Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

A LINHA DE CHEGADA

Olá! Bem-vindo a mais um episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Eu sou o Jonas… Muito obrigado por estar conosco… Muito obrigado por sua audiência e seus comentários… Continue enviando suas dúvidas e sua opinião sobre o FUI FEITO PRÁ QUÊ?!…

Esta é a grande jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

Para onde você está indo?! Esta pergunta parece simples, mas ela é crucial para nossa vida. Todos os nossos planos e o nosso destino estarão amarrados com sua resposta. A vida pode ser comparada à uma corrida e, hoje, nos vamos estudar juntos sobre onde é a linha de chegada.

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: “Como acabar com a intolerância religiosa?”

Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Sabe tudo! O Pr. Paulo é demais!

Se você tem dúvidas?! Manda para ele… agora…

Temos aprendido muitas coisas por aqui, não é? Sobre nossa identidade, nossa geografia e o plano que Deus nos deu para sermos felizes…

Viver o desenho de Deus é caminhar para a salvação, ajudando outras pessoas a serem felizes e se salvar também…

Viver o plano envolve processos para você crescer como Filho de Deus, para ser guiados pelo HUAH, o Espírito de Deus.

Esta jornada pode ser comparada à uma corrida e a linha de chegada é o nosso objetivo.

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

Se você quiser rever este episódio e os anteriores acesse o PODCAST do Ministério Só Boas Novas… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud e Spotify.

E agora! Bora correr?! Ponha o tênis e preste muita atenção… Vamos para a corrida da vida rumo à LINHA DE CHEGADA!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Uma coisa é a corrida, outra coisa é a linha de chegada.

Natalia Itabayana narra sua emoção na Meia Maratona de Luberon na França, “quando avistei a torre onde estava a linha de chegada, mal acreditei… ali estava o marco de um desafio pessoal. Não são os 21km os mais difíceis, mas os 100 metros finais. É a hora que a gente vê a linha de chegada tão perto, mas ao mesmo tempo tão longe. Porque ainda falta um pouquinho mais de esforço pra chegar ali… E a sensação de vencer um limite pessoal, atravessando a linha de chegada, é inexplicável. Indescritível. E imensamente realizadora”. 

A paulista Michele Pimentel, de 26 anos, após cruzar a linha de chegada na Maratona de Chicago, declarou emocionada: “foi um calor de vitória, um calor de conquista, um calor que brota de dentro e resplandece toda vez que um sonho se concretiza, foram 10 meses de disciplina e foco”.

A jornada cristã, também, é uma proposta de uma corrida, conforme o Apóstolo Paulo escreveu “… corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.” (Hebreus 12:1).

Diferente de uma corrida normal, nesta jornada “… os velozes nem sempre vencem a corrida…” (Eclesiastes 9:11). E Paulo dá as dicas: “esqueçam do passado e olhe para o que está adiante… corram para vencer… o atleta precisa ser disciplinado sob todos os aspectos.” (Filipenses 3:8-14, I Coríntios 9:24-25)

A jornada cristã é uma jornada de fé, onde o experiente Paulo diz: “… não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo…” (I Coríntios 9:26-27). E aconselha: “… fuja de todas as coisas más… Peleje a boa peleja da fé…” (I Timóteo 6:11-12).

A corredora e escritora Nicole Scott declarou certa vez, “correr me ensinou a aceitar a jornada. É na jornada que me sinto viva – mesmo quando estou sofrendo.”

Uma coisa é a corrida, outra coisa é a linha de chegada.

Uma corrida só se torna atraente por causa do prêmio e o prêmio está na “Linha de chegada”. E Paulo confirma isto dizendo: “… prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio celestial… um prêmio eterno.” (Filipenses 3:8-14).

E a pergunta é: Onde fica a “Linha de chegada” da jornada Cristã?

Parece simples, mas existem algumas armadilhas e talvez você se confunda ou tente criar suas próprias “Linhas de chegadas”.

Vamos aprender com uma corrida muito especial… esta história começa em Gênesis Cap. 12… É a corrida que Deus propôs para Abrão:

“Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção… e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. (Gênesis 12:1-3)

Para se lançar em uma corrida você precisa sair de onde você está. E esta jornada era um desafio para Abrão e ele já tinha 75 anos. Mas nunca é tarde para o que o Senhor nos chama.

Abrão precisaria desenvolver sua fé para ver o que Deus estava propondo para ele, precisaria romper com seus relacionamentos e deixar sua terra, sua cultura… E ele saiu sem saber para onde iria.

Esta jornada era muito especial por que o tornaria uma porta para conectar as coisas do Céu com a Terra.

A proposta da corrida de Abrão envolvia a promessa de se tornar pai de uma grande nação. Mas, isto não seria simples: Sua idade era avançada e sua esposa era infértil.

A jornada Cristã é uma corrida de fé, que é desenvolvida pelo amor, e “o amor afasta o medo”. (1 João 4:18)

Todo este contexto, levou abraão a entendimentos equivocados, o levando a criar suas próprias “Linhas de chegada”… que produziriam obstáculos para a conquista do prêmio.

A promessa do Senhor era: “Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro… Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las… Assim será a sua descendência”. (Gênesis 15:4,5)

Mas, Sarai, mulher de Abrão, não gerava filhos e resolveu ofertar sua serva egípcia, chamada Hagar, a Abrão: “Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela”. Abrão atendeu à proposta de Sarai. (Gênesis 16:1-2)
E “Hagar teve um filho de Abrão, e lhe deu o nome de Ismael. Abrão estava com oitenta e seis anos de idade… (Gênesis 16:15,16)

Abrão amou Ismael por que viu nele uma “Linha de chegada”, embora fosse uma “Linha de chegada” errada…

Passaram 13 anos do silêncio de Deus, Abrão tinha, agora, 99 anos. Então, o Senhor lhe apareceu novamente e lhe retificou a verdadeira “Linha de chegada” e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro. Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência”. (Gênesis 17:1,2)
“Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes”. (Gênesis 17:19)

Abraão teve que mandar embora alguém que ele amava: Ismael.

Uma coisa é a corrida, outra coisa é a linha de chegada.

Depois que Isaque nasceu, Sara declarou: “Deus me fez sorrir”. (Gênesis 21:6)

Aí, Abraão viu em Isaque a “Linha de chegada”. Mas, ainda não era esta…

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão! ” Ele respondeu: “Eis-me aqui… Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”. (Gênesis 22:1,2)

A jornada Cristã é uma corrida de fé que se aperfeiçoa na provação.

Abraão precisava entregar o que ele mais amava, para ser o desenvolvimento do próximo passo de sua fé. E quando ele estava preparado para o sacrifício de seu filho, o anjo do Senhor apareceu e lhe disse: “Agora sei que você teme a Deus…” e o próprio Deus proveu um carneiro para o sacrifício. (Gênesis 22:9-12)

Poderíamos terminar por aqui, por que este ponto parece perfeito para uma “Linha de chegada”. Mas, a jornada de Abraão foi até os cento e setenta e cinco anos. Ele morreu em boa velhice, em idade bem avançada, e foi reunido aos seus antepassados. (Gênesis 25:7,8)
Uma coisa é a corrida, outra coisa é a linha de chegada.

O “blog WebRun” destacou: “A linha de chegada vai muito além da medida do tempo registrado entre o tiro de largada e o final da última passada. Suor, esforço, sacrifício, dor, renúncias, dedicação, comprometimento, amor e paixão são alguns de seus sinônimos.”

A jornada Cristã nos levará à verdadeira “Linha de chegada”, conforme o Senhor disse à Abraão: “saia de onde você está e vá para a terra que lhe mostrarei…”

Como está escrito no Cap. 11 de Hebreus: “Pela fé, Abraão, peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois, Abraão, e esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.” (Hebreus 11:9,10)

E o prêmio?

Paulo resume isto na sua própria jornada: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”  (2 Timóteo 4:7,8)

Uma coisa é a corrida, outra coisa é a linha de chegada.

Olha, eu tenho algo muito importante para dizer para você: Nem todos completarão a corrida, mas existe uma coroa para todos que, pela jornada da fé, chegarem a “Linha de chegada”.

A “Linha de chegada” esta na cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus, a Nova Jerusalém.

Eu quero encontrar você na “Linha de chegada”!

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Que corrida, não é? Estou exausto, suado mesmo…

Quer mais?! Então não perca o próximo programa, por que iremos aprender mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para que você veja a corrida que o Senhor está lhe propondo. Para que você comece correr pela fé. Para que você se concentre… persista… e tenha certeza que no final existe uma “Linha de chegada” e o Senhor estará lá com o prêmio para lhe entregar: A coroa da justiça.

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Se você quiser acessar este conteúdo e os anteriores… é fácil… acesse o PODCAST do Ministério Só Boas Novas… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud e Spotify.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!
– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *