Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

FRUTIFICAR E MULTIPLICAR


Olá! Bem-vindo! Este é mais um episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Eu sou o Jonas… Eu sou Val… Obrigado por estar conosco… e por seus comentários… Continue enviando suas dúvidas, e sua opinião sobre o FUIFEITOPRAQUÊ?1…

Esta é a grande jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: “Dinheiro traz felicidade?”
Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Valeu Pr. Paulo! Ele está esperando por suas duvidas… Então mande agora…

Você quer rever este episódio e os anteriores? Acesse o PODCAST SBN… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

A grande descoberta da nossa vida é saber que Deus nos desenhou e nos criou com um plano para ser feliz.

E esta descoberta não só irá mudar e dar sentido para sua vida, mas te dará paz e tranquilidade diante de seus problemas… Você sentirá a segurança de que o Senhor o ama e está no controle de todas as coisas.

E isto acontece por que andaremos e cresceremos guiados pelo HUAH, o Espírito de Deus.

Esta é a jornada do FUI FEITO PRA QUÊ? Uma jornada para aprender como crescer e ser feliz.

Você está pronto! Eu espero que sim… por que vamos viajar em novo episódio para descobrir como FRUTIFICAR E MULTIPLICAR!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Por muito tempo, eu olhava para estas duas palavras achando que elas eram a mesma coisa… Eu estou falando sobre “Frutificar e Multiplicar”. Recentemente, desejei analisa-las mais profundamente na Bíblia e descobri que elas têm significados distintos e fazem parte de uma benção, proferida pelo Senhor… E através desta benção encontraremos o próprio sentido da nossa existência.

Vamos começar a entender isto na cena da Criação, lá em Gênesis… Quando Deus nos criou, homem e mulher, à sua imagem e os abençoou:

 “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.
(Gênesis 1:27,28)

Com o dilúvio houve um novo recomeço e Deus deu orientações para Noé e sua família:

“… O Senhor disse para Noé e sua família: frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra…” (Gênesis 9:7)

Esta benção tem acompanhado as alianças de Deus para Seu povo, de geração em geração… Primeiro para Abraão, depois para Isaque e para seu filho Jacó:

“E Deus Todo-poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos…” (Gênesis 28:3)

Sim, existe uma grande diferença entre frutificar e multiplicar.

E, no hebraico podemos entender isto melhor, veja:

Frutificar “Parah”, significa gerar, produzir, gerar de dentro para fora. O processo de frutificação é uma ação de gerar dentro de você.

Multiplicar “Rabah”, é ser ou se tornar grande, muitos, demasiado, incrementar. O processo de multiplicação é uma ação de gerar a partir do que está dentro de você.

Por isso, podemos dizer que, em um crescimento ordenado, primeiro frutificamos e depois multiplicamos.

A parte mais importante é frutificar e não podemos fazer isto sozinhos.

Jesus se declarou como sendo a videira e disse que nós somos os ramos:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira.
Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”.
(João 15-1-5)

E para os discípulos o próprio Jesus disse:

“Vocês não me escolheram; eu os escolhi. Eu os chamei para irem e produzirem frutos duradouros, para que o Pai lhes dê tudo que pedirem em meu nome”. (João 15:16)

O processo do frutificar, se desenvolve dentro de nós, através de 3 elementos: Contato, Constância e Sacrifício.

– Contato: Jesus disse: “… vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim.” (João 15:4). Independência não produz fruto, gera esterilidade.

– Constância: Frutificação é um processo realizado pelo Espírito Santo em nós e envolve tempo – “permanecer”. Paulo ensinou: “Uma vez que vivemos pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida.” (Gálatas 5:25)

– Sacrifício: Jesus nos ensina que a frutificação é um processo de sacrifício, através da lição do ramo conectado à videira: “… e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” (João 15:1-2). E do grão de trigo que se: “… não for plantado na terra e não morrer, ficará só. Sua morte, porém, produzirá muitos novos grãos.” (João 12:24)

Frutificar é morrer para a sua vida, seus planos, projetos pessoais, para viver o plano de Deus. O frutificar, através da morte, é o caminho por onde começa a multiplicação.

A nossa vida está ligada a Cristo. É dele que sai todo o suprimento para nos manter vivos e frutíferos. Fomos feitos para frutificar.

A bíblia testifica isto em alguns textos:

Em Romanos 5, diz assim…
“… sabemos quanto Deus nos ama, uma vez que ele nos deu o Espírito Santo para nos encher o coração com seu amor”.
(Romanos 5:5)

Quando somos infrutíferos na vida espiritual, corremos o risco de sermos cortados, como ilustra a parábola da figueira estéril (Lucas 13:6-9).

O terreno para que a frutificação aconteça é o nosso coração. O solo como a boa terra, quando recebeu a semente: “deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.” (Mateus 13:8)

Frutificar é algo que você é, é uma atitude interior. A frutificação te leva a Deus e a sua dependência, por que para frutificar você precisa da operação do Espírito de Deus na sua vida. Exige renúncia, morte e fé para ser levado ao sobrenatural.

E como ocorre a MULTIPLICAÇÃO?!

Multiplicar é algo que você faz, usando a razão e estratégias. Multiplicar é sobre ações, é uma consequência. Uma árvore, primeiro frutifica, depois ela se multiplica, através de seus frutos e sementes.

Veja a promessa que Deus fez a Abraão:
“Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua”. Gênesis 48:4

Mas, Abraão e Sara decidiram multiplicar de qualquer forma, por isso usaram a Hagar.
Este é um caso da multiplicação sem frutificação. Mas para que a multiplicação aconteça, é preciso primeiro frutificar. Abraão precisaria crer naquilo que Deus lhe daria, e consequentemente a multiplicação aconteceria.

Para multiplicar, basta uma estratégia humana, mas para frutificar é preciso permanecer nEle.

Não adiantou nada a agonia de alma de Abraão e Sara, foi preciso que eles frutificassem para que então, e só então, a multiplicação acontecesse.

Quando Abraão teve Isaque ele multiplicou, mas Deus exigiu a multiplicação dele no altar, o sacrifício de Isaque, para que depois viesse mais frutificação. (Gêneses 22.1-16)

Uma atitude sem a outra não funciona. A multiplicação sem ser precedida de uma frutificação pode ser estancada a qualquer momento.

Antes de sermos agentes multiplicadores, precisamos da construção de um caráter multiplicador. A limpeza de Deus.

Por isso quando estamos conectados nEle, frutificamos e acontece a benção do Senhor. Aí a multiplicação se torna sem limites.

Quando frutificamos, glorificamos a Deus. “Nisso é glorificado meu pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos”. (João 15:8)

Frutificar é crescimento e salvação. “A fim de viverdes de modo digno no Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus”. (Colossenses 1:10)

Veja como é a Jornada de uma semente…

Para que ela torne uma árvore, precisa ser plantada…

No entanto, 95% das sementes acabam se perdendo, viram alimento ou se perdem…

A semente precisa ser plantada para criar raízes, crescer e frutificar…

A Palavra diz que: “o justo é como a árvore plantada à margem do rio, que dá seu fruto no tempo certo. Suas folhas nunca murcham, e ele prospera em tudo que faz”. (Salmos 1:3)

Quando estamos plantados, estamos VIVOS e crescemos. Todo o nosso potencial só acontece quando estamos plantados.

“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes,

para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça”. (Salmos 92:12-15)

Uma árvore plantada enfrenta desafios que estarão à sua volta: clima intemperes, bichos, adversidades.

E ela precisa enfrentar, suportar e não desanimar…

“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”. (Efésios 6:13)

A vida tem muitas estações e há sempre uma nova estação diante de nós…

“Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão”. (Colossenses 2:6-7)

Precisamos nos manter enraizados para receber os nutrientes…

Deus nos criou para uma benção: FRUTIFICAR e MULTIPLICAR. E, para que isto aconteça, precisamos estar conectados à Ele, enraizados nEle…

A vida tem muitas estações e há sempre uma nova estação diante de nós…

Mantenha-se conectado à Ele como uma árvore plantada à margem do rio… Você dará muitos frutos em cada nova estação, suas folhas não murcharão… E o Senhor te abençoará multiplicando tudo que o que frutificar.

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Você está preparado para ser como uma árvore que frutifica e multiplica no Senhor?! Pois é… Esta é a benção que Ele tem para sua vida…

Quer mais?! Então não perca o próximo programa, por que iremos aprender mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para que você se mantenha conectado no Senhor. Para que você cresça enraizado nEle. Para Ele frutifique através de você e te abençoe para uma multiplicação sem limites.

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Se você quiser acessar este conteúdo e os anteriores… é fácil… acesse o PODCAST SBN… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e também no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *