Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

O REINO DOS CÉUS

[VINHETA ABERTURA]

Olá! Está na hora de mais um episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! Obrigado por estar conectado conosco! Sejam bem-vindos… Seja bem-vinda Val!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “ESQUECI”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é O REINO DOS CÉUS

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Nos tempos de Jesus os meios de comunicação eram escassos, as pessoas que sabiam ler e escrever eram privilegiadas. Haviam 4 grandes idiomas: o grego, o latim, o hebraico e o aramaico. E o grego era a língua mais difundida, semelhante ao inglês nos dias atuais, por causa da influência do Império de Alexandre, o grande, que precedeu ao Império Romano.

Por influência grega, a principal forma de comunicação pública eram o teatro e os discursos ao ar livre. Onde se destacavam os grandes oradores que recheavam suas apresentações com filosofias, eloquências e melodramas. Estas apresentações atraíam muitas pessoas e aconteciam, geralmente, em praças públicas.

Jesus usou o gênero literário das parábolas, como técnica de ensino, em muito dos seus discursos. Ele não inaugurou o gênero literário das parábolas, mas certamente, elas se tornaram famosas por sua causa.

As parábolas são histórias que se caracterizam por serem curtas e objetivas. Elas, normalmente, usam comparações, relacionadas a fatos da vida real e ao cotidiano da época em que foram criadas.

Jesus falava por parábolas para explicar verdades complexas e ensinar mistérios do Reino de Deus, de uma forma bastante simples e acessível.

E como profetizou o salmista, no capítulo 78: “… falarei por meio de parábola. Ensinarei enigmas de nosso passado, histórias que ouvimos e conhecemos através de nossos antepassados”. (Salmos 78:2,3)

Certa vez, os discípulos lhe perguntaram: “Por que o senhor usa parábolas quando fala ao povo?”. E Ele respondeu: “A vocês é permitido entender os segredos do reino dos céus, mas a outros não. É por isso que uso parábolas: eles olham, mas não veem; escutam, mas não ouvem nem entendem”.

Cumprindo o que profetizou Isaías: “Quando ouvirem o que digo, não entenderão. Quando virem o que faço, não compreenderão”. (Mateus 13:10-14)

Um dos mais profundos ensinamentos de Jesus encontra-se no Capítulo 13 do evangelho de Mateus e envolvem 7 parábolas que tratam do reino dos Céus:

A parábola do semeador, do trigo e do joio, da semente de mostarda, do fermento, do tesouro escondido, da pérola e da rede de pesca. Algumas delas estão, também, nos evangelhos de Marcos (Cap. 4) e Lucas (Caps. 8 e 13).

Certo dia, Jesus saiu de casa em direção à beira-mar e uma multidão se juntou ao seu redor. Então, Ele entrou num barco e começou a ensinar, contando várias parábolas.

“Um lavrador saiu para semear… algumas sementes caíram a beira do caminho, outras em terreno solo rochoso, outras entre os espinhos e outras em terreno fértil…”

A parábola do semeador mostra a figura de um agricultor que semeia a mesma semente em solos diferentes e obtêm resultados diversos. Nela, Jesus nos mostra como as pessoas recebem a semente, que é Palavra de Deus.

A Palavra, como a semente, tem o poder de nos transformar, produzindo uma colheita trinta, sessenta e até cem vezes maior que a quantidade semeada. Mas o nosso coração, que é o solo, por causa da falta aceitação e entendimento, das perseguições, das preocupações e das seduções deste mundo, pode impedir o seu crescimento.

No entanto, a semente será lançada em todos os tipos de solo.

As outras 6 parábolas (do trigo e do joio, da semente de mostarda, do fermento, do tesouro escondido, da pérola e da rede de pesca), começam com a frase: “O reino dos céus é semelhante…”

A parábola do joio e do trigo mostra que o Diabo, também, lançará a sua semente no mundo e os filhos do reino crescerão junto com os filhos do maligno e precisarão ser tolerados até que o Senhor venha e traga juízo sobre todos. O joio se parece com o trigo, mas só o trigo alimenta. No início da plantação, eles possuem a mesma aparência, mas na hora da colheita as diferenças serão visíveis.

Existe um detalhe maravilhoso que conecta a parábola do semeador e a do joio e do trigo e que é revelada na explicação do Mestre, quando Ele diz: “O campo é o mundo, e as boas sementes são os filhos do reino…”

Ele está nos dizendo que as sementes, que é a Palavra, somos nós.

(Uauu!) Ele está falando sobre pregar através da nossa vida, através do nosso testemunho.

As parábolas da semente de mostarda e do fermento mostram o poder de Deus na nossa vida. O poder que é capaz de nos transformar e produzir frutos para sua Glória, através de nós. Este poder é capaz de “nos transformar em uma frondosa árvore, onde as aves veem e fazem ninho em seus galhos”. Ou como um fermento misturado na massa, que é capaz de crescer e fazer vários pães.

As parábolas do tesouro escondido e da pérola ilustram o valor do Reino, que quando você o descobre é capaz de entregar tudo para obtê-lo.

“O homem que descobriu o tesouro escondido num campo, vendeu tudo que tinha para comprá-lo.”

“O negociante de joias quando descobriu uma pérola de grande valor, vendeu tudo que tinha e a comprou.”

A última parábola da série é a da rede de pesca. A rede é lançada ao mar, que são as nações, e ela trará vários tipos de peixes que serão separados entre bons e ruins pelos pescadores. A salvação está disponível para todos, mas no fim dos tempos, os anjos separarão os justos dos perversos.

Um dos maiores milagres de Jesus foi relatado por Mateus no cap. 14, Marcos cap. 6, Lucas cap. 9 e João Cap. 6.

Um dia, Jesus e seus discípulos, atravessaram o mar da Galileia, conhecido também como mar de Tiberíades e uma grande multidão os seguiam. Então, Jesus subiu a um monte e começou a ensinar.

Esta pode ser mais uma história de Jesus, seus discípulos e a multidão. Mas, também é a história de um menino e poderia ser contada assim:

Era uma vez, um menino muito decidido… ele chegou em casa e disse para sua mãe:

– Mãe eu vou conhecer Jesus…

– É mesmo? Por que?

– Eu ouvi falar que Jesus faz coisas incríveis e conta muitas histórias…

– Eu ouvi também, ele faz milagres e dizem que é muito sábio…

– Eu vou levar meu lanche…

– Muito bem! Eu vou te ajudar a preparar…

Já a caminho da montanha, onde disseram que Jesus estaria, ele percebeu que muitas pessoas se dirigiam para lá… E o menino procurou ficar bem perto de Jesus, para não perder nada.

As histórias que Jesus contava eram maravilhosas, as pessoas estavam tão presas no que o Mestre dizia, que nem viram o tempo passar.

O sol estava quase se pondo e o menino percebeu uma movimentação entre os discípulos…

Eles estavam preocupados por que as pessoas estavam famintas e não podiam viajar à noite sem se alimentar… E Felipe disse para seus colegas: “Onde compraremos comida para todo este povo?”

Então, o menino olha para aquela cena, se aproxima de Felipe e dá sua contribuição para ajudar: Seu lanche, 5 pães e 2 peixinhos.

Mas, o que são 5 pães e 2 peixinhos para alimentar uma multidão?!

Felipe pega o lanche e leva até Jesus…

Parece uma ideia boba, não é? Mas, não subestime o que Deus pode fazer com ideias bobas…  Quando Deus coloca as mãos em ideias bobas… Ele pode transformar vidas…

O menino entregou o que ele tinha… ele percebeu que a sua história terminava ali… e ele se afastou e começou a assistir um dos maiores milagres de Jesus…

Imagine isto… Jesus pega 5 pães e 2 peixinhos e começa a multiplicar e multiplicar… E o menino está assistindo a assombrosa ação do Mestre…

Jesus alimentou cerca de 5 mil homens, mais as mulheres… e um menino…

Depois que todos estavam satisfeitos, Jesus disse a seus discípulos: “Agora ajuntem as sobras, para que nada se desperdice”.

Quando o povo viu Jesus fazer esse sinal, exclamou: “Sem dúvida ele é o profeta que haveria de vir ao mundo!”.

E Jesus percebendo a sua intenção de obrigá-lo a ser rei deles, se afastou dali, conforme narrou João no capítulo 6.

Jesus ensinou muitas coisas por parábolas. Cerca de 40 parábolas foram relatadas nos Evangelhos. E no final, Ele dizia: “Aqueles que tem ouvidos, ouça!”

E acrescentou, no final daqueles ensinamentos: “Todo mestre da lei que se torna discípulo no reino dos céus é como o dono de uma casa que tira do seu tesouro verdades preciosas, tanto novas como velhas”.

O que você vê em Jesus?

Muitas pessoas viram e ouviram Jesus falando do Reino dos Céus, por parábolas, e ficaram encantadas.

Elas viram que o Reino era a coisa mais importante a ser conquistada.

Os discípulos viram que estava ficando tarde e não sabiam como alimentar a multidão. E um menino veio ver Jesus e viu uma grande oportunidade para ajudar.

A multidão e o menino viram Jesus realizando o grande milagre da multiplicação e se fartaram com pães e peixes.

Muitas pessoas não o viram.

E muitas pessoas viram a possiblidade transformá-Lo num Rei.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O que você vê em Jesus?

No próximo episódio, veremos Pedro em sua maior aventura em direção à Jesus.

Veremos cegos e surdos, à beira do caminho, gritando: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!”.

E, veremos, também, um importante líder religioso visitando Jesus, à noite.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo… Amém!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se você se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *