ESTER – Uma história de beleza e coragem [07]
[VINHETA 1 – ABERTURA]
Olá! Eu sou o Jonas e este é o PODCAST SBN, obrigado por sua companhia! Estamos começando mais uma aventura! Vamos mergulhar e conhecer a emocionante história da Rainha Ester. Uma história que reúne o improvável, beleza, coragem e obediência.
Olá conectados e conectadas! Eu sou a Val! A história de Ester é um lindo drama, poderia ser o roteiro de um premiado filme ou novela. Mas é, principalmente, uma história de como Deus cuida do seu povo, como Deus nos chama e nos capacita para seu plano.
Entenda como uma história de mais de 2.500 anos pode nos ensinar como Deus tem o controle da história e o poder para nos livrar das circunstâncias mais terríveis.
O PODCAST SBN é um projeto voluntário do Ministério Só Boas Novas. E você pode nos ajudar assinando, curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.
Acesse nosso portal soboasnovas.com.br e no youtube.com/soboasnovas e, também, nos tocadores de áudios: SoundCloud, Spotyfi, Apple e Google.
Acesse e clique agora!
[VINHETA 2]
“ESTER – Uma história de beleza e coragem”
[VINHETA ESPECIAL]
– Diga ao Rei que eu me recuso a me exibir perante ele e seus nobres. (Fem I)
– O que eu devo fazer com a rainha Vasti? (Masc I)
– Qual é o castigo para uma rainha que se recusa a obedecer às ordens do rei? (Masc I)
– A rainha Vasti deve ser expulsa da presença do Rei e vamos procurar em todo o império a moça mais bonita para ser a nova rainha. (Masc II)
– E assim uma moça judia e órfã, chamada Ester, junto com muitas moças do Império Persa foram convocadas para o maior concurso de beleza de todos os tempos.
Apresentaremos hoje: “A RAINHA ESTER VS. O PRÍNCIPE HAMÔ
[MÚSICA]
[VINHETA 3]
“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”
Enquanto, a Rainha agia sábia e corajosamente, desenvolvendo o seu plano para salvar o povo Judeu, o Príncipe Hamã adicionava mais um item em seu plano cruel de extermínio dos judeus.
Seguindo a sugestão de sua mulher Zeres e de seus amigos, mandou construir uma forca de vinte metros, no pátio do Palácio real, para enforcar Mardoqueu, antes do segundo banquete preparado pela Rainha Ester.
No entanto, o Senhor agiu incomodando o sono de Rei e trazendo-lhe a lembrança, registrada no Diário da Corte, sobre a conspiração dos eunucos, Bigtana e Teres, para assassiná-lo e que foi impedida por Mardoqueu.
Ao se lembrar deste episódio, o Rei se sentiu na obrigação de recompensar e reconhecer a ação de Mardoqueu.
Mandou chamar Hamã e lhe perguntou:
– “O que você acha que eu devo fazer para honrar um homem que muito me agrada?”
O Príncipe Hamã havia acabado de chegar para conversar com o Rei sobre seu plano para o enforcamento de Mardoqueu, na forca que ele havia preparado.
Hamã se encheu de soberba ao ouvir a pergunta do rei e pensou consigo mesmo:
– “O rei deve estar querendo me homenagear… pois que outra pessoa seria?”
E, prontamente, lhe respondeu:
– “Se o Rei deseja honrar alguém, mande trazer uma das vestimentas reais e um de seus cavalos que tenha o emblema real na cabeça.
Depois peça para que um dos seus mais nobres oficiais o vista e o prepare. E conduza o homem que o Rei deseja homenagear, montado em seu cavalo, pela praça da cidade e peça para o oficial proclamar em alta voz: ‘Isto é o que o Rei faz a quem ele deseja honrar!’”.
– “Excelente ideia Hamã! Vá depressa e providencie tudo. E depois faça tudo isto com o judeu Mardoqueu, aquele que está sentado à porta do palácio. E não se esqueça de nenhum detalhe!”
Mesmo abatido e humilhado, Hamã teve de providenciar o manto e o cavalo real para Mardoqueu. E, ainda, o conduziu sobre o cavalo pela praça da cidade, proclamando em alta voz: ‘É isto o que o Rei faz a quem ele deseja honrar!’
Ao chegar em casa e contar tudo o que aconteceu à sua esposa e seus amigos, eles disseram:
– “Se este Mardoqueu é judeu de nascimento, isto é só o começo de sua desgraça e seus planos contra ele jamais serão bem-sucedidos. Você ficará arruinado se continuar a se opor a ele”.
Enquanto, ainda estavam conversando, os eunucos do rei chegaram e, sem demora, levaram Hamã ao banquete que a Rainha Ester havia preparado. (Ester 6:1-14)
[MÚSICA]
Havia, certamente, muita tensão na cabeça de Hamã naquele momento. Mas, o banquete da Rainha Ester, seguia animado e o Rei Xerxes estava muito feliz.
E, mais uma vez, enquanto eles se alegravam, comiam e bebiam vinho, o rei perguntou a Ester:
– “Rainha Ester, que tal me dizer o que você deseja. Pode pedir… Eu te atenderei, mesmo que peça metade do reino!”
Era o grande momento do plano de Ester. Ela respirou fundo e respondeu: – “Se o Rei se agrada de mim e for do seu agrado atender meu pedido…
O Rei, Hamã e todos os convidados, silenciaram para ouvir a Rainha. E ela continuou:
– “Se o Rei se agrada de mim, preserve a minha vida e a vida de meu povo. Nós fomos vítimas de conluio e seremos destruídos, mortos e aniquilados. Se tivéssemos sido vendidos como escravos, eu teria permanecido calada, pois não teria cabimento incomodar o Rei com nossos problemas”.
O Rei ouviu as palavras de Ester indignado e lhe perguntou:
– “Quem faria uma coisa dessas? Quem é ele? Onde está o homem que teria a audácia de fazer isso?”
Ester olhou para o Príncipe e respondeu:
– “O nosso inimigo e adversário é Hamã, este homem perverso e de mau caráter que está ali”.
Hamã ficou trêmulo e apavorado diante do rei e da rainha. E o Rei ficou tão furioso, deixou o vinho de lado, se levantou e saiu para o jardim do palácio. (Ester 7:1-8)
[MÚSICA]
[VINHETA 4]
“Esta é a história da Rainha Ester, uma história de beleza e coragem”
No próximo episódio veremos o desespero do Príncipe Hamã. E veremos, também, a grande decisão do Rei Xerxes.
Não perca o próximo episódio da Série: ESTER, UMA HISTÓRIA DE BELEZA E CORAGEM.
Meu pai nós te louvamos pelo seu cuidado com seu povo e pelo seu controle na história deste mundo.
Nós te louvamos pelo seu Santo Espírito que cuida de nós mesmos sem merecermos.
E oramos, em nome de Jesus, para que seu Santo Espírito nos ilumine e nos influencie para escolher o que é certo, andar nos seus caminhos, e declaramos uma benção para todos aqueles que nos acompanham e nos ouvem.
E todos nós dizemos… Amém!
[VINHETA 5]
“Ester, foi para isto que você escolhida para ser a Rainha da Pérsia.”
Conheça mais sobre o Ministério Só Boas Novas, e sobre as séries do PODCAST SBN em nosso portal soboasnovas.com.br
E se você se sentiu abençoado com este conteúdo acesse o portal e clique no botão DOAR.
Quando você assina, curte, comenta e compartilha nossos conteúdos… A gente se emociona!
[VINHETA 6]
“RAINHA ESTER – A mulher mais bonita do mundo”
Nos encontraremos no próximo episódio do PODCAST SBN! Até lá!
[VINHETA – FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto
https://soundcloud.com/soboasnovas/ep-e07-a-rainha-ester-vs-o-principe-hama