Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

ESTE É O MEU FILHO AMADO

Olá! Que bom que você está aqui conosco! Este é o novo episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! E a minha companheira de PodCast é a Val… Olá Val! Tudo bem com você?!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por pessoas importantes e afortunadas: Foi feita por Doutores da Lei, por Sacerdotes, por pessoas ricas…

Mas, também, já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

E, algumas vezes, esta pergunta foi dirigida ao próprio Jesus!

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “Perdão”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Um Profeta, um Mestre, um Juiz, (?)

O Messias, O Filho de Deus, o Salvador (?)

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é ESTE É O MEU FILHO AMADO!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Embora tenhamos poucos relatos da infância de Jesus, através da narrativa de Lucas, no capítulo 2, podemos observar que a família de Jesus era piedosa, observava a Lei e o educava com amor e temor a Deus. Que ele era obediente, sabia de sua missão e sabia que o seu lugar era com o Pai, na sua casa.

Jesus, muito provavelmente, estudou e trabalhou como qualquer criança hebreia de sua época. Aprendendo a arte da carpintaria, profissão de seu pai, José, e também sobre agricultura. E assim, crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens, se preparando para a maior missão de todos os tempos: Salvar a humanidade.

O nome dele vem do hebraico Yeshua, que significa “Deus salva”, e foi traduzido, pelos primeiros cristãos de origem grega para Jesus. Este era um dos nomes mais comuns da época, muitas famílias davam este nome aos filhos. O escritor Flávio Josefo, mencionou em seus escritos mais de 20 pessoas que se chamavam Jesus.

Depois do incidente na Festa da Páscoa em Jerusalém, quando Jesus estava com 12 anos e se perdeu de seus pais durante as festividades, nada mais encontramos por escrito sobre sua infância.

Isto significa que esta lacuna nos escritos, dos 12 aos 30 anos da vida Jesus, é um grande mistério? O que estaria Jesus fazendo neste período? Será que ele teria convivido com seu primo João Batista? Será que frequentou alguma escola fora de sua cidade? Ou ficou trabalhando com seu pai, na carpintaria?

A ausência de textos nos evangelhos para nos contar da vida de Jesus neste período alimentou a imaginação dos escritores que passaram a contar fatos inusitados da vida de Jesus, com especulações que incluem até viagens à Índia, Egito, Inglaterra e América.

No entanto, a vida oculta de Jesus dos 12 aos 30 anos, por certo, não teve nada de extraordinário, como fantasiam alguns historiadores com histórias absurdas e lendas. Ele, apenas, cresceu numa atmosfera simples e familiar, talvez, fazendo parte do coro dos meninos na escola, recitando textos da Bíblia, assistindo seu Pai, José, trabalhando na carpintaria, ou até ouvindo o grito de sua mãe, Maria, chamando-o para vir para dentro de casa.

Jesus desfrutou cada dia e cada época de sua vida da melhor forma que podia.

A situação política opressiva reinava naqueles dias e, ainda, pesava sobre o povo o cansaço moral pela espera de um Salvador que não chegava nunca. A vida escandalosa da classe governante e a degradação dos líderes religiosos esfriava a fé e as práticas religiosas das pessoas.

No 15º ano do reinado do Imperador Tibério César, quando Pôncio Pilatos governava a Judéia, no ano 29 da nossa era, apareceu um profeta chamado João, pregando e batizando no deserto da Judéia. E isto chamou muita atenção e atraía muitas pessoas.

João levava uma vida humilde, vestindo-se de pelos de camelo, com um cinto de couro em torno de seus lombos e se alimentava de gafanhotos e de mel silvestre. (Mateus 3:4)

Ele comia gafanhotos? Bem, aqui existem 2 possibilidades: Pode ser que João comia o inseto gafanhoto mesmo, de um tipo que era comum na dieta alimentar dos povos do Oriente Médio, daquela época, e era considerado comida pura, de acordo com Levítico, capítulo 11. Mas, também, poderia ter sido um vegetal da alfarrobeira, com boas evidências linguísticas e antropológicas, e que era extensamente cultivada em terras litorâneas do Mar Vermelho, muito comum na Palestina. E foi citada na parábola do “Filho Pródigo” ao se alimentar com alfarrobas.

Isto era o cumprimento da profecia Isaías, que disse: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Lucas 3:4-6”. (Mateus 3:3)

A missão de João tinha um propósito certo: Anunciar a chegada do Messias. Assim, ele pregava uma mudança radical: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. As pessoas que o escutavam ficavam impressionadas com suas palavras e eram batizadas por ele”. (Mateus 3:2)

Por conta disto, não demorou muito para que os líderes religiosos, fariseus e saduceus, aparecessem e se sentissem incomodados, pelas duras palavras de João:

“Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão, porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão”.

E eles inquiriram João dizendo: “Se você não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta, que direito tem de batizar?”. (João 1:25)

E ele lhes respondeu: “Eu batizo com água, mas em seu meio há alguém que vocês não reconhecem. Embora ele venha depois de mim, não sou digno de desamarrar as correias de sua sandália”. (João 1:26,27)

Ele pregava com ousadia sobre a verdade e a justiça. As suas palavras duras atingiram, também, Herodes Antipas, o governador da Galileia, por ter se casado com Herodias, esposa de seu cunhado.

O fato foi que a ambição de Herodias a levou a abandonar seu marido, Herodes Felipe, para se casar com Herodes Antipas, irmão dele. Isto era um ato ilícito e ofensivo para os Judeus, além de muitas outras maldades que ele havia cometido. E este fato abriu espaço para que João fosse perseguido. (Lucas 3:19)

Numa acerta manhã enquanto João batizava muitas pessoas, no Rio Jordão, aconteceu o grande encontro.

Jesus veio da Galileia para se batizar e quando João Batista o avistou disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29)

Quando Jesus se aproximou para ser batizado, João lhe disse. “Eu é que preciso ser batizado pelo senhor”, e Jesus lhe respondeu: “É necessário que seja assim, pois devemos fazer tudo que Deus requer”.

Depois do batismo, enquanto Jesus saía da água, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele.

E uma voz do céu disse: “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria”. (Mateus 3:14-17)

Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. Este foi o grande momento da preparação de Jesus para sua missão. Ele ficou no deserto por quarenta dias e quarenta noites sem comer e teve fome. O tempo no deserto é a oportunidade para a intimidade com Deus. Como aconteceu com o profeta Elias e o povo de Deus depois da libertação do Egito. (Mateus 4:1,2)

O diabo aproveitou este período e usou sua astúcia para tentá-lo por 3 vezes:

Na primeira tentação ele desafia Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. É uma proposta que vai além do simples ato de saciar a fome, mas uma provocação para uso de seu poder em favor de si mesmo. Jesus sabia de sua missão, e cita as Escrituras: “Não só de pão vive o homem” (Lc 4,4; Dt 8,3).

Na segunda tentação Jesus é conduzido para um lugar alto e o diabo o provoca ofertando todos os reinos da terra: “Eu lhe darei tudo se me adorar” (Lucas 4:7). Mesmo o príncipe deste mundo não foi capaz de distorcer a visão do Mestre e a necessidade da Cruz para nossa salvação. Jesus lhe respondeu: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás” (Lc 4,8; Dt 6,13;10,20).

E na terceira tentação, a pior de todas, o diabo ao observar que Jesus utilizava as Escrituras como sua arma de defesa, tentou usar o texto bíblico para confundi-lo. Levou-o ao ponto mais alto de Jerusalém, e disse: “Se você é o Filho de Deus, salte daqui, por que está escrito: “Ele ordenará a seus anjos que o protejam. Eles o sustentarão com as mãos, para que não machuque o pé em alguma pedra”. Mas, Jesus lhe respondeu: “As Escrituras dizem: Não ponha à prova o Senhor, seu Deus”.

Ao ver que não obtinha êxito em tentar Jesus, deixou-o até que surgisse outra oportunidade. E os anjos vieram e serviram o Mestre. (Mateus 4:11)

E assim Jesus, com 30 anos e cheio do poder do Espírito, começou seu ministério. (Lucas 4:9-14)

Maria e José foram o fator humano para que Jesus tivesse uma família, e Joao Batista foi o fator humano para que Jesus desenvolvesse sua vocação.

O que você vê em Jesus?

Uma multidão viu na pregação de João a esperança da vinda do Messias prometido.

Os líderes religiosos viram em João Batista uma ameaça.

Herodes Antipas e Herodias viram, nas críticas de João uma oportunidade para perseguí-lo.

João Batista quando viu Jesus chegando, teve a certeza do caminho preparado para o Cordeiro de Deus.

Após João tê-lo batizado, o próprio Deus o apresentou: Vejam este é o meu filho amado.

O diabo viu nas fraquezas de Jesus no deserto, uma grande oportunidade para tenta-lo e mudar seu propósito, mas fracassou.

Muitas pessoas não o viram.

E muitas pessoas começaram a ver o Filho de Deus que veio nascer e viver entre nós.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O que você vê em Jesus?

No próximo episódio veremos os primeiros passos do ministério de Jesus.

Veremos João Batista perseguido e preso. Enquanto, Jesus chama seus primeiros discípulos.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo… Amém!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se fosse se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *