Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

ABENÇOADOS!

Olá! Você está conectado no FUI FEITO PRÁ QUÊ?!… Eu sou o Jonas… muito obrigado por estar conosco…

Este é o NONO episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Uma jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

E queremos agradecer por sua audiência e comentários… continue comentando e enviando suas dúvidas… queremos saber sua opinião sobre o FUI FEITO PRÁ QUÊ?!…

Quando Deus nos criou… Ele nos colocou em uma geografia que envolve em primeiro lugar uma família… E, hoje, vamos entender que fomos criados para uma benção… para uma família de ABENÇOADOS!

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: Deus colocou um código secreto dentro de nós?”

Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Obrigado Pr. Paulo!

Você já sabe… Se tiver suas dúvidas pergunte para o Pastor Paulo!… então, mande suas perguntas agora…

Agora que você já aprendeu que fomos criados por Deus, com:
– uma identidade, para uma geografia e com para um plano que foi escrito especialmente para você.

É importante que você saiba que este plano envolve um processo de transformação, que começa quando somos chamados de Filhos de Deus…

No Grego existem 2 nomes para Filhos de Deus: TEKNON e HUIOS…

O apóstolo João escreveu no Cap. 1 de seu Evangelho: ”a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome.”

Quando cremos, Ele nos chama de TEKNON – Filhos de Deus.

Mas, o apóstolo Paulo escreveu no Cap. 8 da Carta aos Romanos: ”Por que todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.”

Esta é a Jornada do HUAH, guiados pelo Espírito de Deus. E Ele nos chama agora de HUIOS – Filhos Maduros.

Entenda… Somos admitidos quando cremos e somos chamados de TEKNON… É parecido com trainee, estagiário… é o começo… depois, vem o processo de crescimento e o desafio é nos tornarmos HUIOS.

E esta é a jornada do FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

Se você quiser rever este episódio e os anteriores acesse o PODCAST do Ministério Só Boas Novas… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud e Spotify.

E agora! Prepare-se para mais uma jornada!

Bora aprender e descobrir por que você tem uma família… É hora dos ABENÇOADOS!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Quando você descobre e vive o plano que Deus desenhou para sua vida, Ele conduzirá você através de processos e em cada processo Ele tem uma benção para você.

Outro dia eu conheci um adolescente que tinha muitos problemas com sua família e dizia para mim:

– Eu odeio meus pais, minha família…
– Eu não pedi para nascer nesta família… Eu não escolhi isto…
– Minha vida é um inferno!

Eu fiquei paralisado e não sabia o que dizer… Mas, enquanto eu ouvia isto, eu me lembrei que muitas pessoas já me disseram:

– A coisa mais importante da minha vida é a minha família…
– Sem a minha família, eu não seria nada… Não vejo a hora de chegar em casa…
– Eu, também, digo isto o tempo todo…

Já ouvimos muitas vezes que a salvação é um processo individual e, hoje, eu gostaria de questionar isto…

Vamos começar com Adão e Eva… Quando eles foram criados, o Senhor deu para eles algumas tarefas:

– “Frutifiquem e se multipliquem, encham a terra… governem e dominem sobre todas coisas que eu criei para vocês…” 

A ideia original de Deus foi criar um lugar onde o homem pudesse habitar e governar.

Mas, para desenvolver estes processos, eles precisariam também do Senhor… Por isso está escrito no Salmo 127: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.”

O mais interessante é que desde o princípio, vemos que tudo começa a partir de uma família. A família é o grande plano de Deus.

Foi Caim quem construiu a primeira Cidade, cujo nome era Henoc… as cidades são lugares de violências, iras e injustiças…

A família é o grande plano de Deus, e não as cidades. Por isso, o plano de Deus é alcançar as cidades por meio das famílias, da sua família.

Gostaria de ilustrar melhor isto com a história de uma família… esta história é fantástica… você vai adorar…

[TRANSIÇÃO]

A narrativa encontra-se no Cap. 6 de Gênesis… e começa assim: “Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus”.

Noé era um “cara gente boa” e tinha uma família que era coisa mais importante da sua vida.

O Senhor estava muito triste por que, naquele tempo, por todos os lugares, só tinha gente ruim, gente do mal…

Então, o Senhor disse a Noé: “A humanidade está corrompida… Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.”

No entanto, o Senhor tinha um plano para Noé e disse para ele:

“Eu quero que você faça uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora…”

Noé não tinha noção do que era esse negócio de arca, ele nem era carpinteiro ou marceneiro…

O Senhor lhe entregou todo o projeto, e explicou cada detalhe e pela fé ele catou as plantas e topou a parada…

E o Senhor lhe disse mais: “Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá.”

Noé deve ter ficado com muito medo… e em seu coração ele deve ter dito: Senhor, e eu e a minha família?

Mas, o Senhor o acalmou dizendo: “com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. E, também, faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você.”

Ufa! Noé suspirou aliviado… e fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.

Na real, ele nem sabia por onde começar, como conseguir madeira, ferramentas, um casal de cada animal, e ainda convencer sua família…

Foram longos 120 anos… deu tempo até de ver as árvores crescerem… Ele teve paciência, confiou na Palavra e obedeceu…

E, quando a arca ficou pronta, o Senhor lhe disse:

– “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração”. Está narrado no Capítulo 7 do Livro de Gênesis.

Noé e a sua família entraram na arca e os animais vieram voluntariamente… por que eles foram criados por Deus antes do homem e conheciam a voz de quem os criou…

Esta cena deve ter sido linda! Eu adoraria ter estado lá só pra ver isto!

“E depois dos sete dias, as águas do Dilúvio vieram sobre a terra…”

Eles estavam dentro da arca… Mas, quem vai fechar a porta?! Faltou este detalhe no projeto?! E agora?!
– A solução está escrita no verso 16: “Então o Senhor fechou a porta.”

Entenda: Nos projetos de Deus…. Ele nos chama e trabalha junto conosco… Noé construiu a arca, mas foi o Senhor quem proveu a madeira, as ferramentas, conduziu os animais para dentro da arca e foi Ele quem fechou a porta.

E choveu… choveu muito… “todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram. E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites”.

A arca flutuou sobre as águas, vencendo as ondas e tempestades…

Solto, sobre as águas, navegava o último celeiro das sementes da terra, como se fosse um mini-Edén… sem controle e sem destino… ou melhor nas mãos do Senhor!

[TRANSIÇÃO]

Passaram de mais de 300 dias… até que as águas baixaram e a arca ancorou em terra firme e o Senhor disse à Noé:
– “Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles. E os animais também…” Está no Cap. 8 de Gênesis.

E quando Noé desceu, a primeira tarefa foi construir um altar dedicado ao Senhor. Era o fim do tempo da arca e começava o tempo do altar.

Dica: Lar que tem altar, tem gente que se rende. Lar que tem altar, tem vitória.

Noé era um agricultor, o processo da arca o transformou em um carpinteiro, um marceneiro… agora era a hora de voltar a ser agricultor…
– E o Senhor lhe disse: “… espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem”.

E o Senhor colocou no céu um lindo arco-íris como símbolo da Sua misericórdia e de Seu amor.

[TRANSIÇÃO]

Sabe por que eu gosto desta história?!
– Acertou! É por que é a história de uma família.

E o apóstolo Paulo escreveu no Cap. 11 da Carta aos Hebreus: “Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé”.

Vou repetir: “Pela fé Noé… construiu uma arca para salvar sua família.”

Você está construindo uma arca para salvar sua família?! Saiba que a família é o grande plano de Deus.

Por isso, o grande plano de Deus para Abraão era alcançar a sua família e através dela alcançar todas as famílias da terra, conforme está escrito em Gênesis Cap. 12: “Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma bênção! Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.”

A partir da descendência de Abraão nasceram 12 famílias, as 12 tribos de Israel: Rúben, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim.

Quando Jesus esteve entre nós, Ele visitou muitas casas e, coincidentemente, nas narrativas dos Evangelhos encontramos 12 casas que Jesus visitou pessoalmente:

A primeira casa que Jesus visitou foi num CASAMENTO EM CANÁ DA GALILEIA. Jesus realizou ali seu primeiro milagre transformando água em vinho, restaurando a alegria daquela casa. 
Só Jesus pode transformar a dor e o sofrimento de sua casa em alegria. 

Na CASA DE PEDRO, Jesus curou a sogra dele.
– Há alguém doente em seu lar? Chame Jesus para visitar sua casa e curar! 

Em uma CASA EM CAFARNAUM, Ele estava pregando, quando alguns amigos introduziram um paralítico pelo telhado e Jesus perdoou os seus pecados e restaurou sua saúde. 
– Só Jesus pode restaurar a saúde física e espiritual de sua família.

Jesus esteve na CASA DE LEVI, um publicano cobrador de impostos, levou arrependimento e o transformou em um discípulo. 

Depois, quando Jesus esteve na CASA DE SIMÃO, uma mulher entrou, lavou os seus pés com suas lágrimas, os secou com seu próprio cabelo e ungiu com unguento. Jesus viu o amor daquela mulher e lhe declarou na frente de todos: “Perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque você muito amou”.
– Só Jesus conhece suas lágrimas e seus pecados e pode perdoá-los. 

JAIRO estava desesperado pela doença de sua filha, mas quando Jesus chegou na casa dele a sua filha havia morrido. Jesus vendo a fé daquele homem, ressuscitou sua filha.
– Só Jesus poder trazer de volta a vida em seu lar! 

Jesus levou a Palavra na CASA DE MARTA E MARIA, ensinando-as a deixar as preocupações de lado e ouvir o que o Espírito queria lhes falar. 

Na CASA DE ZAQUEU, ele ouviu sua confissão, seu arrependimento e sua disposição para mudar de vida e levou salvação à sua casa.
– Só Jesus pode entrar em sua casa e te salvar! 

Jesus realizou a ceia do Senhor em uma CASA NO CENÁCULO que lhe foi cedida generosamente. Lá aconteceu o grande momento de comunhão entre Jesus e seus discípulos.
– Quando você prepara o melhor para o Senhor Jesus, sua vida e família se enchem de comunhão na presença de Deus. 

Mas, foi na CASA DE CAIFÁS que Jesus foi levado para ser julgado e para esta casa ele foi levado involuntariamente.
– Muitas vezes em nossa própria casa levantamos a voz para julgar nossos familiares e pessoas que estão ao nosso redor, sem perceber que Jesus também está ali conosco.

Após a Sua ressurreição, no caminho de EMAÚS, Jesus apareceu para uns discípulos, que não O reconheceram. No final do caminho, eles O convidaram para entrar na sua casa. E, ao partir o pão, seus olhos foram abertos e puderam ver que Jesus sempre esteve entre eles.
– Jesus quer abrir a visão espiritual da sua família para que todos vejam que Ele vive e está entre nós. 

A última casa é a CASA DOS DISCÍPULOS. Após a morte e ressurreição de Jesus, os discípulos estavam com medo dos judeus e romanos e ficaram escondidos em uma casa de portas fechadas.
Mas, o Senhor atravessou as paredes e apareceu no meio deles e disse: “Paz seja convosco e .. soprou sobre eles, dizendo: Recebei o Espírito Santo.”
– Quando você estiver se sentindo sozinho, com medo, à portas fechadas, o Senhor Jesus está com você e envia o Seu Espírito para acalmar seu coração.

Seja qual for a necessidade da sua casa, o Senhor Jesus está dizendo, hoje: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha Voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo.” Está no cap. 3 Apoc
– Que tal convidar Jesus para entrar em sua casa agora?!

[TRANSIÇÃO]

Josué declarou: “… eu e a minha casa (minha família, minha tribo) serviremos ao Senhor”.  Josué 24:15

Cadê a sua família?! Lute pelo que Deus te deu…

Será que posso perguntar de novo se: A salvação é mesmo individual?! Ou é um plano para você salvar sua família?!

No Salmo 128 está escrito: “Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!

Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.

Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.

Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!”

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Eu adoro histórias de família e você?!…

No próximo programa aprenderemos mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para que você compreenda que o Senhor o criou para uma geografia, que começa pela sua casa, sua família… e existe uma grande benção quando você cuida da sua família… A benção da Salvação. Convide Jesus para entrar em sua casa e abençoar sua família!

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Se você quiser acessar este conteúdo e os anteriores… é fácil… acesse o PODCAST do Ministério Só Boas Novas… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud e Spotify.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *