Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

MEU MENINO INTERIOR

Olá! Bem-vindo! Este é mais um episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Eu sou o Jonas… Eu sou Val… Obrigado por estar com a gente… e por seus comentários… Continue enviando suas dúvidas, e sua opinião sobre o FUIFEITOPRAQUÊ?!…

Esta é a grande jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: “Simpatias de fim de ano funcionam?”

Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Valeu Pr. Paulo! Se você tem duvidas, já sabe… Pergunte para ele…

Você quer rever este episódio e os anteriores? Acesse o PODCAST SBN… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e você, também, assinar o PODCAST SBN no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

Esta Jornada é sobre “O que você sabe sobre o que você e o que você não sabe?!” a partir da descoberta de que Deus nos criou com uma identidade, para uma geografia e para um plano.

Esta descoberta explicará quem é você e as coisas que acontecem ao seu redor.

Nós estamos falando sobre crescer e ser feliz!

Você está pronto?! Você vai adorar este novo Episódio! A jornada de hoje é sobre: MEU MENINO INTERIOR!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Como você se lembra da sua infância?! Você se lembra das suas aventuras quando você era uma criança?!

Eu tive uma infância muito simples, mas posso dizer que ela foi muito rica também…

Morávamos num sítio no interior do Estado Paraná, meus pais eram agricultores, plantávamos café, e eu sou o primeiro filho… por isso minha infância foi muito solitária… e os meus amiguinhos eram os animais que criávamos (galinhas, porcos, vacas, cabritos, passarinhos)…

Meu pai construía e provia tudo o que precisávamos… ele, além de cuidar das plantações, era um artista, fazia as nossas casas, os móveis e os meus brinquedos… e com ele eu aprendi a construir meus próprios brinquedos também…

Sempre que lembro da minha infância… vejo um menino feliz correndo no meio das aventuras de um sítio, brincando com as plantas e os animais…

As coisas mais importantes sobre Deus, eu aprendi olhando para meu pai… embora ele só tenha aprendido sobre a Bíblia no final de sua vida… Quando o evangelho chegou de fato à nossa casa.

Eu fico imaginando como foi a infância de Jesus. Não existem muitos relatos sobre os primeiros anos da vida dele nas Escrituras. Mas, imagino que tenha sido uma infância muito interessante, crescendo e aprendendo com seus pais, José e Maria.

No capítulo 2 do Evangelho de Lucas, tem um breve relato de alguns acontecimentos da infância do Mestre.

A narrativa diz que, após os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, que o anjo lhe deu antes dele nascer.

E quando chegou o tempo para apresentá-lo ao Senhor, de acordo com a Lei de Moisés, seus pais o levaram a Jerusalém e ofereceram um sacrifício que, conforme a Lei do Senhor, deveriam ser “duas rolinhas ou dois pombinhos”.

Havia em Jerusalém um sacerdote chamado Simeão, que era justo e piedoso, e o Espírito Santo estava sobre ele. E lhe foi revelado que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

E, naquele dia, movido pelo Espírito, ele foi ao templo, e se encontrou com José, Maria e o menino Jesus.

Então, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, e disse:

“Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

José e Maria ficaram muito admirados com tudo aquilo. E Simeão os abençoou e disse: “Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos”.

Eles, então, voltaram para sua casa na cidade de Nazaré. E a Palavra diz que: “o menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”. (Lucas 2:21-52)

É interessante como o nosso crescimento nos afasta do melhor de nós mesmos. Quando crescemos nos transvestimos de falsos padrões de perfeição, escolhemos parecer bom e não ser bom, preferindo as aparências à realidade. Enterramos a criança que existe dentro de nós. Enterramos o menino.

É incrível ver que as crianças expressam, de modo espontâneo, as suas emoções, enquanto os adultos tomam cuidado para reprimi-las. Elas tropeçam e caem muitas vezes, porém são pequenas demais para causarem grandes danos a si mesmas.

Enquanto nos consumimos na ansiedade pelo amanhã, o Mestre nos diz para não ficarmos ansiosos e buscarmos o Reino dos céus em primeiro lugar. O Reino que só pode ser conquistado quando nos tornamos como uma criança.

Jesus adorava as crianças, as esperava e as recebia muito bem. Certa vez, as pessoas estavam trazendo criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Ao verem isto, os discípulos não entenderam aquilo e repreenderam aqueles que as tinham trazido.

Quando Jesus viu isto, chamou para si as crianças e disse: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”. (Lucas 18:15-17)

Depois de adultos, perdemos a grande possiblidade de uma relação próxima do Mestre, o caminho do aprendizado que só como uma criança podemos obter. Ficamos tão distantes desta possibilidade que, como os discípulos criamos obstáculos para que as crianças acessem a bênção vital que Jesus está pronto para dar a elas.

Assim como as crianças, nós precisamos nos encontrar com Jesus. Elas nos ensinam o caminho. Porém, para podermos percorrê-lo, precisamos nos converter e essa conversão “que nos torna como crianças” só é possível por meio da humildade. Uma humildade que não apenas reconhece que não sabe o que a criança precisa, mas também se dispõe a seguir atrás dela nessa busca alegre rumo ao colo de Jesus e sua bênção.

Nesse aspecto, precisamos aprender com as crianças, pois carecemos do mesmo acolhimento.  No evangelho de Mateus, Jesus nos desafia: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no reino dos céus”. (Mateus 18:3-4)

Nós, adultos, estamos sempre com o coração fechado para as ideias novas, para os compromissos não lucrativos, para as surpresas do Espírito e as oportunidades arriscadas do crescimento. É que perdemos as qualidades do menino: franqueza, dependência com confiança, capacidade de se divertir, simplicidade e sensibilidade em relação aos sentimentos.

É necessário desenterrar o menino.

O menino interior não é um fim em si mesmo, mas uma passagem em direção ao Deus que quer habitar em nós, um mergulho para experimentar o Reino dos céus agora.

Estamos próximos das celebrações do nascimento do Menino Jesus, que nasceu, cresceu e viveu entre nós, que veio para nos ensinar, nos libertar e nos salvar. E Ele disse que é tempo de aprendermos com as crianças.

É tempo de aprender a cuidar delas, não as impedindo, mas facilitando para que elas possam crescer fortes e saudáveis.

Não podemos continuar assistindo na mídia as crianças sendo vítimas da violência, do descaso, da falta de amor e da falta de políticas que garantam a sua integridade. Temos que agir hoje em benefício delas, para construir um mundo melhor!

Somos chamados, hoje, para cuidar das crianças, para colocá-las nos braços do Senhor Jesus, para que nos tornemos como elas, e sejamos abençoados pelo Mestre.

O Mestre nos disse: “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:35-45)

O menino interior não é um fim em si mesmo, mas uma passagem em direção ao Deus que quer habitar em nós, um mergulho para experimentar o Reino dos céus a partir de hoje.

Estamos orando pela minha e a sua menina interior!

Estamos orando pelo meu e o seu menino interior!

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Eu preciso desenterrar meu menino interior… aprender com as crianças para ser abençoado pelo Mestre e participar do Seu reino.

Quer mais?! Então não perca o próximo programa, por que iremos aprender mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para que você aprenda a ser humilde e verdadeiro como as crianças. Para que você cuide delas e não as impeça de se aproximar do Mestre.
Nestes dias que se aproximam do Natal, se inspire para ajudar as crianças marginalizadas, excluídas e impedidas de crescer e se desenvolver. Haja com amor para abençoar as crianças carentes que estão à sua volta.

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Você quer acessar este conteúdo e os anteriores? É fácil… acesse o PODCAST SBN… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e você, também, pode assinar o PODCAST SBN no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *