Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

O BOM PASTOR

[VINHETA ABERTURA]

Olá! Está na hora de mais um episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! Obrigado por estar conectado conosco! Sejam bem-vindos… Seja bem-vinda Val!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “PARASITA”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é O BOM PASTOR

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

“Eu vou ser claro com vocês: quem entra no curral das ovelhas às escondidas, pulando a cerca ou arrombando a porta, é certamente um ladrão, um assaltante!

O pastor das ovelhas entra pela porta e as chama pelo nome. As ovelhas se aproximam dele, por que reconhecem a sua voz. Então, ele as chama pelo nome e elas o seguem porque sabem que ele é o pastor”.

“Eu vou ser explícito agora: Eu sou a porta das ovelhas. Outros vieram antes de mim que eram ladrões e assaltantes, mas as minhas ovelhas não os ouviram. Sim, eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo e será bem cuidado”.

“Prestem atenção: O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena e completa.

Eu sou o bom pastor. O pastor que se sacrifica pelas suas ovelhas.

Quando um lobo se aproxima, muitos fugirão e abandonarão as ovelhas porque elas não lhes pertencem”.

“Eu sou o bom pastor e conheço minhas ovelhas e elas me conhecem.

Assim como meu Pai me conhece e eu o conheço, por que eu dou a minha vida pelas ovelhas. Eu tenho outras ovelhas, que não estão neste curral e eu as trarei também. Elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor”.

“O Pai me ama, por isso posso sacrificar a minha vida e a tê-la de volta. Foi isso o que meu Pai ordenou”.

Após suas palavras, houve uma grande divisão de opiniões entre os judeus:

– “Ele está possuído por demônios ou está louco. Por que estamos perdendo tempo em ouvi-Lo?”.

– “Ele não é louco ou possuído por demônios. Um maluco não pode abrir os olhos de um cego?”. (João 10:1-21)

Certa ocasião, Jesus estava atravessando a cidade de Jericó. E lá morava um homem chamado Zaqueu, que era o chefe dos cobradores de impostos, ele era muito rico e tinha uma péssima reputação.

Os coletores de impostos eram odiados pelos judeus e vistos como traidores, por que trabalhavam para o Império Romano e roubavam o seu próprio povo.

Zaqueu desejava muito ver Jesus, mas era muito baixinho e não conseguia olhar por cima da multidão. Então, ele teve a ideia de subir numa figueira, que ficava no caminho por onde Jesus passaria.

Em cima da árvore, ele pensava que poderia passar desapercebido, mas quando Jesus chegou lá, olhou para cima e disse para ele:

– “Zaqueu, desça logo daí! Hoje eu vou me hospedar em sua casa”.

Zaqueu não esperava por aquilo, pulou da árvore rapidamente e, com alegria, foi com Jesus para sua casa.

Aqueles que presenciaram isto, não se conformaram e começaram a se queixar:

– “Como Ele pode se hospedar na casa de um pecador?!”.

Quando chegaram em sua casa, Zaqueu não se conteve, olhou para Jesus e disse:

– “Senhor, eu sei que tenho explorado as pessoas e muitos me odeiam por causa disto. Mas, eu tomei uma decisão: Vou dar metade das minhas riquezas aos pobres. E, se eu explorei alguém na cobrança de impostos, devolverei quatro vezes mais!”.

Jesus olhou para ele e disse:

– “Zaqueu, hoje chegou a salvação em sua casa, por que você também é filho de Abraão. E o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos”. (Lucas 19:1-10)

Zaqueu desejou ser salvo, teve coragem para enfrentar os obstáculos, foi humilde para reconhecer seus pecados e que precisava do Mestre para transformar sua vida. E como está escrito (Jeremias 29:13): “– Vocês me buscarão, e me acharão, se me buscarem de todo o coração”.

Muitos outros cobradores de impostos e pecadores vieram até Jesus e Ele os ensinava. Mas, os Fariseus e Mestres da lei começaram a criticá-Lo:

– “Ele recebe pecadores e até se senta à mesa com eles!”

Então, o Mestre propôs uma sequência de três parábolas, que foram relatadas no capítulo 15 do evangelho de Lucas.

Esta série de parábolas, da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho pródigo, contada por Jesus, revela que a consciência de perdição e salvação varia de acordo com a pessoa, mas o Senhor tem uma estratégia para resgatar todos os perdidos e os Céus se alegram quando eles são resgatados.

Na parábola da Ovelha perdida, vemos a atitude do Pastor para com elas e, em especial, para com a ovelha perdida. Ela, inocentemente, se afastou do rebanho, acabou se perdendo e se viu em grande perigo. Ela é a imagem do perdido que não consegue voltar sozinho e necessita ser resgatado.

O Pastor quando percebe que a perdeu, corre para encontrá-la.

E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz:

– “Vamos comemorar, eu encontrei minha ovelha perdida”.

Na parábola da Moeda Perdida, o perdido não tem consciência de que está perdido, ele nem sabe o que está acontecendo. Para ele está tudo bem e não há nada de errado com ele. É a imagem da irresponsabilidade.

A mulher que possuía dez moedas, quando percebeu que perdeu uma delas, acendeu as luzes e varreu e vasculhou a casa toda até encontrá-la. E quando a encontrou, reuniu as amigas e vizinhas e disse:

– “Vamos comemorar, eu encontrei minha moeda perdida”.

A parábola do Filho Pródigo é a mais rica das três e podemos aprender muito com os três personagens: O pai, o filho mais novo e o filho mais velho.

A história envolve um filho mais novo que se perde, ao decidir sair de casa, levando consigo sua parte da herança e assumir o risco de uma investida que poderia não ter volta. E, após uma série de decisões inconsequentes, em meio a fantasias e luxurias, ele se encontrou em total miséria.

Por sua vez, o pai que representa o próprio Deus, respeitou a liberdade de decisão do filho, mas continuou esperando por sua volta.

E quando o filho arrependido decidiu voltar à casa do pai, “Estando ainda longe, viu seu pai que, cheio de compaixão, correu, o abraçou e o beijou”.

O pai, então, providenciou novas vestimentas para seu filho e promoveu uma festa:

– “Vamos comemorar, este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado”.

No entanto, o filho mais velho, ficou sabendo do acontecimento e não gostou nada disto. Ficou tão irado que nem quis participar da festa, mas o pai foi procurá-lo:

– “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Venha comemorar e se alegrar conosco, porque seu irmão voltou, ele estava perdido e foi achado”.

Na realidade, os dois filhos tinham mais interesses nas coisas do pai do que o desejo de estar com ele. O mais novo pegou a herança e saiu para gastá-la descontroladamente e o mais velho se sentia merecedor de todas coisas do pai e as queria só para si.

A casa do pai é um lugar de festa e é onde Ele quer estejamos. E o melhor destas parábolas é saber que Deus não se alegra com a perda de quem quer que seja, mas espera ansiosamente por nossa volta. E Jesus de Nazaré, foi o Deus encarnado que veio para salvar o perdido e mostrar sua misericórdia e perdão.

Certo dia, um especialista da Lei, perguntou para o Mestre:

– “Senhor, qual é o mandamento mais importante da lei de Moisés?”.

– “O primeiro grande mandamento é este: Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua inteligência. E o segundo, que é muito importante também, é este: “Ame o seu próximo como a você mesmo”.

Estes mandamentos são como os elos de uma corrente. Toda a lei e todas as exigências dos profetas se baseiam nesses dois mandamentos”. (Mateus 22:35-40)

O Mestre foi ainda mais profundo sobre isto quando declarou:

– “Deixem-me dar a vocês um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu amei vocês, assim vocês devem amar uns aos outros. Por que só assim o mundo reconhecerá que vocês são meus discípulos, quando virem o amor que vocês têm uns pelos outros”. (João 13:34,35)

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

As ovelhas sabem quem é o pastor e reconhecem a sua voz.

Quando o mestre falava de seu poder, parte da multidão via nele um maluco ou um possuído por demônios e outra parte via nele algo que só poderia vir de Deus.

Zaqueu, em cima da figueira, queria apenas ver Jesus, mas o Mestre lhe ofereceu uma grande oportunidade de transformação.

Os perdidos, representados pela ovelha perdida, pela moeda perdida e pelos filhos perdidos, viram que o Senhor tem uma estratégia para salvar a todos e Jesus veio para nos mostrar isto.

Muitas pessoas não o viram.

E as pessoas viram através de Jesus que o pai preparou uma festa em sua casa, para comemorar o nosso resgate e salvação.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

No próximo episódio, veremos Jesus criticando os Fariseus e Mestres da lei.

Veremos o Mestre ensinando sobre quem é o meu próximo.

E, veremos, também, Jesus falando sobre os acontecimentos futuros.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo… Amém!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se você se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *