, seus amigos Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Eles viviam da pesca na aldeia de Betsaida, Jesus os encontrou em seus barcos e os convidou para serem pescadores de homens, e eles deixaram seus barcos e suas redes e o seguiram. (Mateus 4:18-22)

Depois, quando estava a caminho da Galileia, Jesus encontrou Filipe, da cidade Betsaida, e lhe disse: Siga-me. E ele correu para contar a novidade para seu amigo Natanael.

Bartolomeu, provavelmente, foi convidado por alguns dos discípulos, tudo indica que ele seja o Natanael que foi convidado por Filipe. (João 1:43-51)

Tomé, chamado Dídimo, era um pescador e deve ter sido convidado, e decidiu seguir o Mestre. Não sabemos sobre seu passado e sua família. Ele foi mencionado na morte de Lázaro e depois da ressurreição de Jesus. (João 11:16; 20:24; 21:2)

Levi Mateus, filho de Alfeu, era um publicano, coletor de impostos para o Império Romano e por isso era muito odiado pelos Judeus. Um dia Jesus passou na frente de sua coletoria, na cidade de Cafarnaum, e o convidou. Ele largou o que estava fazendo e o seguiu. (Lucas 5:27-32)

Tiago, que era filho de Alfeu, é pouco mencionado nos Evangelhos (Mt 10,3; Lc 6,15) e acredita-se que era irmão de Mateus, visto que o pai de Mateus, também, se chamava Alfeu (Mc 2,14) e, portanto, oriundo de Cafarnaum. Provavelmente, ele foi chamado por Jesus ao longo do lago da Galileia.

Também, não temos informações sobre o chamado de Judas Tadeu e seu encontro com Jesus. Não há nenhuma menção sobre ele após ascensão de Jesus. Possivelmente, ele deve ter sido filho de agricultores da região de Caná da Galileia (12Km de Nazaré).

Simão o Cananeu ou Zelote, é outro que os evangelhos não indicam quando ele foi convidado para se unir aos discípulos. Talvez, foi no tempo em que Jesus chamou André, Pedro, Tiago e João. (Mateus 4:18-22)

Judas Iscariotes, era o único da Judéia, e deve ter sido chamado para se juntar ao grupo de seguidores de Jesus com os primeiros discípulos. Ele funcionava como tesoureiro do grupo e tinha uma natureza muito avarenta. Judas Iscariotes foi aquele que traiu Jesus e foi substituído por Matias, após sua ascensão. (Atos 1.22-23)

Os discípulos eram pessoas simples, que viviam nas proximidades do lago da Galileia. Eram pescadores, agricultores e coletores de impostos. Quando eles viram Jesus, não resistiram seu convite.

Foi um convite simples: Venham e vejam! Eles foram imediatamente e diziam: “Achamos o Messias”.

Eles não foram chamados nos grandes centros ou entre as pessoas cultas e importantes da época, e como está escrito: “Eles deixaram tudo para o seguir” (João 1:41). Eles foram chamados entre as pessoas simples e na periferia para serem o testemunho do poder transformador do Mestre.

Ele chamou apenas 12 discípulos?

Não. Ele chamou muitos e muitos o seguiram. Eles andaram e aprenderam com Ele. Nem todos eram homens, haviam algumas mulheres que o seguiram.

Mas, depois de algum tempo, cerca de 1 ano e meio depois de seu Batismo, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem designou como apóstolos, que significa enviado. (Lucas 6:12,13)

Entendi… Então, eles não escolheram a si próprios… Eles foram escolhidos pelo Mestre, que os ordenou e os preparou.

E o Mestre lhes prometeu: “Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”. (João 1:51)

Com eles, Jesus foi por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.

As notícias sobre Ele e a sua fama se espalharam por todos os lugares até a Síria, e o povo lhe trazia todos os que estavam sofrendo com enfermidades, os endemoninhados, epiléticos e paralíticos, e Ele os curava.

Assim, grandes multidões o seguiam, vindas da Galileia, Decapolis, Jerusalém, Judéia e da região do outro lado do Jordão. (Mateus 4:23-25)

Muitos eram descrentes em Jesus de Nazaré, o filho do carpinteiro José, como perguntou Natanael a Filipe: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” E Filipe respondeu: “Venha e veja”. (João 1:45,46)

Jesus os chamou, andou com eles e os treinou pessoalmente para a maior missão de todos os tempos.

E a sua mensagem dizia: “Enfim chegou o tempo prometido! O reino de Deus está próximo! Arrependam-se e creiam nas boas-novas!”. (Marcos 1:15)

O que você vê em Jesus?

Os dois discípulos de João viram o Messias anunciado por ele e o seguiram.

Muitos discípulos, quando o viram, não resistiram seu chamado e o seguiram.

Diante do convite, “Venham e Vejam”, eles deixaram tudo para o seguir e saíram dizendo “Achamos o Messias”.

Eles eram pessoas simples e não entendiam a dimensão do chamado do Mestre, mas viram nele uma grande possibilidade de transformação.

Muitas pessoas não o viram.

Uma multidão começou a segui-lo, ao ouvir seus ensinamentos e ver nele a resposta para seus sofrimentos.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O que você vê em Jesus?

No próximo episódio veremos os bastidores e detalhes dos primeiros milagres de Jesus.

Veremos a grandeza de seus ensinamentos e a preparação de seus discípulos.

E, veremos, também, os primeiros confrontos e desafios de seu ministério.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo… Amém!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se fosse se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *