Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

STORYTELLING A arte de contar histórias

Olá! Bem-vindo! Este é mais um episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Eu sou o Jonas… Muito obrigado por estar conosco… e por seus comentários… Continue enviando suas dúvidas e sua opinião sobre o FUI FEITO PRÁ QUÊ?!…

Esta é a grande jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: “COMO CONFIAR ME DEUS?”

Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Valeu Pr. Paulo! Se você tem duvidas… Traga para ele?! Manda agora…

Se você quiser rever este episódio e os anteriores acesse o PODCAST SBN… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud, no Spotify e, também, na Apple.

Viver o plano que Deus desenhou para nossa vida é viver os processos de crescimento como Filhos de Deus… É ser guiado pelo HUAH, o Espírito de Deus.

Para caminhar dentro do plano, você precisa aprender a fazer as coisas como Jesus fazia.

Ele quer te ajudar e te ensinar diariamente, pois Ele mesmo disse: “Aprendei de mim que sou manso e gentil…” Mateus 11:29

Esta é a jornada do FUI FEITO PRA QUÊ? Uma jornada para crescer e ser feliz.

Prepare-se aí! Por que vamos para mais um episódio?! Hoje você vai aprender a ser um StoryTeller – Um contador de histórias!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Todos nós sabemos que existe muita sabedoria na Bíblia. Mas, o que, talvez, você não saiba é que nela existem grandes conceitos e dicas de marketing.

É isso mesmo!
Você pode procurar por ideias criativas em muitos lugares, por exemplo nos livros do Papa do Marketing PHILIP KLOTER…

Mas, eu vou mostrar que o melhor é ir direto à fonte: A BÍBLIA

Para comprovar isto, eu vou mostrar, agora, 4 dicas usadas na moderna publicidade e que estão na Bíblia há mais de 2 mil anos.

Vou começar perguntando para você, como se deve escrever uma mensagem de um produto na Internet, num Banner ou num Outdoor? Quais as técnicas você deve usar?

Resposta: Precisa ser legível, um texto simples e curto, precisa de visibilidade e estar perto das pessoas.

Isto parece moderno, não é?! Mas, já estava escrito na Bíblia há 500 anos antes de Cristo… E foi escrito pelo profeta Habacuque no Cap. 2, verso 2:

E o SENHOR Deus disse: “Escreva em tábuas a visão que você vai ter, escreva com clareza o que vou lhe mostrar, para que possa ser lido com facilidade.

Em outra versão está escrito: E o Eterno respondeu: Escreva isto, escreva o que você está vendo. Escreva isso em letras blocadas bem grande, para que possam ser lidas até por quem passa correndo.

Uauuu! Isto é muito claro, não é?!

Vamos para a segunda pergunta: Qual a principal característica que uma empresa precisa para sobreviver na competitividade do mercado atual e que é o grande trunfo de empresas como a APPLE?

Resposta: A empresa precisa ser inovadora, precisa se reinventar e surpreender

Eu adoro esta dica… vamos para a Bíblia:

O profeta Isaías escreveu no Cap. 43: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a percebem? …” Isaías 43:18-19

O apóstolo Paulo escreveu isto em 2 Coríntios Cap.5: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” 2 Coríntios 5:17

Jesus disse, em Mateus Cap. 9: “Não ponha vinho novo em vasilhas de couro velhas…” Mateus 9:16-17

E o próprio Deus prometeu, em Apocalipse Cap. 2: “Estou fazendo novas todas as coisas!” Apocalipse 21:5

Uauuu! O nosso Deus é o Deus do Novo!

Na terceira dica, devo lembrar para você que nos primórdios a comunicação era basicamente oral, a escrita começou a ser desenvolvida 2 mil anos antes de Cristo e a impressão só foi inventada no Século XV de nossa era.

Hoje em dia, além da escrita, temos o Rádio, os satélites, a TV, a INTERNET, WIFI… mas isto não é novidade na Bíblia. Veja esta conversa de Jesus com seus discípulos, em Mateus Cap. 10:

“Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.
O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.” Mateus 10:26-27

Será que você consegue perceber este detalhe: “… proclamem dos telhados”. Será que Ele estava se referindo às antenas, parabólicas, satélites?!

Vamos a 4ª. e última dica… Você poderia me responder: Qual a principal ferramenta para a divulgação de produtos da atualidade, apontada como a grande tendência do marketing moderno?

Pense… Vou responder para você: Storytelling, contar histórias.

O marketing moderno percebeu que as pessoas gostam de ouvir histórias, principalmente histórias ligadas à sua vida e aos seus sonhos… Nos últimos anos, a propaganda criou a ideia do Storytelling. Que resumindo, é criar uma história em torno do produto que ela quer vender. Assim, ela dá ao produto sonhos e possibilidades para encantar o cliente.

Mas, será que Storytelling é uma coisa nova, inventada pelo marketing moderno?!

– Que nada! Vou apresentar para você o papa do Storytelling: Jesus

Sim, Jesus foi grande Storyteller de todos os tempos… Navegue pelos evangelhos e você encontrará o Mestre da Galiléia ensinando através de histórias cheias de analogias e metáforas, as famosas Parábolas.

Jesus falou muitas coisas por parábolas, as multidões ficavam maravilhadas com o seu ensino e ele concluía dizendo: Quem te ouvidos, ouça. (Mateus 13:3 e 7:28)

Desde os primórdios, as histórias são a melhor ferramenta para conectar pessoas… e Jesus sabia disto e usou o StoryTelling para se conectar com as pessoas.

Todo mundo pára diante do: Era uma vez… senta que lá vem a história…

E você?! Qual a sua história?! Eu quero ouví-la…

Existem muitas pessoas que anseiam por uma mensagem verdadeira capaz de acender a esperança em seu coração. E a sua história pode fazer isto…

Uauuuu! Comece a preparar sua história agora!

Para finalizar, está faltando contar uma história…

Era uma vez um garoto… é a história de um menino muito decidido… ele chegou em casa e disse para sua mãe:

– Mãe eu vou conhecer Jesus…
– É mesmo? Por que?
– Eu ouvi falar que Jesus faz coisas incríveis e conta muitas histórias…
– Eu ouvi também, ele faz milagres e dizem que é muito sábio…
– Eu vou levar meu lanche…
– Muito bem, vou te ajudar a preparar…

Já a caminho da montanha, onde disseram que Jesus estaria, ele percebeu que muitas pessoas se dirigiam para lá…

O menino procurou ficar bem perto de Jesus, para não perder nada.

As histórias de Jesus eram maravilhosas, as pessoas estavam tão presas no que o Mestre dizia, que nem viam o tempo passar.

O sol estava quase se pondo e o menino percebeu uma movimentação entre os discípulos…

Eles estavam preocupados por que as pessoas estavam famintas e não podiam viajar à noite sem se alimentar… E Felipe disse: Onde compraremos comida para todo este povo?

Então, o menino olha para aquela cena, se aproxima de Felipe e dá sua contribuição para ajudar: Seu lanche, 5 pães e 2 peixinhos.

Mas, o que são 5 pães e 2 peixinhos para alimentar uma multidão?!

Felipe pega o lanche e leva até Jesus…

Parece uma ideia boba, não é? Mas, não subestime o que Deus pode fazer com ideias bobas…  Quando Deus coloca as mãos em ideias bobas… Ele pode transformar vidas…

O menino entregou o que ele tinha… ele percebeu que a sua história terminava ali… e ele se afastou e começou a assistir uma maiores e mais belas histórias da Bíblia…

Imagine isto… Jesus pega 5 pães e 2 peixinhos e começa a multiplicar… E o menino está assistindo a assombrosa ação de Deus…

Jesus alimentou cerca de 5 mil homens… e um menino…

Algumas pessoas entregam o que tem… Mas, ficam tentando ensinar como Jesus deve fazer… Olha, Ele só quer que você entregue o que você tem e assista…

Experimente assistir a maravilhosa ação de Deus… Pare para assistir o milagre que Deus fará com seus 5 pães e 2 peixinhos… Ele irá transformar sua escassez em abundância…

O que eu gostaria é que você percebesse que a Bíblia está cheia de sabedoria para tornar você uma pessoa criativa e relevante.

E se você for um voluntário, se você tiver coragem, o Espírito de Deus vai colocar tanta criatividade no seu coração, que você nem vai saber por onde começar…

Jesus está te chamando para ser o protagonista de uma grande revolução… uma revolução que acontecerá a partir de hoje, na sua vida e na vida de seus amigos…

Prepare-se para conectar pessoas, compartilhando sua história!

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Que tal ser contador de histórias, tipo um Forest Gump? Agora você já sabe que para ser relevante e criativo é só abrir a Bíblia…

Quer mais?! Então não perca o próximo programa, por que iremos aprender mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para que você busque na Bíblia toda a sabedoria que você precisa… Através da Palavra, o Espírito de Deus vai te tornar uma nova pessoa e a sua história irá influenciar muitas pessoas pelo seu caminho.

Prepare -se para ser um StoryTeller!

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Se você quiser acessar este conteúdo e os anteriores… é fácil… acesse o PODCAST SBN… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *