Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

ESTE É O SALVADOR DO MUNDO!

[VINHETA ABERTURA]

Olá! Está na hora de mais um episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! Obrigado por estar conectado conosco! Sejam bem-vindos… Seja bem-vinda Val!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “AS BALEIAS”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é ESTE É O SALVADOR DO MUNDO!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

A presença de Fariseus e Saduceus confrontando Jesus e O provando, era uma constante em Seu ministério. Certa vez, eles ficaram olhando como os discípulos faziam suas refeições e indagaram: “Por que seus discípulos desrespeitam as leis, fazendo as refeições sem lavar as mãos.”

Jesus percebendo suas intenções, criando suas próprias leis e se esquecendo daquelas que realmente eram importantes, disse-lhes: “Ouçam isto, prestem atenção, não é o que vocês comem que contamina a vida. É o que sai de vocês que é a verdadeira contaminação”.

Jesus explicou que esta contaminação era aquilo que vem de dentro, que vem do coração da pessoa. São os maus pensamentos, as imoralidades e obscenidades, os roubos e assassinatos, o adultério e a cobiça, a depravação e a bebedice, o olhar maldoso e a calúnia, o engano, a arrogância e a insensatez. Todas essas coisas são as que realmente nos contaminam. (Marcos 7:1-23)

Eles, também, insistiam em pedir para o Mestre um sinal do céu, uma prova de quem Ele era, e Jesus lhes respondeu: “Vocês conhecem muitas leis, mas não sabem interpretá-las. Vocês são uma geração má e devassa, que está sempre em busca de sinais e maravilhas. Mas, eu lhes digo que o único sinal que posso lhes dar é o sinal de Jonas”. Jesus estava se referindo sobre o processo de sua morte e ressureição, mas eles não entenderam.

A sós com seus discípulos, Jesus recomendou que eles ficassem de olho no fermento dos Fariseus e Saduceus, se referindo aos ensinos equivocados que eles semeavam. (Mateus 16:1-12)

Jesus dividia seus ensinamentos com a multidão que o seguia, com conversas particulares, como foi com Nicodemos. E, em outras ocasiões, Ele ensinou coisas muito especiais para seus discípulos.

Em uma destas oportunidades, com seus discípulos, o Mestre lhes perguntou: “O que o povo anda dizendo a respeito do Filho do Homem?”

– “Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas”.

– “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?”

Então Simão Pedro declarou: “O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo!”.

E Jesus, olhando para ele, disse: “Que grande privilégio você teve, Simão, filho de Jonas! Você não retirou isto de nenhum livro, mas foi meu Pai no céu quem lhe revelou isso para você”. Esta era uma clara revelação de Sua identidade, mas Ele pediu para que eles guardassem isto em segredo e não dissessem nada a ninguém.

Em seguida, o Mestre, declarou algo sobre um grande empreendimento que Ele estava inaugurando e disse: “Essa é a pedra sobre a qual vou edificar a minha igreja. Uma igreja tão exuberante e tão cheia de energia que nem as portas do inferno serão capazes de obstruir o seu avanço. E digo mais, vocês terão as chaves do reino dos céus e tudo o que vocês ligarem na terra será ligado no céu”. (Mateus 16:13-20)

Esta, sem dúvida, era a inauguração do maior empreendimento de todos os tempos – a igreja. Não era uma instituição ou um templo, mas um processo para conectar as pessoas ao Reino dos Céus através do discipulado. E, por ela, muitos sofreram, muitos foram violentados e até mortos, mas ela atravessou os séculos para que as boas novas do evangelho chegassem até nós.

No final desta conversa, Jesus predisse como seria morte: “É necessário que o Filho do Homem sofra muitas coisas. Ele será rejeitado pelos líderes do povo, pelos principais sacerdotes e pelos mestres da lei. Será morto, mas no terceiro dia ressuscitará”. No entanto, estas informações ainda não faziam sentido para eles. (Lucas 9:22)

Em outra ocasião, Jesus e seus discípulos deixaram a Judeia em direção a Galileia. E Ele optou pelo caminho que passava por Samaria, onde havia um povoado chamado Sicar, perto do campo de Jacó. Este caminho não era usado por Judeus, por que eles odiavam os samaritanos.

Quem eram os samaritanos?

Os samaritanos eram um povo mestiço, que vivia em Samaria, uma região montanhosa do Oriente Médio, remanescente da tribo de Israel.

Por causa de sua idolatria, eles foram conquistados pelo rei da Assíria, por volta do ano 720 a.C. O Império Assírio deportou alguns samaritanos para outras partes do império e, também, mandou pessoas de outras nações conquistadas por eles para viverem em Samaria.

Esta mistura de etnias provocou muitos casamentos entre os judeus que permaneceram em Samaria com pessoas pagãs. E isto era proibido pela lei de Moisés e, por isso, os judeus, odiavam os samaritanos e não os consideravam como judeus.

Os samaritanos tinham suas próprias leis e acreditavam que o local correto de adoração a Deus era no monte Gerizim, em Samaria, não no templo de Jerusalém.  No tempo de Jesus, os judeus evitavam a todo custo, qualquer contato com os samaritanos, por que os consideravam impuros.

Quando Jesus chegou no povoado, por volta do meio dia, pediu para seus discípulos irem comprar comida e se dirigiu ao poço de Jacó, para um encontro improvável.

Uma samaritana, veio tirar água do poço, em um horário em que não poderia ser vista, por causa de sua reputação. Jesus se aproximou e disse: “Poderia me dar um pouco de água?”

E ela, se espantou, e respondeu: “Como pode um judeu pedir alguma coisa a mim, uma samaritana?”

– “Se ao menos você soubesse que presente Deus tem para você e com quem está falando, você pediria água a mim e eu lhe daria água viva.”

– “Mas você não tem corda nem balde, e o poço é muito fundo.”

– “Quem bebe desta água vai ter sede outra vez, mas quem bebe da água que eu der nunca mais terá sede. Ela vai se tornar uma fonte dentro de você e lhe dará a vida eterna. Vá chamar seu marido e volte aqui.”

– “Eu não tenho marido.”

Jesus já sabia disto, falou sobre os seus vários relacionamentos anteriores e ela ficou boquiaberta e disse: “O senhor deve ser um profeta!”

Ela tinha, também, dúvidas sobre onde e como adorar a Deus. E Jesus lhe ensinou: “Esta é a hora de adorar a Deus com a sua vida e como você vive, em espírito e em verdade e o lugar não importa, adore o tempo todo e em todos os lugares.”

– “Eu não entendo muitas coisas, mas sei que o Messias virá para nos ensinar!”

– “Eu sou o Messias e você não precisa procurar mais.”

Aquela conversa com Jesus, trouxe transformação e libertação para aquela mulher. Ela deixou vaso de água para trás e correu até o povoado e anunciou: “Venham conhecer o homem que conhece tudo a meu respeito, será que ele não é o Messias?”

Quando os discípulos chegaram, Jesus foi com eles para o povoado e no caminho lhes disse: “Eu os envio para colher onde vocês não semearam, foram outros que realizaram o trabalho, e agora vocês ajuntarão a colheita”.

Muitos samaritanos daquele povoado creram em Jesus por causa daquilo que a mulher relatou: “Ele me disse tudo que eu já fiz!”. E eles insistiram para que Ele ficasse no povoado. Então, Jesus e seus discípulos permaneceram ali por dois dias e muitos ouviram e creram em sua palavra e diziam: “Este é o salvador do mundo!”. (João 4:1-42)

Algum tempo depois, quando Jesus estava com a multidão e os discípulos, disse: “Se alguém quiser me seguir, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Se tentar se apegar à sua vida, a perderá. Mas, se abrir mão de sua vida por minha causa e por causa das boas-novas, a salvará. Qual a vantagem em conquistar tudo e perder a si mesmo? O que vocês teriam para dar em troca da sua alma?” (Marcos 8:34-37

O que você vê em Jesus?

Os Fariseus e Saduceus só o viam sob a ótica das suas próprias leis.

Muitas pessoas tinham dúvidas a seu respeito e só o viam como um profeta.

Mas, Pedro viu e declarou: “Tu és o Filho do Deus vivo!”.

Os discípulos viram o Mestre lançando o maior empreendimento de todos os tempos – a Igreja e, também, predizendo como seria sua morte e ressureição.

A mulher samaritana teve um encontro improvável com Jesus e viu a revelação das coisas mais importantes de sua vida.

Os samaritanos viram e ouviram as palavras do Mestre e disseram: “Este é o salvador do mundo!”.

Muitas pessoas não o viram.

E muitas pessoas iriam seguir o Mestre, sendo a igreja e proclamando a salvação!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O que você vê em Jesus?

No próximo episódio, veremos Jesus perdoando e curando mulheres.

E, veremos, também, por que muitas mulheres seguiam o Mestre.

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, nós declaramos uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que estão nos ouvindo… Amém!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se você se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Esperamos você no próximo episódio! Até lá!


[VINHETA FECHAMENTO]


– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *