Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

AS ESTRADAS DO CÉU

Olá! Bem-vindo! Este é mais um episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Eu sou o Jonas… Eu sou Val… Obrigado por estar com a gente… e por seus comentários… Continue enviando suas dúvidas, e sua opinião sobre o FUIFEITOPRAQUÊ?!…

Esta é a grande jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: “Qual o maior exemplo de caráter na Bíblia?”
Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Valeu Pr. Paulo! Se você tem duvidas… Pergunte para ele…

Você quer rever este episódio e os anteriores? Acesse o PODCAST SBN… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

A Jornada da autodescoberta, implica em conhecer quem criou você. O Senhor criou você desde o desenho…

Não adianta procurar em outro lugar, somente quem criou você poderá dizer qual a sua verdadeira identidade e o propósito de sua vida.

E esta é a Jornada do FUIFEITOPRAQUE?!

Prepare-se aí! Vamos para um novo Episódio! Hoje você vai aprender sobre AS ESTRADAS DO CÉU!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Quando eu era pequeno, eu morei perto de um aeroporto, passava muitos aviões e eu olhava para o céu e ficava preocupado sobre a possibilidade de uma colisão entre eles. Eu não entendia como funcionava “as estradas do céu”.

Um dia eu aprendi que existem as Aerovias – “as estradas do céu” e elas possuem definições de largura, de altitude inferior e superior. Uma espécie de DUTO quadrado, por onde se desenvolve o voo.

As aerovias são definidas em cartas geográficas, e são organizadas pelo Controle de Tráfego Aéreo. Em resumo, cada voo é orientado a navegar numa altitude estabelecida previamente e, com o auxílio de instrumentos de navegação o piloto entra nesse DUTO de uma determinada altitude e voa até o destino, ou até um ponto qualquer (igualzinho a uma rodovia na terra). Assim algumas aeronaves voam em altitudes mais baixas enquanto outras podem estar voando em altitudes mais altas.

Existem muitas formas de testemunhar de Jesus e os momentos certos, como o apostolo Pedro escreveu: “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito…” (1 Pedro 3:15-16)

É impressionante como o mundo precisa do nosso testemunho! Contudo, para falar das maravilhas do Senhor em sua vida é necessário que você esteja pronto e seja verdadeiro. Testemunhar de Jesus Cristo é um desafio: envolve entrega e coragem.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” Declarou o escritor Paulo Freire, no livro Pedagogia do Oprimido.

Um dia, Jesus, em seu Ministério aqui na Terra, chegou e disse: “Alguém aí quer me acompanhar?”

Possivelmente, muitos levantaram a mão e outros gritaram: “Eu, eu…”

Então Jesus continua: “… para me acompanhar é necessário negar a si mesmo e tomar a cada dia sua cruz e assim você poderá me seguir. Pois, para ganhar sua vida você precisa perdê-la…” Uauuuu!

Imagine um jogo de futebol… Não estou falando de um jogo qualquer… É uma final de campeonato… O Estádio lotado… O placar é um sofrível 4×0 para o adversário… É algo inacreditável, por que seu time é o melhor da temporada, tem os melhores jogadores e estava invicto até então… A torcida chora desiludida… E para piorar as coisas você olha para o placar eletrônico e vê o tempo se esvaindo, quase 45 minutos do segundo tempo…

O jogo da vida, na perspectiva de Deus, é diferente. Para ganhar o jogo é preciso perder. Como assim?

Nós nos iludimos muitas vezes sobre o que significa e o que é a salvação… ela só pode ser provida pela graça. Na realidade, a vida cristã não é uma jornada de vitórias humanas.

Jesus nos convida para “negar a si mesmo”, “oferecer o outro lado da face”, “perdoar e amar os nossos inimigos”, “bendizer os que nos maldizem”, “fazer bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem”.

É um processo que foi amplamente entendido pelo apóstolo Paulo, nestas palavras: “… e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim…” (Gl 2:20)

E “tomar a sua cruz diariamente” significa amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como Cristo nos amou e, se necessário, dar a sua vida por Ele.

Conforme, Ele mesmo disse: “Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”. (Lc 14:33)

O fim do jogo estava por um fio… E imagine… seria impossível interromper aquela partida de futebol e pedir um tempo…

Pra piorar a situação o técnico do seu time foi embora decepcionado e um novo técnico aparece: É Jesus!. Ele reúne os jogadores, visivelmente derrotados e cansados, e anuncia que haverá uma prorrogação… E pergunta: “Vocês querem ganhar o jogo?”

Os jogadores cabisbaixos levantam os olhos, espantados e dizem: “Isto é impossível!”

Então, o Mestre apresenta sua estratégia: “Se você quer ganhar o jogo, tire a camiseta que tem o seu número e o seu nome e coloque esta camiseta branca sem nada escrito… Esqueça suas qualificações, tire sua chuteira, pegue esta mochila, coloque nos ombros e vamos para o jogo…”

Parece uma estratégia maluca… É suicídio! Sem uniforme, sem equipamentos e, ainda, com uma mochila pesada nas costas… Como pode ser isso?!

E, Ele complementa: “Venha comigo, Eu vou jogar… Eu irei na frente…”

A primeira vitória do cristão é perder… Perder a sua vida para ganhar a vida eterna. Ser salvo de si mesmo para ganhar a salvação em Cristo Jesus.

Em uma outra situação, Jesus estava confidenciando muitas verdades aos discípulos, e os instruiu que não deveriam sair falando sobre elas naquele momento. Não é que Jesus tivesse medo das autoridades. É que haviam muitas coisas que os discípulos só viriam a entender após a sua ressurreição. E, Jesus não queria provocar uma reação antecipada dos seus adversários.

Ele tinha que esperar a hora certa para o confronto, e quando a hora chegou, ele não hesitou e disse aos seus discípulos: “O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados”. (Mateus 10:27)

E quando chegou a hora… Ele assumiu abertamente quem Ele era e porque veio – embora isso tenha lhe custado a vida. O importante e o melhor para nós agora, à luz do dia, à vista de todos, é que podemos proclamar o Evangelho e chamar todos para seguirem a Jesus.

Assim como as aeronaves trafegam em Aerovias – “as estradas do céu”, organizadas por altitude, quando andamos com Deus, às vezes, Ele se comunica conosco de forma particular, nos revelando coisas íntimas e pessoais. Contudo, outras vezes ele nos revela coisas que podem edificar ou alertar nossos amigos, colegas ou parentes que precisam da palavra do Senhor. Aquela palavra poderosa que pode ajudar alguém a compreender e ser alcançado pelo grande amor de nosso Pai, assim como ajudou e alcançou eu e você.

O jogo ainda não acabou e a hora de falar chegou…

É importante, também, lembrar que dois dos maiores aliados do nosso inimigo são a escuridão e o silêncio. O medo e o receio fazem com que o cristão se intimide e se cale. Mas, se nós não falarmos de Jesus, quem falará?

Por isso, chegou a hora de você compartilhar com as pessoas sobre o amor de Jesus e o que Ele tem feito por você a cada dia.

Não se intimide. Compartilhe. Fale através das “estradas do céu”. Jesus quer usar a sua voz, às vezes forte e alta e, em outras, apenas sussurrando.

Existem muitas formas de compartilhar a Palavra, em algumas ocasiões você precisará ser pessoal, mas em outras você poderá usar recursos tecnológicos, Internet, redes sociais, grandes mídias como a TV e o rádio, para alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo. Esteja preparado para proclamar sobre a Esperança que você já conhece, à luz do dia e “sobre os telhados”.

Quando o jogo estiver parecendo que está perdido… lembre-se que no jogo da graça, Jesus sempre nos dá a possibilidade de uma prorrogação. E, Ele diz: “Venha comigo, Eu vou jogar… Eu irei na frente…”

É preciso coragem! Existirão muitos obstáculos, mas, muitos deles são pequenos, e acabamos permitindo que eles nos impeçam de proclamar as Boas Novas.

É preciso ousadia! Para falar coisas que o Senhor nos revela e que precisamos compartilhar a todos.

É preciso confiança! De que o Senhor nos dará as palavras certas, conforme ele mesmo prometeu.

Venha pro jogo… Por que Jesus é que é a vitória!

E do outro lado, tem uma torcida expectante e pronta para explodir…

São os anjos esperando o fim do jogo!

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Este jogo é um jogo muito emocionante… Estou louco para assistir esta prorrogação… Que tal jogar no time de Jesus?!

Quer mais?! Então não perca o próximo programa, por que iremos aprender mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para que você tenha coragem, ousadia e confiança para falar de Jesus para todas as pessoas. E para que nenhum obstáculo te impeça de proclamar as Boas Novas.

Há tantas coisas que o Senhor vai te revelar…. e você precisa compartilhar. Ele estará com você e te dará as palavras certas, segundo as suas promessas.

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Você quer acessar este conteúdo e os anteriores? É fácil… acesse o PODCAST SBN… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *