Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

AS PROVOCAÇÕES DE DEUS

Olá! Você está conectado no FUI FEITO PRÁ QUÊ?!… Eu sou o Jonas… muito obrigado por estar conosco…

Bem-vindo ao DÉCIMO episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Uma jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

E queremos agradecer por sua audiência e comentários… continue comentando e enviando suas dúvidas… queremos saber sua opinião sobre o FUI FEITO PRÁ QUÊ?!…

Nós estamos, o tempo todo, procurando respostas para as coisas que estão acontecendo, especialmente para aquelas que nos afligem e que geram desconfortos… Deus quer nos colocar em processos para nos questionar e aperfeiçoar… Estes processos são as provocações de Deus e é o que vamos estudar juntos hoje.

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: “Como posso dominar o medo?”

Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Valeu Pr. Paulo! Ele sabe tudo, não é?! … Traga suas dúvidas para ele e mande agora…

A sua identidade, onde você mora, sua família, e o que você escolhe e faz da sua vida… explicam quem você é e por que Deus o criou assim.

A descoberta do plano de Deus e o propósito para sua vida dará muitas respostas e sentido de quem você é.

E este plano envolve processos para você crescer como Filho de Deus, para ser guiados pelo HUAH, o Espírito de Deus.

É uma jornada de crescimento… Somos admitidos quando cremos e somos chamados de TEKNON… É parecido com trainee, estagiário… é o começo… depois, vem o processo de crescimento… e o desafio é nos tornarmos HUIOS.

E, por isso estamos aqui… Esta é a jornada do FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

Se você quiser rever este episódio e os anteriores acesse o PODCAST do Ministério Só Boas Novas… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud e Spotify.

E agora! Pronto para aprender?!

Hoje vai ser demais… Vamos entender sobre AS PROVOCAÇÕES DE DEUS!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Já sabemos que Deus tem um plano para nós, é um plano de paz, que foi preparado antes de ser sermos concebidos (Efésios 2:10 e Provérbios 29:11). Esta descoberta mudará sua vida, por que o Plano de Deus vai te levar à processos e os processos te levarão às mudanças.

E hoje entenderemos que os processos são, na verdade, provocações de Deus para que você veja o que Ele quer de você.

E isto ocorre por meio da fé…

Na carta aos Hebreus, no cap. 11, está escrito: “Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis.” (Hebreus 11:3)

A Fé nos mostrará o invisível. É ela que nos “… mostra a realidade daquilo que esperamos; e nos dá convicção de coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)

A fé é como se fosse um óculos que nos permite ver o invisível, conforme o Apóstolo Paulo explicou em sua 2ª. Carta ao Coríntios no Cap. 4:

“Não procuramos as coisas visíveis, mas as invisíveis; porque as coisas visíveis duram apenas um momento, enquanto as invisíveis duram para sempre.” (2 Coríntios 4:18)

Deus quer que você cresça através de processos… Por isso enquanto o inimigo te dará coisas para você se apegar e não avançar, Deus irá arrancar de você tudo o que te impede de avançar.

Entenda… se Deus está te tirando coisas, deixa elas irem. Aprenda que elas não fazer mais parte do processo atual que Ele tem para você.

Deus quer te dar coisas novas e o que Ele te der ninguém poderá tirar.

Vou explicar isto melhor através de um acontecimento que envolvem o apóstolo Pedro e o Centurião Cornélio. Eles foram 2 pessoas que Deus provocou para se moverem dentro do Plano dEle. Deus os levou à 2 processos que envolvia mudanças profundas… e podemos aprender muito com isto.

Os primeiros passos da jornada dos discípulos, após a ascensão de Jesus, foram muito intensos. No ano 33dC, acontece o Pentecostes. Eles são comissionados e cheios do Espírito, partem pregando e realizando milagres, sob forte perseguição.

O ponto alto da perseguição foi a morte de Estevão, ele foi apedrejado no ano 36. Mas, a conversão de Paulo, no ano 45, trouxe um novo impulso para Evangelho.

Por volta do ano 46 é fundada, por Paulo e Barnabé, a emblemática Igreja de Antioquia. Ela não era apenas a 1ª. Igreja, era uma igreja missionária e, foi lá nome que os discípulos foram chamados de Cristãos pela primeira vez.

A aceitação da conversão de Paulo, um ex-perseguidor de cristãos, e a ideia de que o evangelho era para todas pessoas, inclusive para os gentios, era um desafio para os discípulos, especialmente para Pedro.

O apóstolo Paulo foi “… a Jerusalém e tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo.” Conforme está relatado no Cap. 9 de Atos.

Por volta do ano 47, “Pedro ficou em Jope durante algum tempo, com um curtidor de couro chamado Simão.” (Atos 9:43)

Eles deveriam, a partir de Jerusalém, alcançar toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra, mas continuavam em Jerusalém…

É neste cenário que ocorre o encontro de Pedro e Cornélio, narrado em Atos capítulo 10.

[v1] Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano.

CESÁREIA era uma Cidade grega tomada por Herodes que a batizou de CESARÉIA, em honra à Augusto Cesar. Lá havia um Quartel General e Cornélio era um Centurião que cuidava de uma legião de cerca de 100 homens. Além de Centurião, ele era alguém muito especial…

[v2-4] Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus. Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: “Cornélio!”. Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor? ” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus.

Cornélio era um homem grato, o Senhor viu isto. E a gratidão o levou ao próximo passo.

[v5-8] Agora, mande alguns homens a Jope para trazerem um certo Simão, também conhecido como Pedro, que está hospedado na casa de Simão, o curtidor de couro, que fica perto do mar”. Depois que o anjo que lhe falou se foi, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dentre os seus auxiliares, e, contando-lhes tudo o que tinha acontecido, enviou-os a Jope.

Preste atenção… Deus está movendo Cornélio para um novo processo.


[v9-15] No dia seguinte, por volta do meio dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar. Tendo fome, queria comer; enquanto a refeição estava sendo preparada, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas, contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céu. Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”. Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo! ” A voz lhe falou segunda vez: “Não chame impuro ao que Deus purificou”.

Veja… Pedro, também, precisava se mover para um novo processo.

[v16] Isso aconteceu três vezes, e em seguida o lençol foi recolhido ao céu.

Pedro era o cara das 3 vezes:
– 3 vezes foi repreendido (igreja, santa ceia, prisão),
– Negou Jesus por 3 vezes,
– E Foi perguntado: “Tu me amas?” 3 vezes.

E o número 3 é muito importante e emblemático no texto sagrado e na criação de Deus: 3 mensagens angélicas, 3 filhos de Noé, cabeça-tronco-membros, 3D, 3 reis magos, etc.

[v17-22] Enquanto Pedro estava refletindo no significado da visão, os homens enviados por Cornélio descobriram onde era a casa de Simão e chegaram à porta. Chamando, perguntaram se ali estava hospedado Simão, conhecido como Pedro. Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você. Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei”. Pedro desceu e disse aos homens: “Eu sou quem vocês estão procurando. Por que motivo vieram?”. Os homens responderam: “Viemos da parte do centurião Cornélio. Ele é um homem justo e temente a Deus, respeitado por todo o povo judeu. Um santo anjo lhe disse que o chamasse à sua casa, para que ele ouça o que você tem para dizer”.

Observe que tanto Cornélio quanto Pedro tinham visões muito claras sobre como fazer e cuidar de discípulos…

[v23-26] Pedro os convidou a entrar e os hospedou. No dia seguinte Pedro partiu com eles, e alguns dos irmãos de Jope o acompanharam. No outro dia chegaram a Cesaréia. Cornélio os esperava com seus parentes e amigos mais íntimos que tinha convidado. Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o.

Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: “Levante-se, eu sou homem como você”.

Este é o ponto alto desta história… Pedro e Cornélio estão dando os passos dentro de um processo que envolvia mudanças.

[v27-29] Conversando com ele, Pedro entrou e encontrou ali reunidas muitas pessoas e lhes disse: “Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum. Por isso, quando fui procurado, vim sem qualquer objeção. Posso perguntar por que vocês me mandaram buscar? “

Pedro está diante de uma provocação, diante de coisas que precisavam ser arrancadas de sua visão passada, ele estava sendo confrontado a respeito de seus preconceitos. Os elementos que o impedia de andar para o novo processo que Deus estava estabelecendo para ele.

Quando Pedro chega, Cornélio explica por que o chamou, conforme a orientação do Senhor:

[v30-33] Assim, mandei buscar-te imediatamente, e foi bom que tenhas vindo. Agora estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir tudo que o Senhor te mandou dizer-nos”.

Pedro e Cornélio foram provocados por Deus para um novo processo, para os preparar o Plano.

[v34-43] Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo. Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos. Sabem o que aconteceu em toda a Judéia, começando na Galiléia, depois do batismo que João pregou, como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele. “Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém, onde o mataram, suspendendo-o num madeiro. Deus, porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto, não por todo o povo, mas por testemunhas que designara de antemão, por nós que comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos. Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos. Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Deus nos coloca em processos para nosso crescimento. Os processos testificam, influenciam, nos aperfeiçoam e nos abençoam.

[v44-48] Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem.

Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios, pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse:

“Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! “

Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias.

Quem é Pedro?! Quem é Cornélio?!

Pedro precisava vencer seus preconceitos para levar o Evangelho até os confins da terra.

E Cornélio precisava crescer dentro do processo que ele já estava inserido, para continuar levando o Evangelho para seus amigos e parentes.

Pedro e Cornélio são pessoas como eu e você que precisavam ser aperfeiçoadas através de processos.

Como você lida com os processos?!

Os processos são provocações de Deus para nosso crescimento e mudanças em nossa vida. Certamente serão desconfortáveis, envolverão deixar de lado coisas antigas, conceitos passados, visões equivocadas para receber novos desafios e a visão clara da vontade dEle. São a oportunidade do desenvolvimento de nossa fé para enxergar as coisas invisíveis de Deus.

Existe mais uma coisa a aprender com esta história… ela apresenta 2 casas:
– A casa de Simão, o curtidor de couro, que hospedou o apóstolo Pedro.
– A casa de Cornélio que se abria para receber e ensinar pessoas, seus amigos e parentes, sedentos da Palavra.

Como é a sua casa?! Você recebe pessoas e as discípula?!

Uma casa sacerdotal está sempre aberta para receber pessoas e testemunhar da Palavra.

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Que aprendizado! Esta história é ótima, não é?!

Não perca o próximo programa, por que iremos aprender mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para que você compreenda que o Senhor tem um Plano para sua vida… que envolve processos para seu crescimento… e para crescer é necessário deixar que algumas coisas fiquem para trás, para receber coisas novas… As provocações de Deus acontecerão para que você veja que Ele tem algo novo para você! Para ver as coisas invisíveis de Deus é necessário fé!

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Se você quiser acessar este conteúdo e os anteriores… é fácil… acesse o PODCAST do Ministério Só Boas Novas… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud e Spotify.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *