Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

O MENINO NASCEU

Olá! Que bom estar com você neste novo episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! A minha companheira de PodCast é a Val… Olá Val! Tudo bem com você?!

Olá Jonas, estou feliz por esta nova série…

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por pessoas importantes e afortunadas: Foi feita por Doutores da Lei, por Sacerdotes, por pessoas ricas…

Mas, também, já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

E, algumas vezes, esta pergunta foi dirigida ao próprio Jesus!

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos do episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “Bandidos Bonitinhos”

[VINHETA MINUTO]
[VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Ele fez muitos milagres

Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos

Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas

Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais

Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios

Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado

Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas

Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Um Profeta, um Mestre, um Juiz, (?)

O Messias, O Filho de Deus, o Salvador (?)

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é O MENINO NASCEU!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Malaquias em suas últimas palavras proféticas disse: “Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles, diz o Senhor dos Exércitos. Nem raiz, nem galho algum sobrará”.

O Capítulo 4 do livro do Profeta Malaquias é um marco muito importante na história do Povo de Deus. Ele marca o início de um período de mais de 400 anos do silêncio de Deus, um período sem a palavra profética.

Estamos por volta do ano 450 aC, é o período conhecido como período intertestamental — o intervalo entre o Velho e o Novo Testamento. Sem um profeta, o povo de Deus começou a se dividir em partidos e grupos, cada um exigindo o direito de interpretar as escrituras e de liderar o povo à sua maneira.

No entanto, o profeta termina o capítulo com uma promessa: “Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição.”

Neste período de 400 anos, o Povo de Deus sofreu com a supremacia Persa, seguida pelas dominações de Alexandre – o Grande, dos Sírios, dos Ptolomeus e culminou com o Domínio Romano.

Foi uma longa, uma longa noite de confusão, que só terminou quando Deus enviou um novo profeta, João Batista – a encarnação prometida do Profeta Elias, para assim iniciar uma nova dispensação.

Dispensação significa um novo período no plano de Deus para salvar a humanidade. E João Batista anunciava que chegou a hora do cumprimento de outra promessa declarada pelos profetas Miquéias, Jeremias, Zacarias e Isaías. Era a profecia da vinda do Messias.

Aquele que nasceria da linhagem de Davi, para apascentar seu rebanho, que será sábio e exerceria o direito e a justiça sobre a terra, e o Espírito de Deus estaria sobre Ele.

“Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel, que significa Deus conosco.” Conforme profetizou Isaías no capítulo 7 de seu livro.

Naqueles tempos, não havia esperança para o povo de Deus debaixo do julgo Romano, sob o reinado do impiedoso Rei Herodes. E, para piorar, o povo se via cego em meio a lideranças religiosas radicais, que funcionavam como se fossem seitas: os Fariseus, os Saduceus, os Escribas, os Essênios e os Herodianos.

Todos estes líderes religiosos e doutores da lei conheciam muito bem as profecias e tinham acesso aos rolos e manuscritos da lei, mas não foram capazes de ver o que estava acontecendo…

No entanto, o Evangelho está escrito além dos manuscritos, ele está escrito nas coisas que Deus criou… E, foi assim que os magos e sábios do Oriente, foram inspirados, viram a estrela e a seguiram.

Enquanto isto, numa pequena vila chamada Nazaré, uma jovem camponesa, chamada Maria, recebe a visita do anjo Gabriel, que lhe diz:

“Você foi abençoada por Deus. Você ficará grávida e dará à luz a um filho… Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim”…

Ela ficou preocupada: “— Como será isto, se eu nunca tive relações com homem algum? E o anjo respondeu: — O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”. Conforme narrou Lucas no capítulo 1.

Durante a sua gravidez, ela foi visitar sua prima Isabel que era estéril. Mas, o anjo ouviu a oração de seu marido Zacarias, que era sacerdote, e ela ficou grávida também. Quando Maria e Isabel se encontraram, elas sentiram, no estremecer de seus ventres, que estavam portando a benção e a esperança para a salvação da humanidade.

O cruel Rei Herodes soube, através dos sábios e magos do Oriente, que estava para nascer o Rei dos Judeus e mandou matar os meninos de 2 anos para baixo de Belém e dos arredores. Mas, o anjo avisou José e Maria e eles fugiram.

“E quando chegou o tempo do menino nascer, José e Maria não encontraram nenhuma hospedaria disponível, e então se alojaram em um estábulo e, ali, Maria deu à luz ao seu filho primogênito, o enfaixou e o deitou numa manjedoura”.

Não muito longe dali, o anjo apareceu também, para alguns pastores e lhes disse: “Eu tenho uma boa-nova de grande alegria para vocês: hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E eles saíram correndo para encontra-Lo”, conforme Lucas capítulo 2.

Quando o menino nasceu, apareceu, junto com o anjo, uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo:

“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” (Lucas 2:13,14)

Os magos do Oriente que seguiram a estrela, encontraram o menino, se prostraram e o adoraram. E lhe deram de presente: ouro, incenso e mirra.

Os pastores, também, encontraram o menino e ficaram admirados. E ao verem o menino um dos pastores perguntou: Qual será o nome do menino? E Maria respondeu: O nome dele será Jesus.

E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo. E saíram anunciando para todos o que tinham ouvido e visto. (Lucas 2:20)

Perto de Jerusalém, Isabel também deu à luz à um menino e foi lhe dado o nome de João.

O que você vê em Jesus?

Maria e Isabel viram a esperança e a salvação da humanidade.

Herodes viu nele uma ameaça para seu reinado e tentou mata-lo.

Os magos do Oriente seguiram a estrela para vê-lo e o adoraram.

Os pastores deram glórias a Deus e saíram anunciando o que viram.

Os doutores da lei e religiosos conheciam as profecias e os escritos, mas não o viram.

Muitas pessoas não o viram.

E muitas pessoas ouviram os pastores e ficaram admiradas e cheias de esperança.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O que você vê em Jesus?

No próximo episódio você verá o menino Jesus crescendo em uma vila pobre e desmerecida, aprendendo carpintaria com seu pai José e sob os olhares expectantes de sua Mãe.

Ao seu redor as pessoas e o mundo continuam sem perceber a presença grandiosa do Arquiteto do Universo que veio nascer e viver entre nós…

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo… Amém!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais, comentar e compartilhar!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

One comment on “Episódio J01 – O Menino nasceu

  1. Francisca Katiane Sousa Silva ago 30, 2021

    Muito bom. Conteúdo rico sobre a chegada do nosso mestre Jesus Cristo. Já me deixou com boas expectativas pelo próximo episódio. Parabéns pelo desenvolvimento desse projeto e que Deus abençoe grandemente a vida dos envolvidos também.