Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM
[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
[VINHETA ABERTURA]
Olá! Está na hora de mais um episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! Obrigado por estar conectado conosco! Sejam bem-vindos… Seja bem-vinda Val!
Olá Jonas, …
Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:
– O que eu faço para herdar a vida eterna?
E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…
Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.
Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!
Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “RECONHECIMENTO FACIAL”
[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]
O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães
Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino
Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores
Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos
Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré
Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas
Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas
O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!
E o episódio de hoje é PEDRO E JUDAS – Parte 1
[VINHETA DE TRANSIÇÃO]
Existem 2 personagens marcantes nos acontecimentos finais do Ministério de Jesus, Pedro e Judas, e iremos acompanhar suas narrativas e aprender com eles.
Naqueles dias, se aproximava a Festa dos Pães sem Fermento, também chamada de Páscoa e Jesus passava o dia todo no templo ensinando e à noite se retirava para o Monte das Oliveiras, por isso o povo chegava bem cedo no templo para ouvi-lo.
Enquanto isto, os principais sacerdotes e mestres da lei tramavam uma forma de se livrar de Jesus, mas tinham medo da reação do povo.
Foi quando Satanás se apoderou de Judas Iscariotes, um dos discípulos, e ele foi aos principais sacerdotes e aos capitães da guarda do templo para trair e entregar Jesus.
Eles ficaram muito satisfeitos com isto e prometeram uma boa recompensa em dinheiro para ele. E combinaram aguardar as suas instruções sobre o melhor momento para prender o Mestre, longe das multidões. (Lucas 21:37-38, 22:1-6)
Quando chegou o dia da Festa dos Pães sem Fermento e do sacrifício do cordeiro pascal, Jesus pediu para Pedro e João:
– “Vão e preparem a refeição da Páscoa, para que a comamos juntos”.
– “Onde o Senhor quer que a preparemos?”
– “Logo que vocês entrarem na cidade, vocês verão um homem carregando uma vasilha de água. Sigam ele. E quando chegarem na casa, digam ao dono: O Mestre quer saber em qual aposento ele poderá comer a Páscoa com seus discípulos? E Ele os levará a uma sala grande no andar superior, que já estará arrumada. Preparem ali a refeição”.
Eles foram e encontraram tudo como Jesus tinha dito, e ali prepararam a ceia. (Lucas 22:7-13)
As casas das pessoas mais abastadas na época de Jesus, possuíam um cenáculo, que era um local de refeições que ficava no andar superior da casa. Os pesquisadores acreditam que a casa da ceia de páscoa de Jesus e seus discípulos, poderia ter sido da família da Maria Madalena, de quem o Mestre expulsou 7 demónios.
Jesus sabia que havia chegado sua hora de deixar este mundo e voltar para o Pai e o amor que ele tinha dedicado aos seus discípulos permaneceu até o fim.
Antes de começar a ceia, Ele se levantou, tirou a túnica e enrolou uma toalha na cintura. Depois, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés de seus discípulos e enxugar com a toalha.
Quando chegou a vez de Simão Pedro, ele ficou indignado:
– “O Senhor vai lavar os meus pés?”.
– “Pedro, você não entende agora o que estou fazendo, mas algum dia entenderá”.
– “Lavar os meus pés? De jeito nenhum!”
– “Olha Pedro, se eu não os lavar, você não terá comunhão comigo”.
– “Ah Senhor, então lave também minhas mãos, minha cabeça, e não somente os pés!”.
– “Pedro, quem já tomou banho pela manhã, só precisa lavar os pés e estará limpo”.
No final, Ele disse:
– “Agora vocês estão limpos, mas nem todos”.
O Mestre disse isto, por que sabia quem o trairia. Depois de lavar os pés deles, Jesus vestiu sua túnica e retornou a mesa
– “Vocês entendem o que fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e têm razão, porque eu sou. E se eu, seu Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês. Agora que vocês aprenderam com este exemplo, lavem também os pés uns dos outros. Façam isto e vocês serão felizes e abençoados.” (João 13:1-17)
Aqueles momentos na ceia, trouxeram para o Mestre uma profunda angústia e Ele exclamou:
– “O que vou dizer agora é difícil… mas um de vocês vai me trair”
Os discípulos ficaram aflitos e se entreolharam sem saber quem seria.
– “É um dos Doze. Um dos que come comigo a mesa. Mas, isso será terrível para ele. Para esse homem seria melhor ele não ter nascido”.
Em seguida, Jesus tomou o pão, abençoou, partiu em pedaços e deu aos discípulos:
– “Tomem, porque este é o meu corpo”.
Depois tomou o cálice de vinho, agradeceu a Deus e entregou aos discípulos.
– “Este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício por muitos. E acreditem, não voltarei a beber vinho até aquele dia em que beberei um vinho novo no reino de Deus”.
Enquanto comiam, Jesus serviu a Judas e a maldade se apoderou do seu coração. O Mestre, então, olhando para ele disse:
– “Aquilo que você quer fazer, faça logo”.
Judas se apressou e saiu. E era noite.
(Jo 13:1-29 Lc 22:1-30 Mc 14:10-26 Mt 26:14-30)
Assim que Judas saiu, Jesus disse:
– “Chegou a hora do Filho do Homem ser glorificado e, por causa dele, Deus será glorificado. Meus filhos, estarei com vocês apenas mais um pouco e para onde irei vocês não poderão ir.
– “Mestre para onde o Senhor vai?!”
– “Pedro, você não pode ir comigo agora, mas me seguirá depois”
– “Senhor por que não posso ir com você agora? Eu estou disposto a morrer pelo Senhor”.
– “Morrer por mim, Pedro? Acredite, esta noite, antes que o galo cante, você me negará três vezes”.
Mas, Pedro não aceitava isto.
(Mt 26:31-35, Mc 14:27-31, Lc 22:31-38, Jo 13:31-38)
Depois de predizer a traição de Judas e a negação de Pedro, aconteceram dois momentos seguidos de instruções e de duas orações cheias de significados do Mestre, que estão registrados no evangelho de João nos capítulos 14 a 18:
“Não deixem que seu coração fique aflito. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar lugar para vocês e, quando tudo estiver pronto, virei buscá-los, para que estejam sempre comigo, onde eu estiver.
– “Não sabemos para onde o Senhor vai”
– “Tomé, Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim”.
– “Eu não vou deixar órfãos, eu voltarei. Em breve o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.
Quando eu for ressuscitado, vocês entenderão”.
– “Eu vou enviar um consolador, o Espírito Santo, e ele cuidará e ensinará vocês. Ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Eu estou falando isto para vocês para que vocês tenham paz em mim. Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo”.
Depois destas instruções, Jesus olhou para o céu e orou:
– “Pai, chegou a hora. Glorifica teu Filho, para que ele te glorifique, pois tu lhe deste a autoridade sobre toda a humanidade.
Para que Ele conceda a vida eterna a cada um daqueles que lhe deste.
E a vida eterna é: conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ao mundo.
E Eu te glorifiquei aqui na terra, completando a obra que me deste para realizar”.
– “Minha oração não é por este mundo, mas por aqueles que me deste, pois eles pertencem a ti.
Não peço que os tires do mundo, mas que os protejas do maligno. Eles não são deste mundo, como eu também não sou. Consagra-os na verdade, que é a tua palavra. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu os envio ao mundo. Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um”.
– “Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e estes discípulos sabem que tu me enviaste. Eu revelei teu nome a eles, e continuarei a fazê-lo. Então teu amor por mim estará neles, e eu estarei neles”.
Para a segunda oração, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e foram a um lugar chamado Getsêmani, e chegando lá disse para eles:
– “Minha alma está profundamente triste, a ponto de morrer. Sentem-se aqui e vigiem, enquanto vou orar.”
Com grande pavor e angústia, Ele avançou um pouco e curvou-se até o chão. E clamou:
– “Aba, Pai, tudo é possível para ti. Peço que afastes de mim este cálice. Contudo, que seja feita a tua vontade, e não a minha”.
Ao voltar encontrou seus discípulos dormindo.
– “Simão, você está dormindo? Não conseguiu vigiar comigo nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação, por que o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”
Então os deixou novamente e fez a mesma oração de antes. E quando voltou pela segunda vez, mais uma vez encontrou os seus discípulos dormindo. Eles não conseguiam manter os olhos abertos e não sabiam o que dizer.
E ao voltar pela terceira vez, disse:
– “Vocês ainda dormem e descansam? Acordem chegou a hora do Filho do Homem ser entregue nas mãos de pecadores. Levantem-se e vamos, por que o meu traidor chegou”.
Jesus mal acabou de falar e Judas Iscariotes chegou acompanhado de um bando de maus elementos armados de espadas e pedaços de pau, que tinha sido enviado pelos principais sacerdotes, mestres da lei e líderes do povo. (Mt 26:36-56, Mc 14:32-50, Lc 22:39-53, Jo 18:1-12)
O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
O povo chegava cedo no templo para ouvir Jesus, por que via nEle esperança e salvação.
Judas traiu o Mestre por que não o via como seu Senhor, apenas O via como uma oportunidade de obter vantagens pessoais.
Os discípulos viram no exemplo de Jesus, lavando seus pés, como deveriam se relacionar entre si e com as pessoas.
Pedro viu nas predições do Mestre, os desafios para segui-Lo.
Muitas pessoas não o viram.
E no Getsemani, os discípulos viram o Mestre enfrentando momentos de grande angústia.
[VINHETA DE TRANSIÇÃO]
O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
No próximo episódio, veremos Pedro e Judas dando passos decisivos diante de suas fraquezas.
Veremos Jesus sendo interrogado e julgado, às escondidas, pelos principais sacerdotes e mestres da lei.
E, veremos, também, Jesus diante de Pilatos e da multidão para ser julgado.
E você? O que você vê em Jesus?
O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?
No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.
Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo… Amém!
O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.
E, se você se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!
O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Esperamos você no próximo episódio! Até lá!
[VINHETA FECHAMENTO]
– Jonas de Souza Netto