Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

EM BUSCA DA SABEDORIA

Olá! Bem-vindo a mais um episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Eu sou o Jonas… Muito obrigado por estar conosco… Muito obrigado por sua audiência e seus comentários… Continue enviando suas dúvidas e sua opinião sobre o FUI FEITO PRÁ QUÊ?!…

Esta é a grande jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

Eu e você queremos ser felizes, encontrar a felicidade, não é?! Mas, a felicidade só pode ser encontrada pelo caminho da sabedoria… A sabedoria é a principal ferramenta para viver o Plano de Deus e isto é o que vamos estudar juntos hoje…

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: “O Cristão tem que ser pobre?”

Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Pr. Paulo, Pr. Paulo, você é impressionante!

Sua sabedoria é de Deus! Você tem dúvidas?! Manda para ele… agora…

Até você já aprendeu muitas coisas…Você já descobriu sua identidade, por que você mora onde você mora, por que você tem uma família, e por que Deus, ao desenhar você, como você é, criou um plano para você ser feliz, para que você viva em abundância…

Agora que estas descobertas estão dando sentido para sua vida… Queremos que você descubra que este plano envolve processos para você crescer como Filho de Deus, para ser guiados pelo HUAH, o Espírito de Deus.

A jornada do crescimento começa quando cremos e somos chamados de filhos de Deus, somos chamados de TEKNON… é o começo… depois, vem o desafio é nos tornarmos HUIOS – Filhos maduros.

Nesta jornada será necessário BUSCAR A SABEDORIA! A SABEDORIA que vem de Deus!

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

Se você quiser rever este episódio e os anteriores acesse o PODCAST do Ministério Só Boas Novas… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud e Spotify.

E agora! Bora aprender?!

Hoje você vai precisar estar muito atento… Por que hoje vamos EM BUSCA DA SABEDORIA!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Está escrito no Livro de Tiago no Cap. 1: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Tiago 1:5

É muito importante saber que a SABEDORIA vem de Deus e que Ele está disposto a nos dar… basta pedir…

Eu nasci e vivi num sítio, no interior do Paraná, até os 11 anos. Era uma vida muita simples, mas cheia de muitas coisas maravilhosas.

Meu pai era um cara muito especial, trabalhador, bondoso e muito criativo. Tudo o que eu sou e o que faço sempre terá algo de meu pai.

Meu pai construía muitas coisas: Nossas casas, os móveis e meus brinquedos. E eu aprendi a construir a minha vida com ele.

As coisas mais importantes sobre Deus, eu aprendi com meu pai… mas, ele nunca leu um versículo da Bíblia para mim… Por que ele só aprendeu sobre a Bíblia quando ele já estava velho…

Eu via sabedoria fluindo do meu pai naturalmente, no que ele fazia, no que ele falava… Eu aprendia só de olhar para ele.

Ele se foi há uns 5 anos e a sua presença ainda me faz muita falta.

A gente fica o tempo todo buscando dicas para buscar sucesso, dicas para obter riqueza, dicas para fazer as coisas certas, dicas para ser feliz…

Isto tudo na realidade faz parte da nossa busca da sabedoria…

A nossa busca por sabedoria pode ser uma viagem… E hoje, iremos embarcar numa viagem em busca da sabedoria…

[TRANSIÇÃO]

O reino de Sabá era um país situado ao extremo sul da Arábia Saudita, junto ao Mar Vermelho, (o que hoje é a Etiópia moderna), era um país rico e famoso por suas especiarias, perfume e ouro, era uma rota de comércio… e sua Rainha, era a belíssima Sabá (também chamada de Balquis ou Abissínia em alguns textos)…

Ela ouviu falar da sabedoria de Salomão e de seu palácio exuberante, possivelmente, através dos viajantes e comerciantes que passam por lá…

Ela não resistiu e decidiu ver de perto aquilo que era espalhado pelo mundo de sua época: Salomão, o homem mais sábio da terra.

E partiu… Foi uma viagem e tanto… Imagine sair do Iêmen, para uma viagem de aproximadamente 2.000 Km, com uma comitiva que tinha 800 animais, por cerca de seis meses.

Os riscos da viagem e o valor dos presentes valeriam a pena para sua busca por sabedoria. E, até mesmo, se ausentar ou se desprender de sua obrigação de rainha por causa de sua sede de conhecimento, numa jornada espetacular por volta do ano 985 aC.

Nada, nada poderia deter a Rainha de Sabá em sua busca por sabedoria. Esta história está relatada no 2º. Livro de Crônicas no Cap. 9 e no 1º. Livro de Reis no Cap. 10

[TRANSIÇÃO]

Ao chegar em Jerusalém com sua numerosa comitiva e uma imensa caravana de camelos carregados de especiarias, grande quantidade de ouro e pedras preciosas, foi ao encontro de Salomão…

Não perdeu tempo e o pôs à prova com perguntas difíceis, muitas perguntas, tudo o que ela tinha em sua mente (1 Reis 10:1-2).

O Rei Salomão respondeu sem dificuldades todas as perguntas que a Rainha fizera. Afinal, quando ele foi constituído rei, Deus lhe apareceu e lhe disse: “Peça o que quiser, e eu lhe darei”. E ele respondeu: “Dá-me sabedoria e conhecimento para que eu os lidere bem, pois quem é capaz de governar este teu grande povo?”
Então, o Senhor lhe disse: “… certamente lhe darei a sabedoria e o conhecimento que pediu. Também lhe darei riqueza, bens e fama como nenhum rei teve nem jamais terá” (2 Crônicas 1:7-12).

Mas, esta era só a primeira parte do deslumbramento da exótica Rainha de Sabá. A melhor parte ainda estava por vir…

[TRANSIÇÃO]

Quando ela “viu o palácio que ele havia construído, a comida que era servida às mesas do rei, os alojamentos e a organização de seus oficiais e servos, os trajes esplêndidos que vestiam, os copeiros da corte e os holocaustos que Salomão oferecia no templo do Senhor”. Ela ficou muito admirada… Ela ficou sem ar… Ela não se aguentou e disse à Salomão: “É verdade tudo que ouvi em meu país a respeito de suas realizações e de sua sabedoria! Não acreditava no que diziam até que cheguei aqui e vi com os próprios olhos. Aliás, não tinham me contado nem a metade…” (1 Reis 10:4-7).

É incrível! Apesar de rica e poderosa, a bela Rainha de Sabá, chega a desejar ser uma serva do rei Salomão… Isso mesmo! E ela declara: “Como deve ser feliz o seu povo! Que privilégio para seus oficiais estarem em sua presença todos os dias, ouvindo sua sabedoria!”

Ela era pagã e não cria, nem havia ouvido falar sobre a grandiosidade do verdadeiro Deus, que ela acabara de descobrir nas virtudes de Salomão. Mas, quando ela contempla Suas maravilhas se rende em louvores dizendo: “Louvado seja o Senhor, seu Deus, que se agradou de você e o colocou no trono de Israel. Por causa do amor eterno do Senhor por Israel, ele o fez rei para governar com justiça e retidão” (1 Reis 10:8-9).

Uauuuu!!! Louvado seja o Senhor, seu Deus, que se agradou de você e o colocou no trono de Israel…

E ela traduziu sua admiração desinteressada em generosidade, presentando o Rei com o maior presente de todos os tempos: “… com 4.200 quilos de ouro, especiarias em grande quantidade e pedras preciosas. Nunca mais foram recebidas tantas especiarias quanto as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.”

Uauuuu!!! 4 toneladas de ouro… ouro de Ofir…

“Além disso, os navios de Hirão trouxeram ouro de Ofir (tido como o mais precioso do mundo) e grandes carregamentos de madeira de sândalo e pedras preciosas…”, para o Rei Salomão usar no templo. (1 Reis 10:10-12)

Depois que ela recebeu muitos presentes ofertados por Salomão, regressou com sua comitiva para sua terra.

[TRANSIÇÃO]

Esta história é simplesmente encantadora e eu fico deslumbrado com ela.

Embora, haja poucas informações sobre a Rainha de Sabá, a sua ousada jornada em busca da sabedoria mereceu, quase mil anos depois, os elogios do Salvador…

Jesus declarou, conforme Lucas relatou no Cap. 11: “A rainha de Sabá se levantará contra esta geração no dia do juízo e a condenará, pois veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão; e vocês têm à sua frente alguém maior que Salomão!” (Lucas 11:31)

Eu conheço muitos artistas, pessoas talentosíssimas, pessoas muito bonitas, pessoas cheias de inteligência e brilho. Outro dia, eu estava ouvindo o concerto de uma cantora e a sua voz era incrível, dispensava instrumentos para acompanha-la. Em dado momento, eu fiquei tão preso à música que ela cantava, tão deslumbrado, que fiquei sem respirar… Incrível!

Fico pensando no que o Senhor espera das pessoas que ele criou com tantas qualidades… Eu sonho com o dia em que as pessoas usem todos seus talentos na arte, cultura e ciência para a glória do Senhor.

Eu sonho com programações de louvor e adoração, com os cristãos usando todas as suas capacidades na música, arte, dramaturgia, ginástica, dança e ciência de forma tão magnífica e harmoniosa que atrairiam as pessoas, só de ouvir falar. E, quando elas viessem e assistissem, se renderiam em louvor diante da grandiosidade do Criador manifestada em seus filhos. E, no final, elas diriam: “eu não acreditava no que me diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, não me contaram nem a metade…”

Deus quer o seu melhor, não economize! Não economize!

Em busca da sabedoria, a Rainha de Sabá encontrou mais do que esperava… Ela encontrou o Deus da SABEDORIA…

Se você deseja SABEDORIA “… peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade…” Tiago 1:5

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Louvado seja o Senhor, o Deus da SABEDORIA! Isto foi de perder o fôlego…

Quer mais?! Então não perca o próximo programa, por que iremos aprender mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para que você compreenda que o Senhor sabe que você precisa da SABEDORIA para crescer e para ser feliz, para viver o Plano dEle para sua vida… Mas, o melhor é que ele tem SABEDORIA e está ansioso para que você lhe peça isto… por que Ele vai lhe dar toda a SABEDORIA que você precisa…

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Se você quiser acessar este conteúdo e os anteriores… é fácil… acesse o PODCAST do Ministério Só Boas Novas… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud e Spotify.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *