Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

QUEM SE APROXIMOU?!

[VINHETA ABERTURA]

Olá! Está na hora de mais um episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! Obrigado por estar conectado conosco! Sejam bem-vindos… Seja bem-vinda Val!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “PECADO”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é QUEM SE APROXIMOU?

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O grande confronto do Ministério de Jesus foi com os Fariseus e Líderes religiosos.

Mas, qual era causa de desacordo entre Jesus e eles?

A resposta tem raiz na hipocrisia. Enquanto os fariseus e líderes religiosos se preocupavam com eles mesmos e com um modo de manter sua própria pureza, a prioridade de Jesus Cristo era com os outros – “buscar e salvar o que estava perdido”.

Eles queriam impressionar, serem notados e admirados. Amavam o dinheiro, viviam em função de rituais e das aparências. Se postavam como guias e líderes do povo, mas eram cegos no entendimento da Palavra.

Diante deles, o Mestre foi enfático ao se comparar a um médico que se dedica a cuidar de doentes, sem se preocupar com o risco de se contagiar. Quando criticado por receber e comer com pecadores, ele se comparou com um pastor em busca da ovelha perdida: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.

Jesus denunciou publicamente como era prejudicial ao ser humano se apegar a regras, normas escritas e tradições.

As duras palavras do Mestre, nos dias atuais, poderiam ser ditas assim:

Ai de vós, políticos falsos! Prometem uma vida melhor para aqueles que vocês representam, mas pensam somente em devorar o dinheiro e a vida das pessoas!

Ai de vós, racistas e preconceituosos! São capazes de matar o próximo por causa da singularidade de cada um, mas escondem suas podridões!

Ai de vós, pastores e padres e entendidos de Bíblia! Dominam e alienam as “almas” somente para obter vantagens desses corpos sofridos!

E, por fim: “Ai de todos nós, que não fazemos o mínimo para lutar contra a injustiça na sua comunidade”. Pois, quando chegarmos à presença do Cristo ressuscitado, receberemos sua repreensão: os urubus fizeram mais pelo mundo do que vocês! Precisamos ser amáveis, úteis, justos e misericordiosos!   

O que distinguia Jesus dos fariseus era, em uma palavra, a graça. Ele veio para buscar e salvar pecadores. Ele tinha compaixão daqueles que sofriam e estavam desiludidos com as falsidades da religião da época e disse: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as pesadas cargas da hipocrisia, e eu lhes darei descanso. Venham aprender comigo, por que sou manso e humilde e não porei fardos pesados sobre vocês.” (Mt. 18:28-30)

Certo dia, um especialista da lei correu até o Mestre para resolver seu grande dilema:

– “Senhor, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”

Na realidade, ele queria saber quais as regras que ele deveria cumprir para ter a eternidade.

 Jesus olhou para ele e disse:

– “Você conhece muitas leis, não é? Mas, se você não entender que o importante é amar o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração e todas as suas forças e amar o seu próximo como a você mesmo, você não alcançará o Reino de Deus.”

Ele continuou confuso em meio a tudo o que ele acreditava ser certo e perguntou:

– “Mestre, mas quem é o meu próximo?”

Então, Jesus lhe propôs uma história:

“Certo homem descia pela estrada que ligava Jerusalém a Jericó e que era muito perigosa e propícia a assaltos e emboscadas e lá ele foi atacado por bandidos. Eles não só roubaram tudo o que tinha, inclusive suas roupas, mas o espancaram e fugiram, deixando-o quase morto à beira da estrada.

Pouco depois, um sacerdote passou por ali e, quando viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada e foi embora.

Em seguida, um religioso levita, que fazia o mesmo caminho, viu o homem caído, mas também não se importou com ele, e passou de longe.

Então veio um samaritano e, ao ver o homem, teve compaixão e se aproximou dele. Imediatamente, tratou de seus ferimentos com óleo e vinho e os enfaixou. Depois, colocou o homem em seu jumento e o levou até uma hospedaria, para ser cuidado.

No dia seguinte, deu duas moedas de prata ao dono da hospedaria e disse:

– “Cuide deste homem. Se você precisar gastar a mais com ele, ponha na minha conta, que na minha volta eu lhe pagarei”.

Esta história tem três personagens: Um sacerdote, um levita e um samaritano. O sacerdote e o levita eram religiosos que desciam de Jerusalém para Jericó e, provavelmente, voltavam do culto no templo que ficava em Jerusalém. O homem ferido parecia semimorto e tocá-lo os tornariam impuros e não poderiam participar das cerimônias. Eles poderiam correr o risco e praticar um ato de compaixão, que também fazia parte da lei, mas isto não ocorreu.

O samaritano tinha muitos motivos para ver a mesma coisa por que era considerado pelos judeus uma pessoa de segunda qualidade, indigna, um inimigo, mas foi ele, justamente, que teve compaixão e fez de tudo para salvar aquele homem.

Esta poderia ser uma história de um nobre judeu ajudando um necessitado e isto agradaria muito o especialista da lei e a plateia, mas era uma história sobre nossos sentimentos de egocentrismo e etnocentrismo. E no final dela, Jesus olhou para o especialista da Lei e perguntou:

– “O que você acha? Qual dos três você diria que foi o próximo do homem atacado pelos bandidos?”

– “Aquele que teve misericórdia dele.”

– “Então, se você quer herdar o Reino de Deus, vá e faça o mesmo”.

Isto significava negar a si mesmo e seguir o Mestre. (Lucas 10:25-38)

A grande questão é: Quem se aproximou? Se você tem dúvida de quem é o seu próximo, é por que está te faltando se aproximar de alguém.

E o conselho de Tiago 1:22 para nós, é: “Não se limitem a ouvir a palavra, mas a ponham em prática. Do contrário, só enganarão a si mesmos”.

Será que o homem ferido era um Judeu? É bem possível! A atitude de bondade do samaritano foi se aproximar e ter uma ação de amor ao próximo. Uma atitude de quem vive o Reino hoje.

– “Faça isto e viverás!”.

Para os ladrões: “O que é teu é meu, e o tomarei”.

Para o sacerdote e o levita: “O que é meu é meu, e o guardarei”.

E para o samaritano: “O que é meu é teu, e eu te darei”.

Jesus estava no templo em Jerusalém e alertou a multidão:

– “Cuidado com os mestres da lei! Eles gostam de se exibir com suas vestes longas e de receber elogios publicamente e de se sentar em lugares de honra nas sinagogas e à cabeceira da mesa nos banquetes!

No entanto, eles exploram o tempo todo as viúvas, os fracos e os indefesos. Eles ficam fazendo longas orações em público, mas isto não adianta, no final ele pagarão por tudo isto”.

Depois Ele se sentou perto da caixa de ofertas do templo e ficou observando o povo colocar o dinheiro.

Os ricos contribuíam com grandes quantias e, possivelmente, o barulho de suas moedas chamavam a atenção. Mas, uma viúva pobre se aproximou e colocou duas moedas pequenas.

Jesus vendo isto, chamou seus discípulos e disse: “Vejam, todos deram o que estava sobrando, mas essa viúva depositou uma oferta maior do que todos os outros. Ela, apesar de sua pobreza, deu tudo o que tinha”.

(Marcos 12:38-44, Lucas 21:1-4)

Aquilo se completava com o que Mestre já havia ensinado e registrado por Mateus 6:19-21: “Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”

A viúva pobre deu tudo o que tinha, sua maior oferta. E em alguns dias, Jesus daria a sua vida.

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!


Os fariseus e líderes religiosos estavam cegos por suas religiosidades e só viram em Jesus motivos para O criticar.

Os pecadores viram no convite do Mestre a única possibilidade para alívio de suas cargas e para sua salvação.

Os discípulos viram e aprenderam com Jesus o caminho para viver o Reino de Deus.

O Sacerdote e o Levita procuram se desviar do homem ferido, mas o samaritano se aproximou e fez tudo o que podia, por que viu uma oportunidade para viver o Reino hoje.

Muitas pessoas não o viram.

Os ricos, fariseus e mestres da lei só viam oportunidades para viver uma vida de aparências, mas a viúva pobre viu que a salvação é entregar tudo.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

No próximo episódio, veremos Jesus, em Jerusalém, ensinando e preparando seus discípulos para o grande momento de sua missão.

Veremos o Mestre ensinando sobre o fim dos tempos.

E, veremos, também, os sacerdotes e líderes religiosos tramando como prender e matar Jesus.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo… Amém!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se você se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *