Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

PEDRO E JUDAS – Parte 3

[VINHETA ABERTURA]

Olá! Está na hora de mais um episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! Obrigado por estar conectado conosco! Sejam bem-vindos… Seja bem-vinda Val!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “IGREJA”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO] (ALTERAR)

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é PEDRO E JUDAS – Parte 3

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

A história de Jesus foi registrada em 4 evangelhos, escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Os 4 livros são parecidos, por isso, são chamados sinóticos, mas possuem diferenças importantes.

O evangelho de Marcos, provavelmente, tenha sido o primeiro a ser escrito, por volta do ano 45 depois de Cristo, e se tornou uma fonte para os demais.

Os autores não estavam preocupados com a ordem cronológica dos fatos e, por isto, algumas histórias se apresentam em momentos diferentes nas narrativas. No entanto, a grande diferença entre eles está no propósito, no destino para quem cada evangelista escreveu.

O evangelho de Marcos foi escrito numa linguagem mais simples, ele apresenta Jesus como um servo sofredor e está preocupado em atingir os romanos e os gentios, aqueles que não eram Judeus. Ele apresenta um Jesus dinâmico, em ação, realizando muitos milagres e curas, que veio para servir as pessoas e entregar a sua vida para o resgate de muitos. Marcos, ou João Marcos, era sobrinho de Barnabés e foi, provavelmente um dos 70 discípulos de Jesus. Ele aparece, também, junto com os discípulos no Livro de Atos.

Mateus, ou Levi Mateus, era um cobrador de impostos e foi chamado por Jesus para ser seu discípulo. Ele foi, portanto, uma testemunha ocular do Mestre e apresenta um evangelho baseado na sua vivência como discípulo. O seu propósito é mostrar que Jesus é o Messias para os Judeus. Por isso, encontramos em sua narrativa várias referências das tradições judaicas e citações das profecias do antigo testamento. Jesus é citado, por ele, como o Filho de Davi, como o Filho de Abraão, como o prometido.

Lucas era um médico e escreveu seu evangelho por encomenda de Teófilo, uma pessoa influente e importante da época, por volta do ano 60 de nossa era. É um evangelho mais preciso, feito a partir de uma pesquisa. Ele não foi um dos discípulos de Jesus diretamente e sua narrativa é de um historiador da igreja, preocupado com fatos históricos.

Ele deve ter conversado com muitas testemunhas oculares que viram Jesus. Lucas apresenta Jesus como um homem perfeito, que nunca pecou, completamente Deus e ao mesmo tempo completamente homem. Ele escreveu, também o livro de Atos, como uma continuação de seu evangelho.

Depois temos o quarto evangelho, escrito por João, que era o discípulo amado de Jesus, escrito por volta ano 90 de nossa era. O evangelho de João é distinto e diferente de todos os outros e, possivelmente, o mais preferido. É um evangelho denso teologicamente e filosoficamente. Ele mostra que Jesus é Deus e ele não se preocupa em contar tudo o que Jesus fez, todos os milagres. Ele queria apenas mostrar, para todas a pessoas, que Jesus é Deus e que Ele tem autoridade. O foco de suas narrativas está nos encontros e diálogos de Jesus com as pessoas, nos confrontos para a transformação.

A palavra Evangelho vem do grego “evangelion” e significa boas notícias, boas novas.

O grande valor dos quatro evangelhos é que eles foram escritos antes do primeiro século depois de Jesus e, portanto, são escritos muito recentes e próximos à fonte original, o que os torna historicamente muito confiáveis.

As trajetórias dos discípulos, Pedro e Judas, possuem muitas semelhanças e, também, importantes diferenças. Eles tinham uma visão equivocada de sua missão e do próprio Cristo. Eles imaginavam que o Mestre provocaria uma revolução para estabelecer um Reino terrestre e estavam dispostos a tudo por isto.

Pedro era um pescador, uma pessoa muito simples, mas era corajoso e inseguro e, muitas vezes, precipitado. E Judas era, aparentemente, o mais preparado de todos os discípulos, gozava da confiança de todos e, por isso, se tornou o tesoureiro do grupo.

Enquanto Pedro era um livro aberto, que fazia o que pensava e com muitos altos e baixos, Judas, por outro lado, não era uma pessoa transparente e escondia dentro si seus verdadeiros desejos.

Ambos eram pessoas que tinham problemas a serem tratados e o Mestre era a solução deles. No entanto, foi nos passos finais do Ministério de Jesus que a diferença entre eles apareceria, por que ninguém é definitivamente bom ou ruim até que tudo termine.

Ambos traíram e negaram Jesus, conforme o Mestre mesmo profetizou. E, diante da culpa e do remorso fugiram.

Judas tentou resolver o seu erro, devolvendo as 30 moedas de pratas recebidas pela traição, mas os sacerdotes não aceitaram… Se sentiu incapaz de ser perdoado e pôs fim a sua trajetória, se enforcando.

Pedro fugiu e se escondeu. Mas, sofria com o peso da culpa por ter negado o Mestre 3 vezes. Apesar da ressureição de Jesus, ele ainda se consumia pelo remorso e se enchia com muitas dúvidas em seu coração. Será que o Mestre ainda o via como um discípulo?! Apesar do seu aparecimento no meio deles… Ele se sentia profundamente indigno e não via solução para isso!

Depois que Jesus apareceu pela segunda vez para os discípulos, Pedro virou para eles e disse:

– “Vou pescar”

– “Nós também vamos”

Pedro decidiu voltar à sua velha vida de pescador de peixes, abandonando a nova identidade que o Mestre lhe dera de pescador de homens.

Chegando lá, pegaram o barco e foram pescar. Mas, não pegaram nada a noite toda.

Quando amanheceu, Jesus apareceu na praia, mas eles não o reconheceram. E Ele gritou para eles:

– “Filhos, por acaso vocês têm peixe para comer?”

– “Não. Não pegamos nada.”

– “Que tal, lançar a rede do lado direito do barco?!”

Eles toparam fazer o que Ele sugeriu. E, de repente, havia tantos peixes na rede que eles não conseguiam puxá-la.

 João percebeu o que estava acontecendo e se virou para Pedro e disse:

– “Pedro, é o Senhor!”

Quando Simão Pedro ouviu isto, se vestiu e saltou na água e foi até Ele. Enquanto os outros discípulos arrastavam a rede carregada de peixes com o barco e levavam até a praia.

Quando eles chegaram lá, encontraram um braseiro, e sobre ele havia peixe e pão assando. E o Mestre virou para eles e disse:

– “Tragam alguns dos peixes que vocês acabaram de pegar”.

Simão Pedro os ajudou a arrastar a rede para a praia e havia nela 153 peixes grandes. E Jesus os chamou:

– “Venham comer!”

E nenhum dos discípulos teve coragem de perguntar: “Quem é você?”, por que sabiam que era o Senhor.

Então Jesus lhes serviu o pão e o peixe.

O Mestre estava lhes ensinando que Ele era tudo o que precisavam.

Esta era a terceira vez que Jesus aparecia para eles depois da ressurreição. E depois da refeição, Jesus se aproximou de Pedro, para a mais importante conversa de sua vida:

– “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?”

– “Sim, Senhor. O senhor sabe que eu o amo”.

– “Então alimente meus cordeiros”.

Jesus olhando para ele, repetiu a pergunta:

– “Simão, filho de João, você me ama?”

– “Sim, Senhor. O senhor sabe que eu o amo”.

– “Então cuide de minhas ovelhas”

E pela terceira vez, Ele perguntou:

– “Simão, filho de João, você me ama?”

Pedro ficou triste naquele momento, porque o Mestre insistia em lhe perguntar pela terceira vez:

– “O Senhor sabe de todas as coisas. Sabe que eu o amo”.

– “Então alimente minhas ovelhas”.

E continuou

“Vou contar uma verdade para você Pedro: quando você era jovem, podia agir como bem entendia, se vestia e ia aonde queria. Mas, quando você for velho, estenderá as mãos e outros o vestirão e o levarão aonde você não quer ir”.

O Mestre estava lhe aceitando e lhe ensinando como seriam seus passos a partir dali e que até sua morte iria glorificar a Deus. E olhando para ele disse:

– “Então Pedro, siga-me”. (João 21:1-25)

A grande diferença no final das trajetórias de Pedro e Judas, foi esperar pelo 3º. dia depois da Morte de Jesus. A ressurreição do Mestre é a vitória sobre o pecado. Por que Ele vive podemos crer no amanhã.

Jesus morreu na cruz pelos pecados de Judas, de Pedro e pelos nossos também. Judas não precisava se suicidar. Mas, infelizmente, ele não foi capaz de esperar e aceitar a Graça que a ressurreição do Mestre oferecia.

Quando Pedro negou o Mestre, Ele o olhou com misericórdia. E, Judas não conseguiu enxerga-lo como seu Senhor e se afastou dEle.

Está escrito: “Como é feliz aquele cuja desobediência é perdoada, cujo pecado é coberto!” (Salmos 32:1)

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!


Mateus, Marcos, Lucas e João viram na história de Jesus, a necessidade de criar narrativas para que a Boa Nova fosse compreendida por todas as pessoas de todos os lugares.

Os discípulos, após reconhecer e encontrar o Mestre na praia, viram que Ele era tudo o que eles precisavam.

Pedro viu na conversa com Jesus, o perdão, a aceitação e o ensino para seguí-Lo.

Judas não o viu como seu Senhor e se suicidou.

E por que Ele vive, nós podemos ver esperança e salvação.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!


No próximo episódio, veremos a Aula Magna de Jesus para seus discípulos.

E, veremos, também, o último momento de sua missão aqui na terra.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo… Amém!


O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se você se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!


O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *