Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

Desculpe o transtorno, estou em obras!

Olá! Bem-vindo! Este é mais um episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Eu sou o Jonas… E eu sou Val… Muito obrigado por estar conosco… e por seus comentários… Continue enviando suas dúvidas e sua opinião sobre o FUI FEITO PRÁ QUÊ?!…

Esta é a grande jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: “Quem está perdido e quem está salvo?”

Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Valeu Pr. Paulo! Se você tem duvidas… Traga para ele?! Manda agora…

Se você quiser rever este episódio e os anteriores acesse o PODCAST SBN… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud, no Spotify e, também, na Apple.

Deus nos desenhou e nos criou com 3 atributos especiais:

– Uma identidade, por que igual a você só você

– Uma geografia, que é a sua família, e o lugar onde vive

– E um plano para você ser feliz, vivendo os processos de crescimento como Filhos de Deus… Sendo guiado pelo HUAH, o Espírito de Deus.

As dicas para viver o plano de Deus para sua vida estão na Bíblia, lá você encontrará Jesus e aprenderá aprende a fazer as coisas como Ele fazia.

Jesus quer te ajudar e te ensinar diariamente, pois Ele mesmo disse: “Aprendei de mim que sou manso e gentil…” Mateus 11:29

Esta é a jornada do FUI FEITO PRA QUÊ? Uma jornada para crescer e ser feliz.

Você está pronto! Então vamos para mais um episódio?! Hoje vamos aprender sobre a construção de nossa vida, por isso DESCULPE O TRANSTORNO, ESTOU EM OBRAS!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Eu gosto de comparar a vida de uma pessoa como se fosse uma obra, um prédio. Não se trata de um prédio pronto, mas de um projeto de um prédio em construção. Pra dizer a verdade, o projeto é muito bom, no entanto, a obra sofre com muitos problemas.

Imagine isto… Quando você olha pro edifício, é possível observar que existem andares prontos e ocupados e existem alguns andares que ainda estão na estrutura de concreto… O andar da cobertura, por exemplo, é muito exuberante e está pronto… Todavia existem muitos andares intermediários que não estão prontos e estão com problemas sérios em suas instalações. Eu diria até que este prédio sofre com problemas de infiltração, e que a energia elétrica, água e esgoto não estão disponíveis em todos os andares. E, se ocorrer um processo de fiscalização ele, provavelmente, será interditado.

O saudoso e querido poeta Manoel Barros escreveu uma frase pela qual eu sou apaixonado:
“A maior riqueza do homem é a sua incompletude. Nesse ponto sou abastado.”

É isto que nós somos: incompletos, um prédio em construção.

Gosto muito da inocência do Chaves quando diz: “Tá bom, tá bom, mas não se irrite!”

Na realidade precisamos usar este slogan: “Tenha paciência comigo, estou em construção!”

A aceitação é uma grande conquista a ser alcançada pelo homem. E ela começa em cada um – a auto aceitação.

Uma vez alguém me disse: Não consigo pensar em pior companhia do que eu! Uauuu, isto é terrível!…

A baixa autoestima é a arma do inimigo para provocar sentimentos de inferioridade, inadequação e insignificância. Por isto, muitas vezes, nos sentimos presos por um doloroso sentimento de inferioridade e ficamos acorrentados a uma profunda sensação de inutilidade.

Mas, Deus nos ama apesar de quem somos de fato, quer gostemos disso ou não. Ele nos chama, como chamou Adão, para que saiamos do esconderijo.

O apóstolo João nos declara como os “Amados do Senhor”, I João Cap. 3:
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.” (I Jo 3:2)

Apesar disso, é normal que nos apeguemos a sentimentos ruins, muitas vezes, nos martirizamos com coisas do passado, quando o certo seria deixá-las para trás.

Não caia nesta armadilha, lembre se que Ele nos chama de “Amados” e diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. E como, Santo Agostinho, acrescentou: “Até mesmo, nossos pecados”.

Olhe no espelho com franqueza e sem medos, tenha humildade para enxergar seus defeitos, sem ficar depressivo, e saiba que somos uma obra a ser terminada.

É só, a partir deste ponto, que podemos olhar e lidar com nossos semelhantes e aceita-los também.

Pois, como está escrito, no Cap. 1 da Carta aos Filipenses: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6)

Quando você aceita a sua realidade, sem resistir, e permite que o Senhor atue em você, uma transformação irá começar, e a Boa Obra será completada.

Quando você aceita a sua realidade, você poderá entender, aceitar e ajudar o seu irmão na obra que está acontecendo na vida dele também. Estamos todos em obra, estamos todos em construção.

Vocês conhecem a história dos 3 porquinhos? Era uma das minhas favoritas quando eu era criança.

A história tinha 3 porquinhos, que se chamavam Cícero, Heitor e Prático, e tinha o Lobo Mau também. É uma história de como construir uma casa. E o mais interessante, é que ela é muito parecida com as histórias da Bíblia.

Esse negócio de construir casas foi muito marcante na minha vida, por que meu pai era um construtor de casas. Eu passei a minha infância e adolescência, vendo ele construir as nossas casas. Primeiro eram de madeiras no interior do Paraná e depois de alvenaria quando viemos para a Cidade São Paulo.

Os 3 porquinhos, como todos nós, precisavam de uma casa. Então, cada um deles começou a construir a sua casa de acordo com as suas prioridades.

Mas, se você quer construir uma boa casa, a melhor receita é aquela que Jesus ensinou: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7:24)

Parece que o porquinho Prático seguiu este conselho e construiu uma boa casa, enquanto seus irmãos não foram atentos e construíram suas casas desleixadamente.

Um dia o Lobo Mau chegou. E o Lobo Mau é o ladrão, e como está escrito, veio “apenas para roubar, matar e destruir.” (João 10:10)

Então, quando veio o mau tempo, veio o Lobo Mau e soprou, soprou… e “os ventos deram contra aquelas casas”.

A casa construída com prudência, não caiu, “por que foi construída sobre a Rocha”, mas as casas que foram construídas com desatenção e descuidadamente, não resistiram e caíram.

“Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. Está em Mateus Cap. 7 (Mateus 7:26,27)

A nossa vida é semelhante a uma casa e está sempre em construção… O andamento desta obra depende do que ouvimos e do que praticamos…

Não basta ouvir a palavra de Deus. É preciso pôr em prática.

Está escrito em Mateus Cap. 7: “… quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia”. (Mateus 7:26)

Riqueza, família, trabalho, amizades, saúde, diversão… São coisas boas, mas certamente não serão um alicerce sólido para sua vida. Se você construir sua casa sobre elas, de um dia para outro elas podem desaparecer e sua vida vai desmoronar.

A segurança da obra depende da Rocha de nossa vida. E a Rocha é Cristo, por que Ele veio para que todos “tenham vida, e a tenham com abundância”. Está em João Cap. 10 (João 10:10)

Construa sua vida como se fosse a construção de uma casa boa, uma casa segura… Construa sua vida para viver eternamente, ouvindo e praticando a Palavra, porque “se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construi-la”. Salmos Cap. 127 (Salmos 127:1)

Então, tenha paciência com você e com as pessoas que estão à sua volta! Estamos em obra!

E construa sua vida sobre a Rocha, a Rocha que é Jesus!

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Como anda a sua obra, como anda seu prédio?! Agora você já sabe que para ser construtor de verdade e como fazer da sua vida um prédio bonito e seguro…

Quer mais?! Então não perca o próximo programa, por que iremos aprender mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para que você entenda que você é uma obra do Senhor, que você está em construção e se você buscar sabedoria na Bíblia, Ele irá edificar você… Somente através da Palavra, você poderá completar a obra da sua vida, na segurança da Rocha que é Jesus.

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Se você quiser acessar este conteúdo e os anteriores… é fácil… acesse o PODCAST SBN… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *